Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Forbidden Island – A Ilha Proibida
Designer(s): Matt Leacock
Artista(s): C. B. Canga
Ano de lançamento: 2010
Capacidade de jogadores: 2 a 4
Tempo previsto de partida: 30 min
Mecânicas: Action Points / Cooperative Game / Grid Movement / Hand Management / Map Reduction / Modular Board / Set Collection / Solo-Solitaire Game / Variable Player Powers
Peso (conforme BoardGameGeek): 1.74 / 5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
A Ilha Proibida é um emocionante jogo cooperativo no qual os participantes têm de encontrar os tesouros de uma mítica ilha misteriosa, antes que as águas a cubram por completo. Os jogadores se revezam movendo seus peões em torno da “ilha”, que é composta por um conjunto de cartões dispostos aleatoriamente. À medida que o jogo avança, mais e mais cartões que representam pontos específicos na ilha “afundam”, tornando-se indisponíveis, e o ritmo aumenta. Os jogadores têm que criar estratégias para manterem-se na ilha, evitar a inundação, e tentar recolher os tesouros. À medida que o nível da água sobe, a emoção aumenta, o jogo fica mais difícil e sacrifícios devem ser feitos. O jogo vem numa linda e resistente lata. As peças do tesouro de plástico e os peões de madeira são bem trabalhados e as cartas são resistentes, bem impressas e fáceis de entender. Os cartões da ilha são uma verdadeira joia: cada um com uma imagem única! Com vários níveis de dificuldade, diferentes personagens para escolher (cada qual com sua habilidade especial) e muitas variações de jogo disponíveis. A Ilha Proibida pode ser jogado por 2 a 4 pessoas. Quanto mais jogadores, mais difícil e rápida é a partida, embora um jogador extra possa fazer toda a diferença entre o sucesso e os tubarões! Com uma quantidade gigantesca de avaliações positivas, tanto de especialistas, quanto de jogadores, o sucesso de A Ilha Proibida foi tão grande que deu origem a uma continuação: O Deserto Proibido que também está nos planos de lançamentos da Devir Brasil! Este é um jogo divertido para toda a família e amigos!
Perfil dos Jogadores
André Luiz da Silva Junior: Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..
Pedro Lemes Costa : Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..
Gabriel Sporck Trombini: Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.
Thiago Rossato Francisco: Gosta de jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalhe a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossímilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado..
Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..
Matheus Henrique Consoni Mazanti: Gosto de todos tipos de jogos, desde casuais até os bem competitivos, entretanto o tipo que eu mais busco para jogar são os casuais que dê cooperativos para se divertir junto. Muitas vezes eu perco, mas algumas vezes eu quase ganho. Mesmo eu me dizendo um cara azarado eu gosto bastante também dos jogos onde o fator sorte está bem presente, pois fica muito mais aleatório e divertido..
Critérios Avaliados
Critério | Descrição – Pontuação 1 e Pontuação 5 |
---|---|
Arte | Pontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro. Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar. |
Complexidade | Pontuação 1: Falta ou excesso de complexidade. Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo. |
Componentes (virtual) / Adaptação | Pontuação 1: Não foi bem adaptado. Pontuação 5: Foi bem adaptado. |
Diversão | Pontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu. Pontuação 5: O jogador se divertiu. |
Estratégia | Pontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias). Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem. |
Inatividade | Pontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar. Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo. |
Inovação | Pontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro. Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica. |
Interação | Pontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente. Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários. |
Mecânica + Tema | Pontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo. Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados. |
Regras | Pontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo. Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida. |
Rejogabilidade | Pontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas. |
