Room 25: Review

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Room 25
Designer(s): François Rouzé
Artista(s): Daniel Balage, Camille Durand-Kriegel
Ano de lançamento: 2013
Capacidade de jogadores: 1 a 6
Tempo previsto de partida: 25 min
Mecânicas: Action Queue / Cooperative Game / Grid Movement / Memory / Modular Board / Player Elimination / Programmed Movement / Simultaneous Action Selection /Team-Based Game / Traitor Game
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,93 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Preso em uma prisão em que cada cela tem quatro portas, mas aparentemente sem saída, os jogadores devem tentar encontrar o quarto 25, a suposta saída deste pesadelo. Mas alguns dentre os jogadores podem ser guardiões da prisão, à espera do momento certo para atacar. No jogo cooperativo Room 25, nem todo mundo quer fugir da prisão – mas quem é o traidor? A cada rodada, os movimentos do jogador são pré-programados, exigindo discussão, negociação e possivelmente traição. Room 25 inclui cinco diferentes modos de jogo, de plena cooperação até um jogo de paciência.

Perfil dos Jogadores

Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.

André Luiz da Silva junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..

Pedro Lemes Costa: Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..

Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado..

Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Julia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A arte é plausível não sendo tão elaborada mas é bonito até ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Tema Ficcção cientifica ” – André Luiz da Silva junior
  • “Interessante as diferentes artes das salas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Artes diferentes pra cada sala” – Thais Yukari Hirako
  • “Coerente com o jogo” – Eduardo Consalter Diniz
  • “As “salas” são bonitas, combinam com o tema” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Arte dos tiles são bem limpas, com poucas informações.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Arte borrada” – André Luiz da Silva junior
  • “Sua arte é extremamente básica e simples.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Bem simples ” – Thais Yukari Hirako
  • “Havia desenhos que não compreendia. Difícil visualização da imagem.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Um pouco difícil de ver as cores da sala” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Algumas informações dos tiles são difíceis de enxergar, principalmente para pessoas com dificuldade de diferenciar cores. Poderia ter uma numeração escrita nas salas para facilitar para encontrar elas nas tabelas de referência. As salas especiais que não permitem realizar algumas ações não são muito bem identificadas, o que acaba ocasionando muitos erros e esquecimento dessas regras.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 01_media_arte_Room
Média de avaliação: 3.5

Complexidade

Prós:

  • “Um jogo casual ” – André Luiz da Silva junior
  • “A movimentação das salas cria um elemento a mais.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Tem que ter estratégia pra poder jogar com o time.” – Thais Yukari Hirako
  • “Condizente com a proposta inicial de complexidade” – Eduardo Consalter Diniz
  • “O jogo é bem simples, bem de acordo com a sua proposta.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “se for eliminado no jogo, fica de fora” – André Luiz da Silva junior
  • “Muito simples, não há muito o que fazer.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Um pouco complicado de entender como movimentar as cartas” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “As salas que não permitem realizar algumas ações, ou que modificam algumas ações, podem deixar alguns jogadores menos acostumados com jogos modernos confusos.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Room
Média de avaliação: 3.6

Componentes

Prós:

  • “Está bem adaptado.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Mais rápido e fácil de se jogar” – Eduardo Consalter Diniz
  • “A adaptação, apesar de estar em versão beta ainda, está muito boa. O fato de a própria plataforma verificar todas as salas e as suas peculiaridades, facilita bastante.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “A marcação das salas está bem bugada.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Um pouquinho de delay” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 03_media_componente_Room
Média de avaliação: 4.6

Diversão

Prós:

  • “Um jogo bem divertido para quem gosta dessa mecânica .” – Gabriel Sporck Trombini
  • “um jogo dinamico, que nao se repete ” – André Luiz da Silva junior
  • “Jogo dinâmico, pela mecânica de mudança de mapa.” – Thais Yukari Hirako
  • “Jogo da discórdia ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “O jogo fica emocionante após achar a sala e o impostor” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “O jogo é bem simples e divertido. Além disso possui diversos modos de jogo, podendo agradar uma gama maior de jogadores.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “uma das forma de se terminar o jogo, ficou ruim de se compriender de primeira partida” – André Luiz da Silva junior
  • “Infelizmente não é um jogo muito divertido, as táticas são superficiais e previsíveis. Os momentos de maior diversão é quando as ações programadas dão errado, pois quando funcionam cheguei a pensar “seria melhor não ter funcionado só para darmos umas risadas”. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “Quando você morre, fica sem jogar.” – Thais Yukari Hirako
  • “Jogo da discórdia ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Achei o jogo um pouco parado, demora para a “emoção começar “” – Julia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Quase todos os modos de jogos, tirando o modo solo e o modo cooperativo, possuem bastante “take that”, quem não gosta muito desse tipo de mecânica, pode não ficar muito confortável com o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Room
Média de avaliação: 4.0

