Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Ex Libris
Designer(s): Adam P. McIver
Artista(s): Jacqui Davis, Adam P. McIver, Anita Osburn
Ano de lançamento: 2017
Capacidade de jogadores: 1 a 4
Tempo previsto de partida: 60 min
Mecânicas: Hand Management / Open Drafting / Set Collection / Solo/Solitaire Game / Tile Placement / Variable Player / Powers / Worker Placement
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,53 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Em Ex Libris, você é um colecionador de livros raros e valiosos em uma próspera vila de gnomos. Recentemente, o prefeito e o Conselho da Aldeia anunciaram uma abertura para um grande bibliotecário: uma posição de prestígio (e lucrativa) que pretendem atribuir ao aldeão mais qualificado! Infelizmente, vários de seus colegas colecionadores de livros também são candidatos. Para superar sua concorrência, você precisa expandir sua biblioteca pessoal enviando seus ajudantes de confiança à aldeia para encontrar os tomos mais impressionantes. Fontes para os melhores livros são escassos, então você precisa bater seus oponentes quando eles aparecerem. Você tem apenas uma semana antes que o inspetor oficial do prefeito venha julgar sua biblioteca, por isso certifique-se de que seus assistentes tenham todos os seus livros arquivados! O Inspetor tem uma personalidade difícil e usará sua Lista de Verificação Oficial para classificar sua biblioteca em vários critérios, incluindo estabilidade de prateleira, ordem alfabética e variedade – e não pense que ele fará visão cega aos livros que o Conselho proibiu! Você precisa de um planejamento e táticas astutas (e talvez um pouco de magia) para superar seus oponentes e se tornar o grande bibliotecário!
Perfil dos Jogadores
Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..
Wilson de Oliveira Santos: nóis é aquariano nato! do tipo que num fica muito tempo na mesma caixa(tdah). gosto de variar bastante e buscar formas diversas de resolver um objetivo – alem de soltar uns caô pra trazer um saborzinho na mesa, e manter meu interesse. então mecânicas cooperativas, deck building e take that! São meus fav e se forem temáticos(ameritrash) aí que eu amo muito tudo isso..
Gabriele Toloi Barbieri: Começando recentemente a participar de jogos, costumava ser apenas observadora, tem uma quedinha por jogos quer possuem peças ou personagens trabalhados ou “engraçadinhos”. Rindo na cara do perigo, deixo a sede de vitória (E VINGANÇAA) tomar conta! >:).
Gustavo Arai Matsubara: Gosto de jogar de tudo, ganhando ou perdendo o que importa é a diversão!.
Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..
Yasmin Ignochevski Primão : Apaixonada por desafios intelectuais, jogos enigmáticos que estimulem a mente. Prefere jogos que valorizem a estratégia sobre a mentira, mas adora uma boa dose de rivalidade para alimentar o espírito competitivo..
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
Arte | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
Complexidade | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
Componentes (virtual) / Adaptação | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
Diversão | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
Estratégia | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
Inatividade | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
Inovação | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
Interação | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
Mecânica + Tema | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
Regras | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
Rejogabilidade | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
Sorte | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
Tempo de jogo | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “A arte é bem bonita, e com informações fáceis de encontrar.” – Thais Yukari Hirako
- “Bem caracterizado e temático ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Muito bonita, achei engraçado os nomes dos livros com trocadilhos e referências a histórias clássicas.” – Gabriele Toloi Barbieri
Contras:
- “É bastante informação, então quando você olha de primeira é meio difícil de entender.” – Thais Yukari Hirako
- “Algumas artes são muito detalha das e em espaços reduzidos acabam se confundindo ” – Wilson de Oliveira Santos
Complexidade
Prós:
- “Parece difícil de jogar, pelo tamanho do manual e quantidade de componentes, mas na verdade é bem simples.” – Thais Yukari Hirako
- “Fácil de compreender e ensinar ” – Wilson de Oliveira Santos
- “O modo de jogar é diferente da maioria dos jogos comuns, tendo grande interatividade entre jogadores.” – Gabriele Toloi Barbieri
