Splendor: Review

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Splendor
Designer(s): Marc André
Artista(s): Pascal Quidault
Ano de lançamento: 2014
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 30 min
Mecânicas: Contracts / Open Drafting / Race / Set Collection
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,78 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Splendor é um jogo rápido e viciante de coleta de fichas e desenvolvimento de cartas. Os jogadores são os comerciantes do Renascimento tentando comprar minas de pedras preciosas, meios de transporte, lojas – tudo a fim de adquirir o maior número de pontos de prestígio. Se você é rico o suficiente, você pode até receber a visita de um nobre em algum momento, o que naturalmente irá aumentar ainda mais o seu prestígio. Na sua vez, você pode (1) coletar fichas ( gemas ) , ou (2) comprar e construir uma carta, ou (3) reservar uma carta. Se você coletar fichas, você pega tanto três tipos diferentes ou duas fichas da mesma espécie. Se você comprar uma carta, você paga o seu preço em fichas e adiciona-a à sua área de jogo. Para reservar uma carta – a fim de certificar-se de que você a obtém e seus oponentes não – você coloca-a na sua frente de face para baixo para a construção mais tarde, o que lhe custa uma rodada, mas você também terá ouro em forma de uma ficha coringa, que você pode usar como qualquer joia. Todas as cartas que você compra aumentam sua riqueza enquanto elas dão -lhe um bônus permanente para compras posteriores; algumas das cartas também dão pontos de prestígio. A fim de ganhar o jogo, você deve chegar a 15 pontos de prestígio antes de seus oponentes.

Perfil dos Jogadores

Pedro Lemes Costa: Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..

André Luiz da Silva Junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..

Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..

Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.

Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Simples, o que torna fácil entender o jogo” – Pedro Lemes Costa
  • “A arte da capa e das cartas tem um tom de realeza ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Bem organizado visualmente.” – Thais Yukari Hirako
  • “Algumas informações que estão na carta podem ficar um pouco confuso” – Gabriel Sporck Trombini
  • “A simbologia é bem simples de entender e todas as informações estão bem claras nas cartas.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Muito brilho nas artes, os elementos ficam destacados” – André Luiz da Silva Junior
  • “Muita informação.” – Thais Yukari Hirako
  • “Achei meio ruim as cartas ficarem junto das joias que voce possui, fica meio confuso” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Pessoalmente o estilo de arte não me agrada muito.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 01_media_arte_Splendor
Média de avaliação: 4.3

Complexidade

Prós:

  • “Bom para iniciantes, uma vez que é fácil de entender e jogar” – Pedro Lemes Costa
  • “Propoe um decisão de qual sequencia de joias comprar ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Mecânica fácil, estratégico.” – Thais Yukari Hirako
  • “Complexidade ótima para ter varias estratégias” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O jogo possui regras bem simples e fáceis de ensinar e de aprender.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Limitado em formas de se ganhar ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Confuso a primeira vista pois tem muitas coisas que podemos fazer, mas somente uma jogada por vez.” – Thais Yukari Hirako
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Splendor
Média de avaliação: 4.2

Componentes

Prós:

  • “Nenhum problema em relação a se adaptar ” – Pedro Lemes Costa
  • “Mostra todas as interações possíveis ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Possui todas as informações do tabuleiro (físico) disponíveis para o jogador de forma organizada.” – Thais Yukari Hirako
  • “Boa usabilidade na adaptação ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “A adaptação do jogo para o Board Game Arena ficou muito boa, a opção que permite apenas mostrar quantas gemas de cada cor faltam para adquirir uma carta ou um nobre ajuda muito.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Apesar de não ter problemas de adaptação ainda falta algo devido ao fator virtual” – Pedro Lemes Costa
  • “Indo para o jogo físico pôs jogá-lo digitalmente, levaria uma certa estranheza, sedo que o digital facilita muito em escolher qual ação realizar ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 03_media_componente_Splendor
Média de avaliação: 4.8

Diversão

Prós:

  • “Me diverti ” – Pedro Lemes Costa
  • “Gera uma competição entre os jogadores ” – André Luiz da Silva Junior
  • “É um ótimo entretenimento, ajuda a formar estratégias diferentes a cada turno.” – Thais Yukari Hirako
  • “O jogo é uma “corrida” contra os outros jogadores, então da aquela emoção” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Não é muito um estilo de jogo que eu goste normalmente, mesmo assim me diverti bastante jogando ele.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Jogar mais de 2 partidas fica enjoativo” – André Luiz da Silva Junior
  • “Um pouco difícil no início.” – Thais Yukari Hirako
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Splendor
Média de avaliação: 4.5

