Resenha – Kitchen Rush (2017)

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Kitchen Rush (Fonte: Artipia Games)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Kitchen Rush
Designer: Vangelis Bagiartakis, Dávid Turczi
Ano de lançamento: 2017
Capacidade de jogadores: 1 à 4 jogadores
Tempo previsto de partida: 30 à 45 minutos
Categorias: Tempo real
Mecânicas: Cooperativo.
Peso conforme Boardgamegeek (em 24/09/2018): 2.11/5

Descrição do jogo (Fonte: Artipia Games): O Kitchen Rush simula a emoção de um ambiente de cozinha de alta pressão através de um mecanismo inovador de colocação de trabalhadores em tempo real. 1-4 jogadores trabalham juntos tentando realizar pedidos com rapidez suficiente para ganhar dinheiro suficiente para manter o negócio em 4 rodadas de 4 minutos. A diversão, emoção e pressa que traz para a mesa oferece um curso completo para gamers e familiares.

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Tabuleiro do jogo (Fonte: Artipia Games)

No jogo, os jogadores usam ampulhetas como seus trabalhadores, atribuindo-os a várias tarefas de receber ordens, cozinhar pratos e comprar mantimentos. Qualquer trabalhador colocado em um espaço de ação não pode ser usado em outro lugar antes que a areia dentro da ampulheta acabe, tornando cada decisão importante como o tempo é limitado.

Perfil dos Jogadores

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.

Critérios Avaliados

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Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte bonita e coerente com o tema proposto pelo jogo” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Componentes muito bonitos, arte bastante lúdica e divertida.” – Mauricio Iwama Takano
  • “A arte do jogo bonita e bastante coerente com o que seria uma cozinha real.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Apesar da quantidade de funções no tabuleiro, a arte é bem definida e objetiva, sem confundir o jogador.” – Jhonatan Canedo
  • “Arte muito bonita” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Os círculos verdes no tabuleiro não combinam com o restante da arte, apesar de se destacarem bem para facilitar a colocação das ampulhetas.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Faltou um lugar para colocar os decks de cartas no tabuleiro.” – Mauricio Iwama Takano
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Média de avaliação: 4.7

Complexidade

Prós:

  • O jogo traz uma proposta de um jogo rápido e difícil, o jogo também exige um trabalho em equipe planejado para a execução das tarefas, tornando o jogo mais difícil e mais interessante
  • Apesar de parecer complexo no começo, durante o jogo é bastante intuitivo as ações.
  • Repleto de elementos, contribuindo na complexidade e dinamismo do jogo sem atrapalhar na compreensão

Contras:

  • “Nossos movimentos são muito limitados.” – Livian Pereira estevam de Oliveira
  • “Os objetivos do jogo são muito difíceis de serem alcançados.” – Thiago Rossato Francisco
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Média de avaliação: 4.0

 

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Componentes

Prós:

  • “O jogo traz uma quantidade muito grande de componentes que são de ótima qualidade.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “A ideia das ampulhetas como trabalhadores e ao mesmo tempo marcador de tempo foi bacana”. – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “A utilização de ampulhetas, pratos e os demais recursos torna a experiência do jogo mais imersiva e muito mais agradável.” – Jhonatan Canedo

Contras:

  • “As ampulhetas parecem ter um tempo um pouco diferente entre si. Virando todas as ampulhetas simultaneamente você verá que elas terminam em tempos diferentes.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Considero um jogo caro.” – Thiago Rossato Francisco
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Média de avaliação: 3.5

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Diversão

Prós:

  • “O jogo rende bastante risadas durante o seu game play, é aquele tipo de jogo que você não se preocupa em perder (o que vai acontecer muito).” – Mauricio Iwama Takano
  • “É como se realmente estivéssemos dentro de uma cozinha.” – Livian Pereira estevam de Oliveira
  • “O jogo é bem emocionante. Faz a gente até mesmo sofrer com os acontecimentos.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Incrivelmente há divertimento na derrota deixando vontade de jogar de novo o jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O curto tempo da rodada faz com que situações inusitadas e engraçadas aconteçam a todo momento.” – Jhonatan Canedo
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Contras:
Nenhum contra informado

Média de avaliação: 4.8

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Estratégia

Prós:

  • “O jogo traz uma curva de aprendizado pouco comum em jogos de tabuleiro, visto que, a maior parte do aprendizado é aprender a trabalhar em equipe sem a necessidade de muita interação falada, visto que não a tempo para isso durante as rodadas O jogo traz uma curva de aprendizado pouco comum em jogos de tabuleiro, visto que, a maior parte do aprendizado é aprender a trabalhar em equipe sem a necessidade de muita interação falada, visto que não a tempo para isso durante as rodadas.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “É um jogo que sem dúvidas exige muita estratégia e trabalho em equipe.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Apesar de uma explicação que leva tempo pra explicar a mecânica do jogo é simples e de fácil aprendizado apesar de uma explicação que leva tempo pra explicar a mecânica do jogo é simples e de fácil aprendizado.” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Contras:

  • “O jogo em si não possui estratégia, e também não nos dá uma direção de como fazer, somos nós jogadores que criamos uma estratégia por intuição e nem sempre dá certo.” – Livian Pereira estevam de Oliveira
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Média de avaliação: 4.4

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Inatividade

Prós:

  • “Como o jogo é em tempo real e as ações são simultâneas, todos os jogadores estão jogando ao mesmo tempo. O único momento que esperam os demais jogadores é na conferência dos pratos na fase de limpeza, porém é um tempo bastante curto.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Impossível ficar sem jogar!” – Livian Pereira estevam de Oliveira
  • “Você tá no jogo 300% ativo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
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Contras:
Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.8

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Inovação

Prós:

  • “A várias utilizações do fator tempo no jogo são muito bem pensadas e interessantes a os olhos de um novo jogador.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Normalmente a ampulheta é utilizada nos jogos apenas para marcar tempo para uma partida ou de um turno, o uso delas como forma de temporizar as ações é bastante inovador.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo conseguiu passar pra nós jogadores um pouco do que acontece dentro de uma cozinha.” – Livian Pereira estevam de Oliveira
  • “Mecânica de jogo diferente e muito inovadora.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A interatividade com o jogo de ter um tempo pra fazer as coisas montar elas de um certo modo e a bonificação por fazer isso rápido faz o desafio do jogo valer a pena.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
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Contras:
Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.7

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Interação

Prós:

  • “Mesmo não a vendo um competição entre os jogadores é extremamente necessário que um entenda o que o outro está fazendo, pra um melhor trabalho em equipe.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “É bastante importante os jogadores trabalharem muito bem em equipe.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É um jogo que se joga em união, um jogar precisa do outro, então ou todo mundo perde ou todo mundo ganha.” – Livian Pereira estevam de Oliveira
  • “Esse é dos pontos mais fortes do jogo: não há como jogar sozinho, é necessário interagir com os companheiros para elaboração de uma estratégia eficiente.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Sendo um jogo interativo e nesse em especifico a sua estrategia sempre depende do que o outro está fazendo.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Por ser um jogo cooperativo e que necessita muita coordenação devido o curto tempo das rodadas, a interação é constante.” – Jhonatan Canedo
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Contras:
Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.8

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Mecânica + Tema

Prós:

  • “Obviamente considerando as limitações, o jogo realmente traz mecânicas que lembram cozinhas de restaurantes onde há vários pedidos e muito pouco tempo.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Você se sente realmente em uma cozinha preparando e entregando todos os pratos.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O tema coube perfeito ao jogo. A simulação de um restaurante passando pelo pedido até a entrega do prato foi muito bem feita.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
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Contras:
Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.8

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Regras

Prós:

  • “São necessárias até mesmo pra aumentar a dificuldade na partida.” – Livian Pereira estevam de Oliveira

Contras:

  • “Algumas poucas regras estavam confusas no manual e tivemos que recorrer a vídeos para entender melhor.” – Mauricio Iwama Takano
  • “4 minutos é um tempo muito curto pra alcançar alguns objetivos, levando em consideração que cada movimento que for feito, tem 30 segundos de duração.” – Livian Pereira estevam de Oliveira
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Média de avaliação: 4.5

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Rejogabilidade

Prós: 

  • “Devido à dificuldade do jogo é possível que você tenha que jogar diversas vezes até pegar a estratégia de como ganhar no jogo. São diversos objetivos diferentes que podem mudar a estratégia do jogo. Os eventos podem adicionar uma dificuldade ainda maior ao jogo, novamente forçando os jogadores a mudar a estratégia durante o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “As cartas de objetivos ajudam bastante nesse aspecto, pois como os objetivos principais do jogo variam, as estratégias e caminhos tomados ao longo do jogo também.” – Thiago Rossato Francisco
  • “As missões, desafios e penalidades criam muitas possibilidades de jogo, fazendo com que outras partidas não sejam monótonas e entediantes.” – Jhonatan Canedo
  •  

Contras:

