Treasure Hunter: Review

Imagem de capa (Treasure Hunter)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Treasure Hunter
Designer(s): Richard Garfield
Artista(s): Markus Erdt
Ano de lançamento: 2015
Capacidade de jogadores: 2 a 6
Tempo previsto de partida: 40 min
Mecânicas: Closed Drafting / Hand Management / Open Drafting / Simultaneous Action Selection
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,88 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Obtenha o máximo de tesouro e moedas valiosas no final deste jogo de cinco rodadas! Cuidado com os tesouros que não são tesouros, e elabore a sua equipe de caçadores de tesouro com sabedoria. Apenas dois tesouros estão disponíveis em cada uma das três estações. Em Treasure Hunter, tesouros são colocados no tabuleiro do jogo em primeiro lugar. Em seguida, todos os jogadores recebem uma mão de nove cartas, escolhem uma carta e passam o resto para a esquerda ou para a direita, dependendo de qual rodada está sendo jogada. No final da escolha, todos os jogadores terão uma mão de nove cartas e um pouco de conhecimento do que os outros jogadores possam ter em suas mãos também. Todos os jogadores devem jogar qualquer e todas as cartas de sua mão que escolheram para cada estação, se querem um dos dois tesouros ou não.

Perfil dos Jogadores

Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..

Yasmin Ignochevski Primão: Apaixonada por desafios intelectuais, jogos enigmáticos que estimulem a mente. Prefere jogos que valorizem a estratégia sobre a mentira, mas adora uma boa dose de rivalidade para alimentar o espírito competitivo..

Kaique Vieira Militão Custódio : Gosto por jogos que tenham cooperação e competitividade tendo em vista que sou uma pessoa competitiva, geralmente sou o primeiro a perder mas sempre levo alguém comigo, gosto de fantasia medieval e até mesmo fictícios..

André Luiz da Silva Junior : Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..

Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Luna nogueira guilhen galieta : Me perco nos nomes dos jogos, sou uma jogadora muito competitiva, ou seja, acabo tendo preferência de jogos que tem combate entre os adversários, mas os em grupo pra alcançar objetivos são legais também. gosto desde mais rápidos até os demorados, mas em geral gosto dos mais curtos pois dá pra jogar mais variedade..

Erik Siqueira Barbosa : Iniciante, gosta de jogos de estratégia e competitivos, de preferência que usem pouco a sorte e mais a capacidade de organizar suas ideias e estratégias..

Gustavo Arai Matsubara: Gosto de jogar de tudo, ganhando ou perdendo o que importa é a diversão!.

Júlio Pacheco Boscolo : Jogador há poucos anos, prefiro jogos complexos e cooperativos. Jogos de estratégia e campanhas são os meus favoritos. Em jogos de ferrar os amiguinhos, tento ferrar imparcialmente e com igualdade..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A arte é bonita e coerente” – Thais Yukari Hirako
  • “Bacana ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Artes simples e direta mas ao mesmo tempo bem temática ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Muito bonita, de acordo com o jogo ” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Informações não tão fáceis de encontrar. Algumas cartas de tesouros ainda não sei o que fazem, ou como usá-las.” – Thais Yukari Hirako
  • “Podia ser melhor ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 01_media_arte_TreasureHunter
Média de avaliação: 4.3

Complexidade

Prós:

  • “Fácil de ser jogado, após entender” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “O jogador monta a estratégia dele no limite que o jogo proporciona ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Fácil de jogar” – Erik Siqueira Barbosa
  • “É diferente, no sentido de ter uma jogabilidade única.” – Gustavo Arai Matsubara

Contras:

  • “É um pouco complexo demais, por não ser tão bem explicadas as cartas, e até algumas regras.” – Thais Yukari Hirako
  • “Difícil de entender” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Poderia ter mais ações, assim aumentando mais a complexidade ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada” – Erik Siqueira Barbosa
  • “Falta algumas mecânicas mais interativas com outros jogadores. ” – Gustavo Arai Matsubara
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_TreasureHunter
Média de avaliação: 3.8

Componentes

Prós:

  • “Coloridos é autoexplicativos” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Da para jogar, as fichas dos goblins são bacanas gostei do formato delas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Interativos” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “As moedas poderia ser de outro material, o inverso do board não precisava existir, os marcadores de pontos não precisavam existir, há apenas imagens nas cartas e oque ela vale deixando mais interpretativo, o board nao é uma parte só, tem muita ficha de marcador de valor” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada ” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 03_media_componente_TreasureHunter
Média de avaliação: 4.2

Diversão

Prós:

  • “Gostei do jogo, nunca tinha visto nenhum parecido ” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “O jogo é um draft game ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Divertido e competitivo ” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Não achei muito divertido, pois teve vários recursos que não consegui usar por não saber em qual situação se encaixava.” – Thais Yukari Hirako
  • “O jogo poderia ser mais divertido ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Depende demais da sorte ” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 04_media_diversao_TreasureHunter
Média de avaliação: 4.3

Estratégia

Prós:

  • “Muito boa, o jogador monta sua estratégia ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Mais sorte ” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Um pouco limitado ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Pouca estratégia ” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_TreasureHunter
Média de avaliação: 3.7

Inatividade

Prós:

  • “O jogador participa o tempo todo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “A mecânica do jogo faz com que em nenhum momento os jogadores fiquem sem jogar ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Boa participação ” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Nao se interage diretamente com os oponentes ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_TreasureHunter
Média de avaliação: 4.6

Inovação

Prós:

  • “Um draft game com mais uma coisa ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Inovador, nunca vi parecido” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Ficou um amontoado de mecânicas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_TreasureHunter
Média de avaliação: 3.8

Interação

Prós:

  • “Tamo ai jogando em amigos ” – André Luiz da Silva Junior
  • “É preciso se regular de acordo com os adversários ” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Gostaria que tivesse como “atrapalhar” os outros adversários, e não apenas a estratégia pessoal ” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Não ter interação direta com os oponentes ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada ” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 08_media_interacao_TreasureHunter
Média de avaliação: 4.0

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Ta ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Mecânica ligada ao tema” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Mecânica e tema nao se encaixa bem, pega tesouros e foge de goblins ” – André Luiz da Silva Junior
  • “nada” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_TreasureHunter
Média de avaliação: 3.3

Regras

Prós:

  • “Tem em vários idiomas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Muito descritivo ” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Há diversos casos que aconteceram na partida, que não há solução no livro de regras, ou até mesmo explicação de algumas cartas que deveriam estar lá (por elas serem diferentes das descritas) e não estavam. ” – Thais Yukari Hirako
  • “Algumas coisas foram complicadas de entender mesmo assistindo o vídeo e lendo as regras ” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Faltou explicar mais coisas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 10_media_regras_TreasureHunter
Média de avaliação: 4.0

Rejogabilidade

Prós:

  • “depende do numero de jogadores, pode variar muito por ser um draft game ” – André Luiz da Silva Junior
  • ” ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Objetivos diferentes em partidas ” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “depende do numero de jogadores ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Número limitado de cartas” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_TreasureHunter
Média de avaliação: 3.4

Sorte

Prós:

  • “Não há muita sorte ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Qualquer um pode jogar” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “Pode ter sorte em desempate ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Exige sorte demais ” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 12_media_sorte_TreasureHunter
Média de avaliação: 3.4

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Tempo bom ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Tempo ok ” – Erik Siqueira Barbosa

Contras:

  • “poderia ter menos rodadas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Nada” – Erik Siqueira Barbosa
Gráfico sobre item 13_media_tempo_TreasureHunter
Média de avaliação: 4.7

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.3
Complexidade 3.8
Componentes (virtual) / Adaptação 4.2
Diversão 4.3
Estratégia 3.7
Inatividade 4.6
Inovação 3.8
Interação 4.0
Mecânica + Tema 3.3
Regras 4.0
Rejogabilidade 3.4
Sorte 3.4
Tempo 4.7
Total 4.0
Gráfico sobre item medias_itens_TreasureHunter

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_TreasureHunter



Gráfico sobre item gardner_TreasureHunter

Considerações finais dos jogadores

“Não gostei muito, achei que no livro de regras faltaram informações, não fica explícito e fácil, como deve ser. Depende muito de sorte, e o jogo não te da uma motivação para continuar jogando.” – Thais Yukari Hirako

“Gostei muito do jogo, tanto a mecânica quando as ilustrações. Gostaria que tivesse como “atrapalhar” os adversários ” – Yasmin Ignochevski Primão

“Jogo muito bom e divertido, que envolve pensamentoa estratégicos divertidos. Recomendo o jogo.” – Kaique Vieira Militão Custódio

“O jogo é dividido em 3 partes , uma poderia ser retirada, o Richard Garfield já fez jogos bem melhores, é bacana mas parece um amontoado de mecânicas. ” – André Luiz da Silva Junior

“Jogo muito divertido e para se pensar, é possível fazer várias estratégias, porém sempre contando com a sorte das últimas cartas que chegarão em você. Seria interessante se tivesse como atacar os adversários.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

“Gostei do jogo, msm demorando um pouco pegamos rápido o raciocínio ” – Luna nogueira guilhen galieta

“Jogo muito inovador e divertido, interativo e não tem uma duração tão longa. Apesar de depender demais da sorte, extremamente competitivo e viciante” – Erik Siqueira Barbosa

“Com certeza é um dos jogos já feitos.” – Gustavo Arai Matsubara

“Divertido e fácil de jogar, adorei!” – Júlio Pacheco Boscolo

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