Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Pandemic
Designer(s): Matt Leacock
Artista(s): Josh Cappel, Christian Hanisch, Régis Moulun, Chris Quilliams, Tom Thiel
Ano de lançamento: 2008.0
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 60 min
Mecânicas: Action Points, Cooperative Game, Hand Management, Point to Point Movement, Set Collection, Trading, Variable Player Powers
Peso (conforme BoardGameGeek): 2.41 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Em Pandemic, várias doenças virulentas eclodiram simultaneamente em todo o mundo! Os jogadores combatem a doença, assumindo o papel de especialistas cuja missão é tratar os focos enquanto pesquisa a cura para cada uma das quatro pragas. O tabuleiro do jogo mostra vários grandes centros populacionais na Terra. Em cada turno, um jogador pode utilizar até quatro ações para viajar entre cidades, tratar populações infectadas, descobrir uma cura, ou construir uma estação de pesquisa. Um baralho de cartas fornece habilidades aos jogadores, mas espalhados por este baralho estão cartas de Epidemia! Estas cartas aceleram e intensificam a atividade das doenças. Tomando um papel único dentro da equipe, os jogadores devem planejar a sua estratégia para combinar suas forças de especialistas, a fim de curar as doenças. Se uma ou mais doenças se espalha além da recuperação ou se decorrido muito tempo, todos os jogadores perdem. Se curar as quatro doenças, todos eles ganham!
Perfil dos Jogadores
Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.
Luiz Paulo de Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado)..
Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados..
Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado..
Critérios Avaliados
Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:
Estruturação da Avaliação
Esta resenha está dividida da seguinte forma:
- Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
- Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Todas as informações são bem fáceis de visualizar e possuem símbolos diferentes para diferenciar as cores.” – Mauricio Iwama Takano
- “Sem excessos e vem limpo.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Os nomes das cidades no mapa são um pouco pequeno e muitas vezes fica encoberto pelos peões dos jogadores ou pelos cubos de doença.” – Mauricio Iwama Takano
- “É necessário um pouco de atenção, pois possui um tabuleiro com muitas informações a princípio ” – Pedro Lemes Costa
- “Achei um pouco sem graça e genérico.” – Thiago Rossato Francisco
Complexidade
Prós:
- “O jogo base é bem simples de regras, a maioria delas bem fáceis de explicar.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “O que não falta nesse jogo é uma complexidade, deixando mais atrativo para jogadores que gostam de uma certa complexidade alta” – Gabriel Sporck Trombini
- “No jogo base a forma como a cura de uma doença é encontrada é muito simplificada, acredito que o método utilizado na expansão “No laboratório” deixe o jogo muito mais interessante.” – Mauricio Iwama Takano
- “Achei bem fraco, a cooperação e poderes nos ajuda na montagem da estratégia, porém é muito previsível.” – Thiago Rossato Francisco
Componentes
Prós:
- “Não teve nenhum problema ou bug em minha opinião na adaptação ” – Gabriel Sporck Trombini
- “A adaptação dos componentes ficou muito boa. Os cubos de doenças girando para facilitar a visualização foi um toque bem interessante. No seu turno aparecem quais são as opções de ação disponíveis para você naquele momento, além de informar quantas ações você ainda tem disponível.” – Mauricio Iwama Takano
- “Em parte até ajudou, pois ficou mas intuitivo ” – Pedro Lemes Costa
- “Muito bem adaptado.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Um detalhe que u não gosto muito na plataforma do Board Game Arena, é que ele utiliza o nome do personagem do jogo para se referir a um jogador, em vez de usar o nome do jogador. Por exemplo, aqui em Pandemic, aparece a mensagem “Expedidor realizou a ação X”, em vez de informar o nome do jogador que fez a ação. Isso às vezes confundia os jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
Diversão
Prós:
- “O jogo é bem divertido e desafiador.” – Mauricio Iwama Takano
- “O jogo ser em cooperação com outros players tornou a experiência boa” – Pedro Lemes Costa
Contras:
- “Muito pouco, um jogo bem enjoativo.” – Thiago Rossato Francisco
Estratégia
Prós:
- “a estratégia é meio padrão mas como executa-la muda ao longo do jogo por causa dos eventos aleatórios o que causa a sensação de mudança” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “O jogo possibilita diversas estratégias diferentes para se vencer o jogo. Geralmente jogadores mais experientes têm mais chances de vencer o jogo do que jogadores novos, o que demonstra uma curva de aprendizado.” – Mauricio Iwama Takano
- “Por mais que não tenha competitivade entre os jogadores por ser um jogo cooperativo o mesmo precisa de uma boa estratégia em equipe” – Pedro Lemes Costa
- “As várias combinações entre as habilidades dos personagens.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Infelizmente os resultados táticos variam muito pouco.” – Thiago Rossato Francisco
Inatividade
Prós:
- “é um jogo bem cooperativo onde é muito importante conversar sobre as jogadas” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “Se todos os jogadores estiverem realmente determinados a ganhar o jogo, eles devem se comunicar o tempo todo e participar de todos os turnos de todos os jogadores, com ideias e sugestões. Isso faz com que os jogadores não fiquem momento algum sem participar do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “Nisso o jogo é ótimo, pois estamos sempre preocupados com o cenário geral.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Dependendo do grupo que está jogando, é possível que cada jogador só participe no seu turno e fique quieto no turno dos demais. Caso isso aconteça, os jogadores acabam ficando muito tempo sem realmente participar da partida (e possivelmente irão perder o jogo).” – Mauricio Iwama Takano
Inovação
Prós:
- “Como não tenho nenhuma experiência em outros jogos, realmente essa foi uma nova mecânica para mim na qual a mecânica eu gostei bastante ” – Gabriel Sporck Trombini
- “Apesar de não ter sido o primeiro jogo cooperativo, acredito que este tenha sido um dos responsáveis pela popularização do gênero.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “Já jogos com mecânicas idênticas.” – Thiago Rossato Francisco
Interação
Prós:
- “O jogo é cooperativo então todos jogadores precisam ter uma unica estratégia ” – Gabriel Sporck Trombini
- “por ser um jogo cooperativo a ideia é mais chegar em um consenso que ajude todos do que fazer algo isolado ” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “É muito importante que os jogadores se conversem e planejem juntos as estratégias do jogo para se conseguir vencer. Sem cooperação e sintonia do grupo, é muito difícil ganhar.” – Mauricio Iwama Takano
- “Muito boa, ela tem que acontecer para o jogo fluir.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Para ganhar é necessário que todos colaborem senão o game não flui.” – Thiago Rossato Francisco
Mecânica + Tema
Prós:
- “A mecânica e o tema são realmente bem encaixados ” – Gabriel Sporck Trombini
- “As mecânicas do jogo nos faz realmente sentir que estamos combatendo um perigo global.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “O perigo global que a mecânica nos remete, pode ser diversas coisas diferentes. Por conta disso, a mecânica do jogo é utilizada para outros jogos com pequenas adaptações.” – Mauricio Iwama Takano
- “Pode ser qualquer coisa. Já joguei jogos idênticos só com outras mecânicas.” – Thiago Rossato Francisco
Regras
Prós:
- “O jogo é relativamente grande em minha opinião portanto por mais que tenham vários detalhes foi bem descrito” – Gabriel Sporck Trombini
- “O manual é bem completo, sem espaço para dúvidas.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “Um pouco confuso no início mas com o tempo você entende ” – Pedro Lemes Costa
Rejogabilidade
Prós:
- “É possível jogar algumas vezes sem cansar, principalmente porque na maioria as vezes vocês irão perder. Apesar de ficar repetitivo e cansativo depois de algumas partidas, algumas expansões dão um ar novo para o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “Há vários poderes e habilidades que podem variar os jogos.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Depois de conseguir vencer uma ou duas vezes, começa a ficar um pouco repetitivo e cansativo.” – Mauricio Iwama Takano
- “Muito fraca, apesar de tudo a mecânica é extremamente repetitiva e maçante.” – Thiago Rossato Francisco
Sorte
Prós:
- “apesar dela poder fazer voce perder o jogo na primeira rodada ela da ambientação pro tema do jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “Na maioria das vezes é possível contornar a falta de sorte no jogo com uma boa estratégia.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “Mesmo assim, é bem possível que, mesmo com a melhor das estratégias, seja impossível vencer. Já aconteceu de em uma partida com 4 jogadores, o jogo terminar no 3° turno. Ou seja, o 4° jogador nem chegou a realizar suas ações.” – Mauricio Iwama Takano
Tempo de Jogo
Prós:
- “O tempo do jogo é ideal, nem muito longo, nem muito curto.” – Mauricio Iwama Takano
- “É um bom tempo de jogo.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores | |
Arte | 3.4 | |
Complexidade | 4.0 | |
Componente | 4.6 | |
Diversão | 4.0 | |
Estratégia | 3.25 | |
Inatividade | 3.8 | |
Inovação | 3.4 | |
Interação | 3.8 | |
Mecânica | 4 | |
Regras | 4.2 | |
Rejogabilidade | 3.0 | |
Sorte | 4.2 | |
Tempo | 4.6 | |
Total | 3.9 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Realmente um jogo muito bom onde o tema se tornou bastante presente nesses últimos tempos, mas é realmente um bom jogo principal onde tem uma complexidade mas para quem é competitivo e queira ganhar sozinho não vai ser esse jogo pois todos ganham ou todos perdem” – Gabriel Sporck Trombini
“Pandemic possui uma premissa interessante: cooperação contra uma pandemia. Porém, a estratégia é engessada e varia muito pouco. Apesar de tudo a mecânica também é extremamente repetitiva e maçante.” – Thiago Rossato Francisco
“Pandemic é um jogo que considero essencial para quem gosta de jogo cooperativos, apesar de não ter sido o primeiro, ele introduz muito do que se conhece hoje no mundo dos jogos cooperativos. É um jogo introdutório que não possui muitas regras. É um jogo que envolve muita estratégia e trabalho em equipe, manter uma boa comunicação de grupo é muito importante para se vencer no jogo.” – Mauricio Iwama Takano
“É um jogo muito bom, principalmente por ser em cooperação com outras pessoas, o que torna a experiência de uma lutar contra uma Pandemia muito interessante rsrs.” – Pedro Lemes Costa
“ótimo jogo cooperativo que leva ao extremo o trabalho em equipe onde cada um tem suas forças e fraquezas onde juntos conseguem o objetivo comum” – Luiz Paulo de Souza Lopes