Azul: Review

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Azul
Designer(s): Michael Kiesling
Artista(s): Philippe Guérin, Chris Quilliams
Ano de lançamento: 2017
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 30 min
Mecânicas: End Game Bonuses, Open Drafting, Pattern Building, Tile Placement, Turn Order: Claim Action
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,76 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Introduzidos pelos mouros, os azulejos (originalmente azulejos brancos e azuis) foram completamente aceitos pelos portugueses quando seu rei Manuel I, em visita ao palácio de Alhambra no sul da Espanha, ficou fascinado com a beleza deslumbrante dos azulejos decorativos mouros. O rei, impressionado pela beleza interior de Alhambra, ordenou imediatamente que seu próprio palácio em Portugal fosse decorado com azulejos de parede semelhantes. Como artista de azulejos, Azul leva você a embelezar as paredes do Palácio Real de Évora. No jogo, os jogadores se revezam, comprando tiles coloridos dos fornecedores para seu próprio tabuleiro. Mais tarde na rodada, os jogadores marcam pontos com base em como eles colocaram seus azulejos para decorar o palácio. Pontos extras são pontuados para padrões específicos e conjuntos completos; os suprimentos desperdiçados danificam a pontuação do jogador. Ganha o jogador com mais pontos no final do jogo.

Perfil dos Jogadores

Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.

Luiz Paulo de Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado)..

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados..

Pedro Lemes Costa : Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado..

Matheus Henrique Consoni Mazanti: Gosto de todos tipos de jogos, desde casuais até os bem competitivos, entretanto o tipo que eu mais busco para jogar são os casuais que dê cooperativos para se divertir junto. Muitas vezes eu perco, mas algumas vezes eu quase ganho. Mesmo eu me dizendo um cara azarado eu gosto bastante também dos jogos onde o fator sorte está bem presente, pois fica muito mais aleatório e divertido..

André Luiz da Silva Junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..

Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Julia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Cores bem vibrantes na qual achei bem legal” – Gabriel Sporck Trombini
  • “arte muito bonita, o jogo realmente faz parecer que voce está fazendo uma parede de azulejos” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo possui uma arte muito bonita e com símbolos para ajudar quem tem dificuldade em diferenciar certas cores.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Remete bem o período temática do jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A arte do jogo é muito bonita e colorida, com diferentes desenhos para ajudar na diferenciação das peças.” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
  • “As peças são azulejos ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Arte bonita, simples, mas com detalhes para ajudar pessoas com daltonismo, por exemplo.” – Thais Yukari Hirako
  • “Muito bonita” – Eduardo Consalter Diniz
  • “muito bonito, parecem azulejos mesmo” – Julia Beiroco Oliveira Fantini

Contras:

  • “Para quem tem daltonismo a experiência não pode ser tão boa” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Achei um pouco sem graça.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A arte de marcação dos pontos poderia ser azulejos ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 01_media_arte_Azul
Média de avaliação: 4.8

Complexidade

Prós:

  • “Um jogo consideravelmente complexo pois pode ter varias variação pois os adversários podem estragar suas jogadas pensadas” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Jogo bem simples com mecânicas fáceis de aprender.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As diversas possibilidades de combinações deixam o jogo bem interessante.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Um jogo simples para passar o tempo com amigos” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
  • “Não é um jogo complexo, ele é bem simples ” – André Luiz da Silva Junior
  • “O esforço mental condiz com a complexidade do jogo ” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Algumas regrinhas de pontuação são um pouco mais chatas para ensinar pessoas que não estão acostumadas a jogos de tabuleiro modernos. Porém, essas regras são essenciais para o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “deixa um pouco a desejar a sua complexidade” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Azul
Média de avaliação: 3.9

Componentes

Prós:

  • “Um jogo bem adaptado na qual não achei nenhum bug e ficaram fácil de realizar as jogadas ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “o jogo foi bem adaptado e o site facilita bastante a contagem de pontos e possíveis erros não vistos ” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo foi muito bem adaptado para o virtual. É bem fácil visualizar as jogadas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Muito bem adaptado.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Ficou igual ao físico ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Facilita a compreensão do jogo” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “A pontuação é somada de forma automática e muito rápida, é fácil o jogador se perder e não entender muito bem o que aconteceu. Isso pode prejudicar planejamentos futuros do jogador. É muito difícil se jogar pelo celular, pois as peças são muito pequenas e é necessário ficar dando zoom. Poderia ter um sistema que você escolhe primeiro a região de onde você quer coletar, e aparece uma lista com as peças disponíveis naquela região para você selecionar.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Pode deixar o jogador mal acostumado de joga-lo físico ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 03_media_componente_Azul
Média de avaliação: 4.6

Diversão

Prós:

  • “Um jogo divertido ainda mais jogando com os amigos” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Jogo extremamente divertido e bem rápido.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Gostei da experiência.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Tem peças coloridas, divertidas de se manipular ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Proporcionou risadas” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “turnos repetitivos” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Azul
Média de avaliação: 4.6

Estratégia

Prós:

  • “Tem as variações onde os outros jogadores podem estragar sua estratégia e também varios métodos que pode se chegar na vitória ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “o jogo apesar de uma pontuação simples consegue fazer dela vários usos fazendo ela ser interessante e justa” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogo possui diversas camadas de estratégias diferentes que podem ser utilizadas para se vencer. E essas estratégias podem ser repensadas e reformuladas no curso do jogo diversas vezes.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Esse é um ponto bem forte do jogo, pois há muitas possibilidades de jogadas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Está na medida certa, não precisa pensar exaustivamente para pontuar” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
  • “Sua estratégia pode atrapalhar o adversário ” – André Luiz da Silva Junior
  • “É preciso montar uma estratégia praticamente a cada jogada pois o que os outros jogadores fizerem em seu turno, podem interferir na sua estratégia de jogo.” – Thais Yukari Hirako
  • “jogo que é possível pensar numa estratégia para atrapalhar o adversário ” – Julia Beiroco Oliveira Fantini

Contras:

  • “Os combos podem ficar um pouco repetitivos.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Sua estratégia pode atrapalhar seu jogo” – André Luiz da Silva Junior
  • “Um pouco linear ” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Azul
Média de avaliação: 3.9

Inatividade

Prós:

  • “Como o jogo é de se pensar então pode ger rodadas que o jogador fique pensando e atrase um pouco os outros mas em geral é rapido até” – Gabriel Sporck Trombini
  • “o jogador que não observa como os adversários estão jogando provavelmente perde alguns pontos fazendo com que o jogador mantenha a atividade no jogo ” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Os turnos são bem rápidos, o jogador apenas pega as peças e as coloca em seu tabuleiro.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As jogadas fluem de forma bem dinâmica.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Manipula muitos objetos por turno ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Rodadas rápidas ” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Se algum jogador for daqueles que precisa pensar muito antes de realizar sua ação, os demais terão que ficar esperando ele sem poder fazer nada enquanto isso.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Tem que esperar todos jogarem para ser sua vez novamente” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
  • “Só pode interagir no seu turno” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Azul
Média de avaliação: 4.0

Inovação

Prós:

  • “Como sou iniciante não tinha conhecido uma mecânica então achei bem interessante de jogar ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Apesar de não ter nenhuma mecânica inovadora, a forma como ela é utilizada neste jogo é bastante diferente de outros jogos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Nunca tinha jogado nada igual.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Da valor para os azulejos de forma que são postos ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Mecânica única e diferenciada” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “parece um tétris ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Azul
Média de avaliação: 4.2

Interação

Prós:

  • “Sua escolha de pegar ou não uma azulejo afeta as jogadas dos adversários fznd que pensem outra estratégia ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “ver como o jogo esta sendo jogado por seus adversários é indispensável para fazer suas jogadas ” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Como o banco de peças é acessível para todos e cada interação dos jogadores altera a disposição desse banco, as peças que um jogador escolhe coletar do tabuleiro geralmente dependem muito das peças que os outros jogadores pegaram ou precisam pegar.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As escolhas dos jogadores influenciam bastante nas jogadas uns dos outros.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Você tem que prever quais peças os outros jogadores vão pegar para não se frustrar quando for tua vez” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
  • “Sua estratégia pode atrapalhar o adversário ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Sacanagem é permitida” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Sua estratégia pode atrapalhar seu jogo” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Azul
Média de avaliação: 4.5

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Bem interessante a temática casada com a mecânica onde a arte é bem bonita e uma nova mecânica para mim” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O tema de azulejo se encaixa muito bem nas mecanicas” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
  • “O jogador realmente azuleja uma paredes ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Coerentes” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “As ações do jogo fazem referências ao processo de instalação de azulejos, porém, isso não é o suficiente para o jogador imergir na temática. Achei que, enquanto jogava, me deu mais a impressão de estar jogando um jogo abstrato.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Poderia ser qualquer coisa não só azulejos.” – Thiago Rossato Francisco
  • “As peças de azulejo poderiam ser mais finas para lembrar um azulejo ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Azul
Média de avaliação: 4.4

Regras

Prós:

  • “O jogo tem uma curva de aprendizado um pouquinho mais elevada mais a partir do primeiro jogo você pega o jeito das possíveis estratégia e as regras, mas em geral é bem explicado” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Todas as regras estão bem explicadas e exemplificadas no manual do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Estão bem explicadas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Fácil de se entender ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Regras bem declaradas e compostas” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Fácil de esquecer ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 10_media_regras_Azul
Média de avaliação: 4.8

Rejogabilidade

Prós:

  • “Apesar de ser essencialmente o mesmo jogo, ele possui bastante aleatoriedade nas peças que são colocadas no tabuleiro do jogo, proporcionando experiências suficientemente diferentes de uma partida para outra. Além disso, existem dois modos de jogo principal, dependendo do lado do tabuleiro utilizado.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As partidas variam bastante entre si.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogador que começa da uma diferença no jogo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Jogaria novamente” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Talvez se jogar bastante vezes possa enjoar um pouco, mas tudo o que é exagerado não é tao legal.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Porém a estratégia base de jogo é sempre a mesma o que pode cansar.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Você pode acabar se cansando um pouco rápido pois a estratégia se permanece a mesma, mesmo que as peças mudem dando uma deferenciada.” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
  • “muito repetitivo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Apenas sensações de vitória ou derrota. Nada mais, nada menos.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “as partidas nao sao muito diferentes entre si” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Azul
Média de avaliação: 3.5

Sorte

Prós:

  • “A sorte sera apenas se seu adversário pegar ou não o azulejo ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “apesar da escolha das peças que entram na mesa serem aleatórias as peças jogadas são escolhas do jogador minimizando o uso da sorte e visando mais o uso da mecânica de pontuação” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “É sempre possível planejar estratégias para mitigar a falta de sorte no posicionamento das peças no tabuleiro.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Depende do método de pegar as peças ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Mais estratégia do que sorte” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Outro jogador pode pegar as peças que um jogador pegaria ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Azul
Média de avaliação: 4.0

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Geralmente o tempo de jogo é suficiente para cada jogador conseguir trabalhar no seu tabuleiro de maneira satisfatória.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Possui um bom tempo de jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Curto” – André Luiz da Silva Junior
  • “Jogo rápido e fluído” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “repete muito ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Azul
Média de avaliação: 4.7

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.8
Complexidade 3.9
Componentes (virtual) / Adaptação 4.6
Diversão 4.6
Estratégia 3.9
Inatividade 4.0
Inovação 4.2
Interação 4.5
Mecânica + Tema 4.4
Regras 4.8
Rejogabilidade 3.5
Sorte 4.0
Tempo 4.7
Total 4.3
Gráfico sobre item medias_itens_Azul

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Azul



Gráfico sobre item gardner_Azul

Considerações finais dos jogadores

“Bom, um jogo com maior tempo de jogo onde ele não fica pesado mas sim bem interessante, e alem de ser competitivo jogar com os amigos garantirá uma diversão, nota: 7/10” – Gabriel Sporck Trombini

“é um jogo excelente, complexo na medida certa, diria que um ótimo jogo de entrada pra quem esta procurando algo leve mas não tão simples” – Luiz Paulo de Souza Lopes

“Azul é um jogo rápido, fácil e divertido, além de ser muito bonito e chamar muito a atenção na mesa. Recomendo para quase todos os públicos, sejam jogadores mais experientes ou iniciantes, para se jogar em família ou com os amigos. Para as pessoas menos experientes, o sistema de pontuação pode ser um pouco mais difícil de entender, mas depois de assimilado, é bastante intuitivo.” – Mauricio Iwama Takano

“A temática e a arte do jogo encaixam muito bem, além de ser muito bonito o jogo é balanceado e tem regras simples que torna possível seu fácil entendimento e a criação de mais estratégias durante as partidas.” – Pedro Lemes Costa

“No geral é um jogo inovador e com uma mecânica diferente, porém achei a temática sem graça e a estratégia base de jogo repetitiva (combando as linhas e colunas) o que pode cansar bastante.” – Thiago Rossato Francisco

“O jogo tem uma complexidade fácil, ideal para jogar com pessoas que não estão muito familiarizadas com estes tipos de jogos, mas mesmo assim conseguem entregar diversão para todos com suas partidas rápidas.” – Matheus Henrique Consoni Mazanti

“Um bom jogo para quem esta começando a jogar board games ” – André Luiz da Silva Junior

“Ao meu ver é um jogo simples mas com diversas camadas de estratégia para se jogar, visto que a pontuação é adquirida de muitas formas diferentes. É preciso pensar bem ao tomar uma decisão, e pensar também nas estratégias dos adversários para que sua jogada não seja em vão. Muito interessante, e legal de ser jogado mais de uma vez.” – Thais Yukari Hirako

“Bom jogo” – Eduardo Consalter Diniz

“Jogo muito divertido e diferente, achei interessante. Porém acredito que é um jogo um pouco repetitivo, ou seja, nao é possivel jogar muitas partidas seguidas” – Julia Beiroco Oliveira Fantini

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