Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Yōkai
Designer: Julien Griffon
Ano de lançamento: 2019
Capacidade de jogadores: 2 a 4 jogadores
Tempo previsto de partida: 35 minutos
Mecânica: Communication Limits, Cooperative Game, Grid Movement, Pattern Building
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,61 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Há uma confusão entre os Yokai!
Esses espíritos japoneses se transformaram Yokai e, para acalmá-los, é preciso agrupar membros da mesma família. Eles estão escondidos, no entanto, então para realizar sua tarefa com sucesso, você tem que ser inteligente e não fazer nenhum barulho para evitar assustá-los …
Perfil dos Jogadores
Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.
Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).
Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.
Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.
Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!
Critérios Avaliados
Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:
Estruturação da Avaliação
Esta resenha está dividida da seguinte forma:
- Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
- Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Arte limpa, simples com cores realçadas.” – Gabriel Sporck Trombini
- “O jogo é muito bonito.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “Arte bastante limpa, simples e bonita.” – Mauricio Iwama Takano
- “Arte extremamente simples e ao mesmo tempo bonita e funcional.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Gostei da representação das entidades japonesas.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Para a questão da pessoa ser daltônica pode atrapalhar.” – Gabriel Sporck Trombini
Complexidade
Prós:
- “A complexidade esta no team work.” – Gabriel Sporck Trombini
- “O jogo é extremamente simples, bem condizente com sua proposta.” – Mauricio Iwama Takano
- “O jogo é de fácil entendimento porem apresenta desafios aos jogadores mesmo com suas regras simples” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Contras:
- “Simples até demais para meu gosto.” – Mauricio Iwama Takano
- “Apesar de serem adicionados elementos que podem “dificultar” mais o jogo, no geral é um board game que tende a ser cansativo de tão simples.” – Thiago Rossato Francisco
Componentes
Prós:
- “A adaptação do jogo foi muito bem feita, os componentes são apenas cartas, então não tinha muito com o que errar.” – Mauricio Iwama Takano
- “Cartas todas bem feitas” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Yokai está muito bem adaptado no Boardgame Arena.” -Thiago Rossato Francisco
Diversão
Prós:
- “É possível se divertir com o jogo apesar da sua simplicidade.” -Mauricio Iwama Takano
- “Um jogo simples e divertido para se jogar com amigos” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “É razoavelmente interessante na primeira vez que jogamos.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Sua simplicidade não de agradou.” – Thiago Rossato Francisco
Estratégia
Prós:
- O jogo possui diversas estratégias que cada jogador deve constantemente adaptar por conta das ações uns dos outros” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Há uma curva de aprendizagem com relação ao trabalho em equipe.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Apesar das aleatoriedades do jogo, há apenas uma ou duas estratégias diferentes para se vencer o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “Minha forte preferencia por jogos mais bem elaborados me causa uma repulsão a Yokai (entendo que a proposta no jogo é justamente ser relativamente simples), o estilo deste jogo sua mecânica não me encantaram nem um pouco.” – Thiago Rossato Francisco
Inatividade
Prós:
- “provavelmente vai acabar perdendo se não prestar atenção no jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “É muito importante que todos os jogadores estejam prestando atenção o tempo todo no jogo para tentar presumir que cor é cada peça. Por isso não permanece inativo fora de seu turno. Além disso, cada turno é muito rápido. Então, o seu turno chega muito rápido.” – Mauricio Iwama Takano
- “Por conta da interação dos jogadores há muito pouca inatividade durante a partida.” – Thiago Rossato Francisco
Inovação
Prós:
- “Uma nova forma mais muito mais interessante do “jogo da memoria”” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Contras:
