EcoFluxx (2005)

EcoFluxx

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: EcoFluxx
Designer: Alison Frane, Andrew Looney
Ano de lançamento: 2005
Capacidade de jogadores: 2 à 6 jogadores
Tempo previsto de partida: 15 minutos
Mecânica: Gestão de Mão, Colecionar Componentes
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,25/5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

EcoFluxx é o jogo ecológico com regras que sempre mudam! Ele começa simples, com apenas a carta “Regra Básica: Compre uma carta; Baixe uma carta na sua vez”. Mas cartas Nova Regra vão rapidamente tornar as coisas bem mais caóticas.

Até mesmo a forma de ganhar o jogo vai mudar frequentemente quando jogadores baixarem as cartas “Objetivo”. Com tema ecológico, aprenda biologia, meio ambiente e preservação enquanto tenta atingir o “Objetivo” da “Fotossíntese” de combinar os “Itens” “Luz dos Sol” com “Folhas” antes que alguém troque o Objetivo novamente. E cuidado com a “Seca”, “Enchente” ou “Incêndio” eles afetam todos os jogadores.

Perfil dos Jogadores

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A maioria das informações são fáceis de visualizar.”- Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “A arte é bem simples e não muito atraente. Algumas cartas não são tão fáceis de entender a iconografia e é necessário ler todo o texto, que, em alguns casos, é relativamente extenso.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Excesso de texto” – Jhonatan Canedo
  • “É uma arte básica. Nada de especial.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Arte muito poluída. Muito texto nas cartas e as informações ficam confusas. Ilustração bem fraca também.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,2

Complexidade

Prós:

  • “O jogo é bem simples, que é a proposta do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Apesar de não ser tão complexo é necessário botar uma estratégia.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O jogo é complexo, mas é uma complexidade bem ruim. Sempre muda de regra, deixando o jogo confuso.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Dependendo da quantidade de novas regras, o jogo pode acabar ficando mais complexo do que deveria.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Senti que faltou um pouco mais de complexidade.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 3,5

Componentes

Prós:

  • “Apesar da qualidade das cartas não ser das melhores, o jogo é bem barato.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Vale apena muito por esse preço.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “A caixa é muito frágil e não cabe as cartas depois de sleevadas. Tive que fazer uma caixa nova para o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Não vale o custo/benefício.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 4,0

Diversão

Prós:

  • “É possível dar muita risada no jogo, pois ele possui um elemento que costumo gostar bastante nos jogos, que é o “take that”.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A primeira vez até que vai bem.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Mas o jogo é bem enjoativo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Muitos jogadores não gostam muito da mecânica de “take that”, então, talvez esse jogo não seja para eles.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Sempre tem que ficar lendo as cartas. Causa divergência entre os jogadores por conta da alteração de regras. Acaba ficando um jogo cansativo.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,5

Estratégia

Prós:

  • “Existe um estratégia na colocação de cada carta, porém depende muito das cartas dos adversários.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “A estratégia básica é tentar colocar um objetivo que dependa dos itens que você tem na mesa, ou que ao menos não deixe os outros jogadores ganharem. Muitas vezes você nem consegue elaborar muita estratégia, pois o jogo te “obriga” a realizar determinadas ações.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Infelizmente o jogo está mais associado á sorte do que á estratégia em si.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Tem que trocar a estratégia em quase todos os turnos. E estratégia nem é tão relevante nesse jogo. Vale mais pedir ao Ecossistema por sorte.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,3

Inatividade

Prós:

  • “Em geral os turnos são muito rápidos, então você acaba ficando pouco tempo sem fazer nada.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As regras variantes no meio do jogo diminuem bastante a inatividade.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Os jogadores não ficam inativos, tem que ficar sempre atento nas alterações.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,2

Inovação

Prós:

  • “Esse jogo é bem diferente dos outros em vários aspectos. Considero ele bem inovador.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A alternância de regras é o diferencial dos jogos “Fluxx” ao meu ver.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “O jogo é apenas uma variação temática do jogo Fluxx.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Mas eu não curto.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,8

Interação

Prós:

  • “Você depende do jogo do coleguinha.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “A interação é muito frequente entre os jogadores. Nesse aspecto EcoFluxx não deixa a desejar, pois as mudanças de regras afetam a todos na partida.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Uma carta de objetivo ou de item de outro jogador pode mudar completamente sua jogada.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Como já dito, a estratégia básica do jogo é sempre a mesma.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,2

