XCOM: The Board Game (2014)

XCOM: The Board Game

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: XCOM: The Board Game
Designer: Eric M. Lang
Ano de lançamento: 2014
Capacidade de jogadores: 2 à 4 jogadores
Tempo previsto de partida: 60 – 120 minutos
Mecânica: Jogo cooperativo, Dados Rolando, Gerenciamento de Mão, Empurre sua sorte, Poderes Variáveis ​​do Jogador
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,90/5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Você é a última esperança da humanidade.

Em XCOM: The Board Game , você e até três amigos assumem os papéis de líderes da organização internacional de elite conhecida como XCOM. É seu trabalho defender a humanidade, acabar com o pânico crescente e reverter a invasão alienígena.

Onde os militares do mundo não resistiram aos invasores alienígenas, você deve ter sucesso. Para fazer isso, você deve fazer uso estratégico dos recursos disponíveis. Você deve iniciar o Interceptors para abater OVNIs alienígenas, designar soldados para missões-chave, pesquisar tecnologia alienígena e usar essa tecnologia para defender sua base – enquanto tenta impedir que o mundo entre em colapso apenas o tempo suficiente para coordenar uma missão final para repelir os invasores para sempre.

Um dos aspectos mais notáveis ​​do XCOM: O jogo de tabuleiro é a maneira como ele incorpora um aplicativo digital gratuito e inovador ao núcleo de sua jogabilidade. Este acompanhante digital estará disponível como um aplicativo para download e como uma ferramenta on-line.

Perfil dos Jogadores

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte totalmente condizente com o tema e todas as informações de fácil acesso.”- Mauricio Iwama Takano
  • “As informações são fáceis de encontrar. Arte bem feita.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “A arte é muito bonita e bem feita.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Alguns podem considerar a disposição artística do tabuleiro um pouco confusa.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,6

Complexidade

Prós:

  • “Para mim a complexidade estava na medida certa.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Jogo relativamente simples, sem muita complexidade.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Considero um jogo complexo e um pouco difícil, mas é um jogo que vale a pena jogar.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “O jogo pode ser extremamente difícil de se compreender em sua totalidade por conta da quantidade de informações que o jogador teria que se lembrar porem se cada jogador aprender uma das 4 funções do jogo a complexidade ainda estará lá mas será menos complexo para todos os jogadores.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras: 

  • “O problema é que não dá para jogar com menos de quatro pessoas sem que alguém fique sobrecarregado com funções extras.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Achei complexo devido a quantidade de ações que você deve estar atento e a variedade das funções. Entender apenas da sua função e não dos outros perfis impacta na jogabilidade.” – Jhonatan Canedo
  • “Possui bastante detalhe, é difícil gravar todos.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,7

Componentes

Prós:

  • “Pela quantidade e qualidade dos componentes o valor do jogo não é muito elevado.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É um preço justo dado a quantidade de miniaturas e cartas que esse jogo possui.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Componentes bonitos e bem-feitos especialmente as miniaturas.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Um bom custo/benefício tendo em consideração a rejogabilidade e quantidade de elementos.” – Jhonatan Canedo
  • “Os componentes do jogo são todos bem feitos, com materiais bons. Valeu cada centavo gasto nele.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Além dos componentes que vem na caixa é necessário também um tablet, um celular ou um computador.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,4

Diversão

Prós:

  • “No geral é um jogo muito divertido.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Jogo muito divertido e passa muito bem uma sensação de urgência nas ações durante o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Devido a complexidade, fica mais interessante na rejogabilidade. É um jogo divertido.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Para quem não gosta de jogos muito intensos, que passam uma sensação de desespero, esse jogo pode não ser muito indicado.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogador que fica com a função de Chefe de Operações talvez se divirta menos por ser uma função “mais de avisos”, eu mesmo não me divirto com essa função.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Pessoalmente não me sinto muito confortável jogando jogos que possuem um tempo limite para se fazer as jogadas porém outros jogadores podem até mesmo gostar deste fato.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Média de avaliação: 3,6

Estratégia

Prós:

