
Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Queen Domino
Designer(s): Bruno Cathala
Artista(s): Cyril Bouquet
Ano de lançamento: 2017
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 25 min
Mecânicas: Enclosure / Market / Open Drafting / Pattern Building / Tile Placement / Turn Order: Claim Action
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,06 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Em Queendomino, construa o reino de maior prestígio, conquistando campos de trigo, florestas, lagos, pastagens, montanhas e vilas. Seus cavaleiros lhe trarão riquezas na forma de moedas. Desenvolva as vilas em suas terras, construindo estabelecimentos que lhe darão oportunidades para novas estratégias. Você pode conquistar o coração da Rainha, mas tenha cuidado com o Dragão! Queendomino é um jogo novo e completamente independente do premiado Kingdomino* e oferece uma variedade de desafios mais complexos. Você pode combinar o Queendomino com o Kingdomino* e utilizar as variantes “Casamento Real”, que incluem novas formas de jogar em grupos ou individualmente e permitem grupos de até 8 jogadores. Um jogo desafiador, para todas as idades, do premiado autor Bruno Cathala, com belíssimas ilustrações de Cyril Bouquet.
* jogo da mesma série e autor, vendido separadamente.
______________________________________________
**** PRÊMIOS E INDICAÇÕES:
2017 – Indicado ao Prêmio Golden Geek – Jogo Familiar do Ano – EUA
Perfil dos Jogadores
Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..
Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..
Gustavo Arai Matsubara: Gosto de jogar de tudo, ganhando ou perdendo o que importa é a diversão!.
Gabriele Toloi Barbieri: Começando recentemente a participar de jogos, costumava ser apenas observadora, tem uma quedinha por jogos quer possuem peças ou personagens trabalhados ou “engraçadinhos”. Rindo na cara do perigo, deixo a sede de vitória (E VINGANÇAA) tomar conta! >:).
Letícia Marchioni dos Santos : Jogadora sem muita aptidão e experiência, um pouquinho competitiva. Opta por jogos que não sejam muito extensos e possuam mecânicas cooperativas.
Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..
Ana Luiza Jorge Campos: Como uma jogadora versátil, aprecio uma ampla variedade de gêneros de jogos, especialmente aqueles que envolvem cooperação, onde posso me destacar trabalhando em equipe para alcançar objetivos comuns. Prefiro jogos que ofereçam uma experiência descontraída e relaxante, que permitam desfrutar do momento sem sentir pressão excessiva. Embora competir não seja minha prioridade, ocasionalmente me envolvo em competições, apreciando o desafio proporcionado por jogos competitivos..
Wilson de Oliveira Santos: nóis é aquariano nato! do tipo que num fica muito tempo na mesma caixa(tdah). gosto de variar bastante e buscar formas diversas de resolver um objetivo – alem de soltar uns caô pra trazer um saborzinho na mesa, e manter meu interesse. então mecânicas cooperativas, deck building e take that! São meus fav e se forem temáticos(ameritrash) aí que eu amo muito tudo isso..
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
![]() | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
![]() | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
![]() | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
![]() | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
![]() | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
![]() | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
![]() | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
![]() | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
![]() | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
![]() | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
![]() | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
![]() | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
![]() | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “As artes são bonitas” – Thais Yukari Hirako
- “Muito bonito!! Fofo e carismático, a mecânica se encaixa bem com a estética” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Bem bonito, com cores vivas” – Letícia Marchioni dos Santos
- “É simples mas ao mesmo tempo traz tudo que precisa ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “Bem colorido faz com que os elementos sejam de fácil distinção ” – Wilson de Oliveira Santos
Contras:
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “Genéricos ” – Wilson de Oliveira Santos

Complexidade
Prós:
- “Rodadas rápidas e bem simples, mas você tem que pensar a longo prazo para encaixar seus territórios de forma funcional!” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Contras:
- “Algumas regras/ sequências de ações ficam em aberto causando certa confusão” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Componentes
Prós:
- “Fofos! bem feitos e práticos” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “São grandes o suficiente pra serem de fácil manuseio e visualização ” – Wilson de Oliveira Santos
Contras:
- “A cor do rei laranja é beem parecida com a do vermelho, e caso jogue com crianças deve-se tomar cuidado pois há peças bem pequenas que podem ser engolidas” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “Não são de encaixe, além de serem plastificados o que dificulta o empilhamento, mecânica base do jogo” – Wilson de Oliveira Santos

Diversão
Prós:
- “Me diverti bastante com a interação entre os mim e os outros jogadores e com as mecânicas do jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
- “É um jogo tranquilo e divertido, pode ser jogado com crinças pois é suficientemente simples na prática, pode também ser um leve “take that”, diferentes perspectivas.” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “Bom jogo de entrada” – Wilson de Oliveira Santos
Contras:
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Estratégia
Prós:
- “Tem várias maneiras de se conseguir pontos, e o começo do jogo é bem importante para se definir qual estratégia o jogador deve seguir.” – Gustavo Arai Matsubara
- “pode ser um jogo tranquilo, ou um take that! pois conforme o jogo for se desenvolvendo, certas peças serão mais requisitadas ou mais benéficas, então devem pensar nas próximas ações de seus adversários também!” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “Tem complexidade suficiente pra gerar rejogabilidade e sensação de sandbox” – Wilson de Oliveira Santos
Contras:
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Inatividade
Prós:
- “As rodadas são bem rápidas.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Não tem como “bloquear” ou “passar a vez” de um jogador, ( a menos que o jogador não tenha uma peça compativel), então todos terão a mesma quantidade de jogadas” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Enquanto os adversários fazem suas jogadas devemos pensar na nossa , as vezes, repensar dependendo do que o outro fez na sua vez” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Contras:
- “Depende muito de como seus adversários jogam, se são pessoas que pensam durante a jogada e não antes, irá demorar para chegar sua vez” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “Não é um jogo que força ou reforça a necessidade de interação, deixando a inatividade a mercê do perfil do grupo que o joga.” – Wilson de Oliveira Santos

