Sobre

O LUDICO é um programa de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e consiste em 3 projetos, que cobrem as seguintes atividades lúdicas:

  1. Board Games
  2. RPG
  3. Escape Room (LINK para a página do projeto)

O programa tem como público alvo alunos da universidade e a comunidade externa à UTFPR das cidades de Londrina, Cornélio Procópio e regiões metropolitanas, e tem como objetivo desenvolver capacidades de aprendizagem nos participantes, melhorando também sua aptidão em raciocínio lógico, análise crítica de ações e de pontos de vista, organização e em relações interpessoais. Além disso, o projeto visa atuar como ferramenta de inserção cultural.

Atividades

O programa tem caráter contínuo, em que os eventos vêm ocorrendo mensalmente desde novembro de 2016. Para a sua realização foram escolhidos dois campus da UTFPR, Cornélio Procópio e Londrina, localizados no norte Paraná e que estão separados por apenas 60 km de distância.

Cada um desses eventos tem contado com a presença de aproximadamente 160 participantes. Os eventos têm sido e continuarão sendo realizados em um sábado por mês, alternando a sua sede (um mês em Londrina, o mês seguinte em Cornélio Procópio, depois em Londrina, em seguida em Cornélio Procópio novamente, e assim por diante) das 13:00 às 18:00. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade interna (alunos e servidores e dependentes) e externa à UTFPR.

A UTFPR, por meio dos dois campus, disponibiliza local fechado e coberto para realização dos eventos, mesas, cadeiras, segurança, local para as palestras e câmeras de segurança no local. Os jogos são todos levados aos eventos por voluntários, que além de disponibilizá-los para os participantes, ainda auxiliam ensinando suas regras e acompanhando as partidas.

Durante os eventos, além dos jogos de tabuleiro, são realizadas sessões de Escape Room e mesas de RPG (Role Playing Game), com o intuito de auxiliar no desenvolvimento das múltiplas inteligências. Também são realizadas sessões de jogos em inglês, onde os participantes podem praticar a conversação.

Durante a execução do projeto são realizadas palestras com profissionais convidados que tratam de assuntos relacionados aos temas jogos, cultura e educação. Os palestrantes são todos psicólogos, pedagogos e profissionais da área de jogos de tabuleiro. Após as palestras são sempre realizados sorteios de brindes doados pelos colaboradores.

O projeto ainda prevê a avaliação do desenvolvimento das inteligências e das capacidades dos participantes, que será realizada em conjunto com uma psicóloga do Instituto Federal do Paraná câmpus Londrina (IFPR-LD), a professora Doutora Ariela Oliveira Holanda.

Durante a pandemia seguimos realizando eventos online com uma frequência um pouco menor. Nestes eventos realizamos palestras, workshops, mesas redondas, salas de escape room e mesas de jogos de tabuleiro e de RPG.

Reconhecimentos

Também é importante ressaltar que o projeto cresce a cada mês e vem recebendo certa visibilidade na comunidade e também nos meios de comunicação das cidades e da região em que estão inseridos os campus.

No começo de 2020 enviamos um pedido de fomento escrito por pesquisadores de três instituições públicas de ensino superior, o qual foi aprovado em edital internacional para a realização de pesquisa que investiga o uso de jogos de tabuleiro na aquisição e na manutenção de habilidades sociais. O projeto se destaca por ser o único da América Latina aprovado pelo edital. Os outros quatro países que tiveram projeto aprovado foram: França, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha. É a primeira vez que um projeto brasileiro é aprovado em um edital do programa Game in Lab.

Entrevistas e notícias em que o projeto já apareceu:

  • Jornal Folha de Londrina;
  • Canal do youtube Taberna Role Play;
  • Podcast A Taverna do Beholder Cego.

Participação do projeto em outros eventos como convidados

  • Semana do Orgulho Nerd (Livrarias Saraiva): Palestra e Realização de atividades;
  • WRPG Fest: Mesa redonda sobre o uso de jogos na educação;
  • Unopar câmpus Bandeirantes: Apresentação do projeto;
  • Semana da Integração (Instituo Federal do Paraná câmpus Londrina): Realização de atividades;
  • VI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (VI Sipat – empresa Ágili Software Brasil): Realização de atividades;
  • Abrigo Bom Pastor: Realização de atividades e um lanche para todos;
  • Expo Japão 2018: Realização de atividades;
  • Dreams World: Realização de atividades;
  • Cosplay Realm: Realização de atividades;
  • Games e Geeks: Realização de atividades;
  • Faculdade Positivo Londrina: Realização de atividades;
  • Geek up 3.0: Realização de atividades;
  • SPIEL Digital 2020: Apresentação de palestra;
  • A Extensão Tá On: Apresentação de palestra.

Por fim, o projeto conta com uma página no FACEBOOK, utilizada como principal meio de divulgação e contato com participantes e comunidade; e também uma página no INSTAGRAM. Lá é possível ver as fotos dos eventos que já foram realizados e também ver a programação dos próximos eventos que ocorrerão.