Olá a todos!
No mês passado fizemos um levantamento do perfil de nossos leitores em vários critérios (nesse link).
Obtivemos 51 respostas até a presente data (18/10/2017) e que foram bastante interessantes.
A Pergunta 1 foi o nome do pesquisado apenas a título de controle, mas sem intenção de publicar individualmente suas respostas. Este será um padrão em nossas pesquisas, a menos que seja expresso o contrário.
Na Pergunta 2, por curiosidade, levantamos a distribuição geográfica dos nossos leitores por região e observamos a maior concentração em Londrina/PR e Cornélio Procópio/PR.
A Pergunta 3 foi referente à experiência dos jogadores com jogos modernos. A maioria dos entrevistados começaram a jogar jogos de tabuleiro em “2011 ou antes”.
Igualmente distribuídos, temos 2014, 2015, 2016 e “2017 ou depois” com 7 respostas cada.
Considerando como referência o Catan (1995) como o divisor de águas dos jogos de tabuleiro. Contudo, outro ano importante no Brasil foi 2012 e 2013, quando ocorreu a explosão de visibilidade no Brasil com o lançamento dos jogos Ticket to Ride, Game of Thrones e Zombicide pela Galápagos Jogos. Este ano também se reflete nesta pesquisa, onde temos um público bem dividido em antes e depois. O projeto LÚDICO iniciou-se no final de 2016 e, durante os eventos, pode-se perceber que muitos participantes estavam se iniciando nos jogos modernos. Isso também parece ter se refletido no resultado da pesquisa.
Após as apresentações, na Pergunta 4 começamos o levantamento sobre os jogos em si.
O entrevistados podiam marcar quantas respostas quisessem dentre as seguintes:
- Abstratos (jogos com temática ausente ou praticamente ausente, porém com diversas camadas estratégicas),
- Estratégicos americanos (jogos com regras de dificuldade média e temática forte, geralmente mais táticos e com eventos aleatórios decisivos (dados, cartas, por exemplo),
- Estratégicos europeus (jogos geralmente voltados para o gerenciamento de recursos, com regras de dificuldade média a complexa, que envolvem pouca sorte),
- Família (jogos com regras simples, partidas de até 1 hora e com temáticas que abarquem todas as idades),
- Festivos (jogos com regras simples, partidas de até 30 minutos e que caibam muitos jogadores),
- Jogo de Guerra (jogo tático, com miniaturas ou marcadores de unidades, com movimento espacial),
- Jogo de Interpretação de Personagem – RPG (jogo de alta interatividade e imersão, geralmente com resolução de eventos aleatória)
Os parênteses são explicações breves do criador do questionário a fim de explicar as diferença entre eles para os leigos. Múltiplas respostas podiam ser marcadas.
A resposta “Pura estratégia” foi registrada antes de a pesquisa inibir a possibilidade de adicionar respostas, portanto será desconsiderada pois serão considerados apenas as respostas de classificação oficial do Boardgamegeek e Ludopedia (versão nacional).
A briga entre “Ameritrashes” e “Eurochatos” foi acirrada durante o decorrer da pesquisa, por termos torcedores de cada time entre os editores [não citarei nomes, rssss]. Por fim os melhores jogos Estratégicos europeus foram os campeões de preferência entre os usuários.
Já na Pergunta 5, fizemos a pergunta oposta: Quais jogos os leitores não têm interesse.
Mais uma vez, além das respostas listadas acima, tivemos outras respostas abertas, sendo aceitas apenas a “Nenhum”, já que contamos com leitores ecléticos e interagem bem com todos do tipo de jogo.
Frente às disponibilidades de jogos no mercado, observou-se que os Abstratos perderam espaço ou não conseguem conquistar a nova geração de jogadores, seguido dos Jogos de Guerra e os de RPG – Interpretação de personagem. Não por coincidência, são aqueles mais antigos e com menor apelo visual quando dispostos à mesa.
Na Pergunta 6 adentramos na seara das Mecânicas de jogos. Assim como as perguntas 4 e 5, foi possível marcar mais de uma resposta e também estava aberto a outras respostas.
