Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Arkham Horror: Hora Final
Designer(s): Carlo A. Rossi
Artista(s): None
Ano de lançamento: 2019
Capacidade de jogadores: 1 a 4
Tempo previsto de partida: 60 min
Mecânicas: Cooperative Game / Solo-Solitaire Game
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,28 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Você chega tarde demais para parar o rito repugnante, e um Anjo monstruoso e transdimensional rasga a realidade. Uma fenda iridescente atravessa os céus escuros, anunciando as criaturas de pesadelo que se derramam nos edifícios sagrados da Universidade Miskatonic. Enquanto uivos e gritos cortam a noite, há apenas um caminho para os seus destemidos investigadores – segurar a horda o tempo suficiente para de alguma forma reverter a convocação. Arkham Horror: Final Hour é um jogo de tabuleiro totalmente cooperativo e rápido para um a quatro jogadores. Uma maré interminável de monstros varre o campus da Universidade Miskatonic e você deve segurá-los, enquanto procura desesperadamente os componentes rituais necessários para acabar com essa insanidade. Jogável em menos de 60 minutos, o seu destino depende da cooperação entre você e seus colegas investigadores. As chances contra você são astronômicas, mas se você não tiver sucesso, essa será a hora final de Arkham … e do mundo.
Perfil dos Jogadores
Yasmin Ignochevski Primão: Apaixonada por desafios intelectuais, jogos enigmáticos que estimulem a mente. Prefere jogos que valorizem a estratégia sobre a mentira, mas adora uma boa dose de rivalidade para alimentar o espírito competitivo..
André Luiz da Silva Junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..
Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..
Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..
Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..
Júlio Pacheco Boscolo : Jogador há poucos anos, prefiro jogos complexos e cooperativos. Jogos de estratégia e campanhas são os meus favoritos. Em jogos de ferrar os amiguinhos, tento ferrar imparcialmente e com igualdade..
Kaique Vieira Militão Custódio : Gosto por jogos que tenham cooperação e competitividade tendo em vista que sou uma pessoa competitiva, geralmente sou o primeiro a perder mas sempre levo alguém comigo, gosto de fantasia medieval e até mesmo fictícios..
Luna nogueira guilhen galieta : Me perco nos nomes dos jogos, sou uma jogadora muito competitiva, ou seja, acabo tendo preferência de jogos que tem combate entre os adversários, mas os em grupo pra alcançar objetivos são legais também. gosto desde mais rápidos até os demorados, mas em geral gosto dos mais curtos pois dá pra jogar mais variedade..
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
Arte | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
Complexidade | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
Componentes (virtual) / Adaptação | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
Diversão | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
Estratégia | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
Inatividade | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
Inovação | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
Interação | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
Mecânica + Tema | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
Regras | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
Rejogabilidade | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
Sorte | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
Tempo de jogo | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Horror estilo lovecraftano anos 80 – 90” – André Luiz da Silva Junior
- “A arte que envolvia o tabuleiro, peças de personagem e cartas foi muito bem trabalhada e fez com o jogo ficasse mais interessante, mesmo sendo chato.” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
- “Muitos desenhos que complicam a interpretação ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “poderiam ser melhores ” – André Luiz da Silva Junior
- “Achei meio xoxo.” – Thais Yukari Hirako
- “Não achei o tabuleiro muito bonito” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Complexidade
Prós:
- “Fácil de jogar ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “Parece complexo” – André Luiz da Silva Junior
- “Achei muito complexo pra um jogo que era pra ser simples. Principalmente pelo manual ser mal escrito e redundante. ” – Thais Yukari Hirako
- “Muitas informações que devem ser lembradas durante a partida, se apenas um jogador sabe as regras fica bem complicado lembrar de tudo sozinho” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Excesso de complexidade ” – Júlio Pacheco Boscolo
Componentes
Prós:
- “As vidas foram bem representadas ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Belas artes ” – André Luiz da Silva Junior
- “Acredito que com a temática do jogo poderiam fazer componentes mais bonitos” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Contras:
- “Esta franquia tem figures melhores, neste jogo é a imagem do personagem em “papelão” numa base de acrílico ” – André Luiz da Silva Junior
- “Poderiam ter sido mais caprichados. (Não todos). ” – Eduardo Consalter Diniz
Diversão
Prós:
- “Tem uma temática bacana de terror ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “O jogo limita muito suas ações ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não é meu estilo de jogo.” – Thais Yukari Hirako
- “Mecânica de jogo horrível. Muitos mínimos detalhes que precisam de mais atenção. Não deu para jogar sem o manual. A regra de não poder comentar suas possíveis ações com os colegas e usar cartas de prioridade é bem horrìvel.” – Eduardo Consalter Diniz
Estratégia
Prós:
- “Da pra bolar algo ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “O jogo te limita em dois “tipos de ação” ” – André Luiz da Silva Junior
Inatividade
Prós:
- “Jogadas rápidas ” – André Luiz da Silva Junior
- “Como é cooperativo é importante tentar ajudar o(s) outro(s) jogadore(s)” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Contras:
- “Os jogadores não podem interagir um com o outro, nao podem discutir muitas estratégias ” – André Luiz da Silva Junior
Inovação
Prós:
- “Gostei da mecânica do jogo ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Bacana” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “Parece uma gambiarra ” – André Luiz da Silva Junior
Interação
Prós:
- “Pode se jogar solo ” – André Luiz da Silva Junior
- “Como é um jogo falado e cooperativo é mais fácil entender o jogo do “adversário”” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Contras:
- “Com mais jogadores seria igualmente jogar solo tirando a parte que morrem mais monstros ” – André Luiz da Silva Junior
- “É difícil opinar nessa questão pois o jogador interage um com o outro e essa interação muda as estratégias sim, mas não pode se comunicar então… Não há como montar estratégia com base nas estratégias dos amigos.” – Thais Yukari Hirako
Mecânica + Tema
Prós:
- “Em um escola acontece um ritual ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “poderia ser outro tema que envolva bichos que daria na mesma ” – André Luiz da Silva Junior
Regras
Prós:
- “Ta escrito em português ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “As informações poderiam ser resumidas e melhor explicadas ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Muito mal escrito ” – André Luiz da Silva Junior
- “Uma das piores experiencias que tive com um livro de regras. O livro é mal escrito, tem muita informação repetida, o livro é enorme e basicamente você não consegue jogar só lendo ele (o que era pra ser suficiente). Informações que poderiam estar descritas no livro, não estão, e você é pego em diversas situações que não sabe o que fazer pois a situação não está descrita no manual.” – Thais Yukari Hirako
- “Manual muito complexo e confuso, com muitas informações, não senti que ele é muito “linear”, único ponto positivo é a parte onde eles colocam possíveis dúvidas dos jogadores” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Manual muito repetitivo e pouco informativo.O manual poderia ser objetivo e melhor detalhado. Há informações faltando e, por isso, acabou sendo uma experiência desagradável.” – Eduardo Consalter Diniz
Rejogabilidade
Prós:
- “A quem goste de mudar a dificuldades ” – André Luiz da Silva Junior
- “Como o jogo possui vários personagens e monstros o jogo muda bastante” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Contras:
- “jogo te limita tanto que nem da vontade de rejogalo ” – André Luiz da Silva Junior
Sorte
Prós:
- “Depende ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “Não há dados para te dar um gosto de caos ” – André Luiz da Silva Junior
Tempo de Jogo
Prós:
- “Passa um tempo ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “tem uma coisa temática, não ve a hora de acabar ” – André Luiz da Silva Junior
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 3.9 |
Complexidade | 3.1 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.4 |
Diversão | 2.8 |
Estratégia | 3.5 |
Inatividade | 3.6 |
Inovação | 3.6 |
Interação | 3.2 |
Mecânica + Tema | 3.5 |
Regras | 2.6 |
Rejogabilidade | 3.0 |
Sorte | 3.5 |
Tempo | 3.5 |
Total | 3.4 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Gostei da intenção do jogo, mas foi muito difícil entender as regras, que poderiam estar melhor explicadas e resumidas ” – Yasmin Ignochevski Primão
“Preferia ver o filme do Pelé” – André Luiz da Silva Junior
“Não gostei, e não jogaria novamente, justamente pela questão do livro de regras. É um jogo para quem já gosta da campanha de jogos que Arkham horror está envolvida, ou para quem curte jogos de tower defense. ” – Thais Yukari Hirako
“Jogo relativamente divertido, não consegui aproveitar muito porque passei mais tempo explicando do que jogando em si. Achei a mecânica e a ideia do jogos legais, porém difícil lembrar de todos os passos da rodada.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
“Se não fosse pela mecânica esquisita, seria um jogo incrível. As regram precisam ser reformuladas, ou seja, o manual deve ser melhorado. A temática é bem legal, mas foi mal aplicada no jogo.” – Eduardo Consalter Diniz
“Algumas mecânicas excessivas, os jogadores não gostaram muito.” – Júlio Pacheco Boscolo
“Um bom jogo, mas apresenta um pouco de complexidade em suas regras” – Kaique Vieira Militão Custódio
“Foi demorado mas foi interessante as estratégias ” – Luna nogueira guilhen galieta