Resenha – Whoosh: Bounty Hunters (2017)

 

whoosh_caixa3D
Whoosh: Bounty Hunters (Fonte: Flick Games Studio)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Whoosh: Bounty Hunters
Designer: Theo K. Mavraganis
Ano de lançamento: 2017
Capacidade de jogadores: 2 à 8 jogadores
Idade: 14+
Tempo previsto de partida: 30 minutos
Mecânica: Destreza, Reconhecimento de Padrões, Tempo Real
Categoria: Festivo, Familiar, Infantil, Destreza, Competitivo, Tempo Real
Tema: Fantasia, Monstros
Peso (conforme BoardGameGeek): 1.13/5
 

Descrição do jogo (Fonte: Flick Game Studio)

Monstrinhos fofos andam pipocando por todo o reino.

Cada vez mais aldeões, fascinados com tanta fofurice, sucumbem aos encantos dessas criaturas. O rei conta com Caça-Monstrinhos como você para ajudá-lo a lidar com essa nova e estranha ameaça.

Whoosh: Bounty Hunters é um divertido jogo de reflexos rápidos em que você revela cartas de armas e feitiços para tentar capturar monstrinhos fofos. Seja o jogador mais veloz, capture os monstros maiores, ganhe mais recompensas e saia vitorioso.

componentes_whoosh
Componentes
  • 36 Cartas de Monstro
  • 108 Cartas de Armas e Feitiços
    • 84 Cartas de Armas e Feitiços Normais
    • 9 Cartas de Ataque Combinado
    • 12 Cartas de Ataque Malsucedido
    • 3 Cartas de Cajado do Mago
  • 1 Manual de Regras

Perfil dos Jogadores

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).

Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.

Murilo M. Batista: Estilo de jogador pensativo, possui experiencia com jogos de estrategia e de logica, mas, não se da bem com jogos que necessitam de decisões rapidas ou jogos que necessita de agilidade. Gosta de jogos competitivos e que não tenham muitas informações ou detalhes, gosta de jogos simples e divertidos. Não faz distinção por tematicas, apesar de preferir jogos que envolvam fantasia ou misterio, prefere jogos que posssuam uma boa estoria por traz do jogo.

Gabriel Ferreira Baptistone: Jogador inexperiente (até demais), ainda que a vitória seja legal, não supera o momento de interação e as boas gargalhadas com os demais jogadores, por mais sério que seja o jogo. Não liga de ser um pirata, um samurai, um et ou um globin, as vezes é até humano. Quanto aos jogos, não possuí preferência por temática ou gênero, até porque ainda que se esforce é um péssimo estrategista, e não costuma ter sorte.

Yara Alberici: não tenho muita experiência mas gosto muito de jogar e criar estratégias no jogo. Jogos que envolvam negociação e estratégia sozinha ou em grupo são os que ela mais gosta. Não faz muita diferença entre os temas dos jogos

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte bonita com informações fáceis de serem visualizadas.” – Mauricio Iwama Takano
  •  “O jogo tem uma arte fofa e coerente com o tema. Todos os monstros são muito bem desenhados, assim como os seus “poderes”.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Apesar que são monstrinhos, a arte é muito bonita, eles nem parecem tão assustadores assim!” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “Muito bem desenhado adoreo a arte dos monstrinhos” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Os desenhos são cativantes.” – Jhonatan Canedo

Contras: Nenhum contra informado.

whoosh_arte

Média de avaliação: 4.9

Complexidade

Prós:

  • “O jogo possui poucas regras e são regras bem simples.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo é extremamente simples, podendo ser explicado rapidamente inclusive para iniciantes no mundo dos jogos.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “É extremamente simples de jogar e bastante divertido, é necessário um pouco de cuidado, pois há armas e magias que na verdade são armadilhas por possuírem os “X” aos cantos, e também reflexo e raciocínio rápido” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “Tem o necessário pra ser divertido.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “É preciso ter uma boa velocidade de raciocínio para conseguir pegar o monstro da mesa pois, é necessário mais de um requisito para capturá-los e mais de um monstro fica ao centro” -Yara Aparecida Alberici Loureiro

Contras:

  • “Toda a dificuldade do jogo está em quão rápido são os reflexos dos jogadores, faltando um pouco algum tipo de estratégia, porém, isso não é um grande problema, apenas um detalhe que poderia melhorar. ” – Pedro Paulo Pastore Jorge
whoosh_complex

Média de avaliação: 4.1

 

null
Componentes

Prós:

  • “Os componentes do jogo são bem feitos e se mostraram capazes de suportar os tapas dos jogadores (necessários para o jogo) sem que nenhuma carta fosse danificada.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  •  “Achei o jogo meio caro pelo que vem na caixa” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O custo é baixíssimo levando em consideração a quantidade de partidas e diversão que proporciona.”- Jhonatan Canedo

Contras:

  • “O valor do jogo é um pouco elevado para um jogo cujos únicos componente são cartas.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O preço é um tanto alto para a quantidade de componentes.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Achei o custo/beneficio ruim já que o jogo é simples e seus componentes podem se desgastar rapidamente com o tempo pela dinâmica do game, são somente cartas, o que mesmo assim não confere uma durabilidade tão boa.” – Murilo Marcos Batista
  • “Por ser apenas cartas, poderia ser mais barato.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
whoosh_comp

Média de avaliação: 3.4

Diversão 6
Diversão

Prós: 

  • “O jogo propicia muitas risadas e muitos tapas.”- Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo é extremamente divertido, principalmente com amigos onde um jogador pode tentar destrair o outro verbalmente para ganhar uma vantagem.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Os jogadores sempre se divertem ao jogar, por mais que seja um jogo simples, ele é ótimo pra passar o tempo com os amigos” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “É bom pra quem tem agilidade” – Murilo Marcos Batista
  • “As vezes é bem engraçado” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Há uma competição bem grande entre os jogadores e isso causa uma interação deles e traz mais diversão” – Yara Aparecida Alberici Loureiro

Contras: 

  • “Um pouco estressante para algumas pessoas, devido ao nível de atenção que ele exige para jogar.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Considerando que a mesa corre risco de ser quebrada kk” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “As vezes não” – Luiz Paulo de Souza Lopes
whoosh_div

Média de avaliação: 4.3

null
Estratégia

Prós: 

  • “Por ser um pouco mais simplório, seria um jogo bem bacana para jogar até mesmo com crianças” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “A dinâmica é bem simples” -Murilo Marcos Batista

Contras:

  • “Praticamente não existe estratégia no jogo, apenas revelar uma carta e verificar se é possível capturar uma criatura.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O mais próximo de uma estratégia é saber como tentar enganar seu inimigo para que ele cometa um erro, porém, isso não faz parte do jogo diretamente.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Não há estratégia, tudo depende da sua percepção e reflexos.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Depois que o jogador perceber que é apenas ir decorando as cartas que já saíram e conseguir analisar os requisitos de cada monstro simultaneamente, não há nada mais de diferente que se possa fazer, apenas contar com um pouco de sorte para vir os recursos que faltam e ser o primeiro a ter um bom reflexo” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “Não depende muito de estratégia e sim agilidade” – Murilo Marcos Batista
  • “Me pareceu ter uma estratégia dominante que é basicamente memorizar cartas faltantes e esperar elas virem” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Não possui muita estratégia. Envolve mais a agilidade.” – Jhonatan Canedo
whoosh_estr

Média de avaliação: 2.6

null
Inatividade

Prós:

  • “O jogador deve estar atento ao jogo o tempo todo, praticamente não existe momento de inatividade.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Todos os jogadores estão sempre atentos e concentrados no jogo, visto que todos jogam ao mesmo tempo. Isso é ótimo para fazer com que ninguém fique entediado.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “Não existe inatividade nesse jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Sim, o tempo entre a jogada de cada jogador é quase nulo, e todos precisam estar sempre atentos, pois a qualquer momento pode sair os requisitos necessários para pegar os monstrinhos” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “Tem que está sempre atento” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira
  • “O. Tempo. Todo!” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “O jogador nao possui nenhum tempo de inatividade pois, tem que estar ligado no jogo em todo o tempo da partida” – Yara Aparecida Alberici Loureiro

Contras: Nenhum contra informado.

whoosh_inat

Média de avaliação: 5.0

null
Inovação

Prós:

  • “Pessoalmente nunca havia visto um jogo parecido, um jogo de mesa tão dependente de reflexos foi algo novo e divertido. ” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  •  “Foi um jogo bem diferente dos demais que joguei até agora, ainda que sua mecânica seja simples, é bastante eficaz!” – Gabriel Ferreira Baptistone

Contras: Nenhum contra informado.

whoosh_inov

Média de avaliação: 4.0

null
Interação

Prós:

  • “Todos os jogadores têm o mesmo objetivo, e todos irão tentar concluir ele ao mesmo tempo, gerando uma interatividade interessante no jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Cada um segue o raciocínio que acha melhor, não tem como depender da estratégia do outro e ela não influencia nas suas jogadas, é um jogo de sorte” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “É necessário ficar atento a carta que o próximo jogador vai revelar, pois ela pode ser necessária para capturar o monstro.” – Lívian Pereira Estevam de Oliveira

Contras:

  • “A interatividade do jogo se resume a dor de levar um tapa na mão do parceiro de jogo.” – Thiago Rossato Francisco
whoosh_int

Média de avaliação: 3.9

null
Mecânica + Tema

Prós:

  • “Por você ser um caçador de recompensas a primeira coisa que me vem a cabeça são monstros, porém poderia ser uma temática de faroeste com caras de pessoas, caçar tesouros em lugares aleatórios, como em cavernas, castelos, etc” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “O fato de ser um caçador melhor sendo mais rápido que seu adversário se encaixa muito bem com a mecânica do jogo” – Luiz Paulo de Souza Lopes
  • “Como o tema é monstros, a captura deles é muito bem relacionada. Por isso, o tema e a mecânica fazem muito sentido” – Yara Aparecida Alberici Loureiro

