Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Fábrica dos Sonhos
Designer: Thiago H. Ferri e Renato Morroni
Ano de lançamento: 2017
Capacidade de jogadores: 2 à 4 jogadores
Idade: 8+
Tempo previsto de partida: 40 à 60 minutos
Mecânica: Gestão de mão, Jogadores com diferentes habilidades, Narração de histórias, Toma essa.
Categoria: Jogo de Carta, Jogo Infantil, Fantasia.
Peso (conforme BoardGameGeek): NA
Descrição do jogo (Fonte: Sherlock S.A)
Não importa sua raça, origem ou desejos, todos têm o direito de sonhar. Seja um cavaleiro ou um mago, quando deitamos para dormir os pensamentos inconscientes parecem transcender todas as realidades. Cabe a nós estabelecer essa conexão entre desejo e pensamento, e proporcionar os melhores sonhos a todas as pessoas. São tantos sonhos realizados que não é atoa que apelidaram nossa casa de Fábrica dos Sonhos!
Assuma o controle de um personagem místico, como Fada, Unicórnio, Gnomo ou Ente e realize os sonhos que os cidadãos tanto almejam em pensamentos. Cada personagem possui uma habilidade especial que auxilia em sua realização, e cada carta de cidadão possui um sonho diferente para ser construído.
Durante a partida os jogadores deverão sincronizaras cartas de itens e emoções na mesa de acordo com o que cada carta de cidadão está exigindo.
Que tal juntar aquela espada magnífica,um pouco de coragem, e dar ao Guerreiro a glória daquele momento tão almejado por ele ao derrotar o destemido Dragão…
Perfil dos Jogadores
Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.
Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.
Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento
Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).
Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.
Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.
Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.
Critérios Avaliados
Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:
Estruturação da Avaliação
Esta resenha está dividida da seguinte forma:
- Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
- Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Adorei as referências” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “A arte do jogo é muito bem feita.” – Thiago Rossato Francisco
- “A arte e simples e voltada a crianças sendo isso bastante condizente com o tema” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Contras:
- “Os textos nas cartas em alguns momentos são difíceis de ver devido ao tamanho ou estilo da fonte. Por conta disso algumas vezes não percebemos que a carta tinha alguma habilidade.” – Mauricio Iwama Takano
- “Apesar das referências, a arte do jogo é bem pobre.” – Jhonatan Canedo
Média de avaliação: 4.1
Complexidade
Prós:
- “O jogo é bastante simples, com regras fáceis de serem explicadas.” – Mauricio Iwama Takano
- “A maior dificuldade do jogo e prever oque as outra pessoas iram fazer, oque torna o jogo um pouco mais interessante” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 4.0
Componentes
Prós:
- “As cartas do jogo possuem boa gramatura, considerando o baixo custo do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “Vale a pena o preço.” – Thiago Rossato Francisco
- “É um jogo barato e bom para crianças” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “O preço está coerente com o material do jogo.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
Contras:
- “O jogo não é muito divertido para pessoas um pouco mais velhas por conta de seu tema mais infantil e jogatina mais lenta” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Média de avaliação: 4.4
Diversão
Prós:
- “As referências ao universo geek estão presentes em todas as cartas do jogo.”- Mauricio Iwama Takano
- “Jogo muito divertido.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “A diversão depende bastante do grupo que está jogando.” – Mauricio Iwama Takano
- “O jogo seguiu de forma extremamente lenta e tediosa especialmente por conta de você jogar uma vez e ter de esperar muito tempo para que volte a ser seu turno” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “O jogo se mostrou bem monótono. Pouca diversão” – Jhonatan Canedo
Média de avaliação: 3.4
Estratégia
Prós:
- “O poder de cada personagem com a observação do que os outros jogadores estão fazendo deixa a estratégia interessante” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “Há vários caminhos para se tomar.” – Thiago Rossato Francisco
- “A dificuldade do jogo é a feita pelos jogadores que tentam atrapalhar uns aos outros para vencer” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “O jogador tem que fazer estratégias sempre, mesmo que ele não consiga realizar o sonho no turno presente. Ele tem que se preparar para o próximo, mesmo que pra isso prejudique o outro jogador!” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
Contras:
- “O jogo depende muito mais de sorte do que de estratégia, pois todos os outros jogadores acabam atrapalhando na sua estratégia mesmo que sem querer.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 3.8
Inatividade
Prós:
- “O tempo do turno de cada jogador é relativamente curto, portanto o tempo de espera entre turnos não é muito grande.” – Mauricio Iwama Takano
- “O tempo de inatividade depende se os outros jogadores são rápidos ou não.”- Lívian Pereira Estevam de Oliveira
Contras:
- “Cada jogador toma o seu tempo para pensar em cada possibilidade do que pode fazer para vencer em cada turno, o que demora bastante” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Média de avaliação: 3.3
Inovação
Prós:
- “Apesar de ter uma mecânica relativamente comum, é com certeza um jogo diferente.” – Thiago Rossato Francisco
- “A mecânica do jogo não e inovadora e pouco interessante” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Não é um jogo “super” inovador mas tem uma proposta legal!” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 3.3
Interação
Prós:
- “Como há apenas uma área de jogo central, onde todos os jogadores fazem suas ações, toda alteração nela influencia diretamente nas ações dos demais jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
- “Toda a dificuldade do jogo vem das interações entre os jogadores” – Pedro Paulo Pastore Jorge
- “Um jogador sempre depende da jogada anterior pra conseguir fazer a sua, então de uma certa forma tem interação.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
Contras: Nenhum contra informado
Média de avaliação: 4.4
Mecânica + Tema
Prós:
- “Apesar de acreditar que poderia ter qualquer tema ou ate nenhum, a ideia do nome e artes nas cartas remeterem ao fantástico é o que traz a imersão ao jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
- “A mecânica do jogo combina bem com o tema.” – Thiago Rossato Francisco
- “O jogo trás uma mecânica simples e fácil de se aprender, combinando com o tema mais infatil” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Contras:
- “O tema do jogo não está presente na mecânica, poderia ser qualquer outro tema que a experiência seria a mesma.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 3.6
Regras
Prós:
- “Bem simples de se entender.” – Thiago Rossato Francisco
Contras:
- “Algumas regras não estão muito claras no manual. Por exemplo: em que momento devemos descartas o excedente de cartas de Desejos da mão? Podemos escolher a direção das cartas que colocamos na área de jogo mesmo quando a compramos do topo de baralho de Desejos?” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 4.6
Rejogabilidade
Prós:
- “A possibilidade de mudar seu personagem inicial e as variação do campo tornam a rejogabilidade muito boa.” – Thiago Rossato Francisco
- “O jogo pode trazer novas experiências em diferentes jogatinas, principalmente se algum dos jogadores não for o mesmo, porem dificilmente será algo muito divertido” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Contras:
- “As habilidades diferentes dos personagens e a aleatoriedade das cartas na área de jogo não são suficientes para alterar muito as experiências futuras do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “Devido a pouca diversão, as outras partidas acabam monótonas e sempre repetitivas.” – Jhonatan Canedo
Média de avaliação: 3.1
Sorte
Prós:
- “A sorte influencia pouco, mais vale a estratégia escolhida.” – Thiago Rossato Francisco
- “Sorte não, “bondade” do amiguinho” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 3.6
Tempo de Jogo
Prós:
- “O tempo de partida foi um pouco maior que o proposto na caixa” – Pedro Paulo Pastore Jorge
Contras:
- “O jogo pode demorar muito mais do que deveria em alguns casos.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 4.0
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“O jogo é um filler bastante simples com regras fáceis de serem ensinadas. Considero ele mais apropriado para crianças, principalmente porque propõe a contação do sonho após completar uma Carta de Sonho.” – Mauricio Iwama Takano
“A temática do jogo é bem bacana, podendo-se inclusive contar uma história para o sonho que você está realizando, estimulando bastante a criatividade. A possibilidade de mudar seu personagem inicial e as variação do campo tornam a rejogabilidade muito boa. Pode-se criar diversas estratégias também. Recomendo.” – Thiago Rossato Francisco
“Jogo bem interativo, fácil de aprender, ensinar e jogar, regras são simples de fácil entendimento ” – Vanessa Yukari hayashida
“O jogo tem um custo/benefício acessível. É um jogo legal, vale a pena jogar com os amigos ou familiares para distrair um pouco! Se os jogadores concordasse entre si para contar uma história a cada sonho realizado, ficaria interessante kkkk” – Livian Pereira Estevam de Oliveira
“Adorei o jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
“Fábrica dos Sonhos é um jogo infantil sem muitas coisas interessantes sobre o mesmo, com a jogatina se tornando monótona rapidamente, sendo apenas recomendado para crianças ou pessoas que possam se interessar mais pelo tema” – Pedro Paulo Pastore Jorge
“Fábrica dos Sonhos é um jogo rápido e simples, ótimo para novos jogadores e crianças. Apesar da qualidade dos componentes e visual, o custo do jogo é baixo, valendo o investimento.” – Jhonatan Canedo