Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Pandemic: Resposta Rápida
Designer(s): Kane Klenko
Artista(s): Jasmine Radue, Atha Kanaani, Bree Lindsoe
Ano de lançamento: 2019
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 20 min
Mecânicas: Contracts / Cooperative Game / Dice Rolling / Re-rolling and Locking / Real-Time / Variable Player Powers
Peso (conforme BoardGameGeek): 2,13 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Desastres naturais atingiram cidades do mundo todo. Reconhecendo a enorme ameaça, as nações do mundo agiram e montaram a CRU: uma equipe de elite de médicos e especialistas. Com um avião especialmente equipado, você é capaz de fornecer ajuda para salvar vidas de maneira única – a qualquer hora, em qualquer lugar. Pandemic: Rapid Response é uma corrida contra o tempo. Jogue dados para criar suprimentos, pilotar o avião e fazer entregas para cidades que precisam de ajuda. À medida que o tempo diminui, você deve coordenar rapidamente e trabalhar em conjunto para reagir a novos desastres. Será que você e sua equipe conseguirão responder a tempo?
Perfil dos Jogadores
Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..
Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..
Matheus Henrique Consoni Mazanti: Gosto de todos tipos de jogos, desde casuais até os bem competitivos, entretanto o tipo que eu mais busco para jogar são os casuais que dê cooperativos para se divertir junto. Muitas vezes eu perco, mas algumas vezes eu quase ganho. Mesmo eu me dizendo um cara azarado eu gosto bastante também dos jogos onde o fator sorte está bem presente, pois fica muito mais aleatório e divertido..
André Luiz da Silva Junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..
Pedro Lemes Costa: Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..
Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
Arte | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
Complexidade | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
Componentes (virtual) / Adaptação | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
Diversão | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
Estratégia | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
Inatividade | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
Inovação | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
Interação | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
Mecânica + Tema | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
Regras | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
Rejogabilidade | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
Sorte | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
Tempo de jogo | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “É super coerente com o tema.” – Thais Yukari Hirako
- “Os detalhes dos dados, tabuleiro e cartas são tão bons que me sinto dentro do próprio avião trabalhando.” – Eduardo Consalter Diniz
- “artes dos jogos de pandêmica são boas e este nao deixa a deseja ” – André Luiz da Silva Junior
- “Tabuleiro clean, bonito e com informação fáceis de se encontrar” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
- “Bastante informação.” – Thais Yukari Hirako
- “o design do tabuleiro deixa um pouco a deseja, ficou um laboratório em um avião meio estranho ” – André Luiz da Silva Junior
Complexidade
Prós:
- “A complexidade do jogo é o que o torna divertido e interessante” – Eduardo Consalter Diniz
- “O jogo é simples, sua complexidade esta cooperação em grupo ” – André Luiz da Silva Junior
- ” A complexidade esta no tempo, por isso: resposta rápida.” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
- “O jogo te puni muito com o tempo ” – André Luiz da Silva Junior
Componentes
Prós:
- “Todos os componentes são bem bonitinhos e simples.” – Thais Yukari Hirako
- “Ficarão bem bonitos ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “O avião poderia ser feito de um material mais solido, pois vem desmontado ” – André Luiz da Silva Junior
Diversão
Prós:
- “É um party game bem divertido.” – Thais Yukari Hirako
- “Divertido em jogar bastante jogadores” – André Luiz da Silva Junior
- “Jogo rápido que gera tensão e diversão” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
- “Depende das pessoas que você joga, mas isso assim como todos os jogos cooperativos.” – Thais Yukari Hirako
- “a diversão esta na vontade de derrotar o tabuleiro, normalmente isso para os jogadores novos isso nao é muito interessante ” – André Luiz da Silva Junior
Estratégia
Prós:
