Takenoko: Review

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Takenoko
Designer(s): Antoine Bauza
Artista(s): Nicolas Fructus, Picksel, Yuio, Joël Van Aerde
Ano de lançamento: 2011
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 45 min
Mecânicas: Action Points / Contracts / Dice Rolling / End Game Bonuses / Grid Movement / Hexagon Grid / Modular Board / Network and Route Building / Pattern Building / Set Collection / Tile Placement
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,98 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Há muito tempo na corte imperial japonesa, o imperador chinês ofereceu um urso panda gigante como um símbolo de paz para o imperador japonês. Desde então, o imperador japonês confiou os membros de sua corte (os jogadores), com a difícil tarefa de cuidar do animal e de seu jardim de bambu.Em Takenoko, os jogadores vão cultivar terrenos, irrigá-los para crescer uma das três espécies de bambu (verde, amarelo e rosa). Ao mesmo tempo eles terão que cuidar da fome do animal panda que adora o suculento e macio bambu. O jogador que conseguir melhor cuidar dos terrenos enquanto vai alimentando o apetite delicado do panda, vai ganhar o jogo.

Perfil dos Jogadores

Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..

Pedro Lemes Costa : Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado..

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte do jogo muito linda em minha opinião com cores suaves.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Ajuda com a compreensão do jogo” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Bem bonito, com arte sútil e intuitiva.” – Thais Yukari Hirako
  • “Um arte bem única e exótica.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A arte é muito linda e a maioria das informações são fáceis de encontrar. A simbologia utilizada é, em sua grande maioria, bem intuitiva.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Nenhum” – Eduardo Consalter Diniz
  • “A simbologia da melhoria de cerca confunde um pouco e dá a impressão que o panda não pode entrar naquele tile.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 01_media_arte_Takenoko
Média de avaliação: 4.5

Complexidade

Prós:

  • “Complexidade condizente com a proposta tendo suas variações de opções de jogadas.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Jogo autoexplicativo ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Bem razoável.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo não possui regras muito complexas, de acordo com a sua proposta.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Tem que prestar atenção nas entrelinhas ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “As movimentações são bem básicas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Muitas vezes o jogo é apresentados a pessoas que não estão muito acostumados aos jogos modernos. Nesses casos, o jogador iniciante pode achar que o jogo possui muitas regras e considerar ele complexo.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Takenoko
Média de avaliação: 4.0

Componentes (virtual) / Adaptação

Prós:

  • “Não foi encontrado nenhum bug.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Facilita o jogo” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Tem quase todos os detalhes que encontramos no jogo real.” – Thais Yukari Hirako
  • “Muito bem adaptada.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A plataforma ficou muito bem adaptada.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Ações limitadas” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Quanto aos objetivos de terreno, no tabuleiro é contado pontos pelo objetivo concluído, seja qual for a orientação dos tiles (sem contar o espelhamento), na adaptação não contabilizou.” – Thais Yukari Hirako
  • “Poderiam adicionar uma animação ou alguma forma de mostrar o canal de irrigação, mostrando por onde ele está passando e os tiles que ele está irrigado. Seria bastante útil, pois esta é uma das maiores dificuldades de muitos jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 03_media_componente_Takenoko
Média de avaliação: 4.5

Diversão

Prós:

  • “Todos se divertem” – Eduardo Consalter Diniz
  • “É um jogo divertido. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “Sempre me divirto muito com esse jogo, foi um dos primeiros que tive interesse em comprar.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Eu só perdi” – Eduardo Consalter Diniz
  • “É um pouco engessado, parece que não foi tão bem.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Takenoko
Média de avaliação: 4.5

Estratégia

Prós:

  • “Há algumas boas passibilidades de jogadas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogador pode querer focar em diferentes objetivos ou em apenas um dos tipos, ele pode optar por guardar as cartas de objetivo e revelar todas de uma só vez ou ir revelando elas aos poucos. O jogador pode ainda optar por segurar o fim da partida para tentar coletar mais pontos, ou terminar logo antes que os outros jogadores façam mais pontos.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Porém, o jogo parece não fluir tão bem. Você pode ver-se “enroscado” num objetivo e ter que tentar outro com frequência.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A pontuação é limitada apenas às cartas de objetivo, não existem outras formas de pontuação. Isso limita um pouco a variedade de estratégias diferentes que podem ser adotadas, pois só existem 3 tipos de cartas de objetivo.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Takenoko
Média de avaliação: 4.0

Inatividade

Prós:

  • “Faz parte do jogo. Tem que pensar para fazer sua estratégia funcionar” – Eduardo Consalter Diniz
  • “A inatividade é bem reduzida.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O mapa é único para todos os jogadores, então é necessário que todos estejam atentos à jogada dos demais jogadores.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Como os jogadores pensam na estratégia q irão realizar então pode levar um pouco mais de tempo para o outro jogador jogar” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Durante o turno de outro jogador não há nada que você possa fazer, apenas aguardar sua vez. Um turno pode demorar bastante dependendo do tempo de AP do jogador.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Takenoko
Média de avaliação: 3.7

