Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Camel Up: 2ª Edição
Designer(s): Steffen Bogen
Artista(s): Chris Quilliams
Ano de lançamento: 2018
Capacidade de jogadores: 3 a 8
Tempo previsto de partida: 45 min
Mecânicas: Betting and Bluffing / Dice Rolling / Roll/Spin and Move / Track Movement
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,46 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Em Camel Up, até oito jogadores apostam em cinco camelos de corrida, tentando descobrir quais serão os primeiros e segundos colocados em uma corrida rápida em torno de uma pirâmide. Quanto mais cedo você fizer a sua aposta, mais você pode ganhar – você deve adivinhar corretamente, é claro. Os camelos não correm bem, no entanto, às vezes pousam em cima de outro e são levados para a linha de chegada. Quem vai correr quando? Isso tudo depende de como os dados saem do agitador de dados da pirâmide, que libera um dado de cada vez quando os jogadores fazem uma pausa de suas apostas tempo suficiente para ver quem realmente está se movendo! Esta edição de 2018 do Camel Up apresenta novas artes, um novo design de tabuleiro de jogo, um novo design de pirâmide, dados gravados e novos modos de jogo, incluindo camelos desonestos malucos que começam a corrida na direção oposta! Você nunca sabe como uma corrida vai acabar!
Perfil dos Jogadores
André Luiz da Silva Junior : Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..
Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..
Matheus Henrique Consoni Mazanti: Gosto de todos tipos de jogos, desde casuais até os bem competitivos, entretanto o tipo que eu mais busco para jogar são os casuais que dê cooperativos para se divertir junto. Muitas vezes eu perco, mas algumas vezes eu quase ganho. Mesmo eu me dizendo um cara azarado eu gosto bastante também dos jogos onde o fator sorte está bem presente, pois fica muito mais aleatório e divertido..
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
Arte | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
Complexidade | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
Componentes (virtual) / Adaptação | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
Diversão | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
Estratégia | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
Inatividade | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
Inovação | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
Interação | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
Mecânica + Tema | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
Regras | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
Rejogabilidade | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
Sorte | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
Tempo de jogo | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Uma temática desértica interessante ” – André Luiz da Silva Junior
- “Muito bem encaixada com o tema.” – Thais Yukari Hirako
Contras:
- “tem poucos personagens de cor mais escura, sendo que é um deserto ” – André Luiz da Silva Junior
Complexidade
Prós:
- “O jogador tem poucas interações no jogo ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “depende um pouco da sorte ” – André Luiz da Silva Junior
Componentes
Prós:
- “Componentes coloridos bonitinhos ” – André Luiz da Silva Junior
- “Tudo no jogo é muito lindo.” – Thais Yukari Hirako
Contras:
- “a pirâmide poderia ter uma forma melhor de colocar e soltar os dados ” – André Luiz da Silva Junior
Diversão
Prós:
- “O jogador faz a postas e pode atrapalhar o adiversario ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “nao tem um ponto contra especificamente ” – André Luiz da Silva Junior
Estratégia
Prós:
- “o jogador tem que ver e contar quais cores ja saíram e ao mesmo tempo atrapalhar o colega adiversario ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “depende um pouco de sorte ” – André Luiz da Silva Junior
Inatividade
Prós:
- “as interações do jogador impactam nos outros turnos dos jogadores ” – André Luiz da Silva Junior
- “No jogo se tem 4 tipos de ação, mas em cada rodada, cada jogador só pode executar 1 ação por vez, o que torna ele mais dinâmico e rápido.” – Thais Yukari Hirako
Contras:
- “a momentos que o jogo te força a nao jazer a jogada que quer ” – André Luiz da Silva Junior
Inovação
Prós:
- “um jogo de apostas que nao é tão randômico sabendo quais cores saíram ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “é um jogo de aposta ” – André Luiz da Silva Junior
Interação
Prós:
- “pode se fazer varias jogadas ” – André Luiz da Silva Junior
- “Por poder executar apenas uma ação por vez, ao passo que você executa uma ação ela tem que ser muito bem pensada, pois pode ser que a rodada acabe no próximo jogador.” – Thais Yukari Hirako
Contras:
- “a momentos que o jogo te força a nao jazer a jogada que quer ” – André Luiz da Silva Junior
Mecânica + Tema
Prós:
- “encaixou bem a temática de aposta ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “são camelos mas poderia ser quais que outra coisa ” – André Luiz da Silva Junior
Regras
Prós:
- “Tem todas as regras para ser mostradas para o jogador ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “poderia ser mais resumido ” – André Luiz da Silva Junior
Rejogabilidade
Prós:
- “é um jogo baseado em randomidade” – André Luiz da Silva Junior
- “Já joguei diversas vezes, e inclusive, apresento esse jogo para todos que conheço.” – Thais Yukari Hirako
Contras:
- “o tema pode nao agradar muito ” – André Luiz da Silva Junior
Sorte
Prós:
- “o jogador pode contornar a sorte ” – André Luiz da Silva Junior
- “A sorte é totalmente suficiente, pelo numero de dados ser limitado, vc pode levantar as estatísticas dos próximos dados que podem sair, e assim fazer suas apostas!” – Thais Yukari Hirako
Contras:
- “jogo de aposta depende da sorte ” – André Luiz da Silva Junior
Tempo de Jogo
Prós:
- “rápido ” – André Luiz da Silva Junior
- “Quando menos jogadores, mais a partida dura, mas em média o tempo de jogo é 30 minutos.” – Thais Yukari Hirako
Contras:
- “nao tem muito de negativo ” – André Luiz da Silva Junior
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 5.0 |
Complexidade | 4.3 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.7 |
Diversão | 5.0 |
Estratégia | 4.7 |
Inatividade | 5.0 |
Inovação | 5.0 |
Interação | 5.0 |
Mecânica + Tema | 5.0 |
Regras | 4.3 |
Rejogabilidade | 5.0 |
Sorte | 4.0 |
Tempo | 5.0 |
Total | 4.8 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Jogo bacana mas tem uma temática de aposta de aposta ” – André Luiz da Silva Junior
“Entregou tudo que eu esperava e mais um pouco, cada partida é uma nova experiência com este jogo! É simples, porém com várias camadas, rápido e fácil de explicar, e divertido.” – Thais Yukari Hirako
“O jogo é muito engraçado e fácil de entender, embora dependa um pouco da sorte tem como você fazer previsões dos acontecimentos e fazer sua estratégia. ” – Matheus Henrique Consoni Mazanti