  • “É necessário extrema cooperação e tática nesse jogo, qualquer erro que um dos jogadores cometam afeta diretamente todo o time. Isso é algo que eu achei incrível.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Alto grau de estratégia, envolvendo as estratégias individuais e as coletivas.” – Jhonatan Canedo
  • “Os jogadores podem ter de mudar suas estratégias a todo momento por conta dos eventos aleatórios que acontecem em cada jogatina, tornando uma estratégia linear quase impossível.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “É possível criar varias estratégias diferentes, porém tem que pensar rápido.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Não é possível planejar muito, pois é necessário pensar muito rápido nas suas ações. A estratégia acaba sendo mais guiada pelo aplicativo do que por uma decisão dos próprios jogadores. Pois, dependendo do que for acontecendo durante a fase cronometrada, fica um pouco limitado as ações possíveis pelos jogadores e a escolha do que fazer fica quase que “óbvia”. E ainda, depois de tudo isso, a rolagem de dados é que vai definir o sucesso ou não.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,1

Inatividade

Prós:

  • “A inatividade é muito baixa, principalmente na fase cronometrada. Nela todos os jogadores devem de antemão tentar planejar suas ações, pois, quando for solicitado que faça algo, terá pouco tempo para tal. E, mesmo na fase de resolução, existem muitas formas de tentar ajudar os demais jogadores (com algumas ações de cartas). Sem contar a “tensão” / emoção de ver os colegas falhando ou obtendo sucesso nas suas ações.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A todo momento o jogador deve estar prestando atenção no que esta acontecendo no jogo ou pensando em seu próximo movimento devido ao tempo limitado.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Com o cromômetro apressando todas as jogadas o jogo torna-se extremamente dinâmico, eliminando esse problema da inatividade.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogador não fica parado, sempre está pensando em algo.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Real, esse cromômetro chega a dar desespero.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,9

Inovação

Prós:

  • “Joguei pouco jogos que necessitavam de um app de celular junto ao jogo, porém acredito ser uma ferramenta que adequá-se bem a proposta desse game board.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Até onde eu tenho conhecimento, o XCOM é inovador. Jogo cooperativo, um tema diferenciado, tem auxilio do app, entre outras coisas…” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Acredito que na época que foi lançado não havia nenhum outro jogo que utilizava as mesmas mecânicas. Apesar de que já existiam outros jogos que utilizavam aplicativos, acho que nenhum com tanta interatividade.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,6

Interação

Prós:

  • “Todos os jogadores devem estar sempre trabalhando em conjunto ou não sera possivel alcançar os objetivos.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Existe muita interação entre os jogadores. Se não houver, certeza que vai dar ruim ‘-‘.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Como já mencionei, o coop de jogo EXIGE a melhor interação possível dos jogadores. Do contrario não possível ganhar.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A interação entre os jogadores é primordial para conseguirem vencer a partida. Desde o diretor científico que deve ver o que cada outro jogador precisa de evolução até o Comandante que deve controlar a quantidade de fundos disponível.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Alguns podem ficar insatisfeitos com suas funções.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 5,0

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Mecânica se encaixa perfeitamente à temática do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Estão bem alinhados.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Mecânica e tema são muito bem encaixados, pois o aspecto dinâmico desse jogo simula o “medo” da humanidade diante dos alienígenas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A mecânica e o tema do jogo encaixam perfeitamente.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Muita coerência na mecânica com relação ao tema do jogo.” – Jhonatan Canedo

Contras:

  • “Poderia ser uma invasão zumbi que ainda sim casaria bem com o tema.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,9

Regras

Prós:

  • “As diferentes funções estão bem explicadas no manual.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Não houve desentendimento quando às regras do jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Muitas das regras só se encontram escritas no aplicativo. Para quem não gosta de ler na tela de um computador ou do celular / tablet, é um pouco ruim.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo pede pra você fazer o tutorial no aplicativo ao invés de descrever isso no manual (que só contém o resumão). Além de dar a impressão que os desenvolvedores estavam com “preguiça” de fazer o manual, nunca conseguimos fazer consultas rápidas quando temos alguma dúvida nas regras.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O ruim das regras é que a maioria não esta no manual do jogo, e sim no aplicativo. Seria bom se estivesse disponível tanto no manual quanto no app.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Média de avaliação: 3,7

Rejogabilidade

Prós:

  • “A variedade de missões finais, missões intermediárias, cartas e tudo mais disponibilizados pelo aplicativo, permite uma rejogabilidade boa.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Com os seis modos de jogos e diferentes missões para o capitão, XCOM tem uma boa rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Devido as várias funções e níveis de jogo, a rejogabilidade é alta!” – Jhonatan Canedo
  • “Cada jogatina é extremamente diferente da anterior.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Ótima rejogabilidade.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Apesar de toda variedade descrita, o jogo acaba caindo um pouco na “mesmice”. Pois, mesmo variando tudo, basicamente a jogabilidade não muda muito. Principalmente devido à limitação de estratégias citada anteriormente.”- Mauricio Iwama Takano
  • “O que mais enjoa é o uso do aplicativo.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,4

Sorte

Prós:

  • “A sorte é um fator importante nesse jogo sim, porém isso não se sobrepõe as estratégias dos jogadores.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Muitas vezes os jogadores podem se sentir completamente dependentes da sorte e que mesmo com uma boa estratégia não seria possível ganhar a partida por conta de algumas rolagens de dados que deram errado.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Sorte suficiente e satisfatória.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Muita sorte envolvida, tanto nos dados, quanto nas cartas de crise, nos eventos que ocorrem pelo aplicativo, entre outras coisas.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 3,1

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Tem um bom tempo para sua complexidade.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A proposta do jogo é de um jogo de duração média/longa. Quanto a isso o jogo cumpre com a sua proposta.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O tempo condiz com a proposta.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “Apesar de condizente com sua proposta, o jogo é um pouco mais demorado do que deveria. Acredito que começa a ficar um pouco repetitivo depois de um tempo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Caso o Capitão seja muito “mongou” nas missões o jogo simplesmente não se desenrola.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,0

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Considerações finais dos jogadores

“Apesar da resistência psicológica por causa do uso do aplicativo junto ao jogo, XCOM é um Board Game que vale apena ter uma chance de ‘ver mesa’. Além se ser um complexo jogo estratégico, ele estimula demais a interação entre os jogadores. Seu ponto mais forte, ao meu ver, é a ‘inatividade zero’. O cronometro para realização das missão garante fortes emoções do começo ao fim do jogo.” – Thiago Rossato Francisco

“O jogo é bem divertido e também bem interessante para desenvolver o espírito de trabalho em equipe. Apesar de achar que não é possível elaborar muito uma estratégia muito diferenciada, é um jogo onde é possível se divertir bastante. Não recomendo para pessoas que são muito ansiosas ou que não gostem de jogos que causem uma sensação de desespero. Também não recomendo jogar em menos do que 4 pessoas, acho que fica muita coisa para se controlar, reduzindo ainda mais o tempo para pensar em estratégias. Recomendo fortemente para pessoas que gostem de adrenalina e de sensações de “foi por muito pouco, quero tentar de novo pra ganhar dessa vez” ou de uma vitória épica (no limiar de uma derrota épica).” – Mauricio Iwama Takano

“Um jogo bem feito e com uma ótima ideia de mecânica de jogo que se encaixou perfeitamente com o tema porém pode ser desinteressante para jogadores que não gostem de turnos com tempo limite ou que não possuam pessoas suficientes para jogar.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

“Apesar da complexidade, é um jogo muito interessante para adquirir, devido a rejogabilidade e as camadas de estratégias possíveis. Não é recomendado para quem prefere jogos mais fáceis e rápidos.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

“Um jogo muito bom pra quem gosta de gestão de recursos em curto prazo tomadas rápidas de decisão e acabar com os alienígenas invasores.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

“Ótimo jogo, com ótima rejogabilidade permitindo os iogadores jogarem diversas vezes e não ter a mesma experiência porém é um jogo bem longo, podendo se tornar cansativo. Quem ama jogos de longa duração é uma ótima opção de jogo.” – Vanessa Hayashida

“XCOM é um jogo que exige muito da sua estratégia e comunicação com a equipe. É um jogo cooperativo de controle de crise, e impulsiona tanto ouvir o outro jogador na sua área de especialização do jogo quando entender as circunstâncias e aceitar algumas perdas.
É um excelente jogo para equipes trabalharem sinergia!” – Jhonatan Canedo

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