RESENHA – DUNGEON FIGHTER (2011)

Dungeon Fighter

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Dungeon Fighter
Designer: Aureliano Buonfino, Lorenzo Silva, Lorenzo Tucci Sorrentino
Ano de lançamento: 2011
Capacidade de jogadores: 1 à 6 jogadores
Tempo previsto de partida: 45 minutos
Mecânica:  Cooperativo, Rolagem de dados, Tiragem de cartas
Categoria: Ação/Destreza, Exploração, Fantasia, Batalha, Humor
Peso (conforme BoardGameGeek): 1.76/5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Explorar dungeons assustadoras, encontrar tesouros, comprar itens mágicos poderosos, e desafiar as criaturas mais horríveis. Será que o seu grupo será capaz de derrotar o chefe final?

Em Dungeon Fighter, um jogo de tabuleiro totalmente cooperativo, os jogadores assumem os papéis de heróis que se aventuram nas profundezas de um calabouço de três camadas. Ao longo do caminho, eles exploram a masmorra, procuram em seus muitos quartos, e enfrentam hordas intermináveis de monstros ferozes. Melhor de tudo, a sua habilidade determina a capacidade de seu personagem. Você pode matar a Medusa sem olhar em seus olhos, derrotar o Minotauro no labirinto, ou resistir ao sopro do dragão?

Você vai se sentir realmente parte de uma batalha secular entre o bem e o mal…

Perfil dos Jogadores

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.

Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Gabriel Ferreira Baptistone: Jogador inexperiente (até demais), ainda que a vitória seja legal, não supera o momento de interação e as boas gargalhadas com os demais jogadores, por mais sério que seja o jogo. Não liga de ser um pirata, um samurai, um et ou um globin, as vezes é até humano. Quanto aos jogos, não possuí preferência por temática ou gênero, até porque ainda que se esforce é um péssimo estrategista, e não costuma ter sorte.

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.

Murilo M. Batista: Estilo de jogador pensativo, possui experiencia com jogos de estrategia e de logica, mas, não se da bem com jogos que necessitam de decisões rapidas ou jogos que necessita de agilidade. Gosta de jogos competitivos e que não tenham muitas informações ou detalhes, gosta de jogos simples e divertidos. Não faz distinção por tematicas, apesar de preferir jogos que envolvam fantasia ou misterio, prefere jogos que posssuam uma boa estoria por traz do jogo.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Muito boa e engraçada.” – Thiago Rossato Francisco
  • ” Arte muito divertida, com vários elementos de humor e informações fáceis de visualizar. ” – Mauricio Iwama takano
  • ” Arte muito bem feita que também melhora o humor do jogo com seus personagens carismáticos ” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • ” Eu particularmente gosto muito das artes dos personagens, todos são muito bem desenhados e coloridos! As informações podem ser localizadas sem problema algum!” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • ” Possui uma arte simples, no entanto é bem representativo. ” – Murilo Marcos Batista
  • ” As informações disponíveis no tabuleiro e nas cartas são ótimas para ajudar conduzir a partida. ” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.5

Complexidade

Prós:

  • ” A complexidade do jogo está na medida certo.” – Thiago Rossato Francisco
  • ” Basicamente é necessário apenas jogar os dados e tentar acertar o alvo.” – Mauricio Iwama takano
  • “O jogo possui uma complexidade mais elevada que a maioria dos jogos de tabuleiro,porem ,a dificuldade do jogo torna ele mais divertido e interessante.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Ele por si só é um jogo muito interessante, pois a complexidade nunca é a mesma. Para usar alguns equipamentos que dão mais bônus em ataque por exemplo, o jogador deve fazer combinações de movimentos que dificultam o lançar de dados, como girar em torno de si mesmo e lançar com a mão não dominante, quanto mais equipamentos mais complexa fica essa ação, porém valem a pena quando dão certo, além de tornar o jogo mais divertido!” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “Não exige tanta complexidade e a dinâmica do jogo foi muito bem colocada de uma forma interativa e bem dinâmica” – Murilo Marcos Batista
  • “Como o objetivo do jogo é derrotar o chefe final, as dificuldades até chegar na ultima sala é essencial para que o jogo fique emocionante.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: 

  • “Algumas regras são fáceis de esquecer durante o gameplay.” – Mauricio Iwama takano
  • “Algumas regras e oponentes são complexas de serem entendidas.” – Jhonatan Canedo
  • ” A complexidade pode estar ligada a quantidade de requisitos para se jogar um dado, e já que o jogo possui vários tipos de pré requisitos para se jogar o dado, então cada rodada pode ficar um tanto difícil em determinadas situações.” – Murilo Marcos Batista

