Gravity SuperStar: Review

Imagem de capa (Gravity SuperStar)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Gravity SuperStar
Designer(s): Julian Allain
Artista(s): Gyom
Ano de lançamento: 2018
Capacidade de jogadores: 2 a 6
Tempo previsto de partida: 30 min
Mecânicas: Grid Movement / Hand Management / Modular Board
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,31 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Na borda do espaço conhecido, os aventureiros mais famosos convergem em um pequeno planeta estranho que é singularmente capaz de atrair poeira estelar preciosa com sua gravidade atordoante. Esses aventureiros estão lá para coletar o máximo desse recurso raro, enquanto seus rivais constantemente tentam roubá-lo. Você é um desses superstars em busca de riqueza, e você deve superar os desafios gravitacionais estabelecidos! O que é realmente original em Gravity Superstar é a maneira pela qual os peões dos jogadores se movem: a cada turno, eles movem um ou dois espaços, então são afetados pela gravidade, o que os faz cair até serem parados por uma plataforma. Este efeito é possível pelo fato de que os peões são usados ​​deitados no tabuleiro. Assim, eles se movem para cima (acima de sua cabeça), para baixo (abaixo de seus pés), para a esquerda ou para a direita. Durante seu movimento, um peão pode coletar estrelas (para marcar pontos no final do jogo) ou tokens de replay (para fazer um segundo turno consecutivo), e ejetar os peões dos oponentes do tabuleiro.

Perfil dos Jogadores

Yasmin Primão : Apaixonada por desafios intelectuais, jogos enigmáticos que estimulem a mente. Prefere jogos que valorizem a estratégia sobre a mentira, mas adora uma boa dose de rivalidade para alimentar o espírito competitivo..

Gustavo Arai Matsubara: Gosto de jogar de tudo, ganhando ou perdendo o que importa é a diversão!.

Gabriele Toloi Barbieri: Começando recentemente a participar de jogos, costumava ser apenas observadora, tem uma quedinha por jogos quer possuem peças ou personagens trabalhados ou “engraçadinhos”. Rindo na cara do perigo, deixo a sede de vitória (E VINGANÇAA) tomar conta! >:).

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Wilson de Oliveira Santos: nóis é aquariano nato! do tipo que num fica muito tempo na mesma caixa(tdah). gosto de variar bastante e buscar formas diversas de resolver um objetivo – alem de soltar uns caô pra trazer um saborzinho na mesa, e manter meu interesse. então mecânicas cooperativas, deck building e take that! São meus fav e se forem temáticos(ameritrash) aí que eu amo muito tudo isso..

Julia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Ana Luiza Jorge Campos: Como uma jogadora versátil, aprecio uma ampla variedade de gêneros de jogos, especialmente aqueles que envolvem cooperação, onde posso me destacar trabalhando em equipe para alcançar objetivos comuns. Prefiro jogos que ofereçam uma experiência descontraída e relaxante, que permitam desfrutar do momento sem sentir pressão excessiva. Embora competir não seja minha prioridade, ocasionalmente me envolvo em competições, apreciando o desafio proporcionado por jogos competitivos..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Tanto o tabuleiro quanto as peças são lindas e divertidas.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Simples e coerente com a temática facilitando o entendimento da condição de finalização do jogo” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Arte bem simples, mas faz seu papel” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Bela arte” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Mesmo a arte sendo bonitinha, achei simples e pouco detalhada.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Tem um público alvo bem específico, então fica nichado ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Bem simples” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 01_media_arte_GravitySuperStar
Média de avaliação: 4.4

Complexidade

Prós:

  • “É um jogo bem simples, com uma mecânica diferente que te deixa curioso pela próxima rodada” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Fácil e rápido de entender.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Sentar e Jogar” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Fácil de jogar” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Pela complexidade baixa, o jogo fica menos atraente ” – Yasmin Primão
  • “É um jogo bem simples, durante as jogadas pode-se sentir uma leve falta de objetivo, só se mover pelo mapa e pegar estrelas…” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “O jogo é muito simples e sem graça. Ausência de complexidade e estratégia. Uma pessoa de qualquer idade terá o mesmo resultado.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Não tem uma rejogabilidade ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Não sei se uma criança com mais de 7 anos e até 9 anos entenderia a mecânica” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “É tão fácil que cansa muito rápido” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_GravitySuperStar
Média de avaliação: 2.7

Componentes

Prós:

  • “Super bonitinho!! As peças dos jogadores são na horizontal para representar melhor a mecânica do jogo!” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Os componentes são bem feitos.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Imagino que o jogo deve ser barato” – Wilson de Oliveira Santos
  • “As cores combinam bastante” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Mas muito simples e pouco detalhados.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Tem poucos elementos, poderiam ter caprichado mais pra dar um charme. Acaba q fica meio genérico ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Elementos um pouco parecidos” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 03_media_componente_GravitySuperStar
Média de avaliação: 3.9

Diversão

Prós:

  • “Por ter uma proposta diferente acaba encantando” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Simples a ponto de conseguir manter as crianças sob supervisão durante a partida” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Acaba ficando um pouco repetitivo, pois não é nem um jogo cooperativo e nem um “take that” pois você não consegue realmente influenciar a jogada dos seus colegas” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Para uma pessoa que gosta de jogos mais complexos, foi uma decepção.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Partes muito pequenas então não serve pro propósito ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “É um jogo muito simples, então você enjoa muito fácil” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 04_media_diversao_GravitySuperStar
Média de avaliação: 2.6

Estratégia

Prós:

  • “Fácil de qualquer um sentir que consegue ganhar” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Não tem muito o que fazer além de sair andando por ai” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Não há estratégia.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Não tem complexidade então não premia um engajamento maior” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_GravitySuperStar
Média de avaliação: 2.6

Inatividade

Prós:

  • “Existe pró em ficar assistindo alguém jogar muito tempo? ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “É legal ficar de olho para ver se seu bonequinho esta em perigo” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Vc espera demais ou joga durante um tempo o jogo não tem um bom controle ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_GravitySuperStar
Média de avaliação: 3.3

Inovação

Prós:

  • “É uma mecânica nova e interessante para um jogo de tabuleiro. ” – Gustavo Arai Matsubara
  • “A característica “gravidade” faz com que a movimentação seja diferente de todos os outros jogos, é bem legal” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Vc tá bem acostumado com o arquétipo ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Acredito que nunca vi um jogo com essa mecânica” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Parece um tipo de jogo que seria melhor adaptado como um jogo de celular ou computador.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Não inova o arquétipo sendo esquecível ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_GravitySuperStar
Média de avaliação: 3.4

Interação

Prós:

  • “Tem uma tentativa de fazer as pessoas interagirem ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Além de “esbarrar” e pegar estrelas antes dos outros, as jogadas não interferem muito com a situação dos outros jogadores” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “A tentativa falha miseravelmente fazendo vc sentir mais que perde tempo e fica pra trás ao interagir ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 08_media_interacao_GravitySuperStar
Média de avaliação: 3.3

Mecânica + Tema

Prós:

  • “O nome do jogo é “Gravity SuperStar”, e a mecânica do jogo envolve a “gravidade” que indica a direção que ela está afetando o tabuleiro, e o objetivo de conseguir mais estrelas que os outros jogadores. Então, sim! A mecânica e o tema do jogos estão muito bem encaixados!” – Gustavo Arai Matsubara
  • “A mecânica de diferentes formas de movimentação (a depender da gravidade no tabuleiro) encaixa perfeitamente no tema espacial” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “A mecânica base é bem explorado no tema e aplicada a arte ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “A ideia da falta de gravidade no espaço combina com a mecânica” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Poderiam sim existem outras temas e que o jogo continuaria igual” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_GravitySuperStar
Média de avaliação: 4.1

Regras

Prós:

  • “Simples e rápido de apender.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Simples e direto” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 10_media_regras_GravitySuperStar
Média de avaliação: 4.7

Rejogabilidade

Prós:

  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Como dito anteriormente, não há muito o que fazer, as rodadas são muito semelhantes em possibilidades, pode ficar enjoativo” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Ele é bem repetitivo” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Por ser um jogo muito simples, você já enjoa na primeira vez jogando, acredito que outras não teria graça” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_GravitySuperStar
Média de avaliação: 2.0

Sorte

Prós:

  • “Não acho que sorte tenha muito a alterar na jogatina” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 12_media_sorte_GravitySuperStar
Média de avaliação: 3.9

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 13_media_tempo_GravitySuperStar
Média de avaliação: 4.1

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.4
Complexidade 2.7
Componentes (virtual) / Adaptação 3.9
Diversão 2.6
Estratégia 2.6
Inatividade 3.3
Inovação 3.4
Interação 3.3
Mecânica + Tema 4.1
Regras 4.7
Rejogabilidade 2.0
Sorte 3.9
Tempo 4.1
Total 3.5
Gráfico sobre item medias_itens_GravitySuperStar

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_GravitySuperStar



Gráfico sobre item gardner_GravitySuperStar

Considerações finais dos jogadores

“É um jogo bem simples, acredito que se aplicado para crianças ou pré adolescentes seja bem divertido ” – Yasmin Primão

“É um jogo simples e divertido. Com certeza vale a pena experimentar.” – Gustavo Arai Matsubara

“Enquanto jogavamos sentimos que encaixaria como um jogo de celular, movimentos simples em sequência, com uma mobilidade visual maior do tabuleiro, poderia transformar a experiência ainda mais!” – Gabriele Toloi Barbieri

“Para jogadores que apreciam jogos mais complexos, divertidos e estratégicos, não recomendo esse jogo. Por outro lado, se quiser jogar com crianças, vale a pena.” – Eduardo Consalter Diniz

“Eh um dama remodelado mas sem muita ou nenhuma inovação com baixa complexidade e baixo incentivo à interação o que faz o jogo ficar sem o principal objetivo propagandeado, ser um take that de tabuleiro. ” – Wilson de Oliveira Santos

“É um jogo relativamente legal, talvez funcione melhor para jogar em familía, principalmente envolvendo crianças “mais velhas”, não para jogar entre amigos” – Julia Beiroco Oliveira Fantini

“É um jogo bem bonito, mas acredito que vá agradar apenas um público bem jovem.” – Ana Luiza Jorge Campos

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