Estratégia

Prós:

  • “A estratégia mais elaborada sera quem quem é o guarda” – Gabriel Sporck Trombini
  • “o jogo depende de comfianca no grupo, tem que saber mentir e manipular bem as pessoas” – André Luiz da Silva junior
  • “A competição entre os jogadores é acirrada. Enquanto um tenta ler o outro para descobrir quem é o traidor, o próprio tem que ir se adaptadando conforme os turnos vão passando.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “A estratégia para os prisioneiro não vai mudar muito.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “nao tem estratégia fixa, ela se molda comforme o grupo de jogadores que esta jogando” – André Luiz da Silva junior
  • “Não há muita estratégia não, tudo é previsível e maçante. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “A demora do raciocínio de um jogador, as vezes, cansa o próximo. Acho que os turnos deveriam ter limite de tempo” – Eduardo Consalter Diniz
  • “O jogo depende muito da sorte, um jogador dificilmente ganha se ele não tiver muita sorte na partida.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Room
Média de avaliação: 2.9

Inatividade

Prós:

  • “As rodadas fluem rápido.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Tempo de sobra para agir” – Eduardo Consalter Diniz
  • “A parte mais demorada do jogo é a programação e esta é feita de forma simultânea, ou seja, ninguém fica esperando os demais jogadores programar para, então, poder começar a programação do seu personagem. As demais etapas do jogo são mais rápidas, pois envolvem pouca tomada de decisão (pois esta já foi feita na etapa de programação).” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “so se interage no seu turno, se for eliminado no jogo vc fica de fora” – André Luiz da Silva junior
  • “Muito tempo de espera” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Se um ou mais jogadores forem muito mais devagar que os demais para programar, pode haver um tempo maior de inatividade.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Room
Média de avaliação: 3.1

Inovação

Prós:

  • “Como sou iniciante achei bem legal essa mecânica de traição” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Melhorou mecânicas ja existentes.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Apesar de utilizar mecânicas já bem conhecidas, acredito que o jogo utilize elas de maneira bastante diferente de outros jogos.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “É uma cópia de outros boards games com a diferença de que as partes do mapa se movem.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Poderia ter outros tipos de mecânicas além das expansões.” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Room
Média de avaliação: 3.2

Interação

Prós:

  • “vc pode manipular o borde” – André Luiz da Silva junior
  • “A interação é boa, geralmente as discussões entre jogadores é interessante.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Leitura e raciocinio ficam mais rápidos ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “O jogo permite bastante interação entre os jogadores, principalmente nos modos competitivos (modo suspeita, competição ou equipe). ” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Tem gente, como eu, que tenta causa discórdia para ganhar.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Pela temática do jogo, poderia ser possível muito mais interação entre os jogadores, mesmo nos modos competitivos acredito que seria possível ter mais interação. No modo cooperativo há muita pouca interação entre os jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Room
Média de avaliação: 4.1

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Perfeitamente encaixado onde com tema de escape room e com mecânica de traição ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Compatíveis ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Acho que a mecânica casa muito bem com o tema do jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “o tema pode ria ser sobre qualquer coisa em um labirinto” – André Luiz da Silva junior
  • “Encaixaria em qualquer outro jogo. ” – Thiago Rossato Francisco
  • “Nenhum” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Room
Média de avaliação: 4.2

Regras

Prós:

  • “Bem tranquilo de entender.” – Gabriel Sporck Trombini
  • “facil de se compriender” – André Luiz da Silva junior
  • “As regras estão claras.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Compreensível ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “As regras estão bem descritas no manual, não sendo necessário tirar dúvidas em outras fontes.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Mas um pouquinho confusa” – Eduardo Consalter Diniz
  • “A ordem em que as regras são apresentadas é um pouco confusa, fazendo com que tenhamos que ficar indo e voltando no livro de regras.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 10_media_regras_Room
Média de avaliação: 4.5

