Hanabi: Review

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Hanabi
Designer(s): Antoine Bauza
Artista(s): Albertine Ralenti, Gérald Guerlais
Ano de lançamento: 2010
Capacidade de jogadores: 2 a 5
Tempo previsto de partida: 30 min
Mecânicas: Communication Limits / Cooperative Game / Hand Management / Memory / Set Collection
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,69 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Hanabi – palavra japonesa para “fogos de artifício” – é um jogo cooperativo no qual jogadores tentam apresentar o espetáculo perfeito de fogos, colocando as cartas na mesa na ordem correta. Parece fácil, certo? Bem, nem tanto, pois neste jogo você segura suas cartas de forma que elas fiquem visíveis apenas aos outros jogadores. Isso mesmo, você não pode ser suas próprias cartas! Vocês devem trabalhar em time, dando dicas uns aos outros a respeito dos valores ou das cores das cartas de cada um para criar um deslumbrante espetáculo de fogos antes que acabem suas cartas. Além da arte totalmente renovada, esta nova edição de Hanabi inclui 2 expansões dentro da caixa: Avalanche de Cores e Pólvora Negra, que acrescentam novos níveis de dificuldade nas partidas.

Perfil dos Jogadores

Pedro Lemes Costa : Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..

Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.

André Luiz da Silva Junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..

Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte bem suave sem muitas informações poluição.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Possui ilustrações bonitas que realçam os fogos de artificio ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Arte bonita e simples. A arte facilita a compreensão das cartas. A distribuição de cores é perfeita. ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Arte simples, mas com todas as informações necessárias.” – Thais Yukari Hirako

Contras:

  • “o fundo das cartas é muito vazio ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Daltônicos sofrerão ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “arte simples para uma temática que pode ser muito mais explorada” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Gráfico sobre item 01_media_arte_Hanabi
Média de avaliação: 4.0

Complexidade

Prós:

  • “Um jogo simples de se entender ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Exige pensamento estratégico parcialmente complexo, mesmo sendo um jogo com objetivo simples.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Não possui jogadas mirabolantes ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Para pessoas lerdas como eu, prepare-se para as derrotas. ” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Hanabi
Média de avaliação: 4.0

Componentes

Prós:

  • “Não houve nenhum problema em relação ao board game arena” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O jogo aparece totalmente na tela ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Jogo flui melhor por ter todos seus componentes já organizados na plataforma.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Muito automático ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Não da para ver a reação física dos colegas em relação às jogadas realizadas pelos outros jogadores.” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 03_media_componente_Hanabi
Média de avaliação: 5.0

Diversão

Prós:

  • “Bem divertido, depende quem são os amigos” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Super divertido, há muitas interações entre jogadores ” – André Luiz da Silva Junior
  • “O jogo é divertido para quem não joga comigo.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “o fato de ter que se controlar para nao interferir na jogada do outro deixa muito divertido” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

Contras:

  • “Uma ação por turno ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Esse jogo me deixou traumas.” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Hanabi
Média de avaliação: 4.0

Estratégia

Prós:

  • “Há varias jogas que podem ser feitas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Pensar na estratégia é legal. E tentar realizar ela é mais desafiador ainda.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Como o jogo é cooperativo, a estratégia é dar boas dicas nas horas certas, o que é bem interessante, visto que o número de fichas de dica é limitado.” – Thais Yukari Hirako
  • “é necessário pensar na jogada dos outros para fazer a sua para que poder ganhar o jogo, tornando o jogo bem estratégico” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

Contras:

  • “Estratégia vaga.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O colega pode não entender muito bem a sua jogada ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Sua estratégia não é só sua. Tem que se comunicar bem com os colegas.” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Hanabi
Média de avaliação: 4.0

Inatividade

Prós:

  • “Se interage bastante no seu turno ” – André Luiz da Silva Junior
  • “As rodadas são generosas em relação ao tempo, mas conforme o jogo passa, o desespero bate e o que era muito tempo se transforma em pouco.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Turnos rápidos, fazendo com que todos os jogadores participem bastante.” – Thais Yukari Hirako
  • “o jogo faz com que você fique atento as ações dos outros jogadores, dando a sensaçao que a todo momento voce esta fazendo algo” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

