Unicorn Fever (2019)(Tabletopia)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Unicorn Fever
Designer: Lorenzo Silva, Lorenzo Tucci Sorrentino
Ano de lançamento: 2019
Capacidade de jogadores: 2 à 6 jogadores
Tempo previsto de partida: 60 minutos
Mecânica: Betting and Bluffing, Race, Worker Placement
Peso (conforme BoardGameGeek): 2.13 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Uma corrida mágica está prestes a começar!

O que os seres não mágicos não sabem é que, sempre que aparece um arco-íris, todos os unicórnios das redondezas param tudo o que estão fazendo e começam a correr ao longo dele, incapazes de resistir à vontade de mergulhar no pote de ouro que existe no fim do caminho. Milhares de anos atrás, algumas das mentes mais inescrupulosas e moralmente questionáveis do Reino Mágico perceberam que isso seria uma ótima chance de ganhar uma enorme quantia em ouro às custas desses seres puros e inocentes…

Em Unicorn Fever, os participantes assumem o papel de riquíssimos apostadores que, buscando virar o jogo a seu favor, devem assinar contratos escusos e usar magia para manipular a corrida. Cuidado com seu ouro! É preciso usá-lo com sabedoria para não acabar devendo para a Máfia Élfica. Ao final da partida, o jogador que acumular mais glória será o vencedor!

Perfil dos Jogadores

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora nada competitiva, mas se não ganhar, ninguém ganha. Sendo fã do trabalho em equipe, tem preferência para jogos cooperativos, além de jogos “família”, leve e descontraído. Não é do seu agrado jogos muito pesados que os jogadores ficam horas e horas sentados jogando ou aqueles de muitas estratégias. Sempre aberta para conhecer diversos jogos.

Igor Marson Granado: Jogador iniciante, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de todos os estilos de jogos, com preferência por jogos com temas medievais. Não gosta de competir, preferindo jogos cooperativos e quando compete quase sempre perde.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.

Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!

Rafaella Siqueira: Nova nos jogos de tabuleiro, e não muito experiente, porém aceita qualquer jogo proposto e é bem competitiva quando aprende. Gosta tanto dos jogos individuais quanto dos cooperativos.

Steffane Leal Silva Santos: Jogadora iniciante mas gosta bastante de jogos de suspense e adivinhação. (Quase) Imbatível no stop.

José Antonio Menossi: Jogador novato, preferência por jogos rápidos e leves e que não possuam tantas regras, gosto de jogos que incentivam diferentes tipos de estratégia e incentivam uma competição saudável.

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A arte do jogo é linda, tudo muito lúdico e colorido.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Arte bem feita, bonita e coerente com o tema” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A arte é bonita, porém tem muita informação, o que acaba deixando um pouco confuso.” – Rafaella Siqueira
  • “A proposta da arte é divertida.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Muito colorido podendo fazer perder a atenção do jogador” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Colorida demais, sem pensar em aspectos que possam incluir os daltônicos no jogo.” – Igor Marson Granado
  • “O tabuleiro possui muita informação e acaba poluído.” – Jose Antonio Menossi
  • “Apesar de ser colorido combina com o tema, atrapalhava um pouco por excesso de informação e existia areas do tabuleiro que por serem muito claras ficavam quase impossível de enxergar” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Quem tem problemas com cores tem dificuldade com o jogo, pois os símbolos são muito parecidos e difíceis de enxergar. Além disso os componentes são todos muito poluídos, com muita informação em todo lugar, dificultando um pouco a visualização das informações importantes.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A arte é bonita, porém tem muita informação, o que acaba deixando um pouco confuso.” – Rafaella Siqueira
  • “Muita informação e de acordo com relatos de colegas, é ruim para os daltônicos diferenciarem algumas cores.” – Stéffane Leal Silva Santos
  • “Achei um pouco poluída.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Tabuleiro com muitos desenhos onde posicionamos os tokens, podendo dificultar um pouco encontrar as informações. Além disso, as cores das linhas de corrida pode ser um pouco semelhantes para pessoas com alguma dificuldade de diferenciar as cores.” – Vanessa Yukari Hayashida
Média de avaliação: 2,9

Complexidade

Prós:

  • “O jogo é de uma dificuldade mediana” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • Há um relativo equilíbrio.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O jogo possui uma complexidade em excesso para algo que deveria ser simples, muitas das regras poderiam serem resumidas ou reescritas, não há necessidade de tanta coisa para um jogo com a premissa simples.” – Jose Antonio Menossi
  • “O jogo é um pouco mais complexo do que deveria, com muitas regrinhas e muitas coisas para considerar na hora das pontuações.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Muitas regras, difícil de memorizar.” – Stéffane Leal Silva Santos
  • “Algumas mecânicas estão um pouco confusas e “enroladas”.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Alguns efeitos de algumas cartas ficaram confusos, pois os jogadores despertaram dúvidas sobre o efeito ocorrer no início de cada corrida ou cada rolagem de dados.” – Vanessa Yukari Hayashida
Média de avaliação: 3

Componentes

Prós:

  • “De modo geral, o jogo adaptado ficou semelhante ao físico, os tokens, os unicórnios.” – Vanessa Yukari Hayashida

Contras:

  • “Não ficou tão didadico a proposta do jogo na plataforma digital” – Gabriel Sporck Trombini
  • “As cores estavam saturadas demais, sendo necessário utilizar o zoom o tempo todo para conseguir realizar as ações.” – Igor Marson Granado
  • “Se você quiser jogar esse jogo na plataforma online se prepare para uma grande quantidade de tempo, umas das principais causas desses problema e a manipulação do dinheiro do jogo, fichas e apostas o qual devem ser feito arrastando ate sua mão e sendo trocado individualmente o qual leva muito tempo.” – Jose Antonio Menossi
  • “as cores muito claras atrapalhavam a visualização” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo ficou com as cores “estouradas”, as cartas são extremamente brancas, exigindo dar um zoom em cada uma para conseguir ler as informações. Para ver os símbolos dos unicórnios enquanto eles estão na linha de partida, é preciso retirar as miniaturas do lugar. Os tokens de ação ficam um pouco difíceis de visualizar no tabuleiro e não é muito fácil saber quantos ainda restam de cada.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A adaptação do jogo não prove nenhum tipo de ajuda aos jogadores, deixando os jogadores moverem as peças de qualquer forma” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Os jogadores, a maioria senão todos, se queixaram das cartas estarem com as cores estouraram, dificultando a leitura das mesmas.” – Vanessa Yukari Hayashida
Média de avaliação: 2,5

Diversão

Prós:

  • “Quando pega o jeito fica divertido!” – Gabriel Sporck Trombini
  • “A proposta de apostar em uma corrida de unicórnios é bem divertida.” – Jose Antonio Menossi
  • “O jogo é bem divertido, dando espaço para bastante risada durante a partida.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A diversão efetiva acontece no momento da corrida.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Novamente a complexidade desnecessária atrapalha o aproveitamento do jogo.” – Jose Antonio Menossi
  • “Por ser um jogo de difícil entendimento, não foi tão satisfatório jogar, pois ficamos a maior parte tentando entender o jogo, do que jogando.” – Rafaella Siqueira
  • “Antes dos cavalos correrem as mecânicas de apostas são bem maçantes.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3,7

Estratégia

Prós:

  • “Varios tipos de ação que pode fzer no jogo o que pode impactar em varias estratégias” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Acredito que a estratégia do jogo esta bem relacionada ao tema.” – Jose Antonio Menossi
  • “a possibilidade de pontuar de maneiras diferentes dá certa dinâmica ao jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Acredito que existam diversas estratégias diferentes para ganhar o jogo. Todas as ações estão interligadas, desde a escolha das ações até a escolha das cartas para jogar e em quais unicórnios apostar.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo faz com que o jogador tenha que pensar em diversas estrategias diferentes dependendo das jogadas dos outros jogadores deixando a jogatina mais interessante” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Há uma estratégia na sabotagem e ajuda nos cavalos bem definidas e interessantes.” – Thiago Rossato Francisco

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4

Inatividade

Prós:

  • “Em cada turno os jogadores fazem poucas ações, então você acaba não ficando muito tempo sem jogar.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogador esta quase sempre participando durante o jogo com pouco tempo de inatividade” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A rotação de uma ação por jogador ajuda bastante a amortizar a inatividade.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O jogador participa no momento inicial, fazendo com que na hora de contar os pontos leva bastante tempo e o jogador fica sem fazer nada e só assistindo” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Pela plataforma online existe um grande período de inatividade que ocorre quando outro jogador esta manipulando fichas, dinheiro, etc.” – Jose Antonio Menossi
  • “Durante a fase da corrida mesmo o jogador participando não ha muitas decisões a serem feitas, apenas rolagem de dados” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Durante a corrida, se um jogador só controlar tudo pode ficar maçante.” – Thiago Rossato Francisco
Media de avaliação: 3,5

Inovação

Prós:

  • “Não diria inovadora mas é divertida.” – Jose Antonio Menossi
  • “o jogo usa bem de mecânicas já existentes para dar característica ao jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo possui algumas mecânicas interessantes, achei o sistema de chances de ganhar bem interessante.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A proposta é bem diferente.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “A quantidade de mecânicas inseridas acabou deixando o jogo um pouco complexo.” – Mauricio Iwama Takano
Media de avaliação: 3,6

Interação

Prós:

  • “Fazendo com que o jogo precisa entender a estrategias dos outros jogadores o jogo fica mais competitivo” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Bastante interativo, induzindo os jogadores a participarem o tempo todo.” – Igor Marson Granado
  • “É necessário perceber os tipos de apostas que estão sendo feitas.” – Jose Antonio Menossi
  • “Existe muita interação com os demais jogadores, praticamente todas as ações realizadas dependem das ações dos demais.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Os jogadores interagem e afetam as estratégias um dos outros a todo o momento” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O esquema de escolher os contratos é divertido, muito legal.” – Stéffane Leal Silva Santos
  • “A interação dos jogadores é bem pontual.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A movimentação de cada unicórnio depende das cartas que são posicionadas para eles, assim torna o jogo com uma grande interação com os adversários.” – Vanessa Yukari Hayashida

Contras:

  • “As cartas de acusação limitam um pouco você argumentar sua inocência, casos como voto geral em que a maioria dos jogadores devem concordar e acusar alguém seriam mais divertidos.” – Jose Antonio Menossi
Média de avaliação: 4,3

Mecânica + Tema

Prós:

  • “A mecânica condiz bem com o tema.” – Jose Antonio Menossi
  • “a ideia de apostar em uma corrida de unicórnios onde o mundo magico interage nelas foi muito bem pensada” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “A mecânica casa muito bem com o tema, dá para sentir que você está realmente em um mundo mágico assistindo a uma corrida de unicórnios.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4

Regras

Prós: Nenhum pró informado

Contras:

  • “Tanta coisa no jogo que não fica tão explicito no manual” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Regras difíceis para iniciantes entenderem.” – Igor Marson Granado
  • “Desnecessariamente complexas e difíceis de entender, o manual do jogo também é confuso com regras sendo espalhadas no começo meio e fim.” – Jose Antonio Menossi
  • “o entendimento do manual é um pouco complicado com as regras meio espalhadas” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O manual não está muito bem escrito, deixando espaço para dúvidas. Além disso, as informações estão muito jogadas, dificultando um pouco na hora de localizar regras específicas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O maior problema do jogo esta em seu manual de regras confuso que gerou diversas duvidas durante a jogatina” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Eu particularmente achei as regras bem complexas, o que foi tornando o jogo difícil de entender.” – Rafaella Siqueira
  • “As regras estão pouco claras.” – Thiago Rossato Francisco
Media de avaliação: 2,4

Rejogabilidade

Prós:

  • “modos de pontuação diversos com certeza trarão ao jogo experiências novas em partidas futuras” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Logo no setup inicial, muitas coisas são aleatórias e mudam um pouco o rumo do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Por conta da constante interação entre players jogos tendem a ser bem menos repetitivos” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • “Com seu grande tempo de jogo e mesma mecânica acredito que enjoaria fácil de jogar o jogo repetidamente.”- Jose Antonio Menossi
  • “Mesmo com a preparação inicial diferente em cada jogo, sinto que não há muita mudança significativa nas estratégias do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 3,3