Inovação

Prós:

  • “Como sou um jogador iniciante então para mim é uma nova mecânica ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Achei o jogo bem original, com uma temática e estilos de vencer bem diferentes.” – Thais Yukari Hirako
  • “É uma proposta diferente dos outros no geral.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Há alguns detalhes bem parecidos com outros.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Não há muitos elementos inovadores no jogo, muito parecido com diversos outros jogos.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Takenoko
Média de avaliação: 4.0

Interação

Prós:

  • “O jogador adversário pode ter realizado uma ação que prejudica sua estratégia e terá que mudar novamente.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “A interação entre os jogadores é muito boa.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O fato do mapa e dos personagens serem os mesmos para todos os jogadores, faz com que as ações de um jogador afetem as ações e estratégias dos demais. Compreender a estratégia dos adversários pode te ajudar a traçar planos para conseguir ganhar pontos e ainda atrapalhar os demais. ” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

    Não foram levantados contras neste item.
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Takenoko
Média de avaliação: 4.5

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Foi muito bem combinado com o tema de pandas e a mecânica” – Gabriel Sporck Trombini
  • “A mecânica do jogo casa perfeitamente com o tema.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “A mecânica poderia ser de um lenhador e um plantador de arvores por exemplo, ou seja, há várias possibilidades.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Takenoko
Média de avaliação: 4.7

Regras

Prós:

  • “As regras estão bem explicadas e há uma arte em quadrinhos bem feitas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Praticamente todas as regras estão muito bem descritas no manual.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Apenas as regras dos canais de irrigação e das cartas de objetivo de terreno podem causar um pouco de confusão para alguns jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 10_media_regras_Takenoko
Média de avaliação: 4.5

Rejogabilidade

Prós:

  • “Como há várias variações nos objetivos das cartas, isso cria uma boa gama de possibilidades para as partidas. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “A aleatoriedade dos componentes do jogo e as diferentes estratégias que podem ser adotadas permitem uma alta rejogabilidade. Eu mesmo já joguei esse jogo dezenas de vezes e até agora não enjoei.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

    Não foram levantados contras neste item.
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Takenoko
Média de avaliação: 4.2

Sorte

Prós:

  • “A sorte é satisfatória ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “A sorte não atrapalha, é bem balanceada.” – Thiago Rossato Francisco
  • “São poucas as vezes que a falta ou o excesso de sorte é decisivo para o resultado final da partida.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

    Não foram levantados contras neste item.
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Takenoko
Média de avaliação: 4.3

Tempo de Jogo

Prós:

  • “É um tempo adequado.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Cada partida dura em torno de uma hora (se todos os jogadores já são familiarizados com o jogo), o que eu considero um tempo bastante satisfatório. Sendo suficiente para conseguir progredir bem no jogo e não ficar muito cansativo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

    Não foram levantados contras neste item.
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Takenoko
Média de avaliação: 4.3

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.5
Complexidade 4.0
Componente 4.5
Diversão 4.5
Estratégia 4.0
Inatividade 3.7
Inovação 4.0
Interação 4.5
Mecânica + Tema 4.7
Regras 4.5
Rejogabilidade 4.2
Sorte 4.3
Tempo 4.3
Total 4.3
Gráfico sobre item medias_itens_Takenoko

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Takenoko



Gráfico sobre item gardner_Takenoko

Considerações finais dos jogadores

“Takenoko é um jogo direcionado para família mas podendo se divertir com amigos ou jogadores experientes alem de contar com um tema muito bonito, e bem divertido sem bem legal para os jogadores competitivos onde podem usar diversas estratégias.” – Gabriel Sporck Trombini

“Muito bom” – Eduardo Consalter Diniz

“Gostei da forma como o jogo traz uma temática original, as artes são muito bonitas e intuitivas, possui 3 tipos de objetivos diferentes para se completar, o que torna o jogo mais estratégico e adaptativo.” – Thais Yukari Hirako

“Jogabilidade leve, agradável, mas nada de especial. Juntamente a isso, o jogo possui uma arte bonita que desperta o interesse em jogar.” – Pedro Lemes Costa

“Como há várias variações nos objetivos das cartas, isso cria uma boa gama de possibilidades para as partidas. A sorte não atrapalha, é bem balanceada. Porém, o jogo parece não fluir tão bem. Você pode ver-se “enroscado” num objetivo e ter que tentar outro com frequência. No entendo o jogo é no geral bom para aqueles que gostam de um board game “fofo” e mais fácil de jogar.” – Thiago Rossato Francisco

“Takenoko é um jogo muito divertido e fácil de aprender, além de possuir uma arte lindíssima e muito chamativa. Apesar da simplicidade, exige um certo grau de estratégia para vencer no jogo. Foi um dos primeiros jogos que tive interesse em adquirir e até hoje gosto muito dele. Recomendo para apresentar para pessoas que tenham pouco a média experiência com jogos de tabuleiro. ” – Mauricio Iwama Takano

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