Pandemic: Review

Imagem de capa (Pandemic)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Pandemic
Designer(s): Matt Leacock
Artista(s): Josh Cappel, Christian Hanisch, Régis Moulun, Chris Quilliams, Tom Thiel
Ano de lançamento: 2008
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 60 min
Mecânicas: Action Points / Cooperative Game / Hand Management / Point to Point Movement / Set Collection / Tags / Variable Player Powers
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,40 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Em Pandemic, várias doenças virulentas eclodiram simultaneamente em todo o mundo! Os jogadores combatem a doença, assumindo o papel de especialistas cuja missão é tratar os focos enquanto pesquisa a cura para cada uma das quatro pragas. O tabuleiro do jogo mostra vários grandes centros populacionais na Terra. Em cada turno, um jogador pode utilizar até quatro ações para viajar entre cidades, tratar populações infectadas, descobrir uma cura, ou construir uma estação de pesquisa. Um baralho de cartas fornece habilidades aos jogadores, mas espalhados por este baralho estão cartas de Epidemia! Estas cartas aceleram e intensificam a atividade das doenças. Tomando um papel único dentro da equipe, os jogadores devem planejar a sua estratégia para combinar suas forças de especialistas, a fim de curar as doenças. Se uma ou mais doenças se espalha além da recuperação ou se decorrido muito tempo, todos os jogadores perdem. Se curar as quatro doenças, todos eles ganham!

Perfil dos Jogadores

Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

André Luiz da Silva Junior : Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..

Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte bonita ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Estilo de arte não agrada muito ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 01_media_arte_Pandemic
Média de avaliação: 4.5

Complexidade

Prós:

  • “No início pode ser um pouco confuso, mas logo da pra “pegar o jeito”” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “O jogo desafia bem os jogadores ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “As chances de cair em crises são altas ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Pandemic
Média de avaliação: 4.8

Componentes

Prós:

  • “Cartas e peças são de boa qualidade ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Tabuleiro poderia ser menor ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 03_media_componente_Pandemic
Média de avaliação: 5.0

Diversão

Prós:

  • “Não é muito o tipo de jogo que eu gosto porém ainda assim me diverti jogando, pois o jogo é muito interessante ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “O jogo é bem desafiador ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “A quantidade de jogadores muda a dinâmica ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Pandemic
Média de avaliação: 4.2

Estratégia

Prós:

  • “A interação entre os personagens é boa ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Jogar com pouco jogadores é ruim ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Pandemic
Média de avaliação: 4.8

Inatividade

Prós:

  • “Turnos rápidos e jogadores podem debater estratégia ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Sem ponto negativo ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Pandemic
Média de avaliação: 4.0

Inovação

Prós:

  • “Mecânica do jogo é boa ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Sem ponto negativo ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Pandemic
Média de avaliação: 3.8

Interação

Prós:

  • “Bastante interativo ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Sem ponto negativo ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Pandemic
Média de avaliação: 5.0

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Uma equipe médica que procura as curas, ficou bem interessante ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “As crises de veria ser padrão do jogo ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Pandemic
Média de avaliação: 4.8

Regras

Prós:

  • “Bem explicado ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Poderia ser um pouco mais enchuta ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 10_media_regras_Pandemic
Média de avaliação: 4.8

Rejogabilidade

Prós:

  • “Acredito que com os níveis de dificuldade o jogo pode variar bastante ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “O tabuleiro é montado diferente para cada partida ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “A rejogabililade gira em torno da dificuldade ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Pandemic
Média de avaliação: 4.8

Sorte

Prós:

  • “O fator sorte é bem encaixado ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Ao revelar uma pandemia, voltar às cartas no topo do baralho deixa o jogador mais alerta ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Pandemic
Média de avaliação: 4.0

Tempo de Jogo

Prós:

  • “Boa medida de tempo ” – André Luiz da Silva Junior

Contras:

  • “Sem ponto negativo ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Pandemic
Média de avaliação: 4.8

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.5
Complexidade 4.8
Componentes (virtual) / Adaptação 5.0
Diversão 4.2
Estratégia 4.8
Inatividade 4.0
Inovação 3.8
Interação 5.0
Mecânica + Tema 4.8
Regras 4.8
Rejogabilidade 4.8
Sorte 4.0
Tempo 4.8
Total 4.5
Gráfico sobre item medias_itens_Pandemic

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Pandemic



Gráfico sobre item gardner_Pandemic

Considerações finais dos jogadores

“Um jogo que é ao mesmo tempo complexo e simples, achei a temática e o jeito que foi desenvolvido muito interessantes, apenas não recomendo para jogadores “iniciantes” e que não se interessam por jogos onde é necessário pensar em estratégias para vencer em conjunto” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

“Jogo muito bom que merece a atenção de todos.” – Eduardo Consalter Diniz

“Excelente jogo para quem curte jogos cooperativos ” – André Luiz da Silva Junior

“Não é muito meu estilo de jogo, mas pra quem gosta de cooperativos que tenham essa pegada mais frenética e rápida é bem interessante. O jogo todo é bem estruturado, e é bem divertido quando a galera sabe se comunicar.” – Thais Yukari Hirako

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