Resenha – Doctor Panic (2016)

Doctor Panic

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Doctor Panic
Designer: Roberto Fraga
Ano de lançamento: 2016
Capacidade de jogadores: 1 à 9 jogadores
Tempo previsto de partida: 12 minutos
Mecânica:  Cooperativo
Categoria: Ação/Destreza, Eletrônico, Humor, Médico, Party Game, Tempo real.
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,25/5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Em Doctort Panic você é parte de um time cirúrgico na parte mais prestigiada de um hospital. Seu objetivo: trabalhar em conjunto para salvar a vida um paciente que acabou de chegar antes que o tempo acabe!

Para isso é necessário realizar uma série de procedimentos médicos que serão preparados durante o jogo. Um ou mais jogadores atuam como “supervisores” – para gerenciar a emergência – e dão as tarefas para os outros personagens do time: encontrar a combinação certa de medicamentos nas cartas; inserir a dose certa no paciente; suturar ferimentos corretamente e assim por diante. Ganha se o time completar todos os procedimentos de maneira correta antes do alerta de ataque cardíaco final.

Perfil dos Jogadores

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento.

Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Leonardo Norio Yamasaki Cruz: Jogador não muito experiente, com preferência a jogos leves a médios de fantasia e estratégia. Gosta de jogos competitivos (a melhor parte é atrapalhar os adversários), mas sempre disposto a ajudar quando se tem um objetivo em comum. Tem preferência a jogos que te prendem com uma boa história e boa interação entre os participantes e o jogo.

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A arte do jogo é ótima.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • ” Arte divertida, com muitas referências à cultura Geek.” – Mauricio Iwama Takano
  • ” O jogo tem uma arte agradável para o público proposto, não poluindo muito os cartões do jogo e contendo todas as informações necessárias.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Há algumas referências interessantes.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Não se preocuparam com pessoas que possuam problemas em identificar cores.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O cartão de informação da tabela de valores é super carregado de informações e acaba confundindo as pessoas na hora de fazer a consulta.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Não é boa nem ruim, ela é bem básica.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,3

Complexidade

Prós:

  • “O jogo possui poucas regras e a maioria delas são simples.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Como o jogo é feito para crianças e adultos a complexidade média do jogo está ótima.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Muito tranquilo de jogar.” – Thiago Rossato Francisco

Contras: 

  • “Evoluir o nível do jogo não aumenta a dificuldade.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Algumas ações causam um pouco de confusão em jogadores mais novos. As intervenções (ataque cardíaco e os telefonemas) às vezes são confusos.” – Mauricio Iwama Takano

Média de avaliação: 4,2

Componentes

Prós:

  • “Os componentes do jogos são todos de boa qualidade.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo tem seu próprio aplicativo e a qualidade dos materiais é muito boa.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz

Contras:

  • “O coração poderia ser mais resistente.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Pelo fato do jogo ser composto em sua maioria de cartas o preço é um pouco alto.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Considero extremamente caro.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,0

Diversão

Prós:

  • “Com toda certeza o jogo é divertido.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Bastante divertido, dá para dar muita risada enquanto joga.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As partidas são divertidas para se jogar entre amigos e passar um pouco de vergonha se estiver em público.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “É um jogo bem divertido.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Quem prefere jogos de estratégias muito provavelmente não gostará desse jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Não me diverti com o jogo devido ao estilo do mesmo, tenho dificuldade em me divertir com jogos que possuem um tempo limitado para as ações e exigem muita cooperação.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Média de avaliação: 4,2

Estratégia

Prós: Nenhum prós informado.

Contras:

  • “É basicamente só fazer todos os procedimentos, não exige tanta estratégia.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Não tem estratégia quase nenhuma.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Como as tarefas para serem realizadas são repetidas, somente mudando o jeito de realizar, a estratégia para fazer o mais rápido possível não muda muito entre as partidas.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Inexiste uma linha tática, tudo é questão de destreza e organização.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Não a muitas estratégias que podem ser feitas visto que o jogo é mais baseado na capacidade dos jogadores de se coordenar para fazer diversas tarefas simples.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Média de avaliação: 2,2

Inatividade

Prós:

  • “Não tem como ficar inativo.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Praticamente não há momentos de inatividade durante o jogo. Apenas quando sua equipe já terminou as ações todas e precisa esperar as demais equipes terminarem as deles.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Todos os jogadores tem que trabalhar ao mesmo tempo nos seus respectivos grupos para completar todas as tarefas antes do tempo acabar.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Doctor Panic é adrenalina pura, esse é inclusive o ponto mais forte do jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogador dificilmente terá de ficar inativo.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • ” Ao jogar em trio existem atividades que um integrante fica somente esperando.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz

Média de avaliação: 5,0

Inovação

Prós:

  • “Apesar de existirem outros jogos em tempo real, este se destaca pelos tipos de atividades que os jogadores devem realizar.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo junta várias mecânicas de outros jogos, além de atuar junto com o celular para criar um ótimo jogo.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Extremamente inovador.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “As mecânicas do jogo não foram inovadoras o suficiente para que me chamasse a atenção como algo especial.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Média de avaliação: 5,0

Interação

Prós:

  • “As paradas cardíacas e as ligações do gerente faz com que os participantes se interagem, e também pode ocorrer de você ter que fazer um exame que o grupo do coleguinha esta fazendo, mas é só esperar.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “A interação é muito presente entre os jogadores da mesma equipe.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A interação com o seu grupo é essencial para realizar todos os procedimentos.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “A interação do jogo é intensa.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Quase não há nenhuma interação entre os jogadores de equipes diferentes.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O que as outras equipes estão fazendo não interfere na sua jogabilidade, somente quando ocorre algum evento fora do comum ou duas equipes precisam realizar a mesma operação.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz

Média de avaliação: 4,3

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Você se sente em uma mesa de cirurgia mesmo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Como são todos procedimentos médicos a temática é essencial para o jogo.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “A mecânica se encaixa muito bem com o tema, pois simula a correria e tensão dentro de uma sala de cirurgia.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A mecânica do jogo e o tema se encaixam perfeitamente, sendo cada atividade do jogo relacionada a uma ação de um médico.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras: Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4,8

Regras

Prós:

  • “Não há muito segredo nas regras do jogo, estão todas bem descritas no manual. Vem até com um modo tutorial para ajudar a entender melhor as regras.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo apresenta as regras de uma forma fácil de entender e bem objetiva.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz

Contras:

  • “O manual é um pouco confuso, mas as explicações de cada desafio estão claras.” – Thiago Rossato Francisco

Média de avaliação: 4,3

Rejogabilidade

Prós:

  • “Existe uma variabilidade de pacientes e de cartas para dar uma variabilidade no jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Quase toda a partida terá um elemento diferente para realizar.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Possui boa rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo traz um nível razoável de rejogabilidade com diferentes pacientes que mudam certos aspectos de cada atividade ” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • “Apesar das diversas cartas e pacientes, o jogo não muda muito de uma partida para a outra, ficando enjoativo rapidamente. ” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo não muda muito entre as partidas, principalmente pelos procedimentos serem os mesmos, mudando somente a forma de ser realizada a tarefa, então ao jogar várias partidas a sensação começará a se tornar não muito diferente entre as partidas.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “As jogatinas podem se tornar repetitivas após poucos jogos.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Média de avaliação: 4,0

Sorte

Prós:

  • “Dependendo das cartas o jogo pode ficar um pouco mais difícil, mas não muito. A única coisa que pode atrapalhar mais é quando duas ou mais equipes devem realizar o mesmo procedimento e uma deve ficar esperando a outra.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo não é baseado 100% na sorte dos jogadores, mas sim na habilidade dos grupos.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “Sorte não é um fator relevante aqui, mas sim a destreza.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • ” Dependendo da ordem das cartas, as vezes todos os grupos tem que realizar o mesmo procedimento. ” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz

Média de avaliação: 4,5

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O jogo é rápido e cronometrado, os jogadores já sabem quanto tempo ficarão jogando.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Para jogar casualmente o tempo para tratar os pacientes se encaixa.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz
  • “O tempo de jogo é ótimo, não é rápido demais e nem demorado demais.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Para jogadores mais competitivos os níveis mais difíceis acabam ainda não sendo tão desafiador. ” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz

Média de avaliação: 4,3

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Notas finais de cada avaliador:

Considerações finais dos jogadores

“Doctor Panic é um jogo único, sua proposta inovadora trás atona a experiência da correria e tensão dentro de uma sala de cirurgia. Apesar deu não gostar desse tipo de gameboard, admito que sua mecânica é magnifica pra aqueles que gostam de “suar” e mexerem seus corpos. ” – Thiago Rossato Francisco

“Adoro o jogo, um ótimo party game. Muito bom para quando você só quer dar algumas risadas com seus amigos sem ter que pensar muito.” – Mauricio Iwama Takano

“Um jogo com uma ideia interessante mas que não me atrai muito por conta de minhas preferências pessoais, porém certamente é um bom jogo para pessoas que gostem de jogos mais cooperativos e “acelerados”.” – Pedro Paulo Pastore Jorge

“Jogo muito divertido, sempre recomendo a todos. O jogo é fácil de entender, prático e rápido, além disso te coloca diante de alguns desafios e todos sobre pressão para salvar o paciente. Não tenho nem palavras, ele é ótimo!” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

“Jogo muito divertido e talvez um dos que mais treinam as inteligências usando varias delas ao mesmo tempo” – Luiz Paulo de Souza Lopes

“O jogo é muito divertido para se jogar com amigos de forma casual, ele ajuda a lidar com a pressão e a tomar rápidas decisões.” – Leonardo Norio Yamasaki Cruz

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