Crop Rotation (2016)

Crop Rotation

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Crop Rotation
Designer: Eduardo Guerra
Ano de lançamento: 2016
Capacidade de jogadores: 2 à 4 jogadores
Tempo previsto de partida: 15 minutos
Mecânica: Colocação de Peças, Reconhecimento de Padrão, Rolagem de Dados
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,75/5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Em inglês, o termo “Crop Rotation” significa Rotação de Culturas, que nada mais é do que o plantio alternado de diferentes culturas para beneficiar o solo. Em Crop Rotation, você irá cultivar feijão, milho e soja e, para ganhar, precisará colher mais do que seus adversários.

Para isso, você precisa completar os padrões aleatórios das cartas de objetivo e pontuar. É preciso ser esperto e não deixar seus oponentes colherem antes de você. A cada turno eventos aleatórios também podem lhe ajudar, permitindo que troque culturas de posição ou até mesmo realize uma queimada para liberar espaço no tabuleiro.

Perfil dos Jogadores

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte muito bonita, muito intuitivo e todas as informações são fáceis de serem encontradas.”- Mauricio Iwama Takano
  • “Arte bem simples” – Jhonatan Canedo
  • “Arte simples e coerente com o tema.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • “A arte é muito básica e sem graça.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Informações fáceis de encontrar, entretanto a arte é bem simples.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 4,4

Complexidade

Prós:

  • “O jogo é bem simples e é possível simplificar ainda mais se quiser (retirando o dado, por exemplo) para poder jogar com crianças bem pequenas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A complexidade do jogo é se ajustar as ações de outros jogadores e mudar a sua estrategia dependendo das situações.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Complexidade condizente com a proposta, suficiente para descontrair. O jogo prende a sua atenção.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,4

Componentes

Prós:

  • “O jogo que estamos resenhando é a versão totalmente gratuita, print and play, portanto o custo dele é apenas da impressão e dos componentes que compramos para fabricá-lo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Sua versão Printing and Game é mais viáveis.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Esse é um jogo daqueles “faça você mesmo”, então é possível gastar menos, depende do quanto exigente e perfeccionista você é.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Muito caro pelo que o jogo entrega.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Por ser uma versão print and play é necessário ter todo o trabalho de fazer as cartas, peças e tabuleiro. Para alguns pode ser um limitador.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 3,4

Diversão

Prós:

  • “Considerando a sua simplicidade, o jogo é muito divertido, sendo possível dar muitas risadas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Por mais simples que seja, eu me divirto jogando.”- Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Diversão bem rasa.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo possibilita muito sacanear os coleguinhas (take that), portanto, para quem não é muito fã desse tipo de jogo, pode ser que não goste muito.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O tema e a mecânica do jogo não me interessaram e acabei não prestando atenção no jogo durante a jogatina.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Média de avaliação: 3,9

Estratégia

Prós:

  • “Existem algumas boas estratégias que podem ser feitas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “É impressionante como um jogo tão simples possibilita tanta estratégia. É possível ganhar de diversas formas diferentes.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Existe muitas camadas de estratégia, é preciso ficar sempre atento pois você sempre precisa trocar a estratégia dependendo das jogadas dos outros jogadores.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Para vencer o jogador deve aprender a se adaptar as estrategias de seus oponentes a todo o momento tornando as estrategias mais interessantes.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,4

Inatividade

Prós:

  • “Os turnos dos outros jogadores são bem rápidos, cada um pode fazer apenas uma ação. Além disso, a ação dos demais jogadores influenciam nas suas jogadas, por isso é importante se manter alerta durante o turno de todos os outros jogadores. Ainda mais que você pode completar um objetivo seu durante o turno de um adversário.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Só fica inativo se não tiver prestando atenção.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,1

Inovação

Prós:

  • “É até que diferente para um Game Board.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Não são mecânicas inovadoras, mas foram utilizadas de maneira interessante. Teve uma proposta e uma temática interessante.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Existe muita pouca inovação no jogo, apenas utiliza mecânicas já bem conhecidas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo utiliza mecânicas que podem ser encontradas em diversos jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Média de avaliação: 2,6

Interação

Prós:

  • “Existe bastante interação com o jogo dos outros jogadores.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “É muito difícil você ganhar o jogo sem prestar atenção nos demais jogadores, pois tudo que você faz durante o jogo interfere na jogada dos demais jogadores. O fato de todos compartilharem o mesmo tabuleiro torna a interação muito grande.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,7

