Dados do Jogo
Nome completo do jogo: 7 Wonders
Designer(s): Antoine Bauza
Artista(s): Miguel Coimbra, Dimitri Chappuis, Etienne Hebinger, Cyril Nouvel
Ano de lançamento: 2010
Capacidade de jogadores: 2 a 7
Tempo previsto de partida: 30 min
Mecânicas: Closed Drafting, Hand Management, Set Collection, Simultaneous Action Selection, Variable Player Powers
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,33 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
7 Wonders dura três eras. Os jogadores têm tabuleiros individuais com poderes especiais (“maravilhas”), onde são colocadas suas cartas. Em cada era, os jogadores recebem sete cartas, escolhem uma, e em seguida, passam o restante para um jogador ao lado. Os jogadores revelam suas cartas simultaneamente, podendo fazê-lo de três maneiras: descartando-a para receber ouro, usando-a para evoluir a sua “maravilha”, ou utilizando-a, e para isso deve pagar recursos (se necessário), momento em que há interação com outros jogadores de várias maneiras (interessante que esta interação é apenas com jogadores que estão exatamente ao seu lado; com os demais não se pode negociar). Finalizada esta etapa, cada jogador escolhe uma das cartas restantes (aquelas que recebeu de seu “vizinho”), e o processo se repete até que seis cartas sejam utilizadas – o que configura o fim daquela era, momento em que existirá um combate com seus vizinhos. Depois de três eras, o jogo termina. Em essência 7 Wonders é um jogo de cartas e desenvolvimento. Algumas cartas têm efeitos imediatos, enquanto outros oferecem bônus ou upgrades mais tarde no jogo; algumas geram descontos para compras futuras; algumas fornecem força militar para dominar os seus vizinhos e outras dão apenas pontos de vitória. Como no jogo você sempre sabe quais as cartas que o seu vizinho está recebendo, pode-se imaginar como as próximas escolhas deles poderão afetar o que você já construiu. Embora a caixa de edições anteriores está listada como sendo de 3-7 jogadores, há uma variante 2-jogador oficial incluída nas instruções.
Perfil dos Jogadores
Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até limite. Preferꮣia por temᴩcas realistas e medievais Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.
Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.
Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.
Luiz Paulo de Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).
Critérios Avaliados
Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:
Estruturação da Avaliação
Esta resenha está dividida da seguinte forma:
- Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
- Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Gosto principalmente das artes dos monumentos. ” – Thiago Rossato Francisco
- “A iconografia é fácil de entender e encontrar.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “A arte não é feia, só não me atrai muito.” – Mauricio Iwama Takano
Complexidade
Prós:
- “Pela sua baixa complexidade as pessoas aprendem a jogar rápido.” – Thiago Rossato Francisco
- “O jogo é relativamente simples, com poucas regras, o que é coerente com a proposta do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “Senti que faltou um pouco de complexidade, pra mim foi muito simples.” – Thiago Rossato Francisco
- “Algumas regras de pontuação são um pouco mais complexas do que deveriam, principalmente a pontuação das estruturas científicas.” – Mauricio Iwama Takano
Componentes
Prós:
- “Tive a oportunidade de jogar o jogo físico e constatei que a versão online está muito bem adaptada.” – Thiago Rossato Francisco
- “A visualização das cartas construídas e da evolução da maravilha são muito práticas e fáceis de distinguir.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “A iconografia da escolha da ação não é explicada quando você coloca o mouse em cima e o sentido de rotação de mão poderia ficar um pouco mais aparente (mostrar as setas saindo e chegando na sua ficha, por exemplo)” – Mauricio Iwama Takano
Diversão
Prós:
- “Apesar de não ser muito um estilo de jogo que eu goste, o jogo é divertido devido à sua simplicidade.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “Com poucos jogadores o jogo não alcança muito seu potencial. Jogar com a regra especial para 2 jogadores tira toda a graça do jogo. Para jogar em 2 é melhor adquirir o 7 Wonders Duel.” – Mauricio Iwama Takano
Estratégia
Prós:
- “Existe diversas estrat駩as que podem ser feitas.” – Thiago Rossato Francisco
- “Existem muitas camadas de estratégias que podem ser adotadas, e, dependendo dos adversários, a sua estratégia pode mudar durante o curso do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “a mecânica de rotacionar o deck de compra faz o jogador usar bastante mudanças de estratégia e adaptação da jogada” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Contras:
- “Porém, analisando mais a fundo, existe uma “receita” relativamente simples que caso seguida torna as partidas previsíveis.” – Thiago Rossato Francisco
Inatividade
Prós:
- “Há muita pouca inatividade.” – Thiago Rossato Francisco
- “Os turnos são muito rápidos e todos realizam ações durante todos os turnos.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
Inovação
Prós:
- “Sua mecânica é bem única.” – Thiago Rossato Francisco
- “Acredito que o 7 Wonders tenha sido o primeiro jogo, ou um dos primeiros, a utilizar a mecânica de draft da forma que foi utilizada. E a mecânica foi replicada futuramente em outros jogos.” – Mauricio Iwama Takano
- “provavelmente jogo mais antigo com a mecânica de rotacional o deck de compras” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Contras:
- “Particularmente não gostei tanto, porém tenho que admitir que é inovador.” – Thiago Rossato Francisco
Interação
Prós:
- “As ações dos jogadores influenciam uns aos outros de forma significativa.” – Thiago Rossato Francisco
- “Há bastante interação com os jogadores, pois as cartas que você opta por não escolher são passadas para seus adversários.” – Mauricio Iwama Takano
- “pelo deck de compras não ser único a estratégia pode mudar ao longo do jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Contras:
- “Esse recurso se limita mais as guerras nos finais das eras.” – Thiago Rossato Francisco
- “Em jogos com mais jogadores a interação fica cada vez mais limitada a seus vizinhos. Suas ações acabam interferindo muito pouco nos demais jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
Mecânica + Tema
Prós:
- “O tema se encaixa bem com a mecânica do jogo. Acredito que o jogo passe a sensação de que estamos escolhendo os caminhos evolutivos de uma nação, se ela será reconhecida por sua ciência, ou pelo seu exército, etc.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “Não juguei a mecânica tão bem “casada” com o tema não.” – Thiago Rossato Francisco
- “Apesar da sensação que o jogo pode passar, é possível inserir essa mesma mecânica em diversas temáticas diferentes, bem como tem sido feito em diversos outros jogos.” – Mauricio Iwama Takano
Regras
Prós:
- “As regras estão claras.” – Thiago Rossato Francisco
- “O texto é bem explicado e com bastante exemplos.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “A ordem que as regras são apresentadas não é muito didático na minha opinião.” – Mauricio Iwama Takano
Rejogabilidade
Prós:
- “É possível jogar diversas vezes testando estratégias diferentes. Além disso, as cartas em cada rodada podem fazer com que você seja obrigado a mudar de estratégia durante o jogo. Isso tudo permite uma rejogabilidade bastante alta.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “Apesar de poder variar as civilizações e seus poderes não senti muita vontade rejogar não.” – Thiago Rossato Francisco
Sorte
Prós:
- “Os rodízios de mão ajudam a minimizar esse problema.” – Thiago Rossato Francisco
- “A maioria dos elementos de sorte podem ser mitigados com uma boa estratégia.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
Tempo de Jogo
Prós:
- “É um jogo bem rápido.” – Thiago Rossato Francisco
- “O jogo é bastante dinâmico e rápido. Acredito que seja um tempo bom de jogo, se demorasse muito mais, ficaria cansativo.” – Mauricio Iwama Takano
Contras:
- “Porém não é muito bom para um jogo com uma rejogabilidade fraca ser tão rápido.” – Thiago Rossato Francisco
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Considerações finais dos jogadores
“Sinceramente não entendo o porquê um jogo como esse ganhou tantos prêmios, não julgo que merecia. De fato sua mecânica e inovação para época que foi lançado eram interessantes, porém achei suas táticas superficiais e maçantes.” – Thiago Rossato Francisco
“7 Wonders é um jogo que foi muito inovador na época que foi lançado e até hoje conquista muitas pessoas. É um jogo bem rápido e dinâmico, ótimo para passar o tempo com a galera, pois pode ser jogado várias vezes sem comprometer muito a diversão. Não é muito indicado para jogar com 2 ou 3 pessoas, na minha opinião o ideal são 4 ou 5 jogadores. Com 2 jogadores é necessário uma regra especial que tira todo o brilho do jogo, com 3 jogadores acredito que falte um pouco mais de opções e o jogo acaba ficando muito curto. Com mais de 5 jogadores achei que o jogo falhou um pouco na interação entre jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
“Game design incrível. No começo pode parecer bem complexo pela quantidade de informações e símbolos, mas depois que pega a mecânica e começa ter suas estratégias a rejogabilidade fica cada vez mais interessante. Esse jogo é aos estrategistas onde gostam de uma complexidade elevada.” – Gabriel Sporck Trombini
“jogo excelente para jogar em grupos grandes a geração de recurso foi muito bem utilizada na questão de aleatoriedade fazendo o jogo não ser desbalanceado e dando a sensação de progresso.” – Luiz Paulo de Souza Lopes