Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Survive
Designer(s): Julian Courtland-Smith
Artista(s): David Ausloos, Jean Brice Dugait, Stéphane Gantiez, Andrew White, Julian Courtland-Smith
Ano de lançamento: 1982
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 60 min
Mecânicas: Action Points / Dice Rolling / Grid Movement / Hexagon Grid / Map Reduction / Memory / Modular Board / Secret Unit Deployment / Take That
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,70 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Survive é um jogo cruel, onde os jogadores procuram evacuar suas peças a partir de uma ilha que está afundando, lembrando que suas peças mais bem avaliadas estão localizadas para maximizar a sua pontuação. Uma ilha composta por 40 placas hexagonais está lentamente afundando no mar (as placas são removidas do tabuleiro). Cada jogador controla dez pessoas (no valor de 1 a 6) que eles tentam avançar para a segurança das ilhas vizinhas antes da principal ilha finalmente afundar. Os jogadores podem nadar ou usar barcos para viajar, mas deve evitar serpentes marinhas, baleias e tubarões em seu caminho para a segurança.
Perfil dos Jogadores
André Luiz da Silva Junior : Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..
Gustavo Arai Matsubara: Gosto de jogar de tudo, ganhando ou perdendo o que importa é a diversão!.
Yasmin Ignochevski Primão: Apaixonada por desafios intelectuais, jogos enigmáticos que estimulem a mente. Prefere jogos que valorizem a estratégia sobre a mentira, mas adora uma boa dose de rivalidade para alimentar o espírito competitivo..
Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..
Luna nogueira guilhen galieta : Me perco nos nomes dos jogos, sou uma jogadora muito competitiva, ou seja, acabo tendo preferência de jogos que tem combate entre os adversários, mas os em grupo pra alcançar objetivos são legais também. gosto desde mais rápidos até os demorados, mas em geral gosto dos mais curtos pois dá pra jogar mais variedade..
Julio Pacheco Boscolo: Jogador há poucos anos, prefiro jogos complexos e cooperativos. Jogos de estratégia e campanhas são os meus favoritos. Em jogos de ferrar os amiguinhos, tento ferrar imparcialmente e com igualdade..
Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..
Kaique Vieira Militão Custódio : Gosto por jogos que tenham cooperação e competitividade tendo em vista que sou uma pessoa competitiva, geralmente sou o primeiro a perder mas sempre levo alguém comigo, gosto de fantasia medieval e até mesmo fictícios..
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
Arte | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
Complexidade | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
Componentes (virtual) / Adaptação | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
Diversão | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
Estratégia | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
Inatividade | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
Inovação | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
Interação | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
Mecânica + Tema | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
Regras | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
Rejogabilidade | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
Sorte | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
Tempo de jogo | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “A arte e o tema do jogo se encaixam bem” – André Luiz da Silva Junior
- “Tem artes simples que se encaixam bem na temática do jogo, deixando-o com uma estética agradável. ” – Gustavo Arai Matsubara
- “É bem autoexplicativo ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Arte simples, mas despertava a imaginação o suficiente para se divertir” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
- “A rte pode dia se um pouco mais detalhada, ficou um pouco genérica ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não achei o tabuleiro muito bonito” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Complexidade
Prós:
- “Tem 5 tipos de pecas no jogo, cada uma tem um limite de movimentação” – André Luiz da Silva Junior
- “Depois que entende fica fácil ” – Yasmin Ignochevski Primão
Contras:
- “Podia ter movimentações mais diferenciadas, dando mais movimentos únicos ” – André Luiz da Silva Junior
- “Bastante coisa para aprender, entender e explicar ” – Yasmin Ignochevski Primão
Componentes
Prós:
- “Não jogamos a adaptação eletrônica ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não sei dizer, apenas joguei presencialmente ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Contras:
- “Não jogamos a adaptação eletrônica ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não sei dizer, apenas joguei presencialmente” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Não sou capaz de opinar porque não testei a adaptação virtual” – Eduardo Consalter Diniz
Diversão
Prós:
- “Divertido tendo varias interações ” – André Luiz da Silva Junior
