Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Salem 1692
Designer: Travis Hancock
Ano de lançamento: 2015
Capacidade de jogadores: 4 à 6 jogadores
Tempo previsto de partida: 45 a 60 minutos
Mecânica: Hand Management Player Elimination Traitor Game Voting
Peso (conforme BoardGameGeek): 2.04 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Acuse e defenda os seus companheiros habitantes da cidade enquanto você caça as bruxas de Salem.
O ano é 1692, e é um tempo perigoso para viver na cidade de Salem, Massachusetts. Um passo errado, ou uma acusação descabida, e você pode ser o próximo bruxo para pendurar. “Salem” leva os jogadores a este mundo perigoso e lhes permite voltar a viver a tensão, política e extremismo religioso daquela época.
O jogo é embalado em uma caixa de livro falso que fecha magneticamente. O jogo, disfarçado como um livro de couro desgastado, pode facilmente esconder-se em sua estante e disfarçar-se como uma antiguidade.
Os jogadores podem jogar como aldeões proeminentes da cidade velha de Salem, e até mesmo ler seus bios no manual de instruções. A menina servo Mary Warren, pastor Samuel Parris, fazendeiro John Proctor, contador de histórias Tituba, e mendigo Sarah Good são alguns dos 12 personagens apresentados no jogo.
Para os jogadores, cada um agindo como um desses personagens únicos, são dadas 3-5 cartas Tryal (dependendo do número de jogadores). Estas cartas Tryal revelam a verdadeira identidade de cada jogador, “bruxa” ou “Não é uma bruxa.”
Em pouco tempo, as acusações estão voando, e gritos de “Ela é uma bruxa!” acordarão os vizinhos. Você será o herói que expurga sua cidade de bruxas, ou você será acusado injustamente e pendurado por bruxaria? Ou talvez você será uma bruxa mesmo, escapando da perseguição e trazendo Salem para a destruição.
Perfil dos Jogadores
Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.
Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.
Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).
Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora nada competitiva, mas se não ganhar, ninguém ganha. Sendo fã do trabalho em equipe, tem preferência para jogos cooperativos, além de jogos “família”, leve e descontraído. Não é do seu agrado jogos muito pesados que os jogadores ficam horas e horas sentados jogando ou aqueles de muitas estratégias. Sempre aberta para conhecer diversos jogos.
Igor Marson Granado: Jogador iniciante, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de todos os estilos de jogos, com preferência por jogos com temas medievais. Não gosta de competir, preferindo jogos cooperativos e quando compete quase sempre perde.
Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.
Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!
Rafaella Siqueira: Nova nos jogos de tabuleiro, e não muito experiente, porém aceita qualquer jogo proposto e é bem competitiva quando aprende. Gosta tanto dos jogos individuais quanto dos cooperativos.
Steffane Leal Silva Santos: Jogadora iniciante mas gosta bastante de jogos de suspense e adivinhação. (Quase) Imbatível no stop.
José Antonio Menossi: Jogador novato, preferência por jogos rápidos e leves e que não possuam tantas regras, gosto de jogos que incentivam diferentes tipos de estratégia e incentivam uma competição saudável.
