Carcassonne: Mares do Sul

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Carcassonne: Mares do Sul
Designer: Klaus-Jürgen Wrede
Ano de lançamento: 2013
Capacidade de jogadores: 2 a 5 jogadores
Tempo previsto de partida: 30 minutos
Mecânica: Area Majority / Influence, Set Collection, Tile Placement
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,88 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Carcassonne: Südsee mantém a jogabilidade familiar de colocação de peças do Carcassonne original, com os jogadores adicionando uma peça para a área de jogo em cada rodada e, opcionalmente, colocando um marcador para reivindicar a posse de… alguma coisa. Em vez das conhecidas cidades, estradas e fazendas, no entanto, os jogadores em Carcassonne: Südsee usam seus meeples recolher bananas, marisco e peixe, em seguida, enviar os produtos para comerciantes em troca de pontos.

Carcassonne: Südsee é o primeiro jogo de uma nova série intitulada “Carcassonne Around the World”.

Perfil dos Jogadores

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.

Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!



Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A arte é funcional, as informações são facilmente visíveis.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Arte coerente com o tema e com informações fáceis de se encontrar” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • “Apesar de funcional, não faz muito meu estilo. Além disso, uma das cores de meeple ficam quase imperceptíveis em alguns lugares do mapa por ser muito parecido com a cor da areia das ilhas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Uma arte muito simples e sem graça.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 4

Complexidade

Prós:

  • “O jogo não possui muitas opções de ações, o que reduz um pouco a complexidade do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo possui uma complexidade baixa” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Possui sim suas camadas de complexidade relativamente equilibradas.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Para a proposta do jogo ele é um pouco mais complexo do que precisava. As regras de pescaria e de compra de barcos às vezes são um pouco mais difíceis de ensinar para quem não é acostumado com jogos de tabuleiro modernos.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 3,6

Componentes

Prós:

  • “a plataforma ajuda bastante na colocação das peças mostrando lugares onde é impossível coloca-las e automatiza outros movimentos o que auxilia bastante” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “A plataforma facilita muito o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Os componentes do jogo foram adaptados perfeitamente” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • “A plataforma Yucata não é muito intuitiva, tendo que ficar clicando em “continuar” ou “passar a vez” muitas vezes. Além disso, a ferramenta não informa o que deve ser feito, aconteceu algumas vezes de ficarmos esperando o jogador e ele não saber que tinha que clicar em “passar”.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 4,4

Diversão

Prós:

  • “Me divirto muito com o jogo, é a versão de Carcassonne que mais gosto.” -Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Não me diverti com o jogo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Suas mecânicas não são muito agradáveis, eu não consegui me divertir.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3,4

Estratégia

Prós:

  • “Existem algumas camadas de estratégia no jogo, apesar de não serem muitas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo força o jogador a se adaptar os outros jogadores e a sorte levando sempre a estratégias diferentes” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “É necessário a formação de boas estratégias para vencer.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Em geral a estratégia acaba dependendo mais da sorte, pois, dependendo das peças que você tirar, as estratégias podem mudar.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Porém, isso não é algo tão interessante de se fazer. O fluxo de jogo não me agrado nem um pouco.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3,8

Inatividade

Prós:

  • “não há muitas ações pra fazer em um turno deixando eles bem rápidos e as jogadas dos seus adversários interferem em como voce vai fazer as suas” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Cada turno é muito rápido, por isso o jogador não fica muito tempo parado sem jogar.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O tempo de espera entre turnos foi curto” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Média de avaliação: 4,2

Inovação

Prós:

  • “o jogo traz algumas mecânicas novas dando cara nova ao jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Algumas novas mecânicas, que mudam a dinâmica do jogo, foram adicionadas. O jogo acaba sendo um pouco mais dinâmico (rápido) que o original, pois cada jogador tem menos meeples para trabalhar e nenhum deles é deixado no mapa até o final do jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “o jogo ainda lembra bastante o Carcassonne original” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo não é muito diferente mecanicamente do Carcassonne original.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Não posso dizer com propriedade se Carcassonne foi o primeiro board nesse estilo, mas já joguei outros bem parecido e muito mais interessantes.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3

Interação

Prós:

  • “a jogada dos adversários quase sempre interfere em como voce fará a sua” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Como todos os jogadores interagem em um único mapa, as suas estratégias dependem diretamente das ações dos demais jogadores.” -Mauricio Iwama Takano
  • “Outros jogadores afetam suas jogadas de forma significante” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A interação é necessária para o desenvolvimento da partida.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 4,4

Mecânica + Tema

Prós:

Contras:

  • “o tema foi muito bem encaixado e difere bastante do Carcassonne original, parece realmente outra versão e não só uma repaginada” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “A mecânica de comprar os navios utilizando os produtos coletados no mapa trás uma sensação de realmente estarmos em uma ilha coletando mantimentos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A mecanica e o tema são perfeitamente encaixados” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Esse talvez seja o único ponto positivo de fato de Carcassone, sua mecânica combina bem com esse contexto de “coletores de produtos”.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 4

Regras

Prós:

  • “o manual é bem escrito e ilustrado” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O manual é muito bem escrito e possui ilustrações para ajudar no entendimento.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Regras bem escritas e gerando poucas duvidas” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “As regras estão razoavelmente bem explicadas.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Houve uma unica regra que os jogadores tiveram diferentes interpretações” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Média de avaliação: 4

Rejogabilidade

Prós:

  • “Os jogos mudam muito de uma partida a outra, pois as estratégias dependem muito de como o mapa está se construindo. Devido à aleatoriedade de cada turno, o mapa vai ficando bem diferente em cada partida.” -Mauricio Iwama Takano
  • “As diferentes configurações de tabuleiro “explorado” durante a partida agregam para sua rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Apesar de mudar o mapa, não há muita sensação da diferença entre uma partida e outra.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Não é um board game agradável para jogar mais de uma vez.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3,4

Sorte

Prós:

  • “É possível calcular as probabilidades de sair uma ou outra peça enquanto você está planejando sua estratégia.”. – Mauricio Iwama Takano
  • “A sorte do jogo leva o jogador a constantemente se adaptar” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • “Mesmo com todas as probabilidades ao seu favor, é possível que você tenha pouca sorte na hora de pegar uma peça aleatória. O jogo acaba dependendo mais da sua sorte e da sorte dos outros jogadores em muitos momentos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Em alguns momentos sorte pode ser um fator muito grande entre derrota e vitória” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Esse fator complica bastante o jogo, mas ainda sim as estratégias envolvidas são mais relevantes.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3

Tempo de Jogo

Prós:

  • “o jogo é bem rápido e condiz com o tempo de caixa” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo é bem rápido, conforme sua proposta.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Se tiver jogadores que demoram muito para pensar e calcular todas as probabilidades possíveis, o jogo pode acabar demorando mais do que deveria.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 3,6

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Inteligências Múltiplas de Gardner

Considerações finais dos jogadores

“Um jogo bem intuitivo que quando começa a jogar entende como funciona e a experiência de jogabilidade fica muito boa, jogo que pode parecer simples mas bem divertido.” – Gabriel Sporck Trombini

“do tipo de jogo que “desfaz amizades” sem desfazer amizades, perfeito pra jogar com os amigos e com certeza jogaria de novo” – Luiz Paulo de Souza Lopes

“Apesar de depender bastante da sorte, o jogo é muito divertido e rápido. É possível tentar trabalhar com probabilidade e estratégia para mitigar a sorte, porém, no final é ela (a sorte) quem vai definir o vencedor. Por se tratar de um jogo relativamente rápido, isso não chega a ser exatamente um problemão. É possível que o jogo acabe ficando mais longo do que deveria, se houverem jogadores que demoram muito para pensar o que fazer com sua peça. Para isso, recomendo uma variante nas regras do jogo. A variante consiste em: No seu turno o jogador coloca a peça que está na sua mão, coleta materiais e troca pelos arcos (se desejar) e, logo em seguida, já compra uma outra peça para o próximo turno. Dessa forma, o jogador já pode ficar pensando o que vai fazer com aquela peça quando chegar a sua vez. Claro que isso não vai evitar que esse jogador pare para pensar quando chegar ao seu turno (pois as peças que os outros jogadores colocaram pode mudar sua estratégia), mas, mesmo assim, diminui bastante o tempo para decidir. Infelizmente essa variável não é possível na plataforma Yucata, o que é uma desvantagem para a versão online. Porém, a colocação dos tiles é facilitado um pouco pelo site, mostrando quais são as possíveis posições da sua peça. Em geral Carcassonne Mares do Sul é um jogo muito divertido e rápido, com bastante interação entre os jogadores, e a plataforma Yucata fez um trabalho muito bom em adaptá-lo para o digital.” – Mauricio Iwama Takano

“Um jogo interresante, porem, não fui muito fan das mecanicas e de sorte ser um faotr tão grande no jogo” – Pedro Paulo Pastore Jorge

“No geral Carcassonne não me agradou muito. Além de não comprar a proposta e mecânica do jogo considero o fluxo com o qual ele desenvolve-se pouco atraente e maçante. Francisco