Fae: Review

Imagem de capa (Fae)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Fae
Designer(s): Leo Colovini
Artista(s):
Ano de lançamento: 2018
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 30 min
Mecânicas: Area Majority / Influence
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,69 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Em Fae , lançado pela primeira vez como Clans, cada jogador está tentando alcançar a vitória marcando tantos pontos por sua cor quanto possível. Isso é complicado, pois a cor de cada jogador é escolhida aleatoriamente e mantida oculta até o final do jogo. Cada região do tabuleiro contém cinco áreas, cada uma de cinco tipos diferentes. Cada área recebe uma cabana de cinco cores diferentes. Na sua vez, um jogador move todas as cabanas de uma área contendo menos de sete para uma área adjacente, enquanto tenta esconder a cor delas. Depois de se mudar, se uma ou mais áreas estiverem completamente cercadas por áreas vazias, elas são pontuadas. Se todas as cores estiverem presentes em uma pontuação, todas as cores com apenas uma cabana presente serão removidas. A trilha de época permite que um número limitado de áreas seja pontuado antes do final do jogo. E cada pontuação ganhará um bônus ou uma pontuação, dependendo do tipo de terreno em que ocorreu a pontuação e da distância que o jogo progrediu ao longo da trilha; cada pontuação avança a trilha, e cada seção da trilha dá bônus e penalidades de diferentes tipos de terreno. Depois de pelo menos doze áreas marcarem o final do jogo, os jogadores revelam suas cores para descobrir quem conseguiu marcar mais pontos, mantendo a cor em segredo.

Perfil dos Jogadores

Yasmin Ignochevski Primão: Apaixonada por desafios intelectuais, jogos enigmáticos que estimulem a mente. Prefere jogos que valorizem a estratégia sobre a mentira, mas adora uma boa dose de rivalidade para alimentar o espírito competitivo..

Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Gabriele Toloi Barbieri: Começando recentemente a participar de jogos, costumava ser apenas observadora, tem uma quedinha por jogos quer possuem peças ou personagens trabalhados ou “engraçadinhos”. Rindo na cara do perigo, deixo a sede de vitória (E VINGANÇAA) tomar conta! >:).

Gabriella Ribeiro de Melo e Costa: Esta jogadora é uma competidora nata, sempre de olho na vitória! Com habilidades afiadas para analisar estratégias e lidar com a sorte. Mas é nos jogos de dedução e blefe que ela realmente se sente em casa, como uma verdadeira mestre dos disfarces… Bem, pelo menos até se tornar o impostor, aí a coisa muda de figura e vira o desastre ambulante! Mas não se engane, sua paixão por desafios e interações com outros jogadores nunca diminui, mesmo que ela se sinta um pouco como um peixe fora d’água quando está do lado errado da suspeita!.

Wilson de Oliveira Santos: nóis é aquariano nato! do tipo que num fica muito tempo na mesma caixa(tdah). gosto de variar bastante e buscar formas diversas de resolver um objetivo – alem de soltar uns caô pra trazer um saborzinho na mesa, e manter meu interesse. então mecânicas cooperativas, deck building e take that! São meus fav e se forem temáticos(ameritrash) aí que eu amo muito tudo isso..

Gustavo Arai Matsubara: Gosto de jogar de tudo, ganhando ou perdendo o que importa é a diversão!.

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte limpa e bonita ” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Colorida, bem detalhada mas de forma harmoniosa e muito bonita.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Separadamente, a arte é bonita” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Simples de nível a montar e jogar” – Wilson de Oliveira Santos
  • “A arte é bem bonita, combina bem com a temática do jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Muito bonitinha. Os peões são sensacionais e as cartas têm artes incríveis.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Algumas regiões do mapa tem cores e desenhos muito parecidos e acabam confundindo ” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Achei as artes relativamente simples e o tabuleiro confunde um pouco, pois as áreas não são visualmente tão divididas” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Achei ele estéticamente confuso, como um todo” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Não é fácil de distinguir os elementos do cenário, por exemplo: terrenos de cores muito próximas e o espaço entre ‘continentes’ não é muito claro na sua divisão do que é ‘rio’ e do que é ‘mar’” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 01_media_arte_Fae
Média de avaliação: 4.0

Complexidade

Prós:

  • “O jogo é bem mais fácil do que parece ” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Fácil de entender, manual simples e intuitivo, você facilmente pega a manha do jogo.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “É um jogo, na teoria, simples” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Simples de explicar e de entender a mecânica do jogo não perdendo muito tempo da sessão na compreensão da plataforma ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Simples, mas com muitas variações. Bem sofisticado.” – Gustavo Arai Matsubara

