Azul (2017)(Boardgame arena)

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Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Azul
Designer(s): Michael Kiesling
Artista(s): Philippe Guérin, Chris Quilliams
Ano de lançamento: 2017.0
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 30 min
Mecânicas: End Game Bonuses, Open Drafting, Pattern Building, Tile Placement, Turn Order: Claim Action
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,76 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Introduzidos pelos mouros, os azulejos (originalmente azulejos brancos e azuis) foram completamente aceitos pelos portugueses quando seu rei Manuel I, em visita ao palácio de Alhambra no sul da Espanha, ficou fascinado com a beleza deslumbrante dos azulejos decorativos mouros. O rei, impressionado pela beleza interior de Alhambra, ordenou imediatamente que seu próprio palácio em Portugal fosse decorado com azulejos de parede semelhantes. Como artista de azulejos, Azul leva você a embelezar as paredes do Palácio Real de Évora. No jogo, os jogadores se revezam, comprando tiles coloridos dos fornecedores para seu próprio tabuleiro. Mais tarde na rodada, os jogadores marcam pontos com base em como eles colocaram seus azulejos para decorar o palácio. Pontos extras são pontuados para padrões específicos e conjuntos completos; os suprimentos desperdiçados danificam a pontuação do jogador. Ganha o jogador com mais pontos no final do jogo.

Perfil dos Jogadores

Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado..

Luiz Paulo de Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado)..

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados..

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Cores bem vibrantes na qual achei bem legal” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Remete bem o período temática do jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “arte muito bonita, o jogo realmente faz parecer que voce está fazendo uma parede de azulejos” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo possui uma arte muito bonita e com símbolos para ajudar quem tem dificuldade em diferenciar certas cores.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Para quem tem daltonismo a experiência não pode ser tão boa” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Achei um pouco sem graça.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 01_media_arte_Azul
Média de avaliação: 4.6

Complexidade

Prós:

  • “Um jogo consideravelmente complexo pois pode ter varias variação pois os adversários podem estragar suas jogadas pensadas” – Gabriel Sporck Trombini
  • “As diversas possibilidades de combinações deixam o jogo bem interessante.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Jogo bem simples com mecânicas fáceis de aprender.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Algumas regrinhas de pontuação são um pouco mais chatas para ensinar pessoas que não estão acostumadas a jogos de tabuleiro modernos. Porém, essas regras são essenciais para o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Azul
Média de avaliação: 4.4

Componentes

Prós:

  • “Um jogo bem adaptado na qual não achei nenhum bug e ficaram fácil de realizar as jogadas ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Muito bem adaptado.” – Thiago Rossato Francisco
  • “o jogo foi bem adaptado e o site facilita bastante a contagem de pontos e possíveis erros não vistos ” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo foi muito bem adaptado para o virtual. É bem fácil visualizar as jogadas.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “A pontuação é somada de forma automática e muito rápida, é fácil o jogador se perder e não entender muito bem o que aconteceu. Isso pode prejudicar planejamentos futuros do jogador. É muito difícil se jogar pelo celular, pois as peças são muito pequenas e é necessário ficar dando zoom. Poderia ter um sistema que você escolhe primeiro a região de onde você quer coletar, e aparece uma lista com as peças disponíveis naquela região para você selecionar.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 03_media_componente_Azul
Média de avaliação: 4.4

Diversão

Prós:

  • “Um jogo divertido ainda mais jogando com os amigos” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Gostei da experiência.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Jogo extremamente divertido e bem rápido.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

Gráfico sobre item 04_media_diversao_Azul
Média de avaliação: 4.6

Estratégia

Prós:

  • “Tem as variações onde os outros jogadores podem estragar sua estratégia e também varios métodos que pode se chegar na vitória ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Esse é um ponto bem forte do jogo, pois há muitas possibilidades de jogadas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “o jogo apesar de uma pontuação simples consegue fazer dela vários usos fazendo ela ser interessante e justa” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo possui diversas camadas de estratégias diferentes que podem ser utilizadas para se vencer. E essas estratégias podem ser repensadas e reformuladas no curso do jogo diversas vezes.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Os combos podem ficar um pouco repetitivos.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Azul
Média de avaliação: 4.4

Inatividade

Prós:

  • “Como o jogo é de se pensar então pode ger rodadas que o jogador fique pensando e atrase um pouco os outros mas em geral é rapido até” – Gabriel Sporck Trombini
  • “As jogadas fluem de forma bem dinâmica.” – Thiago Rossato Francisco
  • “o jogador que não observa como os adversários estão jogando provavelmente perde alguns pontos fazendo com que o jogador mantenha a atividade no jogo ” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Os turnos são bem rápidos, o jogador apenas pega as peças e as coloca em seu tabuleiro.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Se algum jogador for daqueles que precisa pensar muito antes de realizar sua ação, os demais terão que ficar esperando ele sem poder fazer nada enquanto isso.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Azul
Média de avaliação: 4.0

Inovação

Prós:

  • “Como sou iniciante não tinha conhecido uma mecânica então achei bem interessante de jogar ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Nunca tinha jogado nada igual.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Apesar de não ter nenhuma mecânica inovadora, a forma como ela é utilizada neste jogo é bastante diferente de outros jogos.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Azul
Média de avaliação: 4

Interação

Prós:

  • “Sua escolha de pegar ou não uma azulejo afeta as jogadas dos adversários fznd que pensem outra estratégia ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “As escolhas dos jogadores influenciam bastante nas jogadas uns dos outros.” – Thiago Rossato Francisco
  • “ver como o jogo esta sendo jogado por seus adversários é indispensável para fazer suas jogadas ” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Como o banco de peças é acessível para todos e cada interação dos jogadores altera a disposição desse banco, as peças que um jogador escolhe coletar do tabuleiro geralmente dependem muito das peças que os outros jogadores pegaram ou precisam pegar.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

Gráfico sobre item 08_media_interacao_Azul
Média de avaliação: 4.6

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Bem interessante a temática casada com a mecânica onde a arte é bem bonita e uma nova mecânica para mim” – Gabriel Sporck Trombini

Contras:

  • “Poderia ser qualquer coisa não só azulejos.” – Thiago Rossato Francisco
  • “As ações do jogo fazem referências ao processo de instalação de azulejos, porém, isso não é o suficiente para o jogador imergir na temática. Achei que, enquanto jogava, me deu mais a impressão de estar jogando um jogo abstrato.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Azul
Média de avaliação: 3.8

Regras

Prós:

  • “O jogo tem uma curva de aprendizado um pouquinho mais elevada mais a partir do primeiro jogo você pega o jeito das possíveis estratégia e as regras, mas em geral é bem explicado” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Estão bem explicadas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Todas as regras estão bem explicadas e exemplificadas no manual do jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

Gráfico sobre item 10_media_regras_Azul
Média de avaliação: 4.6

Rejogabilidade

Prós:

  • “As partidas variam bastante entre si.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Apesar de ser essencialmente o mesmo jogo, ele possui bastante aleatoriedade nas peças que são colocadas no tabuleiro do jogo, proporcionando experiências suficientemente diferentes de uma partida para outra. Além disso, existem dois modos de jogo principal, dependendo do lado do tabuleiro utilizado.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Talvez se jogar bastante vezes possa enjoar um pouco, mas tudo o que é exagerado não é tao legal.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Porém a estratégia base de jogo é sempre a mesma o que pode cansar.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Azul
Média de avaliação: 3.6

Sorte

Prós:

  • “A sorte sera apenas se seu adversário pegar ou não o azulejo ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “apesar da escolha das peças que entram na mesa serem aleatórias as peças jogadas são escolhas do jogador minimizando o uso da sorte e visando mais o uso da mecânica de pontuação” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “É sempre possível planejar estratégias para mitigar a falta de sorte no posicionamento das peças no tabuleiro.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

Gráfico sobre item 12_media_sorte_Azul
Média de avaliação: 4.4

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Possui um bom tempo de jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Geralmente o tempo de jogo é suficiente para cada jogador conseguir trabalhar no seu tabuleiro de maneira satisfatória.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

Gráfico sobre item 13_media_tempo_Azul
Média de avaliação: 4.8

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

  Critério Média da Nota dos Avaliadores
  Arte 4.6
  Complexidade 4.4
  Componente 4.4
  Diversão 4.6
  Estratégia 4.4
  Inatividade 4.0
  Inovação 4.0
  Interação 4.6
  Mecânica 3.8
  Regras 4.6
  Rejogabilidade 3.6
  Sorte 4.4
  Tempo 4.8
  Total 4.3
Gráfico sobre item medias_itens_Azul

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Azul

Considerações finais dos jogadores

“Bom, um jogo com maior tempo de jogo onde ele não fica pesado mas sim bem interessante, e além de ser competitivo jogar com os amigos garantirá uma diversão, nota: 7/10” – Gabriel Sporck Trombini

“No geral é um jogo inovador e com uma mecânica diferente, porém achei a temática sem graça e a estratégia base de jogo repetitiva (combando as linhas e colunas) o que pode cansar bastante.” – Thiago Rossato Francisco

“Azul é um jogo rápido, fácil e divertido, além de ser muito bonito e chamar muito a atenção na mesa. Recomendo para quase todos os públicos, sejam jogadores mais experientes ou iniciantes, para se jogar em família ou com os amigos. Para as pessoas menos experientes, o sistema de pontuação pode ser um pouco mais difícil de entender, mas depois de assimilado, é bastante intuitivo.” – Mauricio Iwama Takano

“A temática e a arte do jogo encaixam muito bem, além de ser muito bonito o jogo é balanceado e tem regras simples que torna possível seu fácil entendimento e a criação de mais estratégias durante as partidas.” – Pedro Lemes Costa

“é um jogo excelente, complexo na medida certa, diria que um ótimo jogo de entrada pra quem esta procurando algo leve mas não tão simples” – Luiz Paulo de Souza Lopes

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