Alhambra (2003) – Versão Board Game Arena (BGA)

Alhambra no Boarg Game Arena

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Alhambra
Designer: Dirk Henn
Ano de lançamento: 2003
Capacidade de jogadores: 2 à 6 jogadores
Tempo previsto de partida: 45 a 60 minutos
Mecânica: Card Drafting, Hand Management, Set Collection, Tile Placement
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,12/5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Em Alhambra, os jogadores adquirem edifícios para colocar dentro de seu complexo Alhambra.

Na vez de um jogador, ele pode pegar dinheiro do mercado monetário aberto, comprar um edifício do mercado da construção civil, ou se envolver em projetos de construção e re-construção de edifícios que foram colocados na reserva do jogador. O jogo recompensa a eficiência, como quando um jogador compra um edifício do mercado com a quantidade exata de dinheiro, o jogador pode jogar novamente.

Jogadores com o maior número de edifícios em cada um dos seis tipos de construção pontuam em cada uma das fases de contagem de pontos. O jogo termina quando o mercado de construção não pode mais ser reabastecido a partir do fornecimento de prédios, e há uma contagem de pontos final, quando então o jogador com a maior pontuação ganha.

Perfil dos Jogadores

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora há 03 anos, com preferência a jogos estratégicos. Um pouco competitiva, mas gosta de jogos cooperativos, principalmente os que são em tempo real. Jogos complexos, com muitas regras e longa duração, não chamam a atenção. Não tem preferência por temática, desde que atenda aos outros requisitos.

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora nada competitiva, mas se não ganhar, ninguém ganha. Sendo fã do trabalho em equipe, tem preferência para jogos cooperativos, além de jogos “família”, leve e descontraído. Não é do seu agrado jogos muito pesados que os jogadores ficam horas e horas sentados jogando ou aqueles de muitas estratégias. Sempre aberta para conhecer diversos jogos.

Igor Marson Granado: Jogador iniciante, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de todos os estilos de jogos, com preferência por jogos com temas medievais. Não gosta de competir, preferindo jogos cooperativos e quando compete quase sempre perde.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.

Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!

Rafaella Siqueira: Nova nos jogos de tabuleiro, e não muito experiente, porém aceita qualquer jogo proposto e é bem competitiva quando aprende. Gosta tanto dos jogos individuais quanto dos cooperativos.

Steffane Leal Silva Santos: Jogadora iniciante mas gosta bastante de jogos de suspense e adivinhação. (Quase) Imbatível no stop.

José Antonio Menossi: Jogador novato, preferência por jogos rápidos e leves e que não possuam tantas regras, gosto de jogos que incentivam diferentes tipos de estratégia e incentivam uma competição saudável.

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Para daltônicos possuem símbolos para classificar os edifícios facilitando a identificação destes.”- Igor Marson Granado
  • “Arte bem simplória, não polui o ambiente.” – José Antonio Menossi
  • “Bem ilustrado, super coerente com a temática do jogo. As informações necessárias são fáceis de serem encontradas nos tokens/cartas.” – Vanessa Yukari Hayashida
  • “Há moedas e construções bem variadas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Arte bem feita e coerente com o tema.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A arte do jogo é bem feita, e as informações são fáceis de encontrar.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Intuitiva, fácil de associar as cores com suas características.” – Steffane Leal Silva Santos
  • “O jogo é muito bonito e o fato de cada construção representar um povo foi uma ambientação muito bem feita.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Pessoalmente o estilo da arte não me agrada muito. Além disso, acho os muros um pouco difíceis de serem observados nas peças, pois são apenas uma pequena linha nos cantos. Também fico muito confuso com a cor das peças e a cor do dinheiro que devemos usar para pagar. Aconteceu mais de uma vez de eu juntar dinheiro para comprar uma peça (a peça verde, por exemplo), e, quando vou pagar, vejo que era outro tipo de dinheiro (pois a peça estava na parte do dinheiro amarelo, por exemplo).” – Mauricio Iwama Takano
  • “Uma arte bem básica.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Poderia ser um pouco mais detalhada.” – José Antonio Menossi