Sorte | Pontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor. Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo. |
Tempo de jogo | Pontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo. Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida. |
Estruturação da Avaliação
Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:
- Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- As notas finais de cada avaliador para o jogo;
- As considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “A Arte da caixa é bem bonita” – André Luiz da Silva Junior
- “Sem excesso de informação facilitando assim o visual do jogo” – Gabriel Sporck Trombini
- “As artes são bem distintas uma das outras, facilitando a identificação do lugar” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “A arte da caixa não demostra o que é um jogo de caça ao tesouro ” – André Luiz da Silva Junior
- “Bem básica e genérica, achei que ficou devendo bastante.” – Thiago Rossato Francisco
- “As imagens não têm uma boa resolução, mas levando em conta seu ano de lançamento elas estão boas” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Complexidade
Prós:
- “O jogo é cooperativo e não exige jogadas mirabolantes ” – André Luiz da Silva Junior
- “As habilidades dos personagens dão boas combinações.” – Thiago Rossato Francisco
- “A complexidade do jogo é baseada em quão bem vc se comunica com seu time, o que eu pessoalmente achei bem interessante. ” – Thais Yukari Hirako
- “Formar uma estratégia neste jogo é muito bom, pois não depende só de você” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “os jogadores tem que prestar muito atenção nas áreas inundadas, tornando bem difícil o final do jogo ” – André Luiz da Silva Junior
- “Porém o jogo em si é muito simples.” – Thiago Rossato Francisco
Componentes
Prós:
- “Se parece bem com o jogo físico ” – André Luiz da Silva Junior
- “Não houve nenhum bug encontrado no Board Game Arena” – Gabriel Sporck Trombini
- “Está muito bem adaptado.” – Thiago Rossato Francisco
- “Eu não joguei a versão física, mas penso que ficou bem fiel” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “mal acostuma o jogar com as dicas na tela ” – André Luiz da Silva Junior
Diversão
Prós:
- “Ficou bem divergido ter que coletar as partes de tesouro, fazendo que os jogadores tenham que interagirem entre si ” – André Luiz da Silva Junior
- “A interação dos personagens com o ambiente e os outros jogadores é bem legal” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “As áreas alagadas dificultam o jogo fazendo que fique um pouco frustrante ” – André Luiz da Silva Junior
- “Dependendo do poder da sua carta, a diversão pode ser mais ou menos” – Gabriel Sporck Trombini
- “Os resultados são relativamente previsíveis.” – Thiago Rossato Francisco
Estratégia
Prós:
- “Os jogadores tem que gerenciar bem quem pega oque ” – André Luiz da Silva Junior
- “O sucesso da partida depende muito da estratégia combinada entre os jogadores, esse é o elemento mais marcante do jogo.” – Thiago Rossato Francisco
- “O jogo pode ser vencido com diferentes estratégias por conta dos diferente personagens e alterações no local de jogo para jogo” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “Tem poucos finais de jogo e são parecidos ” – André Luiz da Silva Junior
- “Há poucas combinações de jogadas.” – Thiago Rossato Francisco
Inatividade
Prós:
- “Tem ações que podem ser utilizadas a qualquer momento ” – André Luiz da Silva Junior
- “Há uma constância na participação dos jogadores” – Gabriel Sporck Trombini
- “O jogo é bem dinâmico, você sempre estará pensando como grupo.” – Thiago Rossato Francisco
- “Cada pessoa tem seu turno, que são bem dinâmicos, mas a certas cartas a habilidades que podem ser usadas em qualquer momento” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “São poucas ações que podem ser feitar a qualquer momento, e seu turno é bastante limitadas as ações ” – André Luiz da Silva Junior
Inovação
Prós:
- “A mecânica de aumentar o nível do mar ficou bem interessante ” – André Luiz da Silva Junior
- “Por mim que é um iniciante de jogos de tabuleiro achei bem legal essa mecanica” – Gabriel Sporck Trombini
- “Por ele ser um jogo mais antigo ele tem umas mecânicas bem legais para a época” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “Lembre bastante Pandemic” – André Luiz da Silva Junior
- “Uma cópia dos outros Forbiddens, só que com outra temática.” – Thiago Rossato Francisco
Interação
