2° Evento da Quarentena

É com enorme satisfação que venho divulgar a programação do nosso segundo evento online! A 1° edição foi incrível e merece replay! A 2° edição acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro de 2020, no computador ou smartphone mais próximo de você.

O evento é mais uma iniciativa dos integrantes do programa de extensão LUDICO da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os eventos têm como objetivo desenvolver capacidades de aprendizagem nos participantes, melhorando também sua aptidão em raciocínio lógico, análise crítica de ações e de pontos de vista, organização e em relações interpessoais. Além disso, o projeto visa atuar como ferramenta de inserção cultural.

Conhecedores ou não do hobby são sempre bem vindos durante as nossas edições. Marca na agenda e venha se divertir com a gente!

Tabela Resumida das atividades do evento

Todas as atividades ocorrerão às 15:00, 17:00 e 19:00 nos 3 dias e serão transmitidas gratuitamente ao vivo no nosso canal do YouTube.

Links para o evento:

1. Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqcpWlEoW3Vh-7ivKnnfsLg/
  2. Inscrição para as mesas de RPG: https://forms.gle/KWd7aSKPzBmKnnGC9
  3. Inscrição para as mesas de Board Games: https://forms.gle/qh5kqJvS2teeqgvbA

Somente para os jogos (de tabuleiro, RPG e Escape Room) será necessário fazer uma inscrição prévia, as demais atividades não necessitam de inscrição prévia, basta acessar o nosso canal do YouTube no horário.

Programação do dia 10 de outubro de 2020

No primeiro dia, 10 de outubro, abriremos o evento com o workshop “Criando protótipos de jogos de tabuleiro utilizando a plataforma Tabletopia“, ministrado pelo Luiz Paulo.

O Tabletopia é uma arena virtual para jogos de tabuleiro onde você pode jogar diretamente do seu computador ou navegador web com outras pessoas ao redor do mundo. Neste workshop você aprendera a usar as ferramentas dessa plataforma para trazer seu jogo do papel ao digital sem nenhuma habilidade de programação necessária.

O que não poderia faltar no evento é um bom gameplay, né?! Por isso, a segunda atração será um jogo online, com auxílio da plataforma do Board Game Arena! Fiquem atentos nas próximas publicações.

Para finalizar a programação de sábado, teremos a palestra: Usando Jogos de Interpretação de Papéis (RPG) para o Ensino de Ciências. A palestra apresentará e debaterá sobre metodologia Construção de Vivências, que utiliza vários métodos de ensino embasados em jogos de interpretação de papéis e teorias de aprendizagem pautadas na experiência de vida, e também como a Construção de Vivências pode ser utilizada em sala de aula e outros espaços de ensino e aprendizagem. A palestra será direcionada pelo Fernando Gianetti Fiorin.

Programação do dia 11 de outubro de 2020

Iniciaremos a programação de Domingo, dia 11 de outubro, com três mesas incríveis de RPG ministrada pelos integrantes do nosso projetos, serão Dungeons & Dragons (D&D), The Witcher e Tormenta. Para participar das mesas será necessário uma pré inscrição, que pode ser feita por esse link.

Encerraremos a programação de domingo com a palestra do projeto Jogarta: Jogarta – Ações sociais envolvendo jogos de tabuleiro.

A proposta do Projeto JOGARTA é levar atividades envolvendo Jogos Analógicos como RPGs, Jogos Narrativos, Jogos de Tabuleiro Modernos e Jogos de Cartas para o público o público em geral, mas, especialmente, os jovens em fase escolar. As atividades desenvolvidas nos eventos buscam estimular nos jovens a socialização, o raciocínio, a tomada de decisões e a resolução de problemas através de jogos não digitais. Todas as atividades são monitoradas por um de nossos Mediadores capacitados para trabalharem com um público diversificado.

Programação do dia 12 de outubro de 2020

Por fim, mas não menos importante, no dia 12 de outubro teremos uma mesa redonda, onde será conversado sobre a capacidade de integrar, divertir e educar, por meio dos jogos de tabuleiro. Qual o papel dos jogadores no combate ao preconceito, a preocupação dos desenvolvedores neste assunto, e qual é a perspectiva dos jogadores sobre isso. Diversidade, inclusão e preconceito serão os temas da mesa redonda “Jogos de tabuleiro para além da diversão”.

Em seguida teremos uma gloriosa sessão de Jogos Online! Para não perder o costume rsrs. Para mais informações e inscrição, acompanhe as próximas atualizações no Facebook.

Para encerrar a segunda edição com chave de ouro, a Ariela Holanda ministrará a palestra “O uso de jogos de tabuleiro para o desenvolvimento e a manutenção de habilidades sociais”. Falará sobre a abordagem Análítico-Comportamental. Por meio dela, foi criado um instrumento de avaliação de habilidades sociais. Jogos de tabuleiro podem oferecer aos alunos oportunidades de se engajarem em interações sociais reais; portanto, eles podem fornecer um bom contexto para o desenvolvimento de habilidades sociais.

Sem mais delongas, nos sigam nas redes sociais para não perder as informações:

• Se inscrevam no canal do YouTube e ativem as notificações!
  • Curtam nossa página no Facebook!
  • Sigam também no Instagram!