Kingdomino (2016)(Boardgame Arena)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Kingdomino
Designer(s): Bruno Cathala
Artista(s): Cyril Bouquet
Ano de lançamento: 2016
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 15 min
Mecânicas: Open Drafting, Tile Placement, Turn Order: Stat-Based
Peso (conforme BoardGameGeek): 1.22/5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Em Kingdomino você é um nobre em busca de novas terras para expandir seu reino! Explore todas as pastagens, campos de trigo, lagos e montanhas para encontrar as melhores propriedades. Mas tenha cuidado! Outros nobres também estão interessados nestes locais… Pense muito bem em quais peças escolher e em como ligá-las aos outros territórios, para formar o mais impressionante reino em uma área de 5 por 5 quadrados! Ao final do jogo, suas propriedades darão pontos de prestígio conforme seu tamanho e suas construções. Aumente o desafio utilizando as regras opcionais! Kingdomino venceu o principal prêmio de jogos de mesa do mundo, o Spiel des Jahres (Jogo do Ano) em 2017, além de outros 11 prêmios e 6 indicações. Kingdomino também venceu o Prêmio Ludopedia de Melhor Jogo Familiar do Ano no Brasil, em 2018, nas categorias “Voto do Júri” e “Voto Popular”! Um jogo para todas as idades, do premiado autor Bruno Cathala com belíssimas ilustrações de Cyril Bouquet, disponível em mais de 50 países, 25 idiomas com um total de 900.000 cópias vendidas (até 12/2018).

Perfil dos Jogadores

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Luiz Paulo de Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “É fácil diferenciar as peças com a auxilio da arte.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Arte bastante funcional. Fácil de encontrar todas as informações.” – Mauricio Iwama Takano
  • “acho a arte simples e que se encaixa muito bem ao jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Bem básica.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Um pouco simples demais, não chama muito a atenção.” – Mauricio Iwama Takano
Grᦩco sobre item 01_media_arte_Kingdomino
Média de avaliação: 4.0

Complexidade

Prós:

  • “O jogo é bem simples, coerente com sua proposta.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Achei as combinações para pontuar bem fracas.” – Thiago Rossato Francisco
Grᦩco sobre item 02_media_complexidade_Kingdomino
Média de avaliação: 4.0

Componentes

Prós:

  • “De fato foi muito bem adaptado.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A plataforma já indica os locais onde a peça escolhida pode ser posicionada, o que facilita bastante o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “o jogo não tem componentes muito complexos não tinha muito o que errar” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Poderia haver uma forma de verificar o tamanho de cada região e/ou a quantidade de coroas em cada uma delas (ao posicionar o cursor do mouse em cima, por exemplo).” – Mauricio Iwama Takano
Grᦩco sobre item 03_media_componente_Kingdomino
Média de avaliação: 4.3

Diversão

Prós:

  • “Nas duas primeiras foi interessante…” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo é bastante desafiador.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “…porém na terceira partida já perde a graça.” – Thiago Rossato Francisco
Grᦩco sobre item 04_media_diversao_Kingdomino
Média de avaliação: media_diversao

Estratégia

Prós:

  • “Existem diversas formas de se ganhar o jogo, seja focando em cavernas, ou em uma região enorme que dará muitos pontos no final ou ainda focando em manter diversas regiões com pontuações menores.” – Mauricio Iwama Takano
  • “a estratégia é bem repetitiva mas não acho que estraga a experiência” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “São combos bem raros.” – Thiago Rossato Francisco
Grᦩco sobre item 05_media_estrategia_Kingdomino
Média de avaliação: media_estrategia

Inatividade

Prós:

  • “No geral os turno desenvolvem-se rápido.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Cada turno é bem curto, o jogador apenas coloca sua peça e depois seleciona outra. Como a seleção da peça acontece no final do turno anterior, é possível que o jogador já pense no posicionamento da sua peça enquanto os outros jogadores estão fazendo suas ações.” – Mauricio Iwama Takano
  • “é cômodo observar como seus adversários estão jogando pra montar uma estratégia mas não tão necessário” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