As opções não são exatamente os do Boardgamegeek e Ludopedia, pois este escritor optou por não colocar todas as 50 e poucas mecânicas oficiais nesses sites para não ficar maçante para os leitores. As respostas eram, em ordem alfabética:
- Aposta/Leilão (especulação através de lances para obter uma vantagem),
- Construção de baralho (jogadores melhoram e otimizam seu conjunto de cartas/peças no decorrer do jogo),
- Coleção de componentes (objetivo é formar conjunto de peças),
- Colocação de peças/Tabuleiro modular (Consiste em adicionar peças para modificar ou aumentar a área de jogo),
- Colocação de trabalhadores (jogador utiliza uma peça para executar uma ação do tabuleiro (geralmente bloqueando-a para outros jogadores),
- Construção de rotas (consiste em ligar pontos do tabuleiro),
- Controle/Influência de Área (conflito por áreas no tabuleiro),
- Cooperativo (jogadores se ajudam para buscar a derrota juntos),
- Destreza (jogo exige do jogador habilidades físicas para,
- Especulação financeira (valor de mercado de recursos flutua conforme o jogo prossegue),
- Linha do tempo (utiliza o tempo como um recurso a ser administrado, podendo alterar a ordem do jogo),
- Memória (requer que o jogador lembre peças, valores ou detalhes para conseguir o objetivo),
- Negociação/Votação (permite troca de recursos entre os jogadores ou para a escolha de se uma ação),
- Poderes variados (o jogador tem uma habilidade diferente dos demais),
- Posicionamento secreto (jogador se encontra em local no tabuleiro oculto a outros jogadores),
- Programação de ação (jogadores programam e executam posteriormente),
- Seleção simultânea de ações (jogadores fazem suas ações ao mesmo tempo),
- Semicooperativo (o jogo se desenrola em equipes, sejam ocultos ou não),
- Toma essa (jogadores interagem diretamente como efeitos de cartas ou recursos)
Como houve edições durante a pesquisa, a mecânica “Colocação de trabalhadores” foi separada em duas partes, mas será considerado como um só.
Portanto, temos 6 respostas que conquistaram mais de 55% das resposta. Em primeiro lugar temos:
- Construção de baralho: mecânica bastante chamativa e empolgante, onde você influencia na sua sorte.
- Segunda posição:
- Alocação de trabalhadores: outra mecânica típica de jogos europeus. É um reflexo das perguntas anteriores.
- Já o Cooperativo, empatado com o anterior, é quase que uma unanimidade nos eventos da UTFPR. Muitos jogadores entram no hobby com a possibilidade de jogar em equipe com outros jogadores.
- Poderes variados: A sensação de interagir de formas diferentes o mesmo jogo, podendo fazer ações diferentes.
- Colocação de peças/tabuleiro modular: O brilho de ter um jogo totalmente diferente a cada partida é fascinante. Particularmente é a mecânica de que mais gosto.
- Semicooperativo: Esta mecânica quando bem implementada torna partidas épicas. Aqueles jogos que dão o que falar após seu término e até induzem “vingança” nos jogos posteriores.
Já a Pergunta 7 foi uma surpresa, pois não reflete o volume de jogos que são emprestados no evento da UTFPR.
- Aposta/Leilão: Normalmente são mais encontrados em jogos europeus, que foi o que mais foi votado na Pergunta 5, porém se encontram como o campeão de desinteresse.
- Segunda posição:
- Destreza: Campeão de empréstimos no evento. Briga com igualdade com os jogos cooperativos. Outra surpresa nesta pesquisa.
- Memória: Realmente, jogos têm que ser bem desenhados para ficar interessantes com esta mecânica.
- Negociação/Votação: Realmente esta mecânica não funciona em grupo de pessoas que não se conhecem, ou quando os jogadores não compartilham do mesmo perfil.
- Pressione sua sorte: Como diz o povo de Londrina, “Oloko!”. Uma mecânica bem engraçada quando bem aplicada a um jogo. Tenho que apresentar o Can’t Stop para esse pessoal.
Assim, caros leitores, finalizo esta análise deixando amplexos cordiais a todos.
Em breve volto com resenha de partidas onde vocês poderão votar também com sua opinião sobre esses jogos.
O Pinheiro
Um comentário em “Perfil de Jogadores – Resultados”