Rejogabilidade

Prós:

  • “o jogo nao se repete ” – André Luiz da Silva junior
  • “Há diversas possibilidades de jogos.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Cada sala tem seu próprio ambiente transforma o jogo” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Por apresentar diversos modos de jogo, é possível jogar várias vezes em modos diferentes.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Porém, a estrutura do jogo é sempre a mesma.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Mas no final das contas a finalidade é a mesma pra cada sala conforme sua classificação ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Apesar dos diferentes modos, o jogo em si não muda muito. Mesmo com a aleatoriedade das salas e com as habilidades dos personagens não há grandes mudanças que me animam a querer jogar várias vezes.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Room
Média de avaliação: 3.1

Sorte

Prós:

  • “nao tem um fator sorte alto” – André Luiz da Silva junior
  • “É um fator que ajuda a questão da surpresa do jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Descobrir cada sala é possível com ações pré-determinadas do jogo, mas se você está acompanhada pelo jogador certo ou não, depende da sua análise ou sorte.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “A sorte atrapalha bem o desenrolar da partida.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Se o jogador for empurrado para outra sala, com ela sendo ruim, basta aceitar seu destino.” – Eduardo Consalter Diniz
  • “O jogo depende muito mais de sorte do que de qualquer outro fator. Desde encontrar a sala 25 no primeiro canto que for, até encontrar salas que não proíbam sua entrada nela.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Room
Média de avaliação: 4.0

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Bem encaixado o tempo com o jogo” – Gabriel Sporck Trombini
  • “As partidas são rápidas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Como o jogo tem no máximo 30 turnos, teoricamente, ele é rápido ” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Em geral a partida é muito rápida, mas com tempo suficiente para utilizar todas as habilidades e ações dos personagens.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “O turno de cada jogador não tem tempo limite” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Room
Média de avaliação: 4.0

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 3.5
Complexidade 3.6
Componente 4.6
Diversão 4.0
Estratégia 2.9
Inatividade 3.1
Inovação 3.2
Interação 4.1
Mecânica 4.2
Regras 4.5
Rejogabilidade 3.1
Sorte 4.0
Tempo 4.0
Total 3.8
Gráfico sobre item medias_itens_Room

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Room



Gráfico sobre item gardner_Room

Considerações finais dos jogadores

“Eu particularmente achei muito legal mas ficou bem mais legal quando eu tinha sido o guarda para poder enganar ps prisioneiros e com isso rende bastante risadas. O tema casou perfeitamente com a mecânica do jogo, e é ideal para jogar com os amigos” – Gabriel Sporck Trombini

“Um jogo bom para se jogar com um grupo de amigos” – André Luiz da Silva junior

“Room 25 é um jogo simples porém muito bom no que se propõe a fazer, ele é um exemplo de jogos com mecânicas cooperativas e que possuem como ideia a fuga de um local juntamente com traidores quem buscam te impedir de sair com sucesso junto com seus colegas. Dessa forma, Room 25 é um boardgame coop que contém uma temática interessante e boa execução.” – Pedro Lemes Costa

“Infelizmente não é um jogo muito divertido, as táticas são superficiais e previsíveis. Os momentos de maior diversão é quando as ações programadas dão errado, pois quando funcionam cheguei a pensar “seria melhor não ter funcionado só para darmos umas risadas”.” – Thiago Rossato Francisco

“Achei o jogo legal, mas um pouco complexo pois tem muitos tipos de sala e cada um faz uma coisa. É divertido ter que montar a estratégia junto com o grupo, e como as ações são programadas tem bastante chance de dar errado e ter que refazer a estratégia, o que pode atrapalhar um pouco o andamento, mas acaba sendo divertido.” – Thais Yukari Hirako

“Divertido” – Eduardo Consalter Diniz

“Jogo interessante, jogatina diferente das que eu ja joguei, porém o jogo demora para ficar emocionante, apenas depois que a sala é achada e os impostores começam a agir” – Julia Beiroco Oliveira Fantini

“Room 25 é um jogo simples e rápido. A mecânica de “take that” está muito presente, então, se você é uma pessoa que não gosta muito dessa mecânica, esse jogo não é para você. A temática do jogo é claramente baseada no filme “O cubo”, fãs deste filme podem se interessar bastante pelo jogo, pois ele lembra bastante a obra.” – Mauricio Iwama Takano

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