Média de avaliação: 4,0

Complexidade

Prós:

  • “A complexidade é condizente com a proposta do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É fácil entender o que você deve fazer no jogo.” – José Antonio Menossi
  • “Jogo possui um ar simplista, e é fácil de entender, deixando a complexidade para as estratégias dos jogadores.” – Igor Marson Granado
  • “Fácil entendimento, o que deixa o jogo bem mais interessante.” – Rafaella Siqueira
  • “Possui uma complexidade bem balanceada.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo foi complexo o suficiente para que houvesse sempre algo no que pensar para a sua estratégia.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O esquema de paredes dificulta o jogo e faz com que seja mais interessante.” – Steffane Leal Silva Santos

Contras:

  • “Reorganizar o seu Alhambra pode ser complicado caso as peças não forem bem escolhidas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Algumas regras são um pouco mais complexas do que necessário.” – José Antonio Menossi
  • “Preferiria que houvessem mais mecânicas.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A complexidade depende das atitudes que tomo durante a jogada. O jogo em si não é muito complexo, é básico, mas não chega faltar.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,9

Componentes

Com relação a adaptação do jogo à plataforma digital

Prós:

  • “A versão digital facilita muito o desenrolar do jogo, automatizando vários passos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo foi muito bem adaptado.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Interface intuitiva, bom alinhamento do tabuleiro e demais objetos do jogo.” – Igor Marson Granado
  • “O jogo funciona perfeitamente na plataforma digital.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Em geral, o jogo na plataforma foi bem projetado.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Não fica muito claro que é para você colocar a peça que você acabou de comprar na sua Alhambra, e que isso só pode ser feito depois de você fazer todas suas ações (caso você ganhe ações extras). Quando jogando com pessoas que nunca tinham jogado antes, aconteceu mais de uma vez de elas não entenderem o que estava sendo pedido e acabavam pulando a fase de colocar a peça na Alhambra sem querer. A fase de pontuação também fica muito difícil de entender, já que o jogo faz tudo automático. Então fica mais difícil de traçar as estratégias para quem não está tão familiarizado com o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Algumas situações ficaram confundidas na hora de jogar.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Senti certa dificuldade em aspectos como a compra de cartas.” – José Antonio Menossi
  • “De forma geral, o jogo foi muito bem adaptado, porém no fim, na parte de pontuação fica um pouco confuso pois é feita de maneira automática e rápida, fazendo com que os jogadores fiquem “perdidos” sobre onde vem os pontos.” – Vanessa Yukari Hayashida
  • “É necessário dar zoom para ver alguns objetos do jogo, tais como as construções, atrapalhando um pouco o jogo.” – Igor Marson Granado
  • “Algumas ações deixaram os jogadores confusos de como realizar a mesma.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Fica um pouco difícil visualizar a sua alhambra, este espaço não foi muito bem colocado. As cartas disponíveis para compra são posicionadas em lugares com cores diferentes, confundindo na hora da compra.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “As ações acontecem muito rapido (sem animação) então fica difícil saber o que esta acontecendo, por exemplo quando o turno vai acabar.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Média de avaliação: 3,5

Diversão

Prós:

  • “Apesar de não fazer muito meu estilo, é um jogo divertido e rápido.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Achei divertido a construção da cidade.” – José Antonio Menossi
  • “Muito bom para jogar com vários jogadores, por ser um jogo simples e rápido, fazendo com que o jogador não se sinta entediado e se divirta bastante.” – Igor Marson Granado
  • “Adorei a jogabilidade, o que aumentou ainda mais a minha competitividade.” – Rafaella Siqueira
  • “O jogo é divertido e possui uma ótima interação na forma como os jogadores competem.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O tempo passou muito rápido enquanto jogava com os meus colegas.” – Steffane Leal Silva Santos
  • “Bastante imersivo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Eu me divirto muito com esse jogo.”- Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Sinto falta da interação com os colegas, o jogo é muito individualista.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Um pouco enjoativo.” – José Antonio Menossi

