Magic Maze (2017)

Magic Maze

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Magic Maze
Designer: Kasper Lapp
Ano de lançamento: 2017
Capacidade de jogadores: 1 à 8 jogadores
Tempo previsto de partida: 15 minutos
Mecânica: Limites de comunicação, Jogo cooperativo, Encerramento em tempo real decorrido, Movimento da grade, Placa modular, Poderes dos Jogadores Variáveis
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,73/5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Depois de terem todas sua posses roubadas, um mago, um guerreiro, um elfo e um anão são forçados a roubarem um shopping/labirinto mágico próximo para pegar todo o equipamento necessário para sua próxima aventura. Eles concordam em primeiro mapear o labirinto inteiro, para depois encontrar a loja favorita de cada um, e então encontrar a saída. Para evitar a vigilância dos seguranças que observaram sua chegada com desconfiança, todos os quatro irão roubar as lojas simultaneamente, e então correr para a saída. Bem, esse é o plano… mas eles conseguirão executá-lo?

Magic Maze é um jogo cooperativo em tempo real. Cada jogador pode controlar qualquer herói para fazer com que aquele herói execute uma ação muito específica, à qual os outros jogadores não têm acesso: mover para o norte, explorar uma nova área, andar de escada rolante… Tudo isso requer um alto nível de cooperação entre os jogadores para mover os heróis da maneira mais prudente possível. No entanto, só é permitido comunicação entre os jogadores por curtos períodos durante o jogo; o restante do tempo, vocês devem jogar sem dar qualquer pista com sons ou visual uns aos outros. Se todos os heróis conseguirem sair do shopping no limitado tempo disponível no jogo, cada um tendo roubado um item específico, então todos ganham.

No começo do jogo, vocês têm apenas três minutos para realizar ações. Espaços com ampulhetas que vocês encontram no caminho dão a vocês mais tempo. Se o tempo da ampulheta se esgotar completamente todos os jogadores perdem o jogo: seus movimentos levantaram suspeitas, e os seguranças do shopping agarraram vocês!

Perfil dos Jogadores

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.

Leonardo Norio Yamasaki Cruz: Jogador não muito experiente, com preferência a jogos leves a médios de fantasia e estratégia. Gosta de jogos competitivos (a melhor parte é atrapalhar os adversários), mas sempre disposto a ajudar quando se tem um objetivo em comum. Tem preferência a jogos que te prendem com uma boa história e boa interação entre os participantes e o jogo.

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A arte é bem bonita e simbologias são usadas para auxiliar pessoas que possuem dificuldades de reconhecer cores.”- Mauricio Iwama Takano
  • “A arte do jogo me agradou bastante.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Arte muito bem feita e que sempre deixa as informações bem fáceis de serem vistas” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Arte excelente.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Mesmo com a simbologia fica bastante difícil para pessoas com daltonismo jogar, por se tratar de um jogo em tempo real.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,8

Complexidade

Prós:

  • “O jogo vai escalonando a dificuldade conforme você vai avançando os cenários. Muito prático para ensinar as regras.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo possui uma premissa simples que pode ser entendida facilmente, a dificuldade do jogo esta na execução destas tarefas fáceis de se entender porem difíceis de executar.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “É um pouco difícil de pegar no começo, mas você se acostuma rápido.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Jogo simples de entender.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “No começo é um pouco complicado.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,8

Componentes

Prós:

  • “Todas as fichas e tabuleiros são de um material bem grosso, deixando eles bastante resistentes.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo de fato entrega a diversão proporcional ao seu preço.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Jogo extremamente divertido e bem feito, peças de boa qualidade que mesmo apos um bom uso não ficaram desgastadas.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O custo/benefício é bom.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Por ser um jogo em tempo real, normalmente as pessoas pegam os componentes com muita pressa. Por causa disso, os cartonados começam a descolar. Além disso, as peças brancas começam a ficar sujas muito rapidamente. Talvez se os tiles fossem de madeira ou plástico, teriam uma durabilidade maior.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,1

Diversão

Prós:

  • “Adoro o jogo, muito dinâmico e divertido.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo foi extremamente divertido de se jogar com 4 pessoas, os jogadores estão sempre concentrados no jogo e se divertindo juntos.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Magic Maze é um dos pouco jogos de tempo real que realmente me divertiu.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Eu me diverti bastante jogando, me trazia uma sensação de desespero boa. Principalmente quando eu não entendia o que queriam que eu fizesse kkkk.”- Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Ele é um jogo que “cansa bastante a cabeça”.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Pode ser um pouquinho estressante para algumas pessoas. Principalmente pelo fato de não poder falar e nem gesticular durante o jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,9

Estratégia

Prós:

  • “Esse jogo exige bastante estratégia dos alunos.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A aleatoriedade dos mapas pode fazer com que a estratégia mude um pouco, tentando manter os peões perto das suas lojas, por exemplo. Ou tentando abrir os mapas com um único peão para tentar garantir que ele esteja perto da sua loja quando ela aparecer.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Basicamente a estratégia principal é sair abrindo todos os mapas até achar todas as lojas e todas as saídas. Só depois disso começar a movimentar os peões para as respectivas lojas e saídas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Caso os jogadores não colaborem fica difícil.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,0

Inatividade

Prós:

  • “Não existem turnos no jogo, todos os jogadores jogam ao mesmo tempo e devem ficar prestando atenção o tempo todo durante a partida, pois um movimento seu pode ser necessário a qualquer momento.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogador esta sempre jogando, não á turnos e todos os jogadores jogam simultaneamente.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Esse é o ponto mais forte desse jogo. Não há inatividade.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogador participa o tempo todo.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Quando jogando em mais que 4 pessoas, alguns jogadores possuem ações repetidas, podendo fazer com que uns fiquem mais parados que outros.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,9

Inovação

Prós:

  • “Nunca havia visto essa mecânica, realmente muito diferente.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O fato de cada jogador possuir uma ação diferente, em vez de um personagem específico, somado ao fato de não poder conversar nem gesticular, apenas usar o peão “faça alguma coisa” contribuem para uma experiência única que nunca presenciei em outros jogos do tipo (cooperativos em tempo real).” – Mauricio Iwama Takano
  • “É o único que eu joguei com essas mecânicas. No pouco conhecimento que eu tenho, é um jogo inovador.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,9

Interação

Prós:

  • “Sempre em equipe. Não tem como cumprir o desafio jogando individualmente.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “O jogo é extremamente interativo, você deve sempre tentar prestar atenção nas jogadas de seus amigos e ajudá-los sempre que possível.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A interatividade dos jogadores é absolutamente necessária para o bom desenvolvimento da partida.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A interação é muito importante nesse jogo, visto que nenhum jogador pode fazer todas as ações sozinho. Ótimo jogo para ensinar trabalho em equipe.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Como dito anteriormente, quando se está jogando com mais de 4 jogadores, alguns jogadores possuem ações repetidas, podendo fazer com que uns fiquem mais parados que outros.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Depende das pessoas que você jogo.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,9

Mecânica + Tema

Prós:

  • “A mecânica do jogo combina completamente com o tema, todos os detalhes da jogabilidade possuem uma explicação lógica dentro do tema do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Achei muito interessante a ideia de misturar os temas rpg medieval com um shopping da atualidade junto a essa mecânica de jogo.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O tema de roubo de um shopping pode ser inapropriado para alguns públicos.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,0

Regras

Prós:

  • “As regras estão bem descritas.”- Thiago Rossato Francisco
  • “Não houve nenhuma dúvida em relação ao jogo após a leitura do manual.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “As regras estão muito bem explicadas no manual, e o fato de ir te ensinando a jogar conforme você vai avançando nos cenários, facilita bastante o aprendizado.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Há algumas dúvidas específicas que não estão bem descritas no manual.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,8

Rejogabilidade

Prós:

  • “Existem diversos cenários para você ir avançando, e cada vez o jogo vai adicionando novas regras e aumentando a dificuldade.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo possui dificuldades diferentes e fases diferentes que podem ser jogadas diversas vezes cada, porém após jogar a mesma fase muitas vezes com os mesmos jogadores provavelmente ficara muito fácil.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Magic Maze possui boa rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Joguei uma única vez, mas acredito que possui uma excelente rejogabilidade.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Mesmo com os novos cenários, à medida que você vai jogando com o mesmo grupo, vocês vão aprendendo a ganhar com mais facilidade. Depois de um tempo o jogo começa a ficar um pouco repetitivo para o grupo.”- Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,6

Sorte

Prós:

  • “Em geral é possível mitigar a sorte nesse jogo, mesmo que demore para achar as lojas e as saídas, ou que elas apareçam muito longe dos peões. Existem bastante pontos para virar a ampulheta para ajudar.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Em alguns casos pode acontecer de não aparecer nenhuma loja ou saída, nem pontos para virar a ampulheta. Mas são ocasiões bem raras. Também pode acontecer o contrário, todas as lojas e saídas aparecerem logo no começo, deixando a partida muito mais fácil.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A sorte é um fator que pode ajudar muito ou atrapalhar muito o esse jogo.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,5

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O jogo pode ser rápido ou durar um quantidade razoável de tempo dependendo da habilidade dos jogadores” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Como todo jogo em tempo real, você nem vê o tempo passando. Ele é suficientemente longo para ser possível vencer e suficientemente curto para ser desafiador.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O tempo de jogo é relativamente bom.” – Thiago Rossato Francisco

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,5

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Considerações finais dos jogadores

“No geral Magic Maze é um board game muito divertido. Ele trás consigo uma mecânica de tempo real desespera os jogadores de forma “boa”, repleto de emoções. Outro ponto positivo é sua mecânica de interação entre os jogadores, onde não há comunicação direta, obrigado-os a expandir suas estratégias para alcançar uma boa sinergia com o seu time.” – Thiago Rossato Francisco

“É um jogo divertido para jogar com amigos quando se quer brincar, mas as vezes as pessoas podem não gostar do jogo, pois depende muito da equipe que está jogando juntamente com você.” – Leonardo Norio

“Adoro o jogo, um dos meus favoritos. Inclusive uso ele em sala de aula, para reforçar a habilidade de trabalho em equipe com os estudantes. O jogo é muito divertido para quem gosta do estilo, porém, já tiveram casos em que alguns jogadores ficaram muito irritados com os demais por não conseguirem entender o que ele queria que eles fizessem. Portanto, se você é esse tipo de pessoa, talvez outros jogos sejam melhores pra você. O jogo é rápido e, se você fizer uma pequena adaptação na sua história (os personagens estão comprando, em vez de roubando) e em algumas regras, pode ser jogado com crianças pequenas. Recomendo fortemente.” – Mauricio Iwama Takano

“Magic Maze é um jogo descontraído, rápido e prático. Não é complicado para entender e garante uma boa diversão. Além disso, trabalha muito a atenção, agilidade e trabalho em equipe. Só o objetivo que não é muito exemplar pois se trata de um roubo, mas a gente releva e leva na brincadeira haha.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

“A raiva que você passa com os seus amigos lerdos é compensada com a diversão que esse jogo proporciona.”- Luiz Paulo de Souza Lopes

“Ótimo opção para se divertir com a família e amigos! Regras claras e simples. Um jogo rápido e que precisa de muita atenção para atingir o objetivo. Diversão garantida!” – Vanessa Hayashida

“Magic Maze é um jogo extremamente divertido e com um rejogalidade fantástica! Cada novo mapa é um desafio diferente e o grau de complexidade vai aumentando de maneira coerente.
É o primeiro jogo onde senti que mais tipos de inteligência estariam sendo estimulados!” – Jhonatan Canedo

“Um jogo muito divertido que faz com que os jogadores se concentrem apenas no jogo e se divirtam juntos mesmo sem poder conversar durante a jogatina, ótimo jogo.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

2 comentários em “Magic Maze (2017)”

  1. Muito boa a resenha. Gostei do sistema de avaliação com objetividade, eu também desenvolvi um que ficou muito próximo desse.

    1. Muito obrigado pelas considerações, ficamos felizes que tenha gostado.
      Que legal, quando seu sistema estiver disponível nos avise para que possamos conhecer também ;).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.