Zombicide: Green Horde – Resenha

Imagem de capa (Zombicide: Green Horde)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Zombicide: Green Horde
Designer(s): Raphaël Guiton, Jean-Baptiste Lullien, Nicolas Raoult
Artista(s): Jérémy Masson, Nicolas Fructus, Mathieu Harlaut
Ano de lançamento: 2018
Capacidade de jogadores: 1 a 6
Tempo previsto de partida: 90 min
Mecânicas: Cooperative Game / Dice Rolling / Modular Board / Scenario/Mission/Campaign Game / Variable Player Powers
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,47 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Esta sequência de Zombicide: Black Plague trará os jogadores de volta a um mundo de fantasia medieval mortal, desta vez cheio de orcs infectados e goblins que colocará os sobreviventes a um teste final. Esta ameaça verde não é apenas mais forte do que os seus homólogos humanos, mas também tendem a se reunir em hordas maciças que emboscam os sobreviventes quando menos o esperam. Descubra as muitas surpresas que a Horda Verde trará para você! Em Green Horde, até seis jogadores podem se unir à batalha pela sobrevivência. Eles combinarão forças e trabalharão de forma cooperativa para atingir seus objetivos, e contra todas as probabilidades de ficar vivo. Os fãs da série Zombicide tornaram-se familiarizados com os Walkers, Runners, Fatties e Abominations que andam por aí, procurando por vítimas. Mas as criaturas que enfrentarão não são apenas seres humanos zumbis, são orcs zumbis! Os sobreviventes terão que se preparar com uma grande variedade de equipamentos medievais se eles esperam superar esses inimigos temíveis. O Zumbi Orc é mais forte do que o zumbi clássico e representa um desafio mais rígido para até mesmo veteranos experientes na caça aos mortos-vivos.

Perfil dos Jogadores

Ana Luiza Jorge Campos: Como uma jogadora versátil, aprecio uma ampla variedade de gêneros de jogos, especialmente aqueles que envolvem cooperação, onde posso me destacar trabalhando em equipe para alcançar objetivos comuns. Prefiro jogos que ofereçam uma experiência descontraída e relaxante, que permitam desfrutar do momento sem sentir pressão excessiva. Embora competir não seja minha prioridade, ocasionalmente me envolvo em competições, apreciando o desafio proporcionado por jogos competitivos..

Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Gustavo Arai Matsubara: Gosto de jogar de tudo, ganhando ou perdendo o que importa é a diversão!.

Gabriele Toloi Barbieri: Começando recentemente a participar de jogos, costumava ser apenas observadora, tem uma quedinha por jogos quer possuem peças ou personagens trabalhados ou “engraçadinhos”. Rindo na cara do perigo, deixo a sede de vitória (E VINGANÇAA) tomar conta! >:).

Wilson de Oliveira Santos: nóis é aquariano nato! do tipo que num fica muito tempo na mesma caixa(tdah). gosto de variar bastante e buscar formas diversas de resolver um objetivo – alem de soltar uns caô pra trazer um saborzinho na mesa, e manter meu interesse. então mecânicas cooperativas, deck building e take that! São meus fav e se forem temáticos(ameritrash) aí que eu amo muito tudo isso..

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Ainda a arte bem bonita e muito bem feita. Os bonequinhos tem muitos detalhes! ” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “As ilustrações ajudam MUITO na hora do jogo, desde indicar intuitivamente nas peças o que elas fazem, até ajudar a identificar os tipos de inimigos e personagens no tabuleiro.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Bem bonita e detalhada.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Muito bem detalhada e produzida.” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “Pelos bonecos do jogo apesar de serem os mesmos, terem posições diferentes, isso dificulta um pouquinho na hora de guardar o jogo, mas nada muito relevante!” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “Achei o jogo um pouco “feio”, posso estar sendo injusta por não gostar muito da temática medieval, mas senti que os componentes e o tabuleiro não combinaram muito” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Gráfico sobre item 01_media_arte_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.3

Complexidade

Prós:

  • “É um jogo que possui sua complexidade com relação as possibilidades a serem jogadas, mas que também não te dá tantas opções a ponto de ficar desgastante.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “É bem livre em ações, igual um rpg mesmo, com consequências de acordo com sua escolha e o quão bem você agiu.” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “Devido a quantidade de missões e componente s do jogo, aprender a jogar do 0 pode ser um tanto desafiador.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “No começo parece muita informação pra reter sobre o que fazer, mas após algumas rodadas tudo flui mais facilmente.” – Gabriele Toloi Barbieri
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.5

