Bandido (2016)(Boardgame Arena)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Bandido
Designer(s): Martin Nedergaard Andersen
Artista(s): Lucas Guidetti Perez
Ano de lançamento: 2016.0
Capacidade de jogadores: 1 a 4 jogadores
Tempo previsto de partida: 15 min
Mecânicas: Cooperative Game, Network and Route Building, Solo / Solitaire Game, Tile Placement
Peso (conforme BoardGameGeek): 1.14 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Um prisioneiro está tentando escapar por túneis a partir de sua cela. Você e sua equipe devem unir forças e cartas para impedi-lo, fechando todas as saídas. Mas cuidado! Suas cartas podem acabar ajudando na fuga!

Perfil dos Jogadores

Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados..

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado..

Luiz Paulo de Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado)..

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte simples e objetiva com contraste bem legal” – Gabriel Sporck Trombini
  • “As informações das cartas são fáceis de serem encontradas” – Mauricio Iwama Takano
  • “A arte é objetiva e direta.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “A arte é muito simples, poderiam adicionar algumas imagens decorativas na carta. Como se fossem coisas enterradas, por exemplo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Não há nada de especial.” – Thiago Rossato Francisco
  • “a arte do jogo é bem simples, daria pra ter estilizado um pouco mais” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Gráfico sobre item 01_media_arte_Bandido
Média de avaliação: 4.0

Complexidade

Prós:

  • “Complexidade no nivel de predição de jogada onde a pessoa tem q jogar a “menos pior” carta para não comprometer os demais” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Jogo extremamente simples e fácil de ensinar. Muito condizente com a proposta do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Cumpre seu papel de jogo rápido e simples.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “É tão fácil que tornasse cansativo muito rápido.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Bandido
Média de avaliação: 3.2

Componentes

Prós:

  • “Um jogo simples com poucas iterações então fica bem simples, alem de poder dar zoom para ver a cada vez que o a tabuleiro cresce” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Os componentes ficaram muito bons no meio digital, até melhor que no físico. É bastante intuitivo e ainda aponta os locais onde é possível posicionar as cartas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Está bem adaptado.” – Thiago Rossato Francisco
  • “por ser um jogo de cartas acho que não tinha muito o que errar, e girar e a ajuda pra saber onde as cartas podem ser colocadas ajudam bastante ” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

Gráfico sobre item 03_media_componente_Bandido
Média de avaliação: 4.8

Diversão

Prós:

  • “O jogo pode ser divertido quando jogado com amigos” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “A diversão depende muito da mesa, se os jogadores se conhecem bem e conversam bastante, o jogo se torna divertido. Porém, o jogo pode ficar bem chato e cansativo se não houver muita interação entre os jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É possível divertir-se um pouco, mas no geral fica chato pela falta de complexidade. ” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Bandido
Média de avaliação: 2.5

Estratégia

Prós:

Contras:

  • “Não tem tanta estratégia, apenas jogar a carta que ajude ou tentar não atrapalhar o tabuleiro ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Basicamente só existe uma estratégia possível: fechar as saídas o mais rápido possível e, quando não for possível, tentar abrir o mínimo de caminhos possível.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Praticamente não há estratégia para ser realizada, talvez uma contagem de cartas no máximo. ” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Bandido
Média de avaliação: 1.8

Inatividade

Prós:

  • “É bem dinâmico as jogadas pois os jogadores só tem uma ação que é jogar a carta” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O turno do jogador é muito curto, basta apenas colocar uma carta e comprar outra. Por isso os jogadores não ficam muito tempo sem fazer nada.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Apesar dos seus contras é um jogo rápido.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Bandido
Média de avaliação: 4.2

Inovação

Prós:

Contras:

  • “Não há inovação no jogo, apenas mecânicas já bastante conhecidas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Já vi outros com a mesma proposta.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Bandido
Média de avaliação: 2.8

Interação

Prós:

  • “O jogo é de cooperação então todos tem a mesmas estratégia ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Assim como todo jogo cooperativo, é necessário haver bastante interação entre os jogadores para se ter sucesso.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A interação é boa.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Não existe nenhum mecanismo que incentive diretamente a interação entre jogadores, por isso é possível que jogadores que não tenham muita intimidade terminem diversas partidas sem conversar entre si (ganhando ou perdendo).” – Mauricio Iwama Takano
  • “como toda hora se abrem pontas soltas parte da estratégia do jogador sempre esta mudando mas no geral ela sempre é a mesma” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Bandido
Média de avaliação: 4.0

Mecânica + Tema

Prós:

Contras:

  • “contra_mecanica” – Mauricio Iwama Takano
  • “contra_mecanica” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Bandido
Média de avaliação: 1.8

Regras

Prós:

  • “Aa regras são bem simples, então fica facil para o entendimento do jogo” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Todas as regras do jogo estão muito bem explicadas no manual.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Estão claras e bem resumidas.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

Gráfico sobre item 10_media_regras_Bandido
Média de avaliação: 4.8

Rejogabilidade

Prós:

  • “Por conta das diferentes cartas na mãos então pode ocasionar diferente jeitos de completar o objetivo” – Gabriel Sporck Trombini

Contras:

  • “Não existe muita mudança no jogo, apenas a aleatoriedade das cartas compradas e a carta inicial que pode ser colocada no modo normal (com 5 caminhos) ou no modo difícil (com 6 caminhos).” – Mauricio Iwama Takano
  • “Infelizmente não me cativou em nada para ser rejogado.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Bandido
Média de avaliação: 2.2

Sorte

Prós:

  • “por ser um jogo cooperativo sem comunicação da a impressão que a sorte é grande parte da condição de vitória mas acredito que isso vai diminuindo ao longo que os jogadores aprendem a jogar” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “O sucesso do objetivo concluído é se o jogador caiu com as cartas que ajudem a fechas os túneis ou cartas que só pioram e assim fica difícil ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O jogo quase que depende exclusivamente da sorte na hora de comprar as cartas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A sorte é outro fator que atrapalha uma vez que irá ficar direcionando as jogadas, fazendo com que a montagem e execução de uma estratégia torne-se irrelevante.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Bandido
Média de avaliação: 2.0

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo é bom, não tão grande mas não tão pouco” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O jogo é muito rápido, tornando ele perfeito para usar em sala de aula ou para se jogar entre partidas de outros jogos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As partidas são rápidas.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Porém é um tempo rápido sem diversão. ” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Bandido
Média de avaliação: 4.5

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.0
Complexidade 3.2
Componente 4.8
Diversão 2.5
Estratégia 1.8
Inatividade 4.2
Inovação 2.8
Interação 4.0
Mecânica 1.8
Regras 4.8
Rejogabilidade 2.2
Sorte 2.0
Tempo 4.5
Total 3.3
Gráfico sobre item medias_itens_Bandido

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Bandido

Considerações finais dos jogadores

“Um bom jogo de entrada, onde podem juntar os amigos e tentar vencer juntos, para pessoas querendo mais estratégia não será tão legal” – Gabriel Sporck Trombini

“Como um apreciador jogos mais complexos, tive muita infelicidade com o Bandido. Praticamente não há estratégia para ser realizada, talvez uma contagem de cartas no máximo. A sorte direciona a maioria das jogadas, fazendo com que a montagem e execução de uma estratégia torne-se irrelevante. No geral não consegui me divertir devido a falta de complexidade. Porém cumpre seu papel de jogo rápido e simples.” – Thiago Rossato Francisco

“O jogo é um filler bem compacto e fácil de carregar, ideal para jogar durante aquela viagem mais longa: tanto para quem consegue jogar no carro, no ônibus ou no avião, como também para levar na mala sem sacrificar muito espaço. Como possui poucas regras, que são simples, e o tempo de jogo é bem curto, é muito interessante para aplicar em sala de aula. Não espere um jogo cheio de estratégias mirabolantes, mas sim um jogo simples e divertido para se passar o tempo.” – Mauricio Iwama Takano

“jogo divertido, simples, ótimo para levar pra jogar com os amigos e sua versão online também é bem divertida como party game” – Luiz Paulo de Souza Lopes