- “É um jogo competitivo e eu gosto de jogos assim ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Jogo proporcionou boas risadas devido aos cenários que os jogadores foram criando e/ou imaginando. Cada rodada era uma revolução.” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
- “É um jogo competitivo, poderia ser cooperativo ” – André Luiz da Silva Junior
Estratégia
Prós:
- “É um grid de hexágonos, focado na movimentação das pecas podendo ter varias estratégias ” – André Luiz da Silva Junior
- “Cada rodada trazia um resultado diferente. Dessa forma, a estratégia tinha que se adaptar sempre. ” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
- “Podia ter movimentações mais diferenciadas, dando mais movimentos únicos ” – André Luiz da Silva Junior
Inatividade
Prós:
- “O jogador nao sai no meio do jogo, podendo ter ações fora de seu turno ” – André Luiz da Silva Junior
- “As jogadas dos adversários podem influenciar seus sobreviventes, então rola aquela pequena tensão!” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Rodadas foram rápidas, deixando o jogo mais divertido” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
- “As jogadas seguem uma sequencia” – André Luiz da Silva Junior
- “Depende dos outros jogadores o quanto tempo você fica sem jogar ” – Yasmin Ignochevski Primão
Inovação
Prós:
- “Um grid de hexágonos, onde vão sendo alterados ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “Movimentações um pouco genéricas, uma baleia se movimenta mais que um tubarão ” – André Luiz da Silva Junior
Interação
Prós:
- “As suas ações pode afetar o jogo do adiversario ” – André Luiz da Silva Junior
- “É interessante prestar atenção nas jogadas dos adversários para tentar se beneficiar delas” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Entender a estratégia do oponente é importante para sua vitória.” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
- “A maioria das interações são na base da sorte” – André Luiz da Silva Junior
Mecânica + Tema
Prós:
- “São pessoas que tem de escapar da ilha antes que ela desapareça ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “O contesto de cada meeple ter um valor ficou fraco, se o local de chegada valesse ponto seria melhor ” – André Luiz da Silva Junior
Regras
Prós:
- “Rápido de se explicar e fácil de compreender ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “As pecas de mapa vermelhas, tem que procurar no manual para entender ” – André Luiz da Silva Junior
Rejogabilidade
Prós:
- “A ilha de onde deve se escapar, é feita aleatoriamente, tendo um grande fator de revogabilidade ” – André Luiz da Silva Junior
- “O jogo possuí alguns modos desafio que proporcionam mais tempo de jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Jogaria o jogo diversas vezes e sempre sentiria como se fosse a primeira de tão surpreendente que os resultados são.” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
- “A rejogabilidade, parece enjoativa, depende muito do fator competitivo ” – André Luiz da Silva Junior
- “Enjoa depois de poucas partidas no modo de jogo normal.” – Gustavo Arai Matsubara
Sorte
Prós:
- “A movimentação do meeple nao depende de sorte ” – André Luiz da Silva Junior
- “Fica bem mais fácil pra difentes jogadores ganharem a partida, possibilitando uma rotatividade maior de ganhadores, levando-os a jogarem mais vezes.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Conta mais com a estratégia do que com a sorte ” – Yasmin Ignochevski Primão
Contras:
- “A escolha de movimentação das criaturas é aleatório dependente de muita sorte ” – André Luiz da Silva Junior
- “As vezes a sua estratégia no “early game” não vale muito pra vitória.” – Gustavo Arai Matsubara
Tempo de Jogo
Prós:
- “O tempo de jogo depende de uma pecas ser revelada ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “Muito demorado ” – André Luiz da Silva Junior
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 4.5 |
Complexidade | 4.4 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.2 |
Diversão | 4.6 |
Estratégia | 4.4 |
Inatividade | 3.9 |
Inovação | 4.2 |
Interação | 4.8 |
Mecânica + Tema | 4.6 |
Regras | 4.6 |
Rejogabilidade | 3.9 |
Sorte | 3.8 |
Tempo | 4.6 |
Total | 4.3 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Um jogo competitivo meio longo e divertido ” – André Luiz da Silva Junior
“É um jogo simples e divertido de jogar por algumas horinhas.” – Gustavo Arai Matsubara
“Gostei bastante do Survive, com certeza jogaria novamente ” – Yasmin Ignochevski Primão
“Jogo muito divertido com aquela pequena tensão em toda jogada, ao mesmo tempo que você tem o impulso de atrapalhar o adversário deve se lembrar que talvez precise dele no futuro!” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
“Achei muito divertido, competitivo e criativo ” – Luna nogueira guilhen galieta
“Jogo divertido e com ótima temática! Todos da mesa gostaram” – Julio Pacheco Boscolo
“Jogo muito divertido que merece a atenção de todos. ” – Eduardo Consalter Diniz
“Jogo muito bom, que concerteza jogaria novamente.” – Kaique Vieira Militão Custódio