Critérios Avaliados
Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:
Estruturação da Avaliação
Esta resenha está dividida da seguinte forma:
- Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
- Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Arte bem desenvolvida, cartas com fácil identificação das ações.” – Igor Marson Granado
- “Gostei muito da arte do jogo , embora sendo pouca, condiz com o tema.” – Jose Antonio Menossi
- “as cartas amareladas e o esquema de cores faz ambienta o jogo na data do tema” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “A arte do jogo é muito bonita e as informações fáceis de achar.” – Mauricio Iwama Takano
- “Arte bem feita, de fácil entendimento e coerente com o tema” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “É bem intuitivo, a arte faz total sentido.” – Steffane Leal Silva Santos
- “A arte é temática com a época representada.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “A arte é básica.” – Thiago Rossato Francisco
Complexidade
Prós:
- “A complexidade condiz com a proposta do jogo, com diversas ações para realizar durante o jogo que nos remetem aos tempos em que havia caça as bruxas.” – Igor Marson Granado
- “Jogo pouco complexo, lembra muito jogos como Cidade Dorme ou Lobisomem.” – Jose Antonio Menossi
- “O jogo é bem simples, com pouca complexidade, o que condiz com a proposta do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “Jogo com uma complexidade media” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Achei um jogo muito fácil de aprender, o que ajuda muito” – Rafaella Siqueira
- “É bem fácil de aprender.” – Thiago Rossato Francisco
- “Apesar de ter detalhes em alguns momentos do jogo, sua complexidade é condizente com a proposta de jogo.” – Vanessa Yukari Hayashida
Contras:
- “Não gostei muito da mecânica de transformar outros em bruxas.” – Jose Antonio Menossi
- “Poderia ter um pouco mais de complexidade.” – Mauricio Iwama Takano
- “O sistema de caça de passagem de “quem” é a bruxa é muito falho na minha opinião. Probabilisticamente falando é até que fácil encontrar a bruxa. O jogo parece ter sido projetado para jogar com muitas pessoas.” – Thiago Rossato Francisco
Componentes
Prós:
- “Os elementos físicos do jogo foram bem adaptados.” – Igor Marson Granado
- “Possui todas as funcionalidades necessárias para jogar o jogo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Contras:
- “Algumas ações durante o jogo foram mal adaptadas, como quando os jogadores decidem jogar com um moderador, algumas ações dos jogadores no fim do turno ficam meio lentas devido a difícil compreensão do moderador e jogadores.” – Igor Marson Granado
- “É preciso de muita confiança em seus amigos jogando o jogo, já que você precisa confiar que os outros não irão abrir seus olhos.” – Jose Antonio Menossi
- “algumas mecânicas por serem a versão digital são dificultadas por exemplo pegar uma carta específica sem os outros jogadores olharem requer que se coloque as cartas na mão e devolve-las por padrão coloca elas viradas pra cima, as vezes componentes sumiam para alguns jogadores mas acredito que isso seja limitações da plataforma outra coisa é que a versão original é até 12 jogadores sendo que online somente até 5 (6 na versão paga)” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “A plataforma torna o jogo muito mais demorado do que deveria. Poderiam pensar em alternativas para as cartas de julgamento, pois, da forma como está, é necessário que cada um pegue as cartas na mão para olhá-las e depois as devolva viradas para baixo. Além de demorado, é passível de erros. As cartas de morte também ficaram ruins, pois precisamos tirar todas do saco para conseguirmos achar aqueles que estão em jogo, e depois devolver as que não formos utilizar. Sem contar que o saco de cartas de morte não apareceu para todos os jogadores em todas as vezes que jogamos. A forma de seleção da pessoa que será executada também ficou bastante demorada e não intuitiva na versão online. Além disso tudo, a versão digital permite apenas 5 jogadores na sua verão gratuita e 6 na versão paga. Na versão física do jogo é possível jogar com até 12 jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
- “O sistema não ajuda os jogadores a jogarem o jogo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Acredito que poderiam implementar algo para “vendar” os jogadores quando é preciso.” – Vanessa Yukari Hayashida
Diversão
Prós:
- “A mecânica do jogo é divertida, pois permite muitas reviravoltas engraçadas durante a partida, é um jogo que se tem chance de ganhar até a ultima rodada dependendo da sua estratégia.” – Igor Marson Granado
- “É um jogo que exige ser convincente para conseguir sair de situações perigosas, pessoalmente gosto muito desse estilo.” – Jose Antonio Menossi
- “O jogo é divertido, mesmo tendo eliminação de jogadores, ele é suficientemente curto para não haver muitos problemas.” – Mauricio Iwama Takano
- “O jogo é divertido quando todos os jogadores estão investidos na jogatina” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Foi um jogo muito divertido, o tempo passou muito rápido enquanto eu jogava.” – Steffane Leal Silva Santos
- “Dá para divertir-se bem.” – Thiago Rossato Francisco
- “A dinâmica é bem semelhante com um jogo chamado “cidade dorme”, que particularmente é do agrado do jogador, desse modo o jogador se divertiu.” – Vanessa Yukari Hayashida
Contras:
- “Talvez com muitos jogadores, seja bem ruim ser eliminado muito no começo do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “O problema é a eliminação de jogadores que acaba precocemente com a diversão de alguns.” – Thiago Rossato Francisco
Estratégia
Prós:
- “O jogo possui diversos caminhos a se seguir, possibilitando ganhar sozinho ou com vários jogadores, sua mecânica contribui para que seja muito enigmático tornando difícil para o jogador possuir apenas uma linha estratégica.” – Igor Marson Granado
- “o jogo tem estratégia suficiente e e o fato de cada personagem ter seu poder ajuda o jogo a não ficar na mesmice” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “Acredito que haja várias formas de se ganhar, sendo ou não uma bruxa.” – Mauricio Iwama Takano
- “Cada jogador possui a própria estratégia que muda constantemente e que é complexa o suficiente para manter os jogadores entretidos o jogo todo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Salem mescla muito bem o pensamento lógico com o blefe.” – Thiago Rossato Francisco
- “A cada noite é necessário criar uma “nova” estratégia, ou até mesmo durante os turnos tornando o jogo bem dinâmico.” – Vanessa Yukari Hayashida
Contras:
- Acho que pela simplicidade o jogo acaba tendo uma ou duas maneiras de vencer.” – Jose Antonio Menossi
Inatividade
Prós:
- “sendo um jogo de blefe ver como os outros estão jogando ajuda na hora de fazer a propria jogada. Por isso você não fica muito tempo sem fazer nada.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “Os turnos de cada jogador são bem curtos. Como jogamos em apenas 5 jogadores em todas as partidas, a nossa vez chegava rapidinho.” – Mauricio Iwama Takano
- “Os jogadores estão sempre procurando por sinais que de que outros jogadores são bruxas, tornando os turnos de outros jogadores em momentos interativos” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Mesmo quando não é a sua vez, o jogador consegue prestar atenção na jogada de seus adversários pra poder descobrir quem é a bruxa” – Steffane Leal Silva Santos
- “Por ser um jogo que é necessário a conversa entre os jogadores a todo momento, o jogo se torna bem dinâmico; o jogador não fica muito tempo inativo.” – Vanessa Yukari Hayashida
Contras:
- “Depende de qual “classe” você esta jogando, como um cidadão comum você passa bastante tempo inativo.” – Jose Antonio Menossi
- “Em partidas com muitos jogadores pode ficar bastante demorado para chegar sua vez. Além disso, na fase da noite, se você não tiver cargo nenhum, pode ficar um bom tempo sem fazer nada.” – Mauricio Iwama Takano
- “Os jogadores estão sempre procurando por sinais que de que outros jogadores são bruxas, tornando os turnos de outros jogadores em momentos interativos” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Inovação
Prós:
- “A mecânica do jogo faz este remeter a época em que ainda havia caça as bruxas, dando um ar misterioso ao jogo.” – Igor Marson Granado
- “Algumas cartas tem uma pegada legal em relação a feitiços e proteções.” – Jose Antonio Menossi
- “a mecânica de blefe e acusação é antiga mas ela foi muito bem usada na temática” – a mecânica de blefe e acusação é antiga mas ela foi muito bem usada na temática
- “É bem parecido com o jogo Werewolf” – Steffane Leal Silva Santos
- “Me surpreendi com a mecânica do jogo.” – Thiago Rossato Francisco
- “Apesar do jogo de tabuleiro ser baseado em um jogo (que não é de tabuleiro), nunca tinha visto algum outro jogo com mecânica semelhante.” – Vanessa Yukari Hayashida
Contras:
- “A mecânica do jogo deriva de outros jogos como Cidade Dorme e Lobisomem.” – Jose Antonio Menossi