- “É complexo o suficiente para não haver loops ou trapaças com as informações do jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Ao ler as regras parece um pouco complicado, mas jogando podemos perceber que é até que simples” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Contras:
- “Perde fácil o interesse ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Pode ser um pouco confuso nos inícios de partidas e algumas cartas podem acabar sendo mal interpretadas.” – Gabriele Toloi Barbieri
- “De vez em quando há certos efeitos que geram dúvidas no que deve ser feito.” – Gustavo Arai Matsubara
Componentes
Prós:
- “São lindos” – Thais Yukari Hirako
- “Duráveis e bonitos ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Achei super bonitinho terem bonequinhos específicos de cada tipo de carta principal, com cada um tendo seus benefícios únicos.” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Os componentes são de excelentíssima qualidade.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Tudo muito rico em detalhes” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Contras:
- “Tem muito componente e a medida escolhida para alguns deles não favorecem o manuseio ” – Wilson de Oliveira Santos
- “A utilidade deles não é satisfatória o suficiente, as peças de ajudante podem facilmente ser substituídas por fichas.” – Gustavo Arai Matsubara
Diversão
Prós:
- “Gostei muito, jogaria novamente.” – Thais Yukari Hirako
- “Ele começa divertido mas na mesma partida o interesse vai diminuindo ele tem a mesma mecânica e a problematica do OCEANUS” – Wilson de Oliveira Santos
- “É interessante tentar montar estratégias pra crescer sua biblioteca, gera momentos de anseio e tensão.” – Gabriele Toloi Barbieri
Contras:
- “TUDO” – Wilson de Oliveira Santos
- “Por ser um jogo um pouco mais longo, tem momentos onde acabamos realizando as etapas meio no automático ou entediado.” – Gabriele Toloi Barbieri
- “É um jogo bem lento para se aprender, com um livro de regras longo e pouco detalhado em relação aos componentes principais do jogo. Para mim, a diversão do jogo já acaba ao ver o tamanho e a complexidade do manual, e como eu testei ele, não compensou aprender todas essas regras, não houve diversão nenhuma na tarde que eu passei jogando esse jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
Estratégia
Prós:
- “Não tem muito estratégia ele é meio intuitivo e no final a pontuação é contada de forma que mesmo não pensando muito vc vai se sair bem e até ganhar ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Não cheguei a jogar muitas vezes esse jogo, mas pelas vezes que eu joguei eu posso afirmar que, em questão de estratégia, esse jogo é bem equilibrado.” – Gustavo Arai Matsubara
Contras:
- “Chato” – Wilson de Oliveira Santos
Inatividade
Prós:
- “As rodadas são rápidas.” – Thais Yukari Hirako
- “Nenhum” – Wilson de Oliveira Santos
Contras:
- “TODOS os pontos do OCEANUS. Ele força o jogador esperar rodar a mesa e quanto mais jogadores mais demorado e monótono fica. Não existe interação entre os jogadores durante a montagem das bibliotecas nos só escolhemos as cartas na ordem da vez e seguimos não se atrapalhando nem cooperando.” – Wilson de Oliveira Santos
Inovação
Prós:
- “Eu nunca tinha jogado nenhum jogo desse tipo, achei incrível a mecânica dele.” – Thais Yukari Hirako
- “Depois de jogar um do mesmo estilo vc consegue jogar todos por mais complexo que pareçam as regras e esse por algum motivo parecia querer parecer complexo demais.” – Wilson de Oliveira Santos
- “Nunca tinha jogado um jogo que tivesse essa mecânica, achei divertido e novo!” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Nunca vi um jogo assim!” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Contras:
- “Não tem replay nenhum ” – Wilson de Oliveira Santos
- “É Oceanos 2.0, com livros e bem mais complicado.” – Gustavo Arai Matsubara
Interação
Prós:
- “Bom pra lidar com jogadores inexperientes durante um evento ” – Wilson de Oliveira Santos
- “É importante ficar de olho na(s) biblioteca(s) adversária(s), pois você precisa seguir uma sequência alfabética e acumular livros do tema que você você sorteou.” – Gabriele Toloi Barbieri
Contras:
- “Vai ser o evento mais chato do universo ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Não há tanta interação entre os jogadores ou coisas que podem inteferir no jogo dos outros. E quando há interferência, é uma interferência passiva, que não dá graça pro jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
Mecânica + Tema
Prós:
- “Extremamente coerente com o tema.” – Thais Yukari Hirako