- “A estratégia esta como o grupo ira se organizar para entregar os pedidos ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “O jogo te castiga muito se os jogadores nao bolarem uma estratégia em equipe ” – André Luiz da Silva Junior
Inatividade
Prós:
- “Jogo rápido, as rodadas são rápidas e o jogador interage por mais tempo.” – Thais Yukari Hirako
- “O jogador participa bastante e bem rapidamente ” – André Luiz da Silva Junior
- “É bem rápida a dinâmica dos turnos” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
- “Se o jogador alocar muitos dos seus dados ele tem sua ação limitada ” – André Luiz da Silva Junior
Inovação
Prós:
- “A integração de resolver problemas com tempo e dados que é algo randômico ficou interessante ” – André Luiz da Silva Junior
- “Como sou um jogador iniciante achei bem interessante o jogo” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
- “se pensar aotodo é apenas um jogo de jogar os dados e se movimentar no tabuleiro ” – André Luiz da Silva Junior
Interação
Prós:
- “Sem a interação nem dá pra jogar esse jogo kkk. Ela é super importante aqui, e quanto mais você interage, melhor.” – Thais Yukari Hirako
- “Como o jogo é cooperativo, interagir com as pessoas á sua volta é extremamente importante para cumprir os objetivos e superar os desafios do jogo.” – Eduardo Consalter Diniz
- “tem vaias interseções que podem ser feitas ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “tem um limitante que são os dados, tanto por sua randomidade quanto por sua quantidade que o jogador tem disponível ” – André Luiz da Silva Junior
Mecânica + Tema
Prós:
- “Os jogadores devem resolver os problemas muito rapidamente ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “os acúmulos de tempo são apenas ditas como marcadores de tempo ” – André Luiz da Silva Junior
Regras
Prós:
- “Estão bem dispostas no manual ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “São bastante regras para explicar. Eu diria que demora mais tempo para aprender a jogar do que para de fato jogar.” – Thais Yukari Hirako
- “nao tem uma regra especifica se os jogadores acumularem e estourarem a quantidade máxima que pode ficar no hangar do avião ” – André Luiz da Silva Junior
Rejogabilidade
Prós:
- “Tem cartas de crise ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “O jogo é muito repetitivo ” – André Luiz da Silva Junior
Sorte
Prós:
- “se tiver um resultado ruim nos dados, o jogador pode apenas passar a sua vez ou contribuir na reciclagem ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “A ação dos jogadores depende dos dados ” – André Luiz da Silva Junior
- “Dependendo da configuração inicial o jogo pode ser mais facil ou não ” – Gabriel Sporck Trombini
Tempo de Jogo
Prós:
- “Bem rápido ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “depende dos jogadores ” – André Luiz da Silva Junior
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 4.5 |
Complexidade | 4.7 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.3 |
Diversão | 4.7 |
Estratégia | 4.7 |
Inatividade | 4.3 |
Inovação | 4.5 |
Interação | 4.5 |
Mecânica + Tema | 5.0 |
Regras | 4.7 |
Rejogabilidade | 4.3 |
Sorte | 4.3 |
Tempo | 4.7 |
Total | 4.6 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Achei interessante a proposta do jogo, de ser um jogo mais dinâmico, além de ter aquele toque de desespero quando você joga, o que faz com que a temática se encaixe bem. ” – Thais Yukari Hirako
“Se quiser aprender a trabalhar em equipe em momentos de tensão, jogue Pandemic: Resposta Rápida” – Eduardo Consalter Diniz
“O jogo é bem rápido e tático, não deixando tempo para ficar ocioso. Você tem que pesar rápido e se comunicar com os outros participantes para trabalharem pelo mesmo propósito.” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
“Um jogo totalmente diferente dos outro Pandemics e bem legal ” – André Luiz da Silva Junior
“Assim como Pandemic o Pandemic: Resposta Rápida é um jogo excelente, a sua jogabilidade difere completamente do Pandemic tradicional. O Pandemic: Resposta Rápida é como um ‘spinoff’ que mantem o tema mas apresenta uma experiência de jogo nova e diferente. A dinâmica de jogo deixa o Pandemic: Resposta Rápida mais frenético, sendo definitivamente uma experiência que vale a pena.” – Pedro Lemes Costa
“Achei bem interessante, pois é totalmente diferente do jogo pandemic original, essa nova versão traz uma mecânica de agilidade, tem que ser o mais rapido possível e eu acho isso bem divertido quando esta com amigos.” – Gabriel Sporck Trombini