Média de avaliação: 4,5

Estratégia

Prós:

  • “A estratégia faz-se necessária para o planejamento dos combos de ação, escolha de novas peças do Alhambra e cartas de dinheiro no momento certo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Você consegue traçar uma estratégia logo no início do jogo, porém dependendo do caminhar da jogatina, é necessário alterá-la.” – Vanessa Yukari Hayashida
  • “É possível traçar diversas estratégias diferentes para se ganhar o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É possível utilizar vários tipos de estratégia, deixando o jogo mais aberto a todos o tipos de jogadores.” – Igor Marson Granado
  • “Durante o jogo é possivel construir diversas formas de se conseguir a vitoria e sua estratégia deve mudar constantemente por conta dos jogadores a sua volta.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O jogo é bem elaborado, é importante escolher bem a hora de comprar as moedas ou as casas.” – Steffane Leal Silva Santos
  • “É possível reconstruir as estratégias durante o jogo, ou sustentar a mesma até o final. A parte de poder reconstruir a Alhambra colabora para sustentar uma mesma estratégia até o fim do jogo, se for bem planejada.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Há varias maneiras de usar da mecânica do jogo para se conseguir pontos.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Senti que não há muitas estratégias a serem aplicadas.” – José Antonio Menossi

Média de avaliação: 4,2

Inatividade

Prós:

  • “O turno de cada jogador é relativamente rápido, normalmente ele faz apenas uma jogada e já termina. Por isso você não fica muito tempo sem fazer nada.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogador precisa repensar sua estratégia constantemente mesmo quando não é sua vez de jogar.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O fato de você poder alocar a nova peça na construção enquanto os outros estão pensando na jogada ajuda bastante.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Os turnos entre jogadores são rápidos pois as ações a serem praticadas são simples, deixando o jogo mais fluido.” – Igor Marson Granado
  • “Ver como o outro jogador esta jogando é importante para montar a propria estratégia.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Às vezes alguns jogadores demoram um pouco mais pensando onde colocar suas peças. Quando decidem rearranjar sua alhambra, pode acabar demorando ainda mais.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A reorganização do Alhambra pode congelar o fluxo de jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Uma só jogada por vez, pega moeda, compra a casa e forma a alhambra ou movimenta, depois, tenho que esperar todos os jogadores fazerem suas jogadas e isso é meio demorado.” – Steffane Leal Silva Santos
  • “Não há muito o que fazer enquanto os outros jogadores estão jogando.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Jogo limita a atividade por pouca ações no turno.” – José Antonio Menossi

Média de avaliação: 3,3

Inovação

Prós:

  • “Não tenho certeza se o Alhambra que inaugurou esse tipo de mecânica, mas se foi, diferenciou-se bastante das mecânicas mais ordinárias.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Acredito que, se considerar a época em que foi criado, ele tenha sido muito inovador pegando a mecânica do Carcassonne e combinando com um sistema de compras de peças.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É uma mecânica que não havia encontrado em outros jogos.” – José Antonio Menossi
  • “O jogo adiciona algumas inovações como a mecânica de mercado e também de recompra de construções se a moeda estiver correta, e também ao deixar o jogador refazer sua alhambra turno a turno, ao custo de uma ação.” – Igor Marson Granado
  • “Por ser um jogo de 2003, no meu baixo conhecimento de board games, considero o jogo inovador.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 3,7

Interação

Prós:

  • “Os jogadores têm de se organizar pra fazer com que se destaque entre os seus adversários.” – Steffane Leal Silva Santos
  • “Os jogadores influenciam as jogadas um dos outros a todo o momento.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A interação é essencial, pois a reposição de peças do Alhambra e cartas de moedas alterar significativamente as escolhas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Você precisa saber qual edifício o seu adversário vai comprar.” – José Antonio Menossi
  • “Ver como o outro jogador esta jogando é importante para montar a própria estratégia.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “A maior interação entre jogadores se deve ao fato de termos um único banco e um único mercado de construção. Fora isso, a interação entre jogadores é bem baixa.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A interação é um tanto limitada.” – José Antonio Menossi
  • “As estratégias são feitas isoladamente. A única coisa que podemos conseguir interferir no jogo do outro jogador é se percebermos a tempo qual a estratégia dele e conseguir “boicotar”.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,5

Mecânica + Tema

Prós:

  • “A mecânica do jogo se encaixa perfeitamente com a sua temática.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Mecânica é ligada com o aspecto cultural da Espanha.” – José Antonio Menossi
  • “Escolher peças e administrar gastos é parte de uma construção.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A mecânica e temática se encaixam muito bem, oferecendo uma boa experiência.” – Igor Marson Granado
  • “As mecânica se encaixaram perfeitamente com o tema.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Mecânica e tema estão bem relacionadas.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Apesar deu entender o significado de pode reorganizar o seu Alhambra para a mecânica do jogo, não faz sentido reposicionar construções.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,3

Regras

Prós:

  • “Estão bem descritas e ilustradas.”- Thiago Rossato Francisco
  • “As regras são fáceis de entender e não foi necessário pesquisar mais sobre o jogo para compreender alguma regra.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Tirando a pontuação, todo o resto é bem descrito e não precisa procurar por ajuda.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Manual foi bem intuitivo.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “As regras estão muito bem explicadas com vários exemplos para o jogador tem uma boa compreensão e saber como aplica-las.” – Igor Marson Granado
  • “Suficiente para entender todo o jogo.” – José Antonio Menossi

Contras:

  • “No manual está um pouco confusa a explicação sobre quando ocorrem as pontuações.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,5

Rejogabilidade

Prós:

  • “Existe bastante variedade no setup.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Possui uma boa rejogabilidade devido as grandes probabilidades de combinações de cartas de dinheiro e peças de compra do Alhambra.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A rejogabilidade do jogo é alta pois é possível criar diversas estratégias…” – Vanessa Yukari Hayashida

Contras:

  • “A variabilidade proporcionada pelo setup não é suficiente para alterar tanto de um jogo para outro.”- Mauricio Iwama Takano
  • “Poucas estratégias a serem usadas tornam o jogo enjoativo.” – José Antonio Menossi
  • “A ideia de ficar o tempo todo combando ações pode ser cansativo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O objetivo é sempre o mesmo, montar a alhambra, então não há mudança de sensação.” – Steffane Leal Silva Santos
  • “O jogo fica repetitivo para próximas jogadas.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,4

Sorte

Prós:

  • “É sempre possível mitigar a sorte durante a partida.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Não dependa da sorte nesse jogo, é melhor uma boa estratégia.” – José Antonio Menossi
  • “O jogo possui um bom balanceamento de sorte e estrategia onde a sorte pode fazer sua estrategia ficar mais viável ou menos durante um turno.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A sorte é equilibrada e não interfere muito no planejamento das estratégias.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Querer fazer jogadas muito gananciosas pode ser prejudicial pelo fator sorte.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Em alguns momentos pode ocorrer de demorar muito para vir uma peça que você precisa muito, ou ela pode vir só no turno dos outros jogadores, que acabam comprando ela antes de você.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Esse é talvez o ponto mais problemático do jogo. Pois o constante aparecimento de novas moedas e peças pode atrapalhar constantemente o planejamento dos jogadores.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,1

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo do jogo varia de acordo com o tempo que os jogadores levam para tomar tomar as decisões. Em todas as partidas que eu joguei, o tempo foi de acordo com o proposto na caixa, e se encaixa perfeitamente.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “O jogo é bem rápido, conforme sua proposta. E na plataforma online fica ainda mais rápido.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Nem rápido demais, nem demorado demias, o tempo está bem balanceado.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Acredito que poderia ser um pouco mais longo” – José Antonio Menossi