Contras:

  • “Chato. O jogo acabou em trinta minutos.” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Fae
Média de avaliação: 3.9

Componentes

Prós:

  • “Poucos componentes, o suficiente para tornar o jogo muito bom ” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Poucos componentes mas não vejo necessidades de ter outros” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Fofos :)” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “São artes muito bonitas e carismáticas” – Wilson de Oliveira Santos
  • “Os peões são bonitinhos.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Podia ser mais bonito” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Os gnomos e o tabuleiro podiam ser mais bem trabalhados. O jogo é muito caro pra elementos tão simples e artes tão genéricas ” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 03_media_componente_Fae
Média de avaliação: 4.6

Diversão

Prós:

  • “É bem divertido! Pode ter momentos engraçados dependendo das ações e escolhas dos jogadores.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “É muito divertido” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Bom jogo pra esperar o resto do grupo chegar pra jogar o jogo real” – Wilson de Oliveira Santos

Contras:

  • “Não tem nenhum incentivo a rejogar ” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Fae
Média de avaliação: 4.4

Estratégia

Prós:

  • “Há grande variedade de estratégias possíveis, movimentação suficientemente livre, que pode beneficiar/atrapalhar tanto o oponente quanto a si próprio.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “É necessário estratégia, analisar todo o jogo e saber blefar também.” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Simples e rápido de jogar” – Wilson de Oliveira Santos

Contras:

  • “Chato e vc sente que demorou mais pra montar e guardar que pra jogar” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Fae
Média de avaliação: 3.9

Inatividade

Prós:

  • “As rodadas são rápidas, fazendo com que o tempo de inatividade seja curto ” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Os turnos dos jogadores são rápidos e é necessário prestar atenção nas jogadas” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Quase não há momentos inativos, apenas quando algum jogador está planejando sua jogada.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Ele é muito rápido em questão de tempo de jogo, então meio que é difícil analisar isso, não importa qnts estejam jogando 2/5 vai demorar o mesmo tempo de jogo então o tempo que vc fica sem jogar é meio camuflado ” – Wilson de Oliveira Santos
  • “As ações são rápidas, e quando não está na sua vez, você usa esse tempo pensando no seu próximo movimento e bolando sua estratégia. Então basicamente o jogo faz você se engajar com ele mesmo quando não está jogando na sua vez, um jogo típico de estratégia.” – Gustavo Arai Matsubara

Contras:

  • “Chato igual os jogos de buildups que vc fica horas parado, eu posso jogar e mexer no celular que não perco nada do jogo” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Fae
Média de avaliação: 4.6

Inovação

Prós:

  • “Não me recordo de nenhum jogo desse estilo/ mecânica, achei diferente e interessante!” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “A mecânica se adaptou muito bem a temática!” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Se vc conhece algum jogo de soma vc consegue jogar de boa, mas mesmo se não ele é bem simples e direto” – Wilson de Oliveira Santos

Contras:

  • “Não adiciona em nada no seu conjunto de mecânicas pra aplicar em outros jogo e não se diferencia de outros da mesma temática sendo genérico e como seu fator diversão é quase nulo ele se perde. ” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Fae
Média de avaliação: 3.6

Interação

Prós:

  • “Como a cor do personagem do oponente é mantida em segredo e qualquer jogador pode mover qualquer peça de qualquer cor, é necessário analisar cada movimento, para tentar descobrir qual a cor que deve evitar beneficiar e como desenvolver as jogadas.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “É necessário especularmos a ação dos outros jogadores e cuidar das nossas a todo momento” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “É fácil de ser recompensado ” – Wilson de Oliveira Santos

Contras:

  • “Vc sente inicialmente, que está sendo o próprio Herlock Sholmes, mas depois o jogo acelera como se vc tivesse fugindo do rapa e nada disso importa e o jogo acaba sem vc nem entender como ganhou, trazendo mais frustração com o jogo do que animação pra jogar de novo” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Fae
Média de avaliação: 4.6

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Achei interessante o tema ter essa pegada mágica/ mística no backstory” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Qualquer um pode fazer um jogo dessa temática se souber desenhar bem” – Wilson de Oliveira Santos

Contras:

  • “Não acho que o tema “reunião de druidas” seja o unico que se encaixaria no tema, mas foi uma ideia bem legal” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Vc precisa de contatos. Sério esse jogo podia ser qualquer outra coisa que não faria diferença nenhuma, como lançaram esse jogo? É meio que vc compra esse jogo pq gosta de cultura nórdica? Nem sei se da pra chamar assim, Pq é uma mistureba de tudo sobre senso comum tb. ” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Fae
Média de avaliação: 3.6

