Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Ninja Camp
Designer: Adam E. Daulton
Ano de lançamento: 2015
Capacidade de jogadores: 2 à 4 jogadores
Tempo previsto de partida: 15 à 30 minutos
Mecânica: Gestão de mão, Jogadores com poderes variados, Tabuleiro modular.
Categoria: Jogo de Carta, Estratégia Abstrata.
Peso (conforme BoardGameGeek): 1.62/5
Descrição do jogo (Fonte: Action Phase Games)
Boooooom dia, campistas! Eu espero que tenham tido uma boa noite de sono, porque o Sensei Saru tem um dia repleto de treino aguardando vocês! Portanto, estude suas lições muito bem, e seja mais rápido e habilidoso que seus companheiros campistas, já que o Sensei convidará apenas o melhor para ser seu ajudante pessoal. Será você?
Uma pequena caixa com grande diversão na linha de jogos de fases de ação, Ninja Camp traz artistas marciais animais uns contra os outros em um treino de exercícios onde o melhor irá tornar-se o aprendiz pessoal do Sensei Saru. Cada jogador começará com duas cartas, cada uma representando uma habilidade ninja, com o resto das cartas montando o tabuleiro. Usando as cartas de sua mão, os jogadores caminharão pelo tabuleiro, adicionando novas habilidades enquanto fazem isso, e deixando poucas opções de movimentos para seus companheiros campistas. Cada jogador também possui uma habilidade única que pode ser usada apenas uma vez por jogo para tentar mudar o caminhar da partida a seu favor.
Perfil dos Jogadores
Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.
Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.
Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).
Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.
Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.
Murilo M. Batista: Estilo de jogador pensativo, possui experiência com jogos de estratégia e de lógica, mas não se dá bem com jogos que necessitam de decisões rápidas ou jogos que necessitam de agilidade. Gosta de jogos competitivos e que não tenham muitas informações ou detalhes, gosta de jogos simples e divertidos. Não faz distinção por temáticas, apesar de preferir jogos que envolvam fantasia ou mistério, prefere jogos que possuam uma boa história por trás do jogo.
Critérios Avaliados
Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:
Estruturação da Avaliação
Esta resenha está dividida da seguinte forma:
- Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
- Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “A arte é bem demonstrativa” – Murilo Marcos Batista
Contras:
- “Não é uma arte inovadora.” – Lívian Pereira Estevam De Oliveira
- “É meio simplório, tanto que o personagem é o mesmo em quase todas as cartas” – Murilo Marcos Batista
- “Nada de diferente que chame a atenção.” – Thiago Rossato Francisco
- “Arte simplista demais, pouco elaborada.” – Jhonatan Canedo
Média de avaliação: 3.7
Complexidade
Prós:
- “Jogo básico, sem muitas camadas de complexidade.” – Jhonatan Canedo
Contras:
- “O jogo possui uma mecânica bem simples, até demais. Chega a ser chato.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 37
Componentes
Prós: Nenhum pró informado.
Contras:
- “O jogo é composto por cartas e a representação dos personagens, na minha opinião poderia ter custo/benefício melhor.” – Lívian Pereira Estevam De Oliveira
- “Não acho que vale tudo isso” – Murilo Marcos Batista
- “É um jogo caro e não vale apena.” – Thiago Rossato Francisco
- “Não há componentes tão diversos e interessantes. Considero o custo elevado.” – Jhonatan Canedo
Média de avaliação: 2.7
Diversão
Prós:
- “Não é um jogo demorado, fácil de levar para outros lugares. Perfeito para distrair no dia a dia.” – Lívian Pereira Estevam De Oliveira
- “Em minha primeira experiência foi bem divertido” – Murilo Marcos Batista
Contras:
- “Divertido, porém limitado. Em poucas partidas se torna monótono.” – Jhonatan Canedo
Média de avaliação: 4.2
Estratégia
Prós:
- “A estratégia depende muito da configuração das cartas” – Murilo Marcos Batista
- “Dá para elaborar algumas estratégias.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Apesar de cada personagem agregar uma estratégia única, não há muita variação na jogabilidade de forma geral, pois a carta de personagem só pode ser utilizada uma única vez.” – Jhonatan Canedo
Média de avaliação: 3.7
Inatividade
Nenhum pró ou contra informado.
Média de avaliação: 4.0
Inovação
Nenhum pró ou contra informado.
Média de avaliação: 3.3
Interação
Prós:
- “O jogo te mantem em concentração constante pq a jogada dos outros jogadores influencia muito na sua e vice versa” – Luiz Paulo de Souza Lopes
Contras:
- “Interação bem fraca.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3.5
Mecânica + Tema
Prós:
- “A temática e a mecânica encaixam-se até que bem.” – Thiago Rossato Francisco
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 4.5
Regras
Nenhum pró ou contra informado.
Média de avaliação: 4.3
Rejogabilidade
Prós: Nenhum pró informado.
Contras:
- “Apesar de podermos trocar o personagem principal para fazermos outra estratégia, o jogo não possui uma rejogabilidade muito boa não.” – Thiago Rossato Francisco
Média de avaliação: 3.2
Sorte
Nenhum pró ou contra informado.
Média de avaliação: 4.3
Tempo de Jogo
Nenhum pró ou contra informado.
Média de avaliação: 4.0
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Jogo divertido, com uma rejogabilidade alta, sendo que a cada jogada há uma estratégia diferente. O tempo de inatividade de cada jogador é baixíssimo, pois há 2 possibilidades de jogadas.” – Vanessa Yukari Hayashida
“Jogo simples e rápido, bom para jogar no dia com os amigos. Apesar do preço, vale a pena comprar! As miniaturas do jogo são muito fofas!!” – Lívian Pereira Estevam De Oliveira
“O jogo é bem divertido apesar da simplicidade” – Luiz Paulo de Souza Lopes
“É um jogo com uma metodologia fácil e rápida de se aprender, as estrategias envolvidas dependem das configurações das cartas distribuídas sobre a mesa o que pode variar em cada rodada. O publico alvo é bem amplo, apesar de ser preferível para pessoas e jovens que gostem do estilo kung-fuu como temática.” – Murilo Marcos Batista
“Sinceramente, não é um jogo muito divertido. Há pouco o que se fazer e sua mecânica não envolvente. Não compraria.” – Thiago Rossato Francisco
“Ninja Camp é um jogo rápido e simples de ser jogado. Porém, o sentimento que fica é que falta algo para aumentar a rejogabilidade e diversão, pois com poucas partidas a experiência se torna monótona.” – Jhonatan Canedo