Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Ticket to Ride
Designer(s): Alan R. Moon
Artista(s): Julien Delval, Cyrille Daujean
Ano de lançamento: 2004
Capacidade de jogadores: 2 a 5
Tempo previsto de partida: 45 min
Mecânicas: Connections / Contracts / End Game Bonuses / Hand Management / Network and Route Building / Open Drafting / Push Your Luck / Set Collection
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,83 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
Com uma jogabilidade elegante, Ticket to Ride pode ser aprendido em 3 minutos, enquanto provê aos jogadores estratégia e decisões táticas todo turno. Jogadores compram cartas de vários tipos de vagões, que devem ser usadas para reivindicar rotas de trens na América do Norte. Quanto maiores as rotas, mais pontos elas valem. Pontos adicionais são dados aqueles que completam os Bilhetes de Destino que conectam as cidades. E o jogador que construir a rota continua mais longa, também ganhara pontos de bônus. “As regras são simples o suficiente para escrever em um bilhete de trem – cada turno você pode : comprar mais cartas, reivindicar uma rota ou pegar Bilhetes de Destino adicionais” diz o autor de Ticket to Ride, Alan R. Moon. “A tensão vem de ser forçado entre balancear a ganância, colocando mais cartas em sua mão, e o medo, perdendo uma rota crítica para um rival.”
Perfil dos Jogadores
Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..
Matheus Henrique Consoni Mazanti: Gosto de todos tipos de jogos, desde casuais até os bem competitivos, entretanto o tipo que eu mais busco para jogar são os casuais que dê cooperativos para se divertir junto. Muitas vezes eu perco, mas algumas vezes eu quase ganho. Mesmo eu me dizendo um cara azarado eu gosto bastante também dos jogos onde o fator sorte está bem presente, pois fica muito mais aleatório e divertido..
Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.
Eduardo Consalter Diniz: Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
Arte | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
Complexidade | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
Componentes (virtual) / Adaptação | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
Diversão | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
Estratégia | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
Inatividade | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
Inovação | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
Interação | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
Mecânica + Tema | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
Regras | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
Rejogabilidade | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
Sorte | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
Tempo de jogo | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “O tabuleiro é simples e intuitivo.” – Thais Yukari Hirako
- “Tem as informações no tabuleiro como os trilhos e as artes (a terra, o mar, cidades) mas isso não implica, sendo bem tranquilo de encontrar as informações” – Gabriel Sporck Trombini
- “O artista foi caprichoso e fez o necessário para que não parecesse algo exagerado.” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
- “As informações não são muito fáceis de encontrar.” – Thais Yukari Hirako
Complexidade
Prós:
- “A complexidade do jogo é condizente com a demanda de pensamento e estratégia.” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Componentes
Prós:
- “Fidedigno ao tabuleiro físico.” – Thais Yukari Hirako
- “Não houve nenhum bug, e ficou bem intuitivo com a adaptação.” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Diversão
Prós:
- “Até que me surpreendeu e achei bem divertido” – Gabriel Sporck Trombini
- “Para quem gosta de um jogo competitivo, é um bom jogo para se colocar na lista e se divertir com a família e amigos.” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Estratégia
Prós:
- “Pelo tabuleiro ter mais de uma possibilidade de rota para os lugares, da pra se montar a estratégia para ganhar mesmo que o objetivo do adversário seja parecido com o seu.” – Thais Yukari Hirako
Contras:
- “Com a minha opinião, nao achei que tinha varios tipos de estratégias com diferentes formas.” – Gabriel Sporck Trombini
Inatividade
Prós:
- “O jogo é bem rotativo fazendo com que se torne bem rápido ” – Gabriel Sporck Trombini
- “Apesar de ter que analisar e reformular as estratégias, cada rodada foi, praticamente, rápida e o jogo fluía muito bem.” – Eduardo Consalter Diniz
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Inovação
Prós:
- “Achei bem interessante com a temática de trem” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Interação
Prós:
- “Tem como criar sua estratégia separada, mas uma jogada do seu adversário pode mudar seus planos, e também é bom entender quais são as estratégias do adversário para se quiser atrapalhar ele.” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
- “É bem complexo conseguir prever o objetivo do adversário para interferir.” – Thais Yukari Hirako
Mecânica + Tema
Prós:
-
Não foram levantados prós neste item.
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Regras
Prós:
- “Bem simples de entender com o manual bem simples” – Gabriel Sporck Trombini
Contras:
- “Só entendi o jogo de verdade enquanto jogava, as regras deixam um pouco a desejar por serem muitas e complexas.” – Thais Yukari Hirako
Rejogabilidade
Prós:
-
Não foram levantados prós neste item.
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Sorte
Prós:
-
Não foram levantados prós neste item.
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Tempo de Jogo
Prós:
-
Não foram levantados prós neste item.
Contras:
-
Não foram levantados contras neste item.
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 4.5 |
Complexidade | 4.2 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 5.0 |
Diversão | 4.5 |
Estratégia | 4.5 |
Inatividade | 4.5 |
Inovação | 4.2 |
Interação | 4.5 |
Mecânica + Tema | 4.8 |
Regras | 4.8 |
Rejogabilidade | 4.8 |
Sorte | 4.5 |
Tempo | 4.5 |
Total | 4.6 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Achei o jogo bem divertido, complexo mas não em excesso e que consegue trazer várias formas diferentes de construir rotas e montar estratégias. Definitivamente o tipo de jogo que eu gosto bastante.” – Thais Yukari Hirako
“Um jogo muito simples e divertido, onde da para jogar muitas vezes e cada vez será algo novo.” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
“Achei um jogo surpreendente pois não esperava que fosse divertido e como gosto de jogos competitivo achei bem interessante com a sua temática de trens. Portanto indico para jogar com os amigos.” – Gabriel Sporck Trombini
“Vale a pena!” – Eduardo Consalter Diniz