Estratégia

Prós:

  • “Há uma variedade de ação possível em cada turno ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Pode-se usar diversas estratégias para vencer, e é difícil prever o jogo dos players.” – Thais Yukari Hirako
  • “O jogo permite muitas estratégia diferentes.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Para aqueles que querem fazer mais coisas esse jogo não possui tantas estratégias” – Pedro Lemes Costa
  • “Tem apenas 2 acoes que te recompensam muito, sendo, comprar da segunda pinha ou reservar da segunda pinha” – André Luiz da Silva Junior
  • “Um pouco confuso a primeira vista, pela limitação de jogadas por turno.” – Thais Yukari Hirako
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Splendor
Média de avaliação: 4.0

Inatividade

Prós:

  • “O timing do jogo é bom, sem muito tempo parado esperando outros jogadores” – Pedro Lemes Costa
  • “So pode se realizar uma ação por turno ” – André Luiz da Silva Junior
  • “É um jogo rápido, onde os jogadores tem turnos de apenas uma única ação o que faz o jogo ser mais dinâmico.” – Thais Yukari Hirako
  • “Como é um jogo de poucas pessoas voce acaba nao ficando tanto tempo parada” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “O turno de cada jogador é muito rápido, em pouco tempo já é sua vez de jogar novamente.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “O turno pode ser muito rápido ” – André Luiz da Silva Junior
  • “No turno dos adversários não há nada para se fazer enquanto espera.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Splendor
Média de avaliação: 4.0

Inovação

Prós:

  • “O controle das jois e revevar uma carta ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Usa mecânicas antigas, mas de formas inovadoras, como a compra de peças e a forma de conseguir pontos.” – Thais Yukari Hirako

Contras:

  • “Apesar do jogo ser bom ele tem como base outros jogos e não inova muito nesse quesito” – Pedro Lemes Costa
  • “Lembra muito outros jogos ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada de muito inovador no jogo.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Splendor
Média de avaliação: 3.2

Interação

Prós:

  • “É interessante pois possibilita uma camada a mais de estratégia ” – Pedro Lemes Costa
  • “Pode reservar a carta que o adversário poderia pegar ” – André Luiz da Silva Junior
  • “A iteração faz com que o jogo se torne mais imprevisível. ” – Thais Yukari Hirako
  • “Com a complexidade do jogo, é bem diversificado as estratégias” – Gabriel Sporck Trombini
  • “É possivel ficar de olho nas joias dos outros jogadores e tentar imaginar qual carta ele quer pegar” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “As ações dos outros jogadores podem mudar suas estratégias, pois no seu turno pode não haver gemas suficientes do tipo que você precisa, ou outro jogador poder comprar ou reservar uma carta que você queria comprar, etc.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Apenas compra de recursos podendo ficar um silencio total ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Aumenta um pouco a dificuldade do jogo.” – Thais Yukari Hirako
  • “Além de tentar bloquear outro jogador comprando as gemas que ele precisava ou a carta que ele queria, não há nenhuma ação que interaja diretamente com os adversários.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Splendor
Média de avaliação: 4.2

Mecânica + Tema

Prós:

  • “A mecânica e o tema se encaixam muito bem, da forma que é apresentada torna o jogo mais fácil de entender.” – Thais Yukari Hirako
  • “A mecânica casou bem com o tema do jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Não senti muito o encaixe entre o tema/história do jogo durante a gameplay ” – Pedro Lemes Costa
  • “Nobres vir te visitar por ter certas joias ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Mesmo havendo a relação entre mecânica e tema, o mesmo jogo pode ser usado, sem nenhuma alteração, em muitas outras temáticas.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Splendor
Média de avaliação: 3.8

Regras

Prós:

  • “Sem nenhum problema, é possível entender tranquilamente” – Pedro Lemes Costa
  • “fáceis de se entender e pegar” – André Luiz da Silva Junior
  • “Bem informativo.” – Thais Yukari Hirako
  • “O manual de regras e o tutorial que estão disponíveis na plataforma Board Game Arena são muito bem explicados e fáceis de entender.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Esquecer de se explicar uma regra, atrapalha ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Poderia ser mais organizada as informações, para que a primeira vista o jogador não se sentisse perdido.” – Thais Yukari Hirako
Gráfico sobre item 10_media_regras_Splendor
Média de avaliação: 4.8

Rejogabilidade

Prós:

  • “Os nobre são diferentes a cada partida ” – André Luiz da Silva Junior
  • “O jogo é bem aperto a estratégias, fazendo com que cada vez jogado, seja uma experiência diferente.” – Thais Yukari Hirako
  • “Como é possível aplicar diversas estratégias diferentes, o jogo acaba sendo um pouco diferente em cada partida. Além disso, as cartas de nobre e as cartas de desenvolvimento são sorteadas em cada partida e podem mudar um pouco as estratégias durante o jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “O jogo é bom, mas não acho que possa oferecer algo a mais do que já tive durante as partidas que joguei” – Pedro Lemes Costa
  • “As partidas são muito parecidas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Não há muito o que fazer no jogo, então as partidas são bem parecidas” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Mesmo com as diferenças citadas acima, não há muita mudanças no jogo em si. Como não é um estilo de jogo que me atrai muito, eu, particularmente, não senti muita vontade de jogar mais vezes.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Splendor
Média de avaliação: 3.3

Sorte

Prós:

  • “A maioria das cartas posáveis de se pegar são mostradas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Visto que os recursos todos você adquire no seu turno, e tem que pensar bem em qual será seu próximo passo, o fator sorte não influencia na mecânica do jogo, diferente da estratégia.” – Thais Yukari Hirako
  • “Há pouca sorte envolvida no jogo, somente as cartas de nobres e de desenvolvimento são sorteadas, e as cartas de nobres são reveladas desde o começo do jogo para todos.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Ao compra ou reservar uma carta pode vir uma melhor ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Se você não souber jogar com estratégia, a sorte não tem como te ajudar. ” – Thais Yukari Hirako
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Splendor
Média de avaliação: 4.2

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo encaixa bem com o jogo, nem muito curto nem demorado” – Pedro Lemes Costa
  • “Partidas bem rápida dentro que o jogo propõe” – André Luiz da Silva Junior
  • “O jogo tende a durar normalmente o mesmo tanto. ” – Thais Yukari Hirako
  • “Tempo ideal para n ficar exausto mas também não muito rapido” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O jogo é bem rápido, mas permite ao jogador ter um senso de desenvolvimento nesse curto espaço de tempo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Sendo rápido com uma rejogabilidade fraca ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Alguns jogadores podem se sentir um pouco frustrados por não conseguir desenvolver tanto quanto gostariam durante a partida.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Splendor
Média de avaliação: 4.3

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.3
Complexidade 4.2
Componente 4.8
Diversão 4.5
Estratégia 4.0
Inatividade 4.0
Inovação 3.2
Interação 4.2
Mecânica 3.8
Regras 4.8
Rejogabilidade 3.3
Sorte 4.2
Tempo 4.3
Total 4.1
Gráfico sobre item medias_itens_Splendor

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Splendor



Gráfico sobre item gardner_Splendor

Considerações finais dos jogadores

“É um jogo simples, porém muito bom. Ele ótimo para quem tá no início do mundo do board game como eu, e com as pessoas certas como foi a experiência presenciada foi excelente. ” – Pedro Lemes Costa

“Um jogo divertido de se jogar, fácil de se compreender com uma temática de nobreza, porém tem uma rejogabilidade muito fraca, relembrando muitos jogos existentes no mercado ” – André Luiz da Silva Junior

“Achei o jogo legal, bem estratégico e sucinto. Um pouco difícil de aprender de início pois tem bastante detalhes, e requer um pensamento mais analítico para calcular as jogadas e planejamento para que se possa ao fim juntar os pontos antes dos outros jogadores, visto a limitação de compras e jogadas por turno.” – Thais Yukari Hirako

“Um jogo bem interessante junto com sua temática, um ótimo jogo para reunir com os amigos competitivos e humilhar eles, um jogo mais complexo que pode ser jogado com um jogo de entrada que da muita diversão.” – Gabriel Sporck Trombini

“Achei o jogo interessante, porém bem enjoativo, uma vez que as partidas são muito parecidas, não há muito o que fazer” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

“Splendor é um jogo rápido e fácil que possui muitas camadas de estratégia. A adaptação deste jogo para a plataforma virtual do Board Game Arena ficou muito boa e facilita ainda mais a jogabilidade. As funções de visualização ajudam muito durante o jogo, principalmente a função de visualizar apenas a quantidade de gemas que faltam para aquisição das cartas. Pessoalmente não é um estilo que me agrada muito, pois acabo ficando muito ansioso durante a partida esperando que ninguém vai pegar a carta ou a gema que eu queria. Mas para pessoas que não sofram desse problema, é um jogo bem relaxante, gostoso e rápido.” – Mauricio Iwama Takano

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