- “O jogo se parece muito com o jogo lobisomem por uma noite, com algumas pequenas alterações.” – Mauricio Iwama Takano
- “Salem é um jogo que possui diversas versões tanto digitais quanto físicas e esta versão não trouxe nada novo ao jogo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Essa mecânica não funciona bem com poucos jogadores.” –
Interação
Prós:
- “A base desse jogo é a interação, não há como os cidadãos ganharem jogando sozinhos.” – Jose Antonio Menossi
- “ver a jogada do outros jogadores ajuda a entender o andar do jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “O jogo é basicamente movido a interações entre os jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
- “Os jogadores estão sempre interagindo uns com os outros” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “A interação é essencial e estimulada o tempo todo pelo próprio jogo.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “As cartas de acusação limitam um pouco você argumentar sua inocência, casos como voto geral em que a maioria dos jogadores devem concordar e acusar alguém seriam mais divertidos.” – Jose Antonio Menossi
Mecânica + Tema
Prós:
- “A mecânica do jogo faz este remeter a época em que ainda havia caça as bruxas, dando um ar misterioso ao jogo.” – Igor Marson Granado
- “Achei que o tema encaixa muito bem com a mecânica, já que a história se passa em Salem em 1692 onde ocorreram os julgamento das bruxas na realidade.” – Jose Antonio Menossi
- “Achei a temática do jogo muito bem encaixada com as mecânicas.” – Mauricio Iwama Takano
- “A mecânica encaixa perfeitamente com o tema do jogo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Essa mecânica tem coerência com o tema.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Porém, essa mecânica é bem genérica para o tema no qual um impostor é caçado.” – Thiago Rossato Francisco
Regras
Prós:
- “As regras são suficientes para entender o jogo sem problemas.”- Jose Antonio Menossi
- “As regras em relação a jogatina com um moderador foram fáceis de entender e houveram poucos momentos de confusão em relação as regras durante a jogatina” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Simples e objetivas.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “De difícil entendimento para jogar sem um moderador.” – Igor Marson Granado
- “O manual está um pouco confuso, algumas regras não ficam bem claras. Há bastante repetição de regras, o que acaba confundindo um pouco o leitor. Além disso, não são colocados exemplos durante as explicações.” – Mauricio Iwama Takano
- “As regras sobre como jogar sem um moderador foram confusas e não fui capaz de compreendê-las” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Alguns pontos ficam um pouco subjetivos, dificultando o entendimento por completo.” – Vanessa Yukari Hayashida
Rejogabilidade
Prós:
- “Jogo com muitos caminhos e estratégias a se seguir por parte dos jogadores que são bruxas, permitindo que não seja enjoativo conforme se jogue.” – Igor Marson Granado
- ” Por o jogo depender mais da interação entre os jogadores acredito que sua rejogabilidade seja boa, pois nenhuma partida vai ser exatamente igual a outra.” – Jose Antonio Menossi
- “O jogo contém uma quantidade boa de personagens diferentes (com poderes diferentes) que cada jogador pode escolher/sortear, além das configurações das cartas de julgamento e das cartas de Salem. Isso tudo e o fato do jogo depender muito da interação entre os jogadores, faz com que cada jogo seja único.” – Mauricio Iwama Takano
- “Devido as diferentes habilidade dos personagens e distribuição das cartas.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “A variedade de cartas de Salem poderia ser maior.”- Mauricio Iwama Takano
- “Devido as diferentes habilidade dos personagens e distribuição das cartas.” – Thiago Rossato Francisco
Sorte
Prós:
- “Acredito que a sorte não seja um fator muito grande no jogo, você precisa dela para que não virem sua carta mostrando qual é sua classe” – Jose Antonio Menossi
- “a sorte nesse jogo é bem usada sendo que ela pode trocar o jogador de time dando dinâmica ao jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “O jogo envolve mais blefe e dedução do que sorte nas cartas.” – Mauricio Iwama Takano
- “A sorte no jogo não faz o jogador se sentir injustiçado em nenhum momento” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Com a dinâmica acelerada de uso e compras de cartas a sorte torna-se um fator complementar.” -Thiago Rossato Francisco
Contras: Nenhum contra informado.
