1 Ano de Projeto – Um Resumo dos Eventos

Evento Board Games UTFPR
II Evento Board Games UTFPR em Cornélio Procópio

Nesse dia 21/10/2017 estaremos realizando o XII Evento Board Games UTFPR. Esse evento tem um sabor ainda mais especial para nós, pois nele comemoramos 1 ano de projeto.

O primeiro evento foi realizado no dia 12 de novembro de 2016 no câmpus Londrina e já contou com a presença de 110 pessoas. Porém, a organização do evento já vinha se reunindo e planejando desde muito antes. O projeto de extensão intitulado “O Uso de Jogos de Tabuleiro como Ferramenta de Ensino” foi oficializado tanto no câmpus Cornélio Procópio como no câmpus Londrina no dia 09 de setembro de 2016, e antes mesmo disso, a equipe de execução já vinha realizando alguns pilotos em ambos os campus.

Durante esse 1 ano de eventos tivemos altos e baixos no número de participantes, variando de 61 a até 161 pessoas no evento (sem contar os professores organizadores). No total passaram pelos eventos 621 pessoas diferentes, sendo 241 alunos ou servidores da UTFPR câmpus Cornélio Procópio, 89 alunos ou servidores da UTFPR câmpus Londrina e 291 pessoas da comunidade externa.

A variedade de jogos sempre foi um ponto bastante forte em cada um dos eventos, variando de 52 a até 101 jogos no evento. No total tivemos 220 jogos diferentes nos eventos, variando em mecânicas e estilo. 710 jogos foram emprestados e jogados durante os eventos. Esses dados, infelizmente não estão completos, pois nos 2 primeiros eventos não foram anotados a quantidade de jogos presente nem quantos jogos foram emprestados durante o evento.

Mesa de Board Games
Mesa dos jogos no IV Evento Board Games UTFPR – Londrina

Além dos jogos de tabuleiro tradicionais, tivemos diversas outras atrações. Entre elas as palestras, cada uma mais enriquecedora que a outra. Sempre tivemos o cuidado de convidar profissionais da área de pedagogia, psicologia, educação ou estudiosos de desenvolvimento de jogos para ministrar as palestras, tornando, desta forma, as palestras sempre muito informativas e esclarecedoras.

Ainda tivemos algumas outras atrações, como as sessões em inglês de jogos, os jogos de destreza, jogos gigantes e o famosíssimo Escape Room. Atividades nunca faltaram nos eventos, seja para a melhor idade ou para crianças.

Em apenas 1 ano de projeto conseguimos conquistar muitas coisas. Recentemente participamos como convidados do Jogarta de uma mesa redonda durante o World RPG Fest, maior evento de RPG da América Latina. Já fomos entrevistados e saímos em uma matéria de quase 1 página inteira do maior jornal local, a Folha de Londrina. Fomos convidados pela livraria Saraiva a ministrar uma palestra sobre nosso projeto durante a Semana do Orgulho Nerd. Também apresentamos nosso projeto na II Semana Interna de Engenharias e Administração da Unopar Bandeirantes. Sem contar as entrevistas a dois canais de grande influência no meio (o canal de podcast Taverna do Beholder Cego e o canal de youtube Taberna Role Play). Estamos atualmente analisando algumas propostas de parcerias com outros grupos, para que o projeto possa levar diversão e educação para ainda mais pessoas.

Tudo isso foi conquistado praticamente sem dinheiro em caixa graças à colaboração de todos os envolvidos na organização: professores; alunos; e, principalmente, o grupo Board Games Londrina, que vem ajudando nosso projeto dês dos primeiros pilotos que realizamos.

Todos os organizadores são voluntários, não temos lucro nenhum com o projeto nem com o evento, na verdade temos bastante gastos com deslocamento, alimentação, aquisição de jogos, aquisição de materiais, confecção de material de divulgação, aquisição de brindes para sorteios, entre outras coisas.

Nesse próximo evento de aniversário pretendemos trazer ainda mais novidades. Começando pelo retorno do Escape Room. Uma equipe foi formada com professores e alunos da universidade com o intuito único de criar uma experiência única para todos os participantes. Cada Escape Room será totalmente original, em nenhum outro lugar vocês poderão sentir essa mesma emoção. As próximas atrações… bom, as próximas atrações vocês terão que esperar para ver (talvez teremos Spoilers nas redes sociais). Esperamos realmente que todos possam comparecer ao nosso evento/aniversário/jogatina (carinhosamente chamado de “anivertina”) e consigam jogar muito e se divertir ainda mais. Também desejamos que o projeto possa continuar por muito mais anos, evoluindo cada vez mais e podendo levar sempre mais e mais diversão a todos.

E você? Conte-nos nos comentários o que você mais gostou nesse 1 ano de projeto e o que você gostaria que se repetisse nos próximos eventos.

A Organização.