Regras

Prós:

  • “Manual bem tranquilo, provavelmente entenderá bem o jogo com algumas poucas leituras das páginas, não precisará voltar e voltar a ler.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “O livro é quatro páginas um folheto na real” – Wilson de Oliveira Santos
  • “É simples, direto e rápido.” – Gustavo Arai Matsubara

Contras:

  • “É confuso, senti que falta informações, e as que tem são difíceis de entender de primeira. Não é muito intuitivo” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Mesmo sendo apenas um folheto ele conseguiu não servir de nada. Confuso e pretensioso. Precisou de um vídeo jogando pra entender as regras que no final basicamente eram 9 regras suuuuuper simples” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 10_media_regras_Fae
Média de avaliação: 4.0

Rejogabilidade

Prós:

  • “Se jogado com seu número limite de participantes provavelmente será super divertido de jogar várias e várias vezes, em menos pessoas também é bem legal mas talvez não será desenvolvida tantas estratégias diferentes por rodada.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Como se tem uma ‘certa aleatoriedade’ acaba sendo possível rejogar ” – Wilson de Oliveira Santos

Contras:

  • “Acredito que pode ficar um pouco repetitivo, mas se jogar sempre com pessoas diferentes pode “mudar as sensações”” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Demora mais montar o jogo e desmontar que jogar então é bem desestimulante jogar algum dia de novo depois de guardado ” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Fae
Média de avaliação: 4.0

Sorte

Prós:

  • “Quase não há” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Acho que a sorte desse jogo está mais na posição inicial de cada peça que pode ou não ser beneficial durante as rodadas.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “É justo para a proposta” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Q cor é vc e qual a dos adversários é sorteado então o jogo tem algumas possibilidades” – Wilson de Oliveira Santos

Contras:

  • “Não chega a ser aleatoriedade o suficiente pra ser justo e instigante a ponto de vc não ter ideia de como vai acabar e nem sem sorte a ponto de vc sentir que seu esforço empregado construindo uma estratégia vai ser recompensado então é só o meio termo preguiçoso que se encaixa na definição de chato” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Fae
Média de avaliação: 3.7

Tempo de Jogo

Prós:

  • “É bom pra passar o tempo conversando num bar ou enquanto espera o bonde” – Wilson de Oliveira Santos

Contras:

  • “No final vc vai pensar que teria sido melhor ter ido ver o filme do Pelé. O jogo não é pra ser a sessão da noite, então só imagino ele sendo um jogo casual pra passar o tempo mas nesse escopo ele não é bom o suficiente, eu escolho fácil, fácil, truco ou Jenga numa situação dessas.” – Wilson de Oliveira Santos
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Fae
Média de avaliação: 4.3

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.0
Complexidade 3.9
Componentes (virtual) / Adaptação 4.6
Diversão 4.4
Estratégia 3.9
Inatividade 4.6
Inovação 3.6
Interação 4.6
Mecânica + Tema 3.6
Regras 4.0
Rejogabilidade 4.0
Sorte 3.7
Tempo 4.3
Total 4.1
Gráfico sobre item medias_itens_Fae

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Fae



Gráfico sobre item gardner_Fae

Considerações finais dos jogadores

“É um jogo bem fácil de aprender, sendo rápido e muito divertido de jogar, gostei muito e com certeza jogaria muitas outras vezes ” – Yasmin Ignochevski Primão

“Jogo bem simples e bem divertido, fácil para jogar com pessoas um pouco mais novas. Requer bastante atenção e permite diversas estratégicas, recomendo.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

“Diria que Fae é um jogo bem agradável!” – Gabriele Toloi Barbieri

“É um jogo muito divertido, promove o pensamento lógico, saber ler as ações dos adversários e também saber esconder suas intenções por trás das próprias ações. Só achei que as artes entre diferentes componentes não batiam muito, pareciam ter estéticas diferentes e a paleta de cores parece não casar muito bem. Apesar das artes e do livro de regras ser confuso, eu adorei o jogo com sua temática e mecânica, adoraria jogar de novo!” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa

“Acho que no resumo esse jogo nem fede nem cheira. Tenta tanto ser um jogo pra todos que ele se perde e fica sem personalidade que o destaque. Esquecível e o fato dele demorar mais pra montar que pra jogar me pegou demais. aos envolvidos que publicaram meus parabéns, nota dó.” – Wilson de Oliveira Santos

“Jogo simples e divertido, vale super a pena!” – Gustavo Arai Matsubara

“Jogo divertido.” – Eduardo Consalter Diniz

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