Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Sagrada
Designer(s): Adrian Adamescu, Daryl Andrews
Artista(s): Peter Wocken
Ano de lançamento: 2017
Capacidade de jogadores: 1 a 4
Tempo previsto de partida: 40 min
Mecânicas: Contracts / Dice Rolling / End Game Bonuses / Grid Coverage / Open Drafting / Pattern Building / Set Collection / Solo-Solitaire Game / Turn Order: Progressive / Variable Set-up
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,92 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Projeto de dados e uso de ferramentas de comércio para construir cuidadosamente sua obra-prima vitral. Cada jogador vai construir um vitral através da construção de uma grade de dados em seu tabuleiro de jogador. Cada tabuleiro tem algumas restrições sobre quais cores ou tonalidade (valor) do dado pode ser colocado lá. Dados da mesma tonalidade ou cores não pode ser colocado ao lado do outro. A pontuação é variável baseada na obtenção de vários padrões e variedades de colocação… bem como pontos de bônus para tons escuros de uma determinada cor do objetivo escondido. O maior artesão em pontos é o vencedor!
Perfil dos Jogadores
Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..
André Luiz da Silva Junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..
Júlia Beiroco Oliveira Fantini : Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..
Yasmin Ignochevski Primão: Apaixonada por desafios intelectuais, jogos enigmáticos que estimulem a mente. Prefere jogos que valorizem a estratégia sobre a mentira, mas adora uma boa dose de rivalidade para alimentar o espírito competitivo..
Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..
Kaique Vieira Militão Custódio : Gosto por jogos que tenham cooperação e competitividade tendo em vista que sou uma pessoa competitiva, geralmente sou o primeiro a perder mas sempre levo alguém comigo, gosto de fantasia medieval e até mesmo fictícios..
Luna nogueira guilhen galieta : Me perco nos nomes dos jogos, sou uma jogadora muito competitiva, ou seja, acabo tendo preferência de jogos que tem combate entre os adversários, mas os em grupo pra alcançar objetivos são legais também. gosto desde mais rápidos até os demorados, mas em geral gosto dos mais curtos pois dá pra jogar mais variedade..
Erik Siqueira Barbosa : Iniciante, gosta de jogos de estratégia e competitivos, de preferência que usem pouco a sorte e mais a capacidade de organizar suas ideias e estratégias..
Julio Pacheco Boscolo: Jogador há poucos anos, prefiro jogos complexos e cooperativos. Jogos de estratégia e campanhas são os meus favoritos. Em jogos de ferrar os amiguinhos, tento ferrar imparcialmente e com igualdade..
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
Arte | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
Complexidade | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
Componentes (virtual) / Adaptação | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
Diversão | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
Estratégia | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
Inatividade | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
Inovação | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
Interação | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
Mecânica + Tema | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
Regras | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
Rejogabilidade | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
Sorte | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
Tempo de jogo | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Apesar de ser bem colorida, não há nenhuma sobrecarga de informação (ao meu ver).” – Thais Yukari Hirako
- “Todas as artes parecem vitrais ” – André Luiz da Silva Junior
- “Jogo muito bonito e colorido ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Bem colorido ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Arte bonita” – Eduardo Consalter Diniz
- “Peças bonitas; Detalhes trabalhados; Cores atrativas.” – Erik Siqueira Barbosa
- “Bonito e relacionado ao jogo” – Julio Pacheco Boscolo
Contras:
- “Poderia ter menos cores quentes, tem muito vermelho ” – André Luiz da Silva Junior
- “Por possuir muitas cores, acaba ficando um pouco poluído ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “As informações ficam um pouco difíceis de ler com tanta informação de cores e desenhos, mas nada que atrapalhe” – Luna nogueira guilhen galieta
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
- “Nao tinha algumas informações claras na formas de pontuarm” – Julio Pacheco Boscolo
Complexidade
Prós:
- “O jogo é complexo, mas há diversas formas de torná-lo mais fácil, conforme o nível dos jogadores que estiverem na mesa, então apesar da complexidade tem uma compensação.” – Thais Yukari Hirako
- “Jogo simples de se jogar ” – André Luiz da Silva Junior
- “É possível aprender o jogo em poucos minutos” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “É um jogo que te faz pensar bastante, em como criar estratégias pra montar o vitral” – Luna nogueira guilhen galieta
- “Fácil de jogar; Divertido; Interativo; Esteticamente atrativo.” – Erik Siqueira Barbosa
- “Divertido” – Julio Pacheco Boscolo
Contras:
- “As dificuldades mais altas nao são tão difíceis, não altera muito entre dificuldades, so acrescenta mais chances de utilizar ferramentas ” – André Luiz da Silva Junior
- “As regras são muitas e um pouco complicadas, acabam confundindo bastante ” – Luna nogueira guilhen galieta
- “Difícil contagem de pontos” – Erik Siqueira Barbosa
Componentes
Prós:
- “O jogo todo é lindo, os mini dados são super fofos e dão um “a mais” no jogo.” – Thais Yukari Hirako
- “Bonitos, condizentes com o temas e com a arte do jogo ” – André Luiz da Silva Junior
- “Apesar dos elementos serem simples, quando juntos ficam incríveis.” – Eduardo Consalter Diniz
- “Fazem sentido de acordo com a estética do jogo; Aumentam a experiência entre jogadores; Fácil de diferenciar.” – Erik Siqueira Barbosa
- “Dados bem coloridos, adorei” – Julio Pacheco Boscolo
Contras:
- “Os d6 poderiam ser mais estilizados ” – André Luiz da Silva Junior
- “Alguns componentes não foram utilizados, como a trilha de pontuação ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Muito pequenos” – Erik Siqueira Barbosa
- “Facil de perder algum dado, sendo que há 90” – Julio Pacheco Boscolo
Diversão
Prós:
- “Bem divertido, nao deu para perceber as horas passarem ” – André Luiz da Silva Junior
- “Jogo bom para qualquer hora do dia” – Eduardo Consalter Diniz
- “Interativo entre o board e os players” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “Tende a ser muito repetitivo” – André Luiz da Silva Junior
- “Jogo muito tranquilo, a diversão fica mais nas rodadas finais, quando o jogo já esta acabando” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Eu gosto mais de jogos dinâmicos, competitivo e mais divertido, não encontrei tanto essas características no jogo” – Luna nogueira guilhen galieta
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Estratégia
Prós:
- “A estratégia tem que ser adaptada a cada nova rodada, pelo fator sorte, mas mesmo com isso temos que ter uma linha de raciocínio a seguir, pela questão das limitações do tabuleiro.” – Thais Yukari Hirako
- “O jogo proporcionas varias jogadas possíveis ” – André Luiz da Silva Junior
- “Muito estruturado estrategicamente, o jogador com a melhor estratégia tem muita vantagem ” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “Conforme o vitral for concluindo, diminui a interação ” – André Luiz da Silva Junior
- “Apesar de ser necessário prestar atenção ao jogo dos adversários, não há uma grande possibilidade de montar uma estratégia para se beneficiar ou atrapalhar a vitória dos outros jogadores” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Inatividade
Prós:
- “As rodadas são rápidas, não há tempo de inatividade dos jogadores na mesa.” – Thais Yukari Hirako
- “As jogadas são rápidas, todos os jogadores ficam até o final ” – André Luiz da Silva Junior
- “Como as partidas de cada jogadores são rápidas é mais participativo” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Rodadas até que rápidas” – Eduardo Consalter Diniz
- “No final do jogo, as vezes o jogador fica 3 rodadas sem jogar” – Erik Siqueira Barbosa
- “Talvez com jogadores experientes o jogo seja bem rapido…” – Julio Pacheco Boscolo
Contras:
- “Podem ocorrer jogadas que limita as jogadas ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Inovação
Prós:
- “Tem objetivos e ferramentas que divercica o jogo” – André Luiz da Silva Junior
- “Gostei de como pontua o jogo e das regras de onde pode ou não colocar os dados ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Nunca tinha visto um parecido, inovador ” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “Lembra vários jogos no mercado ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Interação
Prós:
- “É divertido ter que observar o tabuleiro do colega para ver se ele precisará do algum dado em questão.” – Thais Yukari Hirako
- “A jogadas dos outros jogadores interferem nas suas ” – André Luiz da Silva Junior
- “O jogador faz sua própria estratégia mas também depende das estratégias dos outros” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “Dependendo da ordem que estiver na mesa, pode ser que fique sem o único dado que precisa ç-ç” – Thais Yukari Hirako