- “Eh Uma mecânica que poderia ser qualquer coisa como eu disse o jogo de submarino usa a mesma mecânica de buildup então meio que mudou a skin e poderia mudar de novo que não alteraria ” – Wilson de Oliveira Santos
Contras:
- “Fica genérico e esquecível (ou não pelo ranço criado)” – Wilson de Oliveira Santos
Regras
Prós:
- “Apesar de serem muitas regras, é um jogo super intuitivo, pois todas as regras fazem sentido, e tudo que é proposto no jogo é usado.” – Thais Yukari Hirako
- “Tudo tá bem descrito e detalhado ” – Wilson de Oliveira Santos
Contras:
- “Ele aparente ser bem detalhado e descritivo mas gera algumas confusões desnecessárias com tanto detalhe inventado que mais fez a gente perder tempo e se confundindo ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Algumas cartas/ jogadas acabam tendo mais de uma interpretação, gera pequenas dúvidas que podem mudar o rumo do jogo.” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Certas coisas do livro de regras não são detalhados o suficiente para alguém conseguir jogar puramento por ele.” – Gustavo Arai Matsubara
- “Foi necessário assistir um video” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
Rejogabilidade
Prós:
- “Eu não sei como responder a um fator positivo em não poder rejogar um jogo caro (ninguém tá me impedindo de jogar de novo mas não tem o por que já que todo jogo vai ser igual)” – Wilson de Oliveira Santos
- “Serão novas sensações pois terá novas possíveis combinações, cartas e personagens diferentes, contra interpretações de diferentes personagens.” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Há várias combinações e jogos diferentes que você pode fazer.” – Gustavo Arai Matsubara
Contras:
- “Eh caro demais pra comprar e se eu sei como o jogo funciona eu nunca gastaria meu tempo em um evento ou loja com esse tipo de jogo” – Wilson de Oliveira Santos
- “Por ser uma jogo consideravelmente longo, acaba sendo cansativo de jogar varias vezes.” – Gabriele Toloi Barbieri
- “Depois que se descobre o “meta” difícilmente dá vontade de jogar o jogo mais vezes.” – Gustavo Arai Matsubara
Sorte
Prós:
- “Muito mais estratégia do que sorte!” – Thais Yukari Hirako
- “Vc sente que o investimento de tempo é esforço tem retorno ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Acho que como boa parte dos jogos que envolvem cartas a sorte é necessária, mas não necessariamente garante a vitória, é preciso estar atento!” – Gabriele Toloi Barbieri
Contras:
- “Não tem surpresa ou reviravoltas na partida deixando o jogo sem graça pra todos os outros participantes que não são o ganhador ” – Wilson de Oliveira Santos
Tempo de Jogo
Prós:
- “Muito demorado pra um jogo tão chato ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Depois que se aprende todas as regras e mecânicas do jogo, as partidas duram bem menos.” – Gustavo Arai Matsubara
Contras:
- “Um dos participantes desistiu no meio pq tava chato e confuso ao mesmo tempo que quem ia ganhar tava claro então não valia o esforço ” – Wilson de Oliveira Santos
- “Para aprender as regras e mecânicas do jogo, leva bastante tempo e energia, e como disse anteriormente, não vale a pena.” – Gustavo Arai Matsubara
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 4.7 |
Complexidade | 3.7 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.7 |
Diversão | 3.5 |
Estratégia | 4.0 |
Inatividade | 4.2 |
Inovação | 3.7 |
Interação | 3.5 |
Mecânica + Tema | 4.3 |
Regras | 3.5 |
Rejogabilidade | 3.5 |
Sorte | 3.8 |
Tempo | 3.3 |
Total | 3.9 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Um jogo extremamente satisfatório de jogar, intuitivo, todos os componentes do jogo são usados, além de serem peças bonitas. Cada vez que jogar terá uma sensação diferente, pois o jogo é bem abrangente. É complexo apenas para entender o que é cada coisa, mas quando se começa fica fácil. Eu gostei muito e recomendo, pois o jogo é mais estratégico do que sorte.” – Thais Yukari Hirako
“Não jogarei de novo nem indicarei pra ninguém a não ser alguém que esteja com crianças e queira se divertir num evento que eu não possa ficar preso a mesa” – Wilson de Oliveira Santos
“É um jogo que te faz interagir com os outros pelos cartões do tabuleiro, mas na montagem das bibliotecas é bem individual, é um jogo bonito e suficientemente tranquilo.” – Gabriele Toloi Barbieri
“É Oceanos 2.0” – Gustavo Arai Matsubara
“Jogo lindo e muito muito diferente, gostei demais e recomendo! Tudo é muito bem pensado para o tema. Precisa ter uma certa paciência no começo até entender melhor a ideia do jogo, mas isso acontece de forma rápida ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
“É um jogo bem divertido, tem várias formas de estratégia, jogaria novamente ” – Yasmin Ignochevski Primão