- “Nada de muito inovador no jogo, apenas um sistema de memória e comunicação limitada.” – Mauricio Iwama Takano
- “Já vi alguns jogos semelhantes, mas não não essa interatividade cooperativa dos participantes.” – Thiago Rossato Francisco
Interação
Prós:
- “Como é um jogo coop então precisa ter uma estratégia entendida por todos os players” – Gabriel Sporck Trombini
- “Por não poder se comunicar voce precisa muito entender o jogo dos outros jogadores” -Luiz Paulo de Souza Lopes
- “É necessário um nível bastante elevado de cooperação no jogo para ganhar. Todos os jogadores devem estar sempre atentos à jogada dos demais.” – Mauricio Iwama Takano
- “Esse sem dúvidas é o ponto mais forte de Yokai, a interatividade entre os jogadores é o fator mais fundamental para o objetivo final do jogo.” – Thiago Rossato Francisco
Mecânica + Tema
Prós:
Contras:
- “adorei o tema mas realmente qualquer tema se encaixaria bem” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “O jogo poderia ter basicamente qualquer tema que daria no mesmo.” – Mauricio Iwama Takano
- “A mecânica e o tema do jogo não combinam tão bem” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Não senti que a mecânica e o tema se uniram bem, poderia ser literalmente qualquer tema com essa mecânica.” – Thiago Rossato Francisco
Regras
Prós:
- “O jogo possui pouquíssimas regras e elas são bem fáceis. Por isso, não tinha muito o que errar.” – Mauricio Iwama Takano
Rejogabilidade
Prós:
- Jogo com ótima rejogabilidade, principalmente ao utilizar as cartas que decidem o formato que as cartas devem fazer ao final do jogo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Há varias cartas que incentivam partidas com desafios diferentes, isso melhora bem a rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Apesar da aleatoriedade, após algumas partidas o jogo já começa a ficar repetitivo e chato, na minha opinião. Em geral, depois de ganhar uma vez, já não me interessou jogar mais vezes. Acredito que, assim como todo jogo cooperativo com limitação de comunicação, depois de jogar várias vezes com o mesmo grupo, vocês acabam entrando em sintonia e deixando o jogo muito fácil.” – Mauricio Iwama Takano
- “Porém, por conta de sua simplicidade e mecânica sua rejogabilidade acaba sendo pouco atrativa.” – Thiago Rossato Francisco
Sorte
Prós:
- “Apesar de presente, o quesito sorte é bem baixo. A falta de sorte pode ser contornada com uma boa estratégia de “comunicação”. – Mauricio Iwama Takano
- “O favor sorte influencia bem pouco na partida.” – Thiago Rossato Francisco
Tempo de Jogo
Prós:
- O jogo é muito rápido, cada partida durou em torno de 15 minutos na plataforma do Board Game Arena. É um tempo ideal para a proposta do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “Um jogo relativamente rápido” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Um jogo divertido de se jogar casualmente com os amigos, rápido podendo ser jogado varias vezes sem se cansar um ótimo jogo de entrada.” – Gabriel Sporck Trombini
“é um jogo excelente, podendo causar um pouco de aflição pelas jogadas que os outros estão fazendo (ou por voce ter atrapalhado a jogada de alguém) mas no geral foi muito divertido” – Luiz Paulo de Souza Lopes
“Yokai é um jogo extremamente simples e rápido, muito bom para jogar com crianças (e adultos). Apesar de possuir poucas regras e elas serem simples, é necessário pensar bastante para conseguir vencer. O jogo exige bastante concentração, memória, cooperação e confiança, além de exigir uma “leitura” das jogadas dos colegas. Todas essas são habilidades muito importantes para todos. O tema do jogo é irrelevante, porém, é um tema que atrai muitas pessoas para o jogo. Recomendo o jogo Yokai como um jogo filler, para se jogar entre uma partida e outra de outros jogos.” – Mauricio Iwama Takano
“Um ótimo jogo, fácil de aprender e bom para jogatinas rápidas possuindo também um desafio a mais para os que procuram o mesmo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
“Devido a minha forte preferencia por jogos mais bem elaborados me causa uma repulsão a Yokai, entendo que a proposta no jogo é justamente ser relativamente simples, mas o estilo deste jogo sua mecânica não me encantaram nem um pouco. Apesar disso reconheço que Yokai incentiva muito o trabalho em equipe, algo muito relevante uma vez que até mesmo os jogadores mais competitivos podem sentir o prazer de cooperarem uns com os outros.” – Thiago Rossato Francisco