Média de avaliação: 4,1

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Considerações finais dos jogadores

“Alhambra é um boardgame inovador para sua época, no qual a estratégia faz-se necessária para o planejamento dos combos de ação, escolha de novas peças do seu Alhambra e cartas de dinheiro no momento certo. A interação é essencial, pois a reposição de peças do Alhambra e cartas de moedas alterar significativamente as escolhas, porém isso pode atrapalhar significativamente sua estratégia, ou seja, as táticas para as escolhas de cartas tem que ser reativas/adaptassem rapidamente. Também possui uma boa rejogabilidade devido as grandes probabilidades de combinações de cartas de dinheiro e peças de compra do Alhambra.” – Thiago Rossato Francisco

“Alhambra faz um bom trabalho em trazer aspectos culturais para dentro do jogo, e seu tema trabalha bem com a sua mecânica, ele peca em relação a restrição de estratégias e por seu tempo curto.” – José Antonio Menossi

“A minha opinião é super positiva para o jogo, proporcionando diversão e aprendizagem em um período de tempo satisfatório.
A sorte no jogo não é um fator crucial, já que a sua estratégia pode ser elaborada conforme o andar da carruagem.
Um ponto que encontrei negativo, sendo válido a ressalta, seria a parte final do jogo: contabilidade dos pontos. Na plataforma utilizada, Board game arena, é feita de forma automática e muito rápida, não sendo possível ver essa contagem certinho.” – Vanessa Yukari Hayashida

“O jogo é bastante divertido, a mecânica de “tile placement” me atrai bastante nos jogos. A posição variável das cartas de pontuação no baralho do banco trás uma dinâmica interessante ao jogo. Acredito que se o jogo fosse mais demorado se tornaria muito repetitivo, e se fosse mais curto não teríamos tempo de construir nossa Alhambra. Por isso considero o tempo de jogo ideal. Recomendo o jogo para jogadores que gostam de jogos mais rápidos e imersivos.” – Mauricio Iwama Takano

“O jogo desenvolve a relação de estratégia em sua criatividade, sua inteligência de posicionar as melhores alhambras, se for um pouco mais avançado pode saber quando o jogo vai acabar, o que pessoalmente não seria tão divertido, o fator surpresa seria um diferencial, portanto um bom jogo de reunir os amigos para uma ou outras partidas.” – Gabriel Sporck Trombini

“Alhambra seria um jogo de entrada para o universo dos board game. Joguei ele logo que tive contato com os board game e gostei muito, jogando agora depois de um tempo, continua sendo legal, mas não tanto como eu achei na primeira vez a alguns anos atrás. É um jogo divertido, estratégico, e de fácil compreensão. A plataforma do Board game Arena conseguiu adaptar bem o jogo, com alguns problemas pontuais, mas nada que interfira drasticamente no andamento da partida.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

“Jogo divertido e interessante.” – Steffane Leal Silva Santos

“O jogo é muito divertido e foi bem adaptado a plataforma, mesmo considerando algumas falhas (não saber que o turno vai acabar).”- Luiz Paulo de Souza Lopes

“O jogo é bem divertido e interessante. Achei bem divertido pois eu sou um pouco competitiva, o que me leva a querer ganhar, mas tem que estar sempre analisando as jogadas dos outros jogadores, porque as estratégias deles podem mudar todo o jogo.” – Rafaella Siqueira

“É um bom jogo para jogar com várias pessoas, com uma boa temática, simples e fácil de entender. Possui uma gama de estratégias que o jogador pode escolher mas que mudam conforme a sorte deste no mercado do jogo. É um jogo de curta/ média duração muito dinâmico. Possui arte bonita e condizente com o tema abordado. Recomendo para jogar entre amigos e familiares e ver quem constrói o maior muro.” – Igor Marson Granado

“Um jogo divertido e fácil de compreender onde os jogadores interagem constantemente e que pode ser jogado diversas vezes sem se enjoar.” – Pedro Paulo Pastore Jorge