Prós:
- “Os jogadores interagem bastante entre si” – André Luiz da Silva Junior
- “é um jogo cooperativo portanto todos tem que ter a mesma estratégia” – Gabriel Sporck Trombini
- “A interação é bem alta devido ao jogo ser coop.” – Thiago Rossato Francisco
- “A principal forma de ganhar o jogo é tendo uma boa interação com a equipe.” – Thais Yukari Hirako
- “Os jogadores jogam juntos para ganharem juntos, a interação neste jogo é essencial” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “as interações são muito “fortes”” – André Luiz da Silva Junior
Mecânica + Tema
Prós:
- “Lembra bem uma cassa ao tesouro ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “Tem um sub tema de inundação ” – André Luiz da Silva Junior
- “Poderia ser muitos temas diferentes.” – Thiago Rossato Francisco
Regras
Prós:
- “Rápido de se explicar ” – André Luiz da Silva Junior
- “Bem tranquilo de aprender, não sendo muito complexo” – Gabriel Sporck Trombini
- “As regras estão claras de entender.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “poucas regras ” – André Luiz da Silva Junior
Rejogabilidade
Prós:
- “Ele exerce uma dificuldade para ganhar o jogo, fazendo com que os jogadores que não ganhem o jogo, joguem novamente ” – André Luiz da Silva Junior
- “Há bastante variações das partidas.” – Thiago Rossato Francisco
- “Como o mapa e os personagens sempre mudam de jogo para jogo a experiência nunca é a mesma” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Contras:
- “Muito repetitivo ” – André Luiz da Silva Junior
- “Após um número x de vezes jogadas poderá ficar tedioso.” – Gabriel Sporck Trombini
- “Mas no final as partidas acabam sendo muito parecidas.” – Thiago Rossato Francisco
Sorte
Prós:
- “O jogador não depende muito de sorte ” – André Luiz da Silva Junior
Contras:
- “A inundação das áreas são aleatórias ” – André Luiz da Silva Junior
- “Sorte é um fator que que ajudar demais ou estragar demais a partida.” – Thiago Rossato Francisco
- “A única parte que depende um pouco da sorte é quando um local fica alagado” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Tempo de Jogo
Prós:
- “Jogo rápido ” – André Luiz da Silva Junior
- “Bem interessante o tema” – Gabriel Sporck Trombini
- “O tempo é bem equilibrado.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Mas pro tema aquele demonstra, ele é um pouco lento ” – André Luiz da Silva Junior
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 4.0 |
Complexidade | 3.8 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.8 |
Diversão | 4.2 |
Estratégia | 3.7 |
Inatividade | 4.7 |
Inovação | 4.0 |
Interação | 4.8 |
Mecânica + Tema | 4.2 |
Regras | 4.8 |
Rejogabilidade | 3.5 |
Sorte | 4.0 |
Tempo | 4.7 |
Total | 4.2 |
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Lembra muito o Pandemic, porem menos interessante ” – André Luiz da Silva Junior
“Forbidden Island é um jogo bom, muito divertido, e simples sem muita complexidade, exigindo apenas a devida interação e planejamento entre as pessoas que o estão jogando uma vez que o mesmo é um jogo cooperativo. Portanto, Forbidden Island é o jogo adequado para aqueles que são iniciantes ou que apenas querem jogar um bom board game.” – Pedro Lemes Costa
“É um ótimo jogo em família, podendo ser jogados com pessoa bem novas pois é um jogo cooperativo, mas em relação a diversão, por mais que prefiro jogos competitivos, esse foi um jogo que achei bem interessante e com certeza indiciaria para jogar com os amigos.” – Gabriel Sporck Trombini
“A proposta do jogo é boa, porém o mecânica é genérica e depende muito da sorte. O sucesso da partida também depende muito da estratégia combinada entre os jogadores, esse é o elemento mais marcante do jogo, porém no geral não é um jogo que vale a pena.” – Thiago Rossato Francisco
“Eu achei um jogo simples, mas satisfatório de ser jogado. Testa as habilidades de comunicação e interação das pessoas que estão jogando, e no todo é um jogo divertido.” – Thais Yukari Hirako
“Um jogo muito bom para jogar com seus amigos, passando um bom tempo juntos. Ajuda bastante no trabalho em grupo e deveres de cada um.” – Matheus Henrique Consoni Mazanti
Critério | Média da Nota dos Avaliadores |
Arte | 4.0 |
Complexidade | 3.8 |
Componentes (virtual) / Adaptação | 4.8 |
Diversão | 4.2 |
Estratégia | 3.7 |
Inatividade | 4.7 |
Inovação | 4.0 |
Interação | 4.8 |
Mecânica + Tema | 4.2 |
Regras | 4.8 |
Rejogabilidade | 3.5 |
Sorte | 4.0 |
Tempo | 4.7 |
Total | 4.2 |