Laboratório Universitário de Desenvolvimento de Inteligências e Cognições
Resenha – Oceanos (2016)
Oceanos (Fonte: Sherlock S.A.)
Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Oceanos Designer: Antoine Bauza Ano de lançamento: 2016 Capacidade de jogadores: 2 a 5 jogadores Tempo previsto de partida: 30 a 45 minutos Categorias: Animal, Exploração, Náutico. Mecânicas: Card Drafting, Set, Collection, Simultaneous Action Selection. Peso conforme Boardgamegeek (em 24/09/2018): 1.82/5
Descrição do jogo (Fonte: Sherlock S.A.): Jogue como um Capitão de Expedição e mergulhe nas profundezas do oceano a bordo do seu submarino. Colete surpreendentes espécies de animais,descubra o maior coral de recifes, e reúna tesouros esquecidos com a ajuda de seus mergulhadores.
Não se esqueça de aprimorar seu submarino durante a viagem se você quiser trazer todas suas descobertas de volta à costa. E o mais importante, tome cuidado coma maldição do Kraken!
Visão geral do jogo (Fonte: Sherlock S.A.)
Durante o jogo, cada jogador representa o progresso de sua expedição jogando cartas de Exploração na sua frente lado a lado, em três linhas empilhadas(uma linha por turno).
Cartas de Exploração tem diversos símbolos sobre elas que permitem que você ganhe pontos ou aprimore seu submarino: peixes e espécies estranhas para coletar,recifes de corais (tente construir o mais longo deles!), assustadores olhos de kraken que você deve evitar, baús de tesouros para seus mergulhadores agarrarem, e cristais raros que podem ser vendidos embases submarinas para modificar seus veículos!
Perfil dos Jogadores
Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.
Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).
Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.
Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento
Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.
Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.
Critérios Avaliados
Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:
Estruturação da Avaliação
Esta resenha está dividida da seguinte forma:
Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
“Jogo bem ilustrado” – Thiago Rossato Francisco
“Arte muito bonita” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 4.6
Complexidade
Prós:
“Jogo relativamente simples” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
“As suas escolhas não trazem um impacto tão grande na jogabilidade do adversário. Apesar do jogo ser competitivo, não interfere muito na jogada dos outros jogadores.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Média de avaliação: 3.6
Componentes
Prós:
“Os submarinos, apesar de desnecessários para a mecânica do jogo, dão um toque bastante elegante ao jogo.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
“Algumas peças são desnecessárias.” – Thiago Rossato Francisco
“As peças de encaixe são meio trabalhosas de encaixar.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
“O encaixe dos submarinos é, em muitos casos, bem apertado, o que aumenta a chance de estragar os componentes.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 3.5
Diversão
Nenhum pró ou contra informado.
Média de avaliação: 4.1
Estratégia
Prós:
“Fácil de se bolar estratégias.” – Thiago Rossato Francisco
“Apesar do elemento sorte estar presente nas cartas, ela pode ser contornada até certo ponto por uma boa estratégia” – Maurício Iwama Takano
Contras:
“Número de estratégias.” – Thiago Rossato Francisco
“Sendo um jogo competitivo, há pouca influência na jogada do outro jogador, quase dependendo somente da sorte” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Média de avaliação: 3.5
Inatividade
Prós:
“O turno tem a interação de todos os jogadores” – Luiz Paulo de Souza Lopes
“Em geral o tempo de escolha das cartas e das ações (colocar ou não um mergulhador, usar ou não a gasolina) são curtos” – Maurício Iwama Takano
Contras:
“Não há o que fazer enquando os adversários montam seus bancos de exploração.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 4.3
Inovação
Prós:
“Mecânica de jogo diferente.” – Thiago Rossato Francisco
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 3.6
Interação
Prós: Nenhum pro informado. Contras:
“O jogo é bastante individualista.” – Thiago Rossato Francisco
“A interação normalmente acontece somente entre o jogador e o capitão do turno” – Maurício Iwama Takano
Média de avaliação: 3.1
Mecânica + Tema
Prós:
“Tema diferente” – Thiago Rossato Francisco
“O tema é bom mas poderia ser trocado por qualquer outro tema mudando algumas artes, por exemplo se fosse um jogo de escavação só mudando as artes ia ser o mesmo jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
“A temática está muito presente no jogo, realmente dá a sensação de exploração em alto mar” – Maurício Iwama Takano
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 4.6
Regras
Nenhum pro ou contra informado.
Média de avaliação: 4.5
Rejogabilidade
Prós: Nenhum pro informado. Contras:
“Jogos bastante repetitivo.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3.3
Sorte
Prós: Nenhum pro informado. Contras:
“Achei o jogo bem baseado na sorte apesar de ter maneiras de ‘aumenta-la’ adquirindo mais periscópios” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Média de avaliação: 3.3
Tempo de Jogo
Prós:
“O jogo todo demora apenas 3 rodadas de 5 turnos cada, mesmo com a explicação das regras demoramos aproximadamente 1 hora e meia para completar a partida” – Maurício Iwama Takano
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 4.1
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“O jogo é diferente e divertido, porém enjoa rápido e há um número de estratégias muito limitado para se pensar.” – Thiago Rossato Francisco
“Jogo fácil de se jogar, as peças podem ser identificadas por daltônicos, divertido, dinâmico.” – Vanessa Yukari Hayashida
“Jogaria de novo mas acho que seria um jogo que eu cansaria fácil pela mesmice” – Luiz Paulo de Souza Lopes
“Um jogo bom como uma arte linda, porém sempre passando a sensação de que está faltando algo, talvez uma nova mecânica que exija mais interação entre o jogadores pudesse melhorar a experiência” – Pedro Paulo Pastore Jorge
“Jogo muito divertido, rápido e com regras simples e fáceis de aprender e de ensinar.” – Maurício Iwama Takano
“O jogo possui diversas estratégias e construi bem a mecânica em cima da temática. Apesar a interação com os demais jogadores não ser tão direta, a competitividade torna o jogo mais dinâmico e adiciona mais complexidade na elaboração da estratégia. Oceanos é um jogo familiar, de temática simples e infantil, possível de ser jogado por toda família.” – Jhonatan Canedo