Média de avaliação: 4.3

Componentes

Prós:

  • “Os componentes do jogo são muito bonitos e de boa qualidade.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As peças são de alta qualidade, o jogo vem em uma caixa bem resistente e nenhum de seus componentes pareceu “barato”.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A torre para armazenar as cartas, alem de fazer com que os jogadores economizem espaço, e deixo o jogo mais organizado! Foi uma sacada extremamente inteligente! O tabuleiro com os furos no meio que permitem também que os jogadores errem, torna o jogo mais difícil e mais interessante!” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “O jogo vem com bastantes componentes, varias cartas de monstros, armas, efeitos, personagens, todos em boa qualidade.” – Murilo Marcos Batista
  • “Componentes de boa qualidade e bem elaborados, inclusive a torre para colocar as cartas.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Considero um pouco caro.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Apesar da quantidade de componentes, considero o custo alto.” – Jhonatan Canedo

Média de avaliação: 4.2

Diversão

Prós:

  • “O jogo é bem divertido, principalmente quando é necessário jogar o dado de maneiras inusitadas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Um dos jogos de tabuleiro mais divertidos que já joguei, sempre incentiva a interação entre os jogadores e sempre prove momentos divertidos.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Com certeza, as posições pros lançamentos de dados acabam dando cenas hilárias para a partida!” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “É um jogo muito divertido e bem interativo, com certeza não tem como ficar sentado nesse jogo.” – Murilo Marcos Batista

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.7

Estratégia

Prós:

  • “Existem algumas camadas de estratégias boas, se contarmos com os equipamentos e habilidades dos personagens.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo prove possibilidades o suficiente para que a jogatina seja interessante.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Como o jogo é cooperativo, é necessário que os jogadores se organizem entre si, para que cada um desenvolva melhor sua habilidade e consequentemente consigam alcançar o objetivo.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Acredito que a estratégia tenda um pouco pro linear mas por causa do tipo do jogo que visa mais o desafio motor do jogador.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “Porém nada disso ainda se você não tiver coordenação motora o suficiente para acertar os dados no alvo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Não tem muita estratégia envolvida no jogo, apenas jogar os dados e tentar acertar o alvo. As poucas decisões mais importantes no jogo são o caminho a seguir na masmorra, como usar o dinheiro nas lojas e qual dado cada jogador vai usar (o que muitas vezes é uma escolha bem óbvia).” – Mauricio Iwama Takano
  • “Talvez com a adição de mais caminhos para serem escolhidos no mapa as estratégias sobre a movimentação do grupo fossem mais interessantes.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A destreza sobressai qualquer estratégia envolvida.” – Jhonatan Canedo

Média de avaliação: 3.3

Inatividade

Prós:

  • “Mesmo quando não é sua vez de jogar, você fica bastante entretido com o jogo, pois o resultado de cada rolagem normalmente é bem importante para o grupo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Como cada rodada joga-se de 3 em 3 pessoas, nas primeiras vezes quando se joga com mais do que 3 jogadores, as vezes pode ser que demore um pouco para que o trio decida que usará cada dado por não conhecerem as ações, mas isso vai se resolvendo conforme as pessoas vão jogando!” – Gabriel Ferreira Baptistone

Contras:

  • “Às vezes pode demorar um pouco para chegar sua vez e, mesmo que cada rolagem possa ser importante para o grupo como um todo, muitas vezes é um pouco frustrante não poder fazer nada enquanto não chegar sua vez de jogar o dado. ” – Mauricio Iwama Takano
  • “Em poucos casos o jogador pode acabar tendo que esperar sem fazer nada por um tempo considerável caso outros jogadores estejam demorando para acertar o inimigo.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Média de avaliação: 3.8

Inovação

Prós:

  • “Sem dúvidas é um jogo bastante inovador.” – Thiago Rossato Francisco
  • ” Não conhecia nenhum outro jogo com a mesma mecânica de acertar o dado em um alvo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A mecânica do jogo foi implementada da de uma forma divertida que eu nunca encontrei em um jogo de tabuleiro.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O fato de ter colocado o alvo como um dos pontos fundamentais do jogo e como um ponto de entretenimento e diversão ao mesmo tempo, para mim, foi uma ótima ideia e ficou muito bem coerente com o tema em matar monstros em dungeon.” – Murilo Marcos Batista
  • “O jogo traz uma nova proposta (pelo menos que eu conheça), a rolagem dos dados acontece de forma diferente, através de movimentos corporais.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.7

Interação

Prós:

  • “A interação entre os jogadores é essencial para o sucesso da equipe. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “Os jogadores devem sempre estar atentos aos demais jogadores, analisando quais dados cada jogador deve utilizar em cada inimigo, cuidando da vida de cada um, etc. ” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo exige a interação entre os jogadores para que possam chegar a vitória. ” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A todo momento os jogadores tem de interagir entre si para decidir quem usará qual habilidade, e estudar qual será a melhor combinação possível para determinada ocasião.” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “Estratégia “isolada” só no sentido de eu que jogo meu dado “nem sempre haha”.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.1

Mecânica + Tema

Prós:

  • “A mecânica faz muito sentido com o tema, considerando que são heróis de “meia tigela”, que realmente têm dificuldade em atacar e acertar os alvos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A mecânica se encaixa muito bem com o tema de heróis falsos em sua dificuldade na hora de se jogar os dados.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O tabuleiro do jogo tem o formato de “alvo” que retrata o objetivo de capturar o chefe, e todos os outros monstros anteriores. A mecânica com o tema são bem alinhados e os dois é alinhado com o designer do jogo. ” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.6

Regras

Prós:

  • “As regras são todas bem explicadas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As regras foram bem escritas o suficiente para que os jogadores não se confundissem ao jogar.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.5

Rejogabilidade

Prós:

  • “Possui boa Rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Existe uma diversidade grande de heróis, inimigos e chefões para criar uma rejogabilidade razoável. Sem considerar a existência de expansões para aumentar ainda mais a diversidade. ” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo possui uma rejogabilidade incrível com seus vários monstros, dificuldades e possibilidades a serem exploradas.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Eu já o joguei mais do que uma vez, e quero jogá-lo ainda mais.” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “Os monstros são trocados em cada partida, isso já faz com que o jogo tenha outras sensações. As salas e as habilidades de cada jogador também muda, ou seja, cada jogo tem sua própria sensação.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Apesar da diversidade de heróis, inimigos e chefões, o jogo não muda muito, mesmo com as expansões.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4.1

Sorte

Prós:

  • “Sorte praticamente não tem peso nesse jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo depende mais da habilidade de jogar os dados dos jogadores do que da sorte. Os poucos elementos que dependem de sorte são os itens que são abertos na loja e os inimigos que aparecem no caminho. ” – Mauricio Iwama Takano
  • “Acho a proporção de sorte essencial por que você tem um modo de jogar o dado, essa sorte que dá a graça ao jogo. ” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “É preciso bastante sorte para conseguir acertar o alvo com a dado. ” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 4.4

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo de jogo não é nem curto demais para não poder aproveitá-lo, nem longo demais para ficar cansativo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É um jogo divertido, porém demorado.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.2

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Considerações finais dos jogadores

“É um jogo com mecânica inovadora. O tema rpg medieval ganha uma nova cara com efeitos humorísticos e uma série de testes de coordenação motora. Apesar de ser difícil acertar o alvo em alguns momentos e emoção é garantida do começo ao final do jogo.” – Thiago Rossato Francisco

“O jogo é muito divertido e com uma arte bem humorada. Existem várias referências ao mundo Geek. A mecânica de jogar os dados é bem inovadora e gera muitas risadas dos grupos que estão jogando. É um dos jogos preferidos da coleção.” – Mauricio Iwama Takano

“Jogo com rejogabilidade, divertido por terem n formas de jogar o dado.” – Vanessa Hayashida

“Um ótimo jogo que recomendaria a todas as pessoas interessadas em jogos de tabuleiro” – Pedro Paulo Pastore Jorge

“É um jogo que todos deveriam jogar, independentemente do personagem que você escolher, ou que sobre pra você, com toda a certeza você terá relevância para a partida e se divertirá!” – Gabriel Ferreira Baptistone

“Dungeon Fighter mescla destreza e sorte nos combates do jogo. Os equipamentos e magias aumentam a dificuldade e a diversão no momento de jogar os dados. É extremamente divertido e uma ótima escolha de party game.” – Jhonatan Canedo

“Um jogo muito divertido e com um tema muito bem encaixado na dinamica do jogo, para mim foi um rpg muito divertido de se jogar e recomendando para todas as faixa etária de idade.” – Murilo Marcos Batista

“Dungeon Fighter é um jogo muito divertido, garante boas risadas e ao mesmo tempo te desafia. O jogo é difícil de ganhar dependendo de qual for o chefe final, possui bastante detalhes para ser jogado, mas não é nada difícil de entender. Vale a pena tirar um tempinho para jogá-lo com os amigos.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

“Acho que foi o primeiro jogo que vi com essa mecânica mais corporal de batalha, achei super interessante.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

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