Resenha – Pélaghos (2018)

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Pélaghos (Fonte: Hexaedro)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Pélaghos
Designer: Ney de Alencar, Thiago Mello e Roice Mello.
Ano de lançamento: 2018
Capacidade de jogadores: 2 à 4 jogadores
Tempo previsto de partida: 45 à 240 minutos
Mecânica:  Ação / Movimento Programado, Construção de Baralho/Peças, Gestão de Mão, Pegar e Entregar, Rolagem de Dados, Tabuleiro Modular.
Categoria: Aventura, Exploração, Fantasia, Náutico, Piratas.
Peso (conforme BoardGameGeek): 3.0/5
 

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Pélaghos é um mundo de magia e navios, um mundo de grandes oceanos cheios de ilhas pouco ou nada exploradas. Um mundo onde as maiores e mais poderosas nações são formadas por seres humanos, mas que também é o lar de muitas raças exóticas, como elfos, minotauros e fadas. Criaturas monstruosas espreitam em seus covis escondidos em ilhas inexploradas ou mesmo no oceano, onde seu tamanho pode alcançar proporções colossais. Tesouros mágicos estão espalhados pelo mundo, escondidos em lugares inóspitos e por vezes inesperados. É um mundo de conflitos navais, abordagens, diplomacia e traição.”

O Pélaghos é um jogo com tabuleiro modular e muitas cartas, de 2 a 4 jogadores podem escolher uma das 4 nações para ter a supremacia do mundo através de pontos de vitórias pré-definidos, tendo diversas formas de ganhá-los a depender da estratégia utilizada: fazendo aventuras; fazendo fretes; explorando; cumprindo objetivos ou fazendo combates. Ou tente fazer tudo e conquistar rapidamente o mar central de Pélaghos!

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Componentes (Fonte: Ludopedia)

Uma das principais mecânicas é gerenciamento de mão, saber o que descartar e saber o que comprar pode ser a chave do sucesso. Também há um set collection forte, onde você monta a melhor composição para o que você quer fazer, envolvendo a classe do seu navio, escolha do capitão e tripulação.

Ainda estão presentes as mecânicas de pick-up and deliver ao realizar fretagem do seu porto para um local do tabuleiro e dice roll, que é opcional ao realizar explorações.

Há dois modos de combates de artilharia e de abordagem cada um com suas mecânicas. E todas as escolhas, podem ser afetadas pelas cartas de recursos gerais que mitigam a sorte em jogo!

Perfil dos Jogadores

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.
Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.
Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento
Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.
Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.
Yara Alberici: não tenho muita experiência mas gosto muito de jogar e criar estratégias no jogo. Jogos que envolvam negociação e estratégia sozinha ou em grupo são os que ela mais gosta. Não faz muita diferença entre os temas dos jogos
 

Critérios Avaliados

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Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A arte do jogo é muito bem feita e bonita.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Arte linda e condizente com o tema, as informações estão sempre à primeira vista e são de fácil entendimento” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “As informações estão claras e bem posicionadas, os ícones utilizados também facilitam bastante durante o jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: 

  • “Há muitas misturas de designs, porém não ofusca a beleza da arte empregada. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “É um jogo bem ilustrativo e suas peças possuem um acabamento muito bom porém, algumas de suas peças são bem parecidas, tornando difícil de distingui-las. ” – Yara Ap. A. Loureiro
  • “A arte não me atraiu muito, o tabuleiro montado não chama muito a atenção.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo possui anúncios em algumas cartas, fugindo do padrão artístico proposto. Seria mais agradável visualmente se os personagens das cartas de anúncio fossem adaptados para a realidade do jogo, inclusive no mesmo padrão artístico.” – Jhonatan Canedo
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Média de avaliação: 3.8

Complexidade

Prós:

  • “Simplesmente perfeita, o complexidade foi ideal para mim.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo possui uma complexidade que em sua maior parte o torna mais interessante e variado, possuindo diversas mecânicas diferentes” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Apesar da complexidade alta, o jogo disponibiliza vários modos para facilitar e mudar a experiência de jogo.” –  Jhonatan Canedo

Contras: 

  • “Jogadores iniciantes podem ter muita dificuldade em jogar. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “Muito complexo, difícil de entender.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “Por conter muitas regras o jogo se torna muito complexo e longo” – Yara Ap. A. Loureiro
  • “Algumas partes do jogo como o sistema de tokens são desnecessariamente complexos e poderiam possuir apenas um único token, facilitando a preparação da jogatina. Alguns efeitos especiais não são explicados com exatidão gerando confusão e até mesmo irritação por parte dos jogadores” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Muitas regras específicas para cada caso, dificultando um pouco a fluidez do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Muitos elementos e sub-elementos, tornando a experiência cansativa e muito complexa a primeira vista.” – Jhonatan Canedo
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Média de avaliação: 2.6

