Resenha – Robotroc (2012)

 

robo_troc_caixa3D
Robotroc (Fonte: Flickr Games Studio)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Robotroc
Designer: Cesare Mainardi
Ano de lançamento: 2012
Capacidade de jogadores: 2 à 4 jogadores
Tempo previsto de partida: 15 minutos
Categorias: Familiar, Infantil, Competitivo, Estratégico
Mecânicas: Seleção de Cartas, Gestão de Mão, Gerenciamento de Recursos, Colocação de Peças, Ações Simultâneas
Peso (conforme BoardGameGeek): 1.83/5
 

Descrição do jogo (Fonte: Flick Game Studio)

Seja um cientista e monte o melhor robô possível com o material à sua disposição!

No mundo de RoboTroc, um bando de cientistas loucos compete para ver quem é capaz de criar o robô mais poderoso a partir de sucata do ferro-velho. Afinal, ninguém quer estragar o disfarce infringindo as leis ambientais. Um jogo simples, divertido e surpreendentemente tático.

componentes_robo_troc
Componentes (Fonte: Flickr Games Studio)

Perfil dos Jogadores

Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.

Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.

Luiz Paulo De Souza Lopes: Gosto por jogos que tenham bastante mecânica e cooperativos mas, quando é a hora de competir, não tem dó de aniquilar seus amigos (geralmente é aniquilado).
Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.

Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.

Vanessa Yukari Hayashida: Jogadora iniciante, com apenas 1 ano de experiência jogando. Por ser uma jogadora casual, não tem preferência em um gênero de jogo.

Critérios Avaliados

Sem Título-1

Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:

Estruturação da Avaliação

Esta resenha está dividida da seguinte forma:

  1. Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • Arte limpa e com informações fáceis de achar.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • Arte muito simples, não chama muito atenção para o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
  • Simples demais ” – Luiz Paulo de Souza Lopes
rt_art

Média de avaliação: 4.3

Complexidade

Prós:

  • “Jogo bem simples, condizente com a sua proposta.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • Jogo simples demais, mal precisa pensar pra fazer as coisas.” – Thiago Rossato Francisco
rt_complex

Média de avaliação: 3.0

 

null
Componentes

Prós:

  • Cartas com boa gramatura.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • Playmat de papel fino, fácil de rasgar.” – Mauricio Iwama Takano
rt_comp

Média de avaliação: 3.0

Diversão 6
Diversão

Prós: Nenhum pró informado

Contras:

  • “Jogo um pouco parado com poucas opções de ação.”- Mauricio Iwama Takano
  • Considero muito difícil divertir-se com esse jogo. ” – Thiago Rossato Francisco
  • Não tem muita emoção” – Livian Pereira Estevam de Oliveira
  • Não me faria jogar muito” – Luiz Paulo de Souza Lopes