Tempo de Jogo
Prós:
- “Para 5 jogadores o tempo de jogo foi satisfatório.” – Mauricio Iwama Takano
- “Bem balanceado.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Por mim o jogo deveria se estender um pouco mais alterando algumas mecânicas.” – Jose Antonio Menossi
- “o fato dessa plataforma se parecer bastante com uma mesa analógica trás a sensação de estar jogando o jogo real mas aumenta um pouco o tempo de jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “Talvez com mais jogadores fique um pouco mais demorado do que deveria, principalmente para os primeiros eliminados da partida. Além disso, a plataforma utilizada para jogar o jogo online fez com que o jogo demorasse muito mais que o normal.” – Mauricio Iwama Takano
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Um jogo divertido, combinando muitas estratégias e diversão, podendo “vingar” do seu amigo, mas depedendo se o jogador tiver sorte ou a estratégia do jogador em que é a bruxa não for tão boa, o jogo pode se tornar bem rapido, o que não seria ideal, mas a questão de poder argumentar e confundir os adversários é muito boa.” – Gabriel Sporck Trombini
“É um bom jogo para se jogar presencialmente na opção com moderador, pois com plataformas online a sua mecânica não se adapta muito bem. É um jogo bem ambientado com temática e mecânica muito legal, fazendo o jogador se sentir na época da caça as bruxas.” – Igor Marson Granado
“Gostei muito do jogo principalmente por ter já jogado outros como Cidade Dorme que possui muito em comum com Salem 1692, sempre gostei desse estilo de ter de mentir, ser convincente e ter que dar seus pulos para sair de situações comprometedoras e dificultosas, em geral o jogo tem um ótimo potencial que poderia ter sido explorado um pouco mais.” – Jose Antonio Menossi
“o jogo é divertido e a mecânica com a temática foram muito bem encaixados com certeza jogarei mais vezes” – Luiz Paulo de Souza Lopes
“O jogo é super divertido e muito interativo. É possível praticar bastante a arte de persuasão e de investigação com ele. Em 5 jogadores o jogo correu super bem, porém, temo que com muitos jogadores possa ficar um pouco mais demorado. O tema pode não ser muito adequado para algumas idades ou para alguns públicos, podendo ser adaptado para que se “prenda” a bruxa, em vez de colocá-la na fogueira, e as bruxas “capturam” uma pessoa, em vez de matá-la.
A plataforma utilizada tem a vantagem de ser gratuita, porém é um pouco pesada para alguns computadores/internet e torna o jogo bem mais demorado que o normal (principalmente quando há pessoas que não são familiarizadas com ela).
Recomendo o jogo para ser jogado em reuniões com muitas pessoas. Inclusive pode ser utilizado em ambiente empresarial para treinamento social.” – Mauricio Iwama Takano
“Salem é um jogo extremamente divertido de se jogar com amigos e esta versão possui uma ótima arte e qualidade” – Pedro Paulo Pastore Jorge
“O jogo é muito divertido, com certeza jogarei novamente.
Fácil de aprender e de jogar, o que ajuda muito jogadores novos” – Rafaella Siqueira
“Jogo muito divertido.” – Steffane Leal Silva Santos
“No geral Salem é um bom jogo, porém acredito que só é possível extrair o melhor dele como um party game com sete ou mais pessoas. Sua mecânica diferente de “passar” a condição de bruxa para outros e proteger a gente como vigia da cidade é bem interessante. Como critica fica: o desbalanceamento dos personagens, pouca variedade de cartas e a eliminação de jogadores.” – Thiago Rossato Francisco
“Apesar do jogo de tabuleiro ser baseado em um jogo (cidade dorme) achei a mecânica+temática originais, já que nunca ouvi falar em algum outro board game com a mesma mecânica. Mesmo que a adaptabilidade do jogo na plataforma deixou a desejar, não impediu a diversão e a jogabilidade.” – Vanessa Yukari Hayashida