- “Cada jogada limita a próxima ” – André Luiz da Silva Junior
- “Como dito anteriormente, apesar de ser necessário prestar atenção ao jogo dos adversários, não há uma grande possibilidade de mudar sua estratégia para se beneficiar ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Mecânica + Tema
Prós:
- “Um jogo de vitrais que o jogador monta um ” – André Luiz da Silva Junior
- “Jogo com uma temática muito interessante e bonita” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Desde que envolva a arte dos vitrais, o tema dos mesmos pode ser qualquer um e o jogo permanecerá o mesmo” – Eduardo Consalter Diniz
- ” Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “Poderia ter uma variação de tipos de dados, d8, d10, d20 e poderia ser símbolos sem ser números ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não tem muito a ver com o tema” – Erik Siqueira Barbosa
Regras
Prós:
- “Praticas e poucas ” – André Luiz da Silva Junior
- “Fácil de achar as dúvidas ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Regras descritivas o suficiente” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “Poderia ter um limite de utilização das ferramentas ou alterar o valor delas ” – André Luiz da Silva Junior
- “Algumas cartas do jogo não são muito explicadas nelas, então tem que consultar as regras ” – Yasmin Ignochevski Primão
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Rejogabilidade
Prós:
- “Tem objetivos que alimenta a experiência com o jogo ” – André Luiz da Silva Junior
- “As cartas ferramentas e de objetivo modificam muito o jogo” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “O jogo possui novas cartas de desafios a cada partida ” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “Parece ser muito repetitivo” – André Luiz da Silva Junior
- “Com o passar do tempo pode ficar repetitivo” – Erik Siqueira Barbosa
Sorte
Prós:
- “todas as tabelas de vitrais são diferentes ” – André Luiz da Silva Junior
- “A pouca sorte necessária é na hora de jogar os dados, porém influencia minimamente” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Para vencer é necessário sorte, mas a estratégia se sobressai ” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “O jogo se baseia em dados ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Tempo de Jogo
Prós:
- “A partida é fluída, e mal notamos o tempo passar.” – Thais Yukari Hirako
- “Rápido” – André Luiz da Silva Junior
- “Jogo rápido, o que possibilita várias partidas ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
- “Tempo proporcional ” – Erik Siqueira Barbosa
Contras:
- “Repetitivo ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não possuo” – Erik Siqueira Barbosa
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 4.1 |
Complexidade | 3.7 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.8 |
Diversão | 4.6 |
Estratégia | 4.1 |
Inatividade | 4.0 |
Inovação | 4.6 |
Interação | 3.6 |
Mecânica + Tema | 3.3 |
Regras | 4.7 |
Rejogabilidade | 4.6 |
Sorte | 3.7 |
Tempo | 4.6 |
Total | 4.2 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Achei o jogo maravilhoso, o fator sorte entra como um bônus e não como ônus neste caso. É super interessante ter que mudar as estratégias conforme o jogo vai fluindo e o “acervo de compras” vai mudando. As ferramentas são muito boas, e a forma como ela é necessária no jogo é muito legal. Jogaria novamente e recomendo. (Além de o jogo ser lindo demais com todas as pecinhas coloridas)” – Thais Yukari Hirako
“Um jogo divertido mas lembra bastante o Azul ” – André Luiz da Silva Junior
“Jogo legal e relativamente fácil, bom para jogar com a família. Não é um jogo tão “frenético”, é mais calmo e para pensar.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
“Gostei bastante, tem que pensar muito bem onde colocar os dados, mas também contar um pouco com a sorte, além de ter a parte da competição onde somam-se os pontos feitos durante a partida ” – Yasmin Ignochevski Primão
“Jogo adorável que se encaixa em qualquer temática artística.” – Eduardo Consalter Diniz
“Jogo divertido e simples de se jogar, não sendo um jogo “pesado” até mesmo as menores faixas etárias podem desfrutalo.” – Kaique Vieira Militão Custódio
“Eu gostei, achei bem diferente e criativo, requer estratégia, entretanto não é tão divertido, competitivo e dinâmico ” – Luna nogueira guilhen galieta
“Viciante, competitivo e ótimo para de jogar entre amigos ou família.” – Erik Siqueira Barbosa
“Gostei da estratégia relacionada ao posicionamento dos dados.” – Julio Pacheco Boscolo