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Acredito que a mecânica casou direitinho com o tema, não consigo imaginar o mesmo jogo com outros temas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Faz todo sentido a mecânica, você cole o que plante, e na onde planta. É aplicável até na vida real.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “A mecânica combina bem com o tema.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A mecânica e o tema se encaixam perfeitamente.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,6

Regras

Prós:

  • “As regras são objetivas e claras.”- Thiago Rossato Francisco
  • “Poucas regras, então há pouca informação no manual de regras que possa ficar confuso.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “A regra sobre “Verificar Objetivos” para ganhar novas cartas de objetivo ficou um pouco confusa na minha opinião.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A maneira que foram escritas as regras deveria ser revista, pois algumas causaram discórdia entre os jogadores. Ficou comparado ao “UNO” que cada um tira a sua própria conclusão sobre o que diz a regra, e por fim não seguem um único caminho.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 4,1

Rejogabilidade

Prós: Nenhum prós informado.

Contras:

  • “Não há muita variação no jogo, todas as partidas são basicamente a mesma coisa. O que pode mudar são as estratégias utilizadas pelos participantes.”- Mauricio Iwama Takano
  • “A rejogabilidade do jogo é bem fraca, comparado a dominó.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Muita fraca.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 3,4

Sorte

Prós:

  • “Há bem pouca sorte envolvida, somente o dado pode fazer uma diferença um pouco maior. Fora isso, uma ou outra carta que você compre e esteja muito fácil de completar, mas não diria que é muito comum de acontecer ou que muda muito o rumo do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Não a muita sorte relacionada ao jogo e as estrategias dependem mais no conhecimento e habilidade dos jogadores.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A sorte é satisfatória.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 3,6

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo do jogo é relativo, depende muito do tempo de decisão dos jogadores.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “O jogo é bem rápido, normalmente dura em torno de 30 a 45 minutos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Para quem procura um jogo rápido é ótimo.” – Thiago Rossato Francisco

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,6

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Considerações finais dos jogadores

“Crop Rotation é um jogo básico e bastante “apagado” no sentido da diversão. Ele consegue trazer uma boa visão do que é uma rotação de colheita, mas sua mecânica é chata demais. Não recomendo.” – Thiago Rossato Francisco

“O jogo é um filler muito gostoso de se jogar. Existe também no mercado uma versão física desse jogo, que já vem com uma expansão junto, porém, este ainda não jogamos para fazer o review. A versão print and play já é muito divertida por si só e vale muito a pena de se adquirir, ainda mais se considerarmos que ela é praticamente gratuita (ainda tem o custo com a impressão e os materiais para fazer os componentes e o tabuleiro). Durante os eventos do projeto as crianças sempre adoram jogar ele, por ter regras simples e fáceis de dominar e uma arte cartunesca bem atrativa. Jogo recomendadíssimo.” – Mauricio Iwama Takano

“O interessante desse jogo é que você mesmo pode faze-lo na sua casa, personalizar da forma que quiser. Não é difícil de compreender (depois que se chega a uma conclusão sobre as regras) e costuma agradar a maioria dos jogadores. Acredito que a única falha é a rejogabilidade, pois sempre será a mesma coisa e a mesma sensação. Mas eu recomendo o jogo sim.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

“Simples e bastante divertido.”- Luiz Paulo de Souza Lopes

“Alta rejogabilidade, desperta a competitividade saudável nos jogadores, necessita criação de estratégias para resolver seus objetivos evitando ajudar os adversários” – Vanessa Hayashida

“Crop Rotation é um jogo simples porém com uma camada de estratégia bem elaborada, fazendo com que o jogo seja bem divertido e rejogável. Fácil de ser jogado com crianças, além de ensinar minimamente o que é a técnica agrícola de rotação de culturas.” – Jhonatan Canedo

“Um jogo simples e rápido que mantem a atenção dos jogadores e que a maioria ira se divertir bastante jogando, porém o jogo não me fez ficar interessado.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

2 comentários em “Crop Rotation (2016)”

  1. Valeu galera! Curti muito o review de vocês do meu jogo (aqui é o designer falando). Achei muito bacana a forma que os critérios foram divididos e o fato de ter a opinião de diversos jogadores representando diversos perfis. Já deixo o convite para fazerem o review da versão Black Plague que tem um modo cooperativo.

    1. Muito obrigado, ficamos extremamente felizes que tenha gostado.
      Assim que tivermos o Bug Plague em mãos e pudermos nos reunir, faremos com certeza um review dele também.

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