Sorte

Prós:

  • “A sorte é um elemento principal no jogo já que se trata de apostas, na minha opinião não é algum ruim já que condiz com o tema.” – Jose Antonio Menossi
  • “é um jogo de apostas, o fator sorte é importante pra temática” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O quesito sorte, apesar de presente, pode ser mitigado de diversas formas. Cada unicórnio possui mais ou menos chances de ganhar em cada rodada, além disso, é possível jogar cartas que podem aumentar ou diminuir as chances deles ganharem. Além de outras estratégias que podem te dar pontos mesmo se os unicórnios que você apostou não ganharem.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: Nenhum contra informado.

Media de avaliação: 3,8

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo está bem regulado. Sendo possível ajustar bem a quantidade de rodadas.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O jogo demanda uma quantidade maior de horas, e para principiante pode demorar mais ainda para pegar o jeito” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Na plataforma online o jogo leva muito tempo, totalmente desproporcional a proposta.” – Jose Antonio Menossi
  • “Achei que o jogo é bastante demorado. Pelo design e arte do jogo, imaginei que seria um jogo rápido e fácil, porém é bastante complexo e demorado.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O tempo de jogo foi estendido por conta de ter que checar as regras diversas vezes por conta de confusões em relação as mesmas” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Média de avaliação: 2,9

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Considerações finais dos jogadores

“A ideia do jogo me atraiu, por ser a primeira fez com o contato tive certa dificuldade de entender a mecanica do jogo e entender as estrategias dos meus adversários, mas ao decorrer do jogo ficou mais claro e assim foi possivel uma maior diversão, indico esse jogo para as pessoas que gostam de um jogo mais demorado e com uma estratégia mais profunda” – Gabriel Sporck Trombini

“O jogo possui uma proposta bacana, mas acaba perdendo muito de sua graça com preparações regras e tempo desproporcional principalmente na plataforma virtual.” – Jose Antonio Menossi

“apesar do manual complexo e das cores claras estouradas o jogo não é ruim e depois de jogar 1 ou 2 rodadas ja da pra pegar o jeito, com certeza jogaria de novo” – Luiz Paulo de Souza Lopes

“Unicorn Fever é um jogo que engana muito com sua aparência fofinha e colorida, por trás de suas cores e desenhos bonitinho ele esconde um jogo bastante complexo e bastante estratégico. É um jogo para aqueles que gostam de quebrar a cabeça e pensar em estratégias a longo prazo, que não é o meu caso na maioria das vezes. O jogo também traz bastante interação entre os jogadores, com uma mecânica forte de “Take That”. Por fim, é um jogo divertido, proporcionando momentos de risada mesmo para quem não gosta muito do estilo de jogo. Mas definitivamente não é um jogo para qualquer um.” – Mauricio Iwama Takano

“Um jogo divertido e interessante que pode ser explicado facilmente caso um jogador ja saiba as regras, porem sofre muito por conta de seu manual difícil de entender” – Pedro Paulo Pastore Jorge

O jogo no começo pareceu bem interessante e legal, as imagens são bonitas, porém quando a gente foi tentar jogar, ficou bem confuso, pois não entendíamos o que cada coisa fazia, e no fim acabamos não entendemos o objetivo do jogo.
Talvez numa próxima e com mais tempo, seria interessante tentar aprender melhor sobre o jogo e assim entender como ele realmente é.” – Rafaella Siqueira

“Jogo divertido, mas muito longo.” – Stéffane Leal Silva Santos

“Unicorn Fever tem uma proposta divertida e emocionante quanto a corrida de unicórneos. Senti que faltou algum refino nas regras de apostas e ação permitidas aos jogadores antes da corrida. Entendo que isso deve-se ao fato de acelerar as decisões estratégicas reduzidos as possibilidades disponíveis, porém acaba “engessando” os jogadores.” – Thiago Rossato Francisco

“O jogo proporcionou muita diversão ao jogador, possui uma ótima rejogabilidade, já que as estratégias são baseadas nas interações entre todos os jogadores. Apesar de alguns componentes não estarem devidamente adaptados na plataforma, acredito que não atrapalhou no desenvolvimento da partida.” – Vanessa Yukari Hayashida