 

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Componentes

Prós: 

  • “Apesar de caro vale a pena principalmente devido à quantidade de componentes.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo traz componentes de ótima qualidade e possuído uma arte bonita e condizente com o tema” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • “Por conta de certas regras possuírem sentidos vagos se esperava uma melhor explicação da regra ao se pagar ” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O excesso de componentes dificulta o setup inicial do jogo. Muitos dos tokens e das cartas poderiam ser padronizados, reduzindo a diversidade de marcadores.” -Mauricio Iwama Takano
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Média de avaliação: 3.5

Diversão 6
Diversão

Prós: 

  • “Muito divertido.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo possui mecânicas interessantes e traz uma competição divertida entre os jogadores” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O jogo é bastante divertido após se aprender as regras.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: 

  • “Por conta de regras não serem bem explicadas o jogador tem de constantemente procurar por ajuda no manual e em alguns casos não é possível encontrar a informação desejada” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O jogo é divertido até certo ponto. O excesso de elementos e complexidade nas primeiras partidas fizeram com que não fosse tão divertido, pois tudo girou em torno de descobrir o que fazer a todo momento.” – Jhonatan Canedo
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Média de avaliação: 3.6

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Estratégia

Prós: 

  • “O jogo possui muitas estrategias e possibilidades.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Por ser um jogo complexo não há somente um tipo de estrategia, o que o torna um jogo bem mais dinâmico ” – Yara Ap. A. Loureiro
  • “O jogo trás a possibilidade de utilizar diversas estratégias que variam em complexidade e exige um bom planejamento do jogador” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Existem diversas maneiras de se ganhar o jogo, utilizando-se de estratégias variadas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A curta de aprendizado é boa, apesar do início ser bem decepcionante. Possui inúmeras camadas de estratégias, o que torna um jogo extremamente diverso com relação à isso.” – Jhonatan Canedo

Contras: Nenhum contra informado.

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Média de avaliação: 4.6

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Inatividade

Prós:

  • “É necessário entender a estratégia de seus oponentes para ter uma maior chance de vitória, tornando o tempo ocioso menor já que se deve prestar atenção nas ações de outros jogadores” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Os jogadores devem estar sempre atentos às jogadas dos adversários, para poder planejar da melhor forma possível seu turno.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Apesar do tempo de inatividade se relativamente longo, é um ótimo tempo para pensar nos próximos movimentos.” – Jhonatan Canedo

Contra:

  • “Caso alguém do grupo esteja com muita dificuldade de planejar uma estratégia ou está planejando ações apenas em seu turno, o mesmo pode acabar desacelerando o jogo de forma significativa” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Apesar de estar sempre atento à jogada do adversário, não há muito o que fazer enquanto ele está jogando (a não ser que ele te ataque, o que não foi muito comum nas vezes que jogamos). Um turno de um jogador pode demorar bastante dependendo da sua experiência com o jogo e das suas ações.”- Mauricio Iwama Takano
  • “O excesso de complexidade e elementos faz com que o tempo de inatividade aumente variando de jogador.” – Jhonatan Canedo
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Média de avaliação: 3.5

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Inovação

Prós:

  • “É diferente dos jogos convencionais. Achei muito inovador.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O jogo possui histórias sobre seus personagens e tenta sempre adicionar algo a mais a sistemas já conhecidos em jogos de tabuleiro” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Apesar de ser um tema já bastante explorado em outros jogos, o universo cuidadosamente criado e a forma como o jogo é conduzido é bastante único.” – Mauricio Iwama Takano
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Média de avaliação: 3.8

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Interação

Prós:

  • “Apesar do jogador focar-se bastante na própria estratégia é essencial que o mesmo preste atenção e interaja com os outros para descobrir suas estratégias. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “Prestar atenção nas estratégias dos adversários é essencial para se alcançar a vitória.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Nas vezes que jogamos tivemos pouca interação entre os jogadores, houveram apenas poucos ataques a outros jogadores. Tirando os ataques diretos, não há outras formas de intervir durante o turno de um jogador.” – Mauricio Iwama Takano
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Média de avaliação: 4.1

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Mecânica + Tema

Prós:

  • “As mecânicas de exploração e luta entre barcos combinam perfeitamente com o tema de piratas” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “As mecânicas do jogo se encaixam perfeitamente ao seu tema.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: Nenhum contra informado.