Inovação
Prós:
- “O jogo tem uma mecânica de construção utilizando peças semelhantes a dominós que servem para construir o seu “reino”, é um tipo mecânica bem criativa e nova pra mim.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Usa a base do dominó (explicito no nome do jogo), mas soma com uma formação de terreno diferente, método de descarte das peças também é diferente” – Gabriele Toloi Barbieri
- ” A mecânica das peças, que lembram as do dominó, é bem interessante” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “É uma skin de king dominó então quem conhece um consegue jogar esse, logo da pra ver qual o mais barato ” – Wilson de Oliveira Santos
Contras:
- “Já as outras mecânicas são parecidas com outros jogos: escolher, comprar, atacar e evoluir” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
- “Skin de outro jogo e só repetição de mecânicas do gênero com props menos legais.” – Wilson de Oliveira Santos

Interação
Prós:
- “Dependo da ordem com que os jogadores escolhem seus terrenos, faz com que mude totalmente a sua estratégia.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Todos os jogadores têm acesso às mesmas peças de terreno e comércio, então devem planejar bem suas jogadas para ir evoluindo seu jogo mas também tomar cuidado para que os outros não roubem suas oportunidades” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Contras:
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Mecânica + Tema
Prós:
- ” ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Contras:
- “.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Regras
Prós:
- “Não é difícil de entender a mecânica, em poucas rodadas o jogo começa a fluir tranquilamente” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Contras:
- “Regras complexas pra um jogo simples. A forma de pontuação é a pior parte de entender no manual parece que nada fica muito claro, muito fácil de errar.” – Thais Yukari Hirako
- “Algumas regras ficam em aberto, que podem dificultar bastante o aprendizado do jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Algumas ações geram diferentes resultados dependendo da sequência em que são feitas, nesse caso, o livro de regra não é claro o suficiente, mas os jogadores podem decidir entre si o que acham mais certo” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Quando tínhamos uma dúvida nunca achavamos no manual, as explicações eram um pouco ambíguas e permitiam diversas interpretações” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Rejogabilidade
Prós:
- “Diferentes estratégias podem ser feitas, antes e durante o jogo, então cada rodada é inédita” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Contras:
- “Não rejoguei, mas jogos assim não me dão tanta vontade de rejogar várias vezes” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Sorte
Prós:
- “A sorte é mais voltada para a disponibilidade de peças que podem se encaixar em seu terreno, mas nada desproporcional” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Contras:
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Tempo de Jogo
Prós:
- “O jogo é bem rápido, e dá para jogar sem cansar mais de uma partida no dia.” – Gustavo Arai Matsubara
- “É um jogo até que bem rápido, você quase não vê o tempo passar” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
Contras:
- “Demoramos demais para jogar devido as regras não serem muito claras e explicitas.” – Thais Yukari Hirako
- “Como não entendemos muito bem as regras e a contagem de pontos a partida demorou muito” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos

Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 4.6 |
Complexidade | 3.6 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.4 |
Diversão | 3.5 |
Estratégia | 3.8 |
Inatividade | 3.6 |
Inovação | 3.2 |
Interação | 3.9 |
Mecânica + Tema | 4.2 |
Regras | 3.1 |
Rejogabilidade | 3.5 |
Sorte | 3.8 |
Tempo | 3.0 |
Total | 3.7 |

Notas finais de cada avaliador:


Considerações finais dos jogadores
“Pessoalmente não gostei, não rejogaria. Porém descobri depois que jogamos de forma errada, pois as dúvidas que tinhamos o manual NÃO sanava, exemplos vagos e não explica o porque de nos depararmos com algumas situações. Parece ser um jogo divertido se jogado da maneira correta porém as regras não corroboram.” – Thais Yukari Hirako
“🫠” – Eduardo Consalter Diniz
“É o jogo mais tranquilo que joguei esse ano.” – Gustavo Arai Matsubara
“Fofo e engraçadinho, bem tranquilo, dificilmente a amizade será abalada em uma jogatina” – Gabriele Toloi Barbieri
“A experiência foi bem interessante” – Letícia Marchioni dos Santos
“Não sei se consigo fazer uma avaliação justa, até porque joguei de maneira errada, e, durante a partida, estava achando tudo muito confuso e um pouco chato/monótono. Então, prefiro não opinar” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
“Neutro” – Ana Luiza Jorge Campos
“Bom jogo de entrada pro universo de board games, principalmente se for pra quem quer algo no estilo ticket to ride, Catan e afins mas precisa de uma versão de entrada por questão de preço., estoque, etc. Se não, é completamente passavel.” – Wilson de Oliveira Santos