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Mecânica e tema se encaixam.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “A mecânica combina bem com o tema. Pois podemos ganhar a qualquer momento caso as condições sejam favoráveis, assim como na natureza algumas espécies tomam vantagem sobre as outras caso os eventos climáticos possibilitem isso.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O tema não faz diferença alguma no jogo, como pode ser visto nos outros jogos da série.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Mas esse jogo foi desenvolvido para outros temas, o que retrata que pode ser facilmente alterado.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,8

Regras

Prós:

  • “Não houve problema algum com as regras, são todas muito bem explicadas no manual.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “As regras são confusas, estão sempre mudando.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,7

Rejogabilidade

Prós:

  • “O resultado bem variável das partidas ajuda bastante na rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O jogo se torna rapidamente bastante repetitivo. Não há muito espaço para aprimorar suas estratégias.”- Mauricio Iwama Takano
  • “Apesar de ser um jogo diferente, não considero sua rejogabilidade boa por ser chato de jogar.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Apesar de sempre mudar as regras, não tem uma boa rejogabilidade. Você sempre vai esta em busca das mesmas coisas.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,0

Sorte

Prós:

  • “É possível tentar mitigar alguns elementos de sorte, mas nem sempre.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Como descrito anteriormente, muitas vezes o jogo acaba te “obrigando” a realizar certas ações. Isso pode fazer com que um outro jogador ganhe. Normalmente, para mitigar a falta de sorte, é preciso ter sorte de ter as cartas certas nas mãos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Esse fator é bem complicado, apesar de tudo o jogo está baseado demais em sorte. É tipo o Uno da natureza.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Depende muito da sorte. O nível de sorte desse jogo é maior que o nível de estratégia. Não tem equilíbrio.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 2,5

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Em geral é um jogo para se jogar rapidamente, em meia hora já terminou a partida.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O tempo proposto se encaixou com o tempo da partida.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Algumas vezes, dependendo da sorte de cada jogador, o jogo pode acabar ficando muito mais longo do que deveria.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É um pouco rápido demais.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Mas pode ser que acabe muito rápido, ou demore demais. Novamente, não tem equilíbrio.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,5

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Considerações finais dos jogadores

“O ponto mais forte de EcoFluxx é sua mecânica combinada com seu tema. Pois podemos ganhar a qualquer momento caso as condições sejam favoráveis, assim como na natureza algumas espécies tomam vantagem sobre as outras caso os eventos climáticos possibilitem isso. O ponto negativo é o fato da sorte ser considerada demais para o desembolar do jogo. Apesar de tudo, EcoFluxx é um jogo inovador e surpreendente. Poderia ter uma aplicação didática nas aulas de biologia do fundamental.” – Thiago Rossato Francisco

“É um jogo divertido para jogar com amigos quando se quer brincar, mas as vezes as pessoas podem não gostar do jogo, pois depende muito da equipe que está jogando juntamente com você.” – Leonardo Norio

“O jogo é divertido e pode ser utilizado para ensinar o básico das relações existentes na natureza para crianças pequenas. Apesar de depender muito da sorte e muito pouco da estratégia, ele é um jogo curto, por isso acaba não fazendo tanta diferença no final das contas. Com seu relativamente baixo custo de aquisição, pode ser considerado um bom filler para se jogar entre partidas de jogos mais “racha cuca” e descansar um pouco o cérebro.” – Mauricio Iwama Takano

“EcoFluxx é um jogo fácil de compreender no geral, mas na prática ele fica muito confuso por conta da alteração de regras. A falta de consistência nas regras pode causar discórdia entre os jogadores, caso algum deles tenha perdido alguma parte do jogo. Além disso, o jogo envolve muita sorte, isso te impossibilita de criar estratégias eficazes. A arte do jogo possui muito texto, ficando poluída. Eu não investiria nesse jogo.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

“O fator sorte que geralmente é algo que não é algo divertido em jogos de tabuleiro nesse foi muito bem usado em prol da mecânica do jogo em que a graça esta em realmente não saber se a partida vai acabar em 08 ou 80 min.”- Luiz Paulo de Souza Lopes

“Um pouco confuso pelo fato de mudar as regras do jogo a qualquer hora.” – Vanessa Hayashida

“Ecofluxx é um jogo de estratégica de cartas que trás a temática da natureza e seus elementos. Os elementos de interação de cartas eleva a estratégia do jogo a um outro nível, trazendo mais dinamicidade ao jogo.” – Jhonatan Canedo

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