Grᦩco sobre item 06_media_inatividade_Kingdomino
Média de avaliação: 3.7

Inovação

Prós:

  • “É com certeza diferente dos jogos que eu conheço.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo deu uma repaginada enorme no clássico dominó.” – Mauricio Iwama Takano
  • “a mecânica basicamente é jogo de domino (até está no nome do jogo) mas fui usada muito criativamente” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Apesar de ter mudado bastante o jogo clássico, ainda há semelhanças deste jogo com o jogo original e com outros jogos como Carcassonne.” – Mauricio Iwama Takano
Grᦩco sobre item 07_media_inovacao_Kingdomino
Média de avaliação: media_inovação

Interação

Prós:

  • “As trocas de peças disponíveis contribuem bastante nesse quesito.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A escolha da sua peça pode ser influenciada na escolha das peças ou das estratégias dos outros jogadores. Você pode escolher uma peça para evitar que outro jogador consiga uma peça que vai beneficiá-lo muito, ou você pode escolher uma peça para que você seja beneficiado. Você pode ser obrigado a escolher uma outra peça porque a que você queria já foi escolhida por outro jogador.” – Mauricio Iwama Takano
  • “a estratégia sempre está mudando pelo fato das novas peças serem aleatórias e a ordem do turno baseada em qual peça foi escolhida antes” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “A escolha da peça é a única forma de interagir com os outros jogadores.” – Mauricio Iwama Takano

Mecânica + Tema

Prós:

  • “apesar de ter adorado o tema provavelmente daria pra fazer o jogo com outro tema “genérico”” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Poderia qualquer temática nessa mecânica.” – Thiago Rossato Francisco
  • “As mecânicas do jogo poderiam ser aplicadas basicamente a qualquer temática que envolva expansão territorial.” – Mauricio Iwama Takano

Regras

Prós:

  • “Estavam claras” – Thiago Rossato Francisco
  • “As regras são muito bem descritas no manual, não deixaram margens para erro ou confusões.” – Mauricio Iwama Takano
  • “manual simples e fácil de ler” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

Média de avaliação: 4

Rejogabilidade

Prós:

  • “O jogo é bem divertido e desafiador para a mente, cada jogo pode ser bem diferente dependendo dos tiles que foram sorteados.- Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Os jogo é engessado e cansa bem rápido.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3.75

Sorte

Prós:

  • “Até certo ponto é possível, por meio de estratégias flexíveis, contornar a falta de sorte no jogo. Ainda mais que é possível fazer contagem de tiles para saber das probabilidades da sua estratégia dar certo ou não.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “É possível que toda sua estratégia vá por água abaixo por falta de sorte.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 4

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Possui um tempo de desenvolvimento razoável.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo é super rápido, coerente com sua proposta.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

Média de avaliação: 3.75

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Considerações finais dos jogadores

“No geral é um board game diferenciado em sua mecânica, porém de desenvolvimento tático e combinações infelizmente não são tão interessantes.” – Thiago Rossato Francisco

“Kingdomino é uma versão atualizada do clássico jogo Dominó. Diversas regras foram adicionadas e o jogo ficou muito mais estratégico do que sua versão original, de fato é até possível que você jogue este jogo sem perceber que ele se baseou no jogo de Dominó. Com regras simples e fáceis de explicar, este jogo é recomendado para todas as idades. Porém, recomendo em especial para crianças e pessoas de mais idade, principalmente pela similaridade com jogos que eles possivelmente já conheçam. O jogo é bem divertido e rápido, possibilitando que diversas partidas sejam jogadas em um intervalo curto de tempo. Para mim ele é um jogo que não enjoa muito fácil, sendo possível jogá-lo diversas vezes ao longo de uma tarde de jogos.” – Mauricio Iwama Takano

“gostei bastante do jogo achei divertida a ideia de usar a mecânica do domino de maneira diferente.” – Luiz Paulo de Souza Lopes