Contras: 

  • “Qualquer tema se encaixaria com a mecânica do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
whoosh_mec

Média de avaliação: 4.1

null
Regras

Prós:

  • “Não houve nenhuma dúvida quanto às regras do jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Regras claras e objetivas.” – Thiago Rossato Francisco
  • “São bem simples e bem descritas!” – Gabriel Ferreira Baptistone

Contras: Nenhum contra informado.

whoosh_reg

Média de avaliação: 5.0

null
Rejogabilidade

Prós:

  • “Apesar de ter pouca mudanças entre um jogo e outro, é possível jogar diversas vezes seguidas por ter bastante interação entre os jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
  • “O jogo é extremamente divertido e a experiência de jogá-lo será diferente dependendo da pessoa que está jogando e em alguns casos, até do quão atenta a pessoa está naquele dia.” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “É um jogo de alta rejogabilidade uma vez que sua percepção e reflexos vão melhorando conforme você joga.” – Thiago Rossato Francisco
  • “Creio que o jogo sempre proporcionará momentos divertidos, independente da quantidade de vezes que se jogue, por mais que seja um pouco repetitivo.” – Gabriel Ferreira Baptistone
  • “Apesar de não mudar entre uma partida e outra, a diversão é suficiente para jogar várias partidas.” – Jhonatan Canedo

Contras:

  • “Não a muitas diferenças no jogo em si entre uma partida e outra” – Pedro Paulo Pastore Jorge
whoosh_rejog

Média de avaliação: 4.0

null
Sorte

Prós:

  • “O jogo depende mais de concentração do que de sorte.” – Thiago Rossato Francisco
  • “A sorte não influência o jogo.” – Thiago Rossato Francisco
  • “É um jogo de pura sorte e atenção!” – Gabriel Ferreira Baptistone

Contras:

  • “Quando a carta que você vira era a carta que faltava para capturar uma criatura, é muito difícil que você consiga capturá-lo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “Não há muita sorte envolvida no jogo. A destreza acaba sobressaindo.” – Jhonatan Canedo
whoosh_sort

Média de avaliação: 4.4

null
Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo de jogo é bem curto, terminando em menos de 1 hora de jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • “É um jogo rápido que também é ótimo para ser jogado repetidas vezes por horas” – Pedro Paulo Pastore Jorge
  • “O tempo é bem rápido, que não é ruim devido a alta rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco

Contras: Nenhum contra informado

whoosh_tempo

Média de avaliação: 4.4

Notas Finais

whoosh_tabela

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

whoosh_graf1
whoosh_graf2

Notas finais de cada avaliador:

 

Considerações finais dos jogadores

“O jogo serve muito bem como um filler e também um party game, pois possibilita até 8 jogadores. Porém, com muita gente o jogo pode se tornar muito caótico e difícil. Acredito que o número máximo de jogadores deveria ser 5. O jogo também é muito bom para crianças praticarem concentração e memória.” – Mauricio Iwama Takano

“Nesse jogo não há estratégia, somente percepção e reflexo, coisas que o destacam dos outros jogos. Caso você não tenha problemas em levar repetidos tapas na sua mão, é um ótimo jogo para se divertir com os amigos. Jogo divertido e diferente, recomendo.” – Thiago Rossato Francisco

“Fácil de entender, explicar e jogar. Suas regras são simples e fáceis, possibilitando jogador de qualquer idade. ” – Vanessa Yukari hayashida

“Eu considero o jogo muito divertido, tenho interesse em adquirir. Ótima opção para distrair com os amigos, principalmente quando tem pouco tempo, pois o jogo é rápido. Vale a pena jogar!!” – Livian Pereira Estevam de Oliveira

“Tem uma arte muito bem feita, bem simples de jogar mas nao me cativou muito” – Luiz Paulo de Souza Lopes

“Um ótimo jogo que é extremamente divertido, sendo o único problema sua falta de estratégia, porém isso é apenas um detalhe comparado ao resto do jogo, recomendaria esse jogo sem pensar duas vezes. ” –  Pedro Paulo Pastore Jorge

“Um bom jogo para aqueles que gostam de competitividade e agilidade” –  Murilo Marcos Batista

“Esse é um jogo bem dinâmico e interativo, ele faz com que todos os jogadores fique atentos durante a partida inteira pois é um jogo de muita atenção. Muito bom para ser jogado entre amigos.” – Yara Ap. Alberici Loureiro

“É um jogo muito simples de se jogar, porém, não é porque é simples que não seja divertido! Tenho dó dos monstrinhos que são esmagados periodicamente, mas é por uma boa causa! Vale muito a pena jogá-lo !” – Gabriel Ferreira Baptistone

“Whoosh é um jogo casual, excelente para interações pós festa ou em grupo de desconhecidos. Suas partidas são curtas porém com uma explosão de diversão e gargalhadas a cada turno. É difícil não ficar entusiasmado assistindo uma partida desse jogo!” – Jhonatan Canedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.