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Média de avaliação: 4.6

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Regras

Prós:

  • “Está tudo bem explicado.” – Thiago Rossato Francisco
  • “O manual traz uma visão geral do jogo e tenta ao máximo facilitar o entendimento” – Pedro Paulo Pastore Jorge

Contras:

  • “A regras são bem extensas e cansativas, é necessário bastante paciência.” – Thiago Rossato Francisco
  • “As regras não foram muito bem esclarecida, dificultando o andamento da partida.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “O manual é bem extenso e com muitas condições por isso, é um pouco dificil de entender” – Yara Ap. A. Loureiro
  • “Diversas regras precisam de uma explicação de como funciona em momentos específicos do jogo, detalhes que não podem ser encontrados no manual” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Existem regras para casos muito específicos e muitos detalhes, sobretudo nos combates. Algumas cartas de desafio eram difíceis de entender. A ação de “Contestar” poderia causar uma penalidade ao contestador caso o jogador estivesse dizendo a verdade.” – Mauricio Iwama Takano
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Média de avaliação: 3.0

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Rejogabilidade

Prós: 

  • “Com a possibilidade de alternar o local na sua base e personagem principal, a rejogabilidade torna-se muito boa.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Sua complexidade e estratégias diversas levam a uma boa rejogabilidade” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Devido à grande quantidade de estratégias diferentes e também de nações e avatares, o jogo pode ser rejogado diversas vezes sem problemas.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: Nenhum contra informado.

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Média de avaliação: 4.3

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Sorte

Prós:

  • “É um jogo tático, a sorte possui um peso muito pequeno.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Existem diversas ações que não dependem da sorte, e, quando ela está presente, ela pode, em alguns casos, ser mitigada por alguns elementos do jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contra:

  • “Há sorte envolvida em todas as ações que envolvem comprar uma ou mais cartas de um determinado deck. Isso pode ser bastante determinante para a partida.” – Mauricio Iwama Takano
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Média de avaliação: 4.0

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Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo longo do jogo permite que sejam realizadas melhorias na tripulação e nos barcos sem muito desespero.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Particularmente gosto de jogos demorados, mas alguns jogadores podem ter problemas com isso.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Não é possível fazer uma partida rápida, é necessário separar um tempo para poder concluir o jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Devido a constante necessidade de olhar o manual o jogo demora muito mais que o esperado” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Jogo bastante demorado, não há partidas rápidas, mesmo reduzindo a quantidade de pontos de vitória necessários para a vitória.” – Mauricio Iwama Takano
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Média de avaliação: 2.8

Notas Finais

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Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

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Notas finais de cada avaliador:

 

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Considerações finais dos jogadores

“Pélaghos no geral é um excelente jogo fazendo valer cada centavo gasto. Possui inúmeras camadas de estratégias e uma infinidade de possibilidades tornando a partida imprevisível e emocionante. Apesar do jogo ter muitos tokens pequenos (que podemos perder facilmente) e demorar bastante para aprender-se a jogar, Pelaghos trás uma experiencia de jogo única que não me lembro de ter conseguido com nenhum outro jogo. É sem sombra de dúvidas um dos melhores que eu já joguei na vida. ” –  Thiago Rossato Francisco

“O jogo parece ser interessante, porém é difícil conduzir a partida, pois as regras não estão esclarecidas. ” – Lívian Pereira Estevam De Oliveira

“Esse é um jogo com uma quantidade bem grande de peças e com muitas regras por isso, é muito dificil para quem o joga pela primeira vez. Porém, apos aprendidas todas as regras ele se torna um jogo bem iterativo” – Yara Ap. A. Loureiro

“Um ótimo jogo com uma história interessante e game play divertido que sofre muito por conta de um manual com várias falhas” – Pedro Paulo Pastore Jorge

“O jogo tem uma premissa interessantíssima, o universo criado é muito detalhado e rico. Cada nação possui habilidades diferentes, mas não limita muito a estratégia adotada pelo jogador. O jogo é muito bom, porém, acredito que uma simplificação em algumas regras e a redução do número de componentes poderiam melhorá-lo ainda mais.” – Mauricio Iwama Takano

“Pélaghos é um jogo com proposta grandiosa, e bem completo ao que se diz respeito à temática náutica. Possui muita estratégia e diversos elementos, porém se perde um pouco nesse caminho, criando recursos desnecessários na experiência, como algumas fichas por exemplo. Apesar da complexidade e grande quantidade de elementos, o jogo se propõe a ser longo e completo, sendo assim compreensível a curva de aprendizado.” –  Jhonatan Canedo

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