Componentes

Prós:

  • “Muito bom!” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “O jogo contém várias miniaturas dos inimigos e dos personagens que são bem detalhados e dão um charme para o jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Achei muito legal vir junto miniaturas de cada inimigo, ao invés de ser uma simples peça geométrica aleatória, realmente são no formato de cada categoria de inimigos.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Componentes bem produzidos e detalhados” – Eduardo Consalter Diniz

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “Tem bastante peças pequenas, fáceis de perder ou derrubar, mas é apenas algo para redobrar o cuidado” – Gabriele Toloi Barbieri
Gráfico sobre item 03_media_componente_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.8

Diversão

Prós:

  • “É um jogo que apesar de grande, e complexo, se jogando percebe-se que ele é mais simples do que parece. E por ser um jogo cooperativo, ter que ajudar uns aos outros torna a experiência bem agradável.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “Me diverti pra caramba, as mecânicas de combate + a dificuldade progressiva do jogo deixam as partidas emocionantes.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “É basicamente um rpg, só que com as histórias já pré-prontas, então você pode focar em desenvolver seus personagens, lutar e explorar, trazendo momentos divertidos e tensos em grupo.” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 04_media_diversao_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 5.0

Estratégia

Prós:

  • “Existe uma carga de estratégia no jogo, porém depende muito da “sorte” ao pegar as cartas, ou jogar os dados.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “Nenhuma partida nunca vai ser igual a outra, cada situação vai ser construída de formas diferentes a depender de quem está jogando, fator sorte, etc.
    Cada jogador pode interpretar a situação de diferentes formas, então o jogo é sempre muito amplo em escolhas.” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.8

Inatividade

Prós:

  • “Apesar de cada turno ter 3 ações por jogador obrigatoriamente, são ações simples e rápidas, então mesmo que tenha que aguardar a jogada de outra pessoa, o tempo de inatividade não chega a ser relevante.
    E considerando que é cooperativo, mesmo sendo as ações de um jogador, os outros a todo momento estão opninando.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “Como é um jogo cooperativo a todo momento o jogador precisa prestar atenção para tentar ajudar os colegas ou pensar na sua própria estratégia para ajudar a todos” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Mesmo quando um jogador não estiver diretamente jogando (movendo-se no tabuleiro, narrando seus movimentos…) ele ainda tem como se preparar e analisar como que a rodada atual está alterando suas possibilidades.
    E as rodadas são bem fluidas.” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.5

Inovação

Prós:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “Lembro de ter jogado jogos semelhantes, mas o jogo não precisa inovar tanto pra que seja divertido de jogar.” – Gustavo Arai Matsubara

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “É a mecânica básica de um RPG.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Não é uma mecânica inovadora, pois é rpg de mesa, mas é um rpg bem feito!” – Gabriele Toloi Barbieri
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 3.8

Interação

Prós:

  • “Muito interatividade com o tabuleiro, e com os outros jogadores!” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “A interatividade muda tudo, pois é um jogo de estratégia em equipe e as decisões do jogo importam MUITO, com as ações individuais de cada jogador tendo a chance de comprometer a vítoria da equipe.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Como são todos com o mesmo objetivo, teoricamente trabalhando em grupo, algumas ações podem ajudar ou atrapalhar seus companheiros, podendo resultar até na morte de algum personagem se não calcular bem os riscos e possíveis erros.” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 08_media_interacao_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.8

Mecânica + Tema

Prós:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “O tema de zumbis é bem aplicado quando aparece a mecânica de horda no meio do jogo, além dos poucos pontos de vida que os personagens possuem.” – Gustavo Arai Matsubara

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.7

Regras

Prós:

  • “São bem descritas, apesar de serem muito longas.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “As regras explicam muito bem como o jogo funciona e tem várias ilustrações que facilitam o aprendizado do jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “O livro de regras é bem detalhado e amplo” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “O livro de regras não é muito organizado, por exemplo nós estavamos tentando entender o que era uma certa habilidade de um personagem, então procuramos nas páginas sobre personagens, depois na sobre ações, mas nada de acharmos o que queriamos, e quando achamos era em uma página “aleatória” no final, então algumas informações não são bem localizadas, sobre os inimigos também.” – Gabriele Toloi Barbieri
Gráfico sobre item 10_media_regras_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.2

Rejogabilidade

Prós:

  • “É possível rejogar pois não é um jogo estético, apesar dos jogadores montarem a estratégia, tudo depende da sua sorte.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “Como possui muitos níveis é possível jogar infinitas vezes praticamente!” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Tem várias campanhas para jogar, o que acaba deixando o jogo com rejogabilidade maior e mais interessante.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “NENHUMA partida será igual, por múltiplos fatores, e isso é divertido, porque você não sabe o que esperar! E você sempre pode tentar melhorar algo que sentiu que poderia ter feito melhor antes, ou mudar a estratégia.” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.8

Sorte

Prós:

  • “Eu acredito que um jogo que trabalha dependendo da sorte trás uma leveza maior as jogadas, e não deixa o jogo engessado. ” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “A sorte (ou azar) dá uma emoção a mais para o jogo.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “As decisões de combate são definidas pelos jogadores, tipo como o personagem vai se mover ou o que ele vai atacar, e os ataques são definidos por dados de 6 lados, parecendo com mecânicas utilizadas em RPGs que faz a sorte do jogo ser satisfatória.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Você precisa sim de sorte, pois envolve rolagem de dados e também tirar boas cartas.” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “É necessário ter sorte nos dados e nas cartas que serão reveladas, se o jogador sempre tiver sorte perde um pouquinho a graça, mas nada que atrapalhe muito” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Gráfico sobre item 12_media_sorte_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.3

Tempo de Jogo

Prós:

  • “No mínimo de 1h. Acho um bom tempo de jogo.” – Ana Luiza Jorge Campos
  • “Depois que se aprende a jogar, as partidas fluem mais encaixando bem com o tempo de jogo esperado.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Você fica querendo maiis!” – Gabriele Toloi Barbieri

Contras:

  • “.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 13_media_tempo_ZombicideGreenHorde
Média de avaliação: 4.8

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.3
Complexidade 4.5
Componentes (virtual) / Adaptação 4.8
Diversão 5.0
Estratégia 4.8
Inatividade 4.5
Inovação 3.8
Interação 4.8
Mecânica + Tema 4.7
Regras 4.2
Rejogabilidade 4.8
Sorte 4.3
Tempo 4.8
Total 4.6
Gráfico sobre item medias_itens_ZombicideGreenHorde

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_ZombicideGreenHorde



Gráfico sobre item gardner_ZombicideGreenHorde

Considerações finais dos jogadores

“Confesso que não estava com grandes expectativas sobre esse jogo. A temática de zumbis nunca me chamou muito a atenção, e, à primeira vista, a caixa do jogo me passou a impressão de ser algo super complexo e cansativo. Mas, para minha surpresa, o jogo me agradou bastante! Apesar de ser um jogo detalhado e com várias regras, no geral elas são bem simples e as jogadas acontecem de forma rápida — o que torna a experiência mais leve, sem ser superficial ou chata. Me diverti bastante jogando e, com certeza, jogaria novamente!” – Ana Luiza Jorge Campos

“Gostei bastante desse jogo, ele possui um estilo/mecânica de RPG que eu nunca havia jogado por não ser muito a temática que eu gosto, porém, me surpreendeu positivamente. Acho que o que facilita bastante é você estar jogando com alguém que conheça Zombicide ou RPG’s.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

“Jogo bem divertido e agitado pra jogar com os amigos!” – Gustavo Arai Matsubara

“Foi bem divertido! É um jogo que você não sabe se vai durar 20 minutos, 30 minutos, ou mais! Mas é muito legal de jogar com os amigos!” – Gabriele Toloi Barbieri

“Muito bom, divertido, complexo de aprender mas fluido de jogar e instigante a rejogar. As minis são muito legais, grandes e bonitas. Ninguém fica parado e interage com o jogo e entre si. Não é maçante e nem é rápido e esquecível. Se eu tiver de reclamar de algo seria q essa expansão é meio genérica, não adiciona na lore nem no jogo base; e não vem todas as minis que o jogo pede. Não é um jogo barato, 1 mini a mais não seria pedir demais além de que peças de papelão é doído num jogo desse. 8/10” – Wilson de Oliveira Santos

“No geral, Zombicide: Green Horde consolida a fórmula de sucesso da linha Zombicide, oferecendo uma experiência cooperativa emocionante e desafiadora. Com a adição dos orcs zumbis e novas mecânicas de horda, o jogo eleva a tensão e a necessidade de estratégia, garantindo horas de diversão e rejogabilidade para fãs do gênero e para aqueles que buscam uma aventura cooperativa repleta de ação e momentos épicos de sobrevivência. ” – Eduardo Consalter Diniz

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