Potion Explosion: Review

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Potion Explosion
Designer(s): Stefano Castelli, Andrea Crespi, Lorenzo Silva
Artista(s): Giulia Ghigini
Ano de lançamento: 2015
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 30 – 45 min
Mecânicas: Pattern Recognition / Set Collection / Take That / Variable Set-up
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,77 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Potion Explosion é um divertido jogo de preparação de poções mágicas para 2 a 4 jogadores. Nele, os participantes competem pelo título de “Aluno do Ano” nas “Provas Finais de Poções”, tentando produzir as melhores poções em menos tempo! O “Dispensador de Ingredientes” fornece os quatro elementos básicos para o preparo de poções: Fumaça de Dragão, Muco de Ogro, Caspa de Fada e Lágrimas de Unicórnio. Os jogadores devem escolher seus ingredientes com cuidado para realizarem as melhores receitas, porém, os ingredientes são muito voláteis e podem explodir ao colidirem com outros do mesmo tipo! Em Potion Explosion, os ingredientes são representados por bolinhas de gude que saem de um dispensador inovador. Quando bolinhas da mesma cor colidem, ocorre uma “explosão”, se ocorrer uma explosão, o jogador fica com todas as bolinhas envolvidas e pode desencadear outras explosões numa reação em cadeia de quaisquer outros ingredientes. Se um jogador completar uma poção, ela valerá pontos no final do jogo e poderá ser usada a qualquer momento para garantir poderes especiais. Esses poderes permitem criar combinações e provocar reações em cadeia ainda maiores, a fim de completar as receitas mais rapidamente. É uma maneira fascinante de testar suas habilidades estratégicas e sua capacidade de antecipar as jogadas dos adversários. A cada conjunto de 3 poções iguais ou 5 diferentes, o jogador recebe uma ficha de competência. Assim que um número suficiente dessas fichas for distribuído, a prova acaba! O jogador com mais pontos vence o jogo. E, embora não seja algo abordado no jogo, é importante lembrar que o consumo excessivo de poções pode prejudicar a saúde e nunca se deve dirigir sob efeito delas.

Perfil dos Jogadores

Pedro Lemes Costa : Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..

André Luiz da Silva Junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..

Matheus Henrique Consoni Mazanti: Gosto de todos tipos de jogos, desde casuais até os bem competitivos, entretanto o tipo que eu mais busco para jogar são os casuais que dê cooperativos para se divertir junto. Muitas vezes eu perco, mas algumas vezes eu quase ganho. Mesmo eu me dizendo um cara azarado eu gosto bastante também dos jogos onde o fator sorte está bem presente, pois fica muito mais aleatório e divertido..

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Julia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte bonita, principalmente as opções e o dispenser de ingredientes ” – Pedro Lemes Costa
  • “Arte muito bonita, lembra as capas dos livros de Harry Potter ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Arte organizada e bonita” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Gostei das artes das poções.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “As poções são estranhas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “o jogo poderia ter explorado mais as artes, por exemplo, na parte das bolinhas” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Poderia ter algumas artes a mais, dos ingredientes, do laboratório, etc.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 01_media_arte_PotionExplosion
Média de avaliação: 4.2

Complexidade

Prós:

  • “Para a “diversão” proposta, sua complexidade acompanha ” – André Luiz da Silva Junior
  • “O uso das poções e a ajuda do professor criam uma complexidade a mais.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Apesar de ser um bom jogo possui um nível mediano de complexidade ” – Pedro Lemes Costa
  • “Falta jogadas mais difíceis, não para dar uma dificuldade para o jogo, mas para dar um brilho ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_PotionExplosion
Média de avaliação: 3.5

Componentes

Prós:

  • “Ficou pratico de se jogar, pois não precisa montar o jogo no virtual ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Quase idêntica a versão física” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Ótima adaptação.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Não cabe todas as poções na tela ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 03_media_componente_PotionExplosion
Média de avaliação: 4.8

Diversão

Prós:

  • “Tem uma cara de escola de magia, com o jogador preparando as poções ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Proporciona bons momentos de alegria” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Com certeza é um jogo divertido.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Não tem nada haver com Harry Potter, o jogo propõe uma “jogabilidade” fraca dependendo “um pouco” de sorte ” – André Luiz da Silva Junior
  • “As poções podem ficar repetitivas.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 04_media_diversao_PotionExplosion
Média de avaliação: 3.8

Estratégia

Prós:

  • ” ” – Pedro Lemes Costa
  • “As jogadas pode afetar os jogadores adversários ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Cada movimento tem que ser bem pensado e analisado” – Eduardo Consalter Diniz
  • “O uso das poções e a ajuda do professor e o acesso visual ao laboratório dos adversários (para ver os ingredientes que eles precisam) é possível explorar bastante os combos do dispenser e os outros elementos do jogo para criarmos a melhor estratégia possível. ” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Juntamente com a complexidade o jogo não possui muito destaque na parte das estratégias” – Pedro Lemes Costa
  • “Depende de sorte” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_PotionExplosion
Média de avaliação: 3.8

Inatividade

Prós:

  • “O jogador em seu turno pode ficar combando jogadas, fazendo varias jogadas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Cada rodada demora pouco considerando a quantidade de ações possíveis” – Eduardo Consalter Diniz
  • “é necessário ficar atento nas diferentes. combinações após a jogada do adversário ” – Julia Beiroco Oliveira Fantini

Contras:

  • “O jogador só interage no seu turno ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Pode acontecer caso algum jogador não decida qual ingrediente pegar.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_PotionExplosion
Média de avaliação: 3.5

Inovação

Prós:

  • ” ” – Pedro Lemes Costa
  • “Apresenta um tétris em board game ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Jogo diferenciado” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Muito diferente dos outros.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Tentou criar um jogo do Harry Potter, sem o nome da marca, tendo formas de combinar bolinhas e criar as poções ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_PotionExplosion
Média de avaliação: 4.5

Interação

Prós:

  • “O jogador pode montar sua própria estratégia ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Seus movimentos influenciam nos movimentos futuros, tanto seus quanto de seu adversários” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Muito interativo com relação ao uso dos ingredientes e as poções. ” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “As jogas das interfere muito pouco, os jogadores ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 08_media_interacao_PotionExplosion
Média de avaliação: 4.0

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Se combina bolas para a composição de poções, podendo tomadas e criar jogadas ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “As bolinhas caindo como se fosse os ingredientes da poção não encaixa muito bem, é uma escola de magia onde o aluno coleta os ingredientes das poções por “sorte” não tendo uma variedade maior de escolha ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Poderia ser metais para forjas, orbs mágicos para criar feitiços ou outras coisas.” – Thiago Rossato Francisco
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_PotionExplosion
Média de avaliação: 3.8

Regras

Prós:

  • “Fáceis de se entender ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Regras bem descritas ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Estão bem claras.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O jogando a primeira vez, o jogador pode ficar meio perdido no que pode fazer ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 10_media_regras_PotionExplosion
Média de avaliação: 4.7

Rejogabilidade

Prós:

  • “Com as bolinhas gera um jogo randômico, podendo ser diferente ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Jogaria novamente” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Com as variações de poções em jogo a rejogabilidade é boa.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “O jogo é muito repetitivo, não oferece uma jobabilidade agradável ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_PotionExplosion
Média de avaliação: 3.3

Sorte

Prós:

  • “Gera um ar randômico” – André Luiz da Silva Junior
  • “Sorte é um fator muito pouco determinante.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “é quase essencial ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 12_media_sorte_PotionExplosion
Média de avaliação: 4.0

Tempo de Jogo

Prós:

  • ” ” – Pedro Lemes Costa
  • “Da tempo dos jogadores conversarem e comerem aperitivos ” – André Luiz da Silva Junior
  • “É um tempo adequado.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Apesar de ok o tempo poderia ser um pouco menor” – Pedro Lemes Costa
  • “Poderia ser mais rápido ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 13_media_tempo_PotionExplosion
Média de avaliação: 4.5

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.2
Complexidade 3.5
Componentes (virtual) / Adaptação 4.8
Diversão 3.8
Estratégia 3.8
Inatividade 3.5
Inovação 4.5
Interação 4.0
Mecânica + Tema 3.8
Regras 4.7
Rejogabilidade 3.3
Sorte 4.0
Tempo 4.5
Total 4.0
Gráfico sobre item medias_itens_PotionExplosion

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_PotionExplosion



Gráfico sobre item gardner_PotionExplosion

Considerações finais dos jogadores

“Apesar de não tão revolucionário o Potion Explosion ou o candy crush de poções é o jogo muito bom. Assim, mesmo com mecânicas simples o jogo oferece uma boa diversão com os amigos, juntamente com uma arte bem feita.” – Pedro Lemes Costa

“Não recomendo o jogo para fã de Harry Potter, poderia ter sido implementada uma maneira melhor de se criar as poções” – André Luiz da Silva Junior

“O jogo tem uma complexidade baixa, as mecânicas e as habilidades das poções são legais.” – Matheus Henrique Consoni Mazanti

“Jogo bom” – Eduardo Consalter Diniz

“Jogo interessante, mas achei que as bolinhas não se relacionam tanto com a temática. ” – Julia Beiroco Oliveira Fantini

“No geral é um jogo inovador e divertido. O uso das poções e a ajuda do professor e o acesso visual ao laboratório dos adversários (para ver os ingredientes que eles precisam) é possível explorar bastante os combos do dispenser e os outros elementos do jogo para criarmos a melhor estratégia possível. Com as variações de poções em jogo a rejogabilidade é boa. Porém pode ser um pouco chato de se organizar, principalmente se as bolinhas caírem no chão e perderem-se. ” – Thiago Rossato Francisco

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