  • “Uma vez que o jogador já tenha dominado a estratégia de como ganhar no jogo, o jogo perde um pouco da graça, independente do objetivo escolhido ou dos eventos durante a partida.” – Mauricio Iwama Takano
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Média de avaliação: 4.5

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Sorte

Prós:

  • “Se não estiver jogando com os eventos, são poucos elementos de sorte, os quais não mudam muito o desenrolar do jogo. Os elementos de sorte são: Cartas de pratos: Elemento aleatório que mais afeta o jogo (tirando os eventos). Porém, como podem ser abertas muitas cartas de pratos, dificilmente os jogadores ficarão sem opções do que fazer e, mesmo que fiquem sem opções, podem substituir algumas cartas durante o jogo. Cartas de melhorias: São apenas 4 cartas e 2 delas ficam abertas, quando você adquire uma, abre outra. Dependendo da missão escolhida e do evento que foi aberto, uma carta pode ser mais importante do que as outras, porém a chance de ela não estar disponível de início é pequena. Outro ponto é que dificilmente essas cartas são adquiridas durante uma partida, pois o dinheiro é bastante curto no jogo. Cartas de bônus de renome: Apesar de apresentar melhorias para o grupo e ter uma certa aleatoriedade, é bastante possível vencer o jogo sem nenhuma carta de melhoria. Cartas de eventos: As cartas de evento não precisam ser utilizadas na partida, mas, mesmo que estejam sendo utilizadas, elas podem ser contornadas durante a partida. Logicamente que, dependendo do evento que foi aberto, a dificuldade do jogo pode aumentar consideravelmente.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Praticamente não há sorte nesse jogo, somente destreza.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • “Não tem muito o que ter sorte, é mais estratégia de jogo. Sorte você tem conforme vai ganhando sucesso.” – Livian Pereira estevam de Oliveira
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Média de avaliação: 4.1

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Tempo de Jogo

Prós:

  • “O limite de tempo das rodadas traz ao jogador uma maior certeza do tempo de jogo, tornando o planejamento para uma jogatina mais simples.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Jogo bastante rápido, com 4 turnos de 4 minutos cada. Somando o tempo das fases cronometradas com os tempos das fases dos preparativos e da limpeza, o jogo demora em torno de 30 a 40 minutos apenas.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Tempo muito curto pra fazer todas as tarefas. Tempo muito curto pra fazer todas as tarefas.” – Livian Pereira estevam de Oliveira
  • “Talvez o balanceamento do tempo de jogo não seja o melhor.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
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Média de avaliação: 4.1

Notas Finais

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Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

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Notas finais de cada avaliador:

 

Considerações finais dos jogadores

“Kitchen Rush é um jogo divertido, rápido e difícil, desenvolve o trabalho em equipe e o pensamento rápido, o único problema encontrado no jogo sendo sua falta de suporte a jogadores com daltonismo que possam querer jogar” – Pedro Paulo Pastore Jorge

“Jogo dinâmico, divertido, de duração curta, o tempo de cada partida curta.” – Vanessa Yukari hayashida

“Jogo muito divertido, um ótimo “Filler”, e um ótimo jogo pra família. O setup pode demorar um pouco, por isso utilizar caixinhas organizadores para os componentes é essencial. O jogo necessita de bastante espaço na mesa, portanto prepare uma mesa grande para jogá-lo. Novamente as caixinhas organizadores podem ajudar bastante.” – Mauricio Iwama Takano

“É um jogo muito interativo, estratégico, e que trabalha muito a parte de você está em união com os demais jogadores. Foi uma experiência muito legal jogar esse jogo, jogaria mais vezes, com certeza!” – Livian Pereira estevam de Oliveira

“O jogo mostrou-se ser diferente e desafiador. Ele proporciona muita diversão e emoção (chega ao ponto de causar desespero aos jogadores). Recomendo que seja não seja jogado por pessoas que tenham pressão alta, TOC ou dislexia.  No geral é um ótimo jogo.” – Thiago Rossato Francisco

“O jogo é bastante divertido apesar de parecer impossível hehehehe” – Luiz Paulo de Souza Lopes

“Kitchen Rush apresenta uma mecânica mista, utilizando diversos recursos no tabuleiro. A cooperatividade e imersão do jogo faz com que toda a equipe compreenda a importância de se criar um processo de trabalho diferente para cada novo objetivo, entre outros conceitos como gerência de recursos e prioridades.

Extremamente versátil, a experiência de outras partidas é sempre totalmente nova e inusitada, principalmente quando jogado com pessoas diferentes.” – Jhonatan Canedo

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