Contras:

  • “Não pode falar sobre o jogo quando não é seu turno” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Hanabi
Média de avaliação: 4.3

Inovação

Prós:

  • “Uma nova forma de se interagir com cartas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Não sou capaz de opinar pois não joguei a versão física do jogo.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Lembra jogos de adivinhação ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Hanabi
Média de avaliação: 3.7

Interação

Prós:

  • “O compartilhamento de ideias necessário para o desenrolar do jogo é interessante e desafiador.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Tem que saber se comunicar com os colegas. No meu caso, eu não sabia e afundei todos com a minha burrice.” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Hanabi
Média de avaliação: 4.5

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Condis ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Em minha opinião não encaixou o tema com a mecânica” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Foca bastante nos fogos de artificio ” – André Luiz da Silva Junior
  • ” Qualquer tema poderia ser apresentado desde que envolvesse uma contagem” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Hanabi
Média de avaliação: 3.5

Regras

Prós:

  • “As regras são bem clara no manual” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Super fácil de se compreender ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Regras bem descritas e fáceis de serem compreendidas” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Poucas regras ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 10_media_regras_Hanabi
Média de avaliação: 4.8

Rejogabilidade

Prós:

  • “Cada partida é diferente ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Proporciona sensações diferentes a cada rodada” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Proporcionará as mesmas sensações ” – André Luiz da Silva Junior
  • “95% de sensações negativas e 3% de sensações positivas e 2% de sensações neutras.” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Hanabi
Média de avaliação: 3.7

Sorte

Prós:

  • “Não há excesso de sorte envolvida.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Não contem um fator sorte ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Não exige sorte” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Depende totalmente das estratégias dos jogadores ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Eu sou o azar” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Hanabi
Média de avaliação: 4.2

Tempo de Jogo

Prós:

  • “A duração da partia é boa ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Jogo rápido ” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Se os jogadores perderem cartas especificas o jogo termina mais rápido ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Hanabi
Média de avaliação: 4.7

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.0
Complexidade 4.0
Componentes (virtual) / Adaptação 5.0
Diversão 4.0
Estratégia 4.0
Inatividade 4.3
Inovação 3.7
Interação 4.5
Mecânica + Tema 3.5
Regras 4.8
Rejogabilidade 3.7
Sorte 4.2
Tempo 4.7
Total 4.2
Gráfico sobre item medias_itens_Hanabi

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Hanabi



Gráfico sobre item gardner_Hanabi

Considerações finais dos jogadores

“Hanabi apesar de possuir uma arte simples é um boardgame cooperativo muito bom, a temática de completar os fogos de artifício e assim ganhar o jogo possui mecânicas que tornam o jogo interessante, como o fato de não ser possível ver suas próprias cartas mas sim a dos seus amigos de mesa, tornando o jogo dinâmico engraçadouitas vezes. ” – Pedro Lemes Costa

“Como o jogo é competitivo nem todos vão gostar mas é muito interessante tentar adivinhar o que o amigo esta pensando e com os amigos da para ver se pensa a mesma estratégia ” – Gabriel Sporck Trombini

“Um excelente jogo para se introduzir pessoas ao mundo do board game e reunir os amigos ” – André Luiz da Silva Junior

“Jogo legal para quem sabe cooperar” – Eduardo Consalter Diniz

“Achei um jogo simples, mas que tem que ser jogado com calma e prestando bastante atenção as dicas que os outros jogadores lhe fornecem, o que torna ele bem divertido, e empolgante. ” – Thais Yukari Hirako

“Achei o jogo muito divertido e interessante, nunca havia jogado nada parecido. Cada partida é diferente da anterior, o que o torna um jogo simples, porém emocionante. É um jogo coringa para se ter” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.0
Complexidade 4.0
Componentes (virtual) / Adaptação 5.0
Diversão 4.0
Estratégia 4.0
Inatividade 4.3
Inovação 3.7
Interação 4.5
Mecânica + Tema 3.5
Regras 4.8
Rejogabilidade 3.7
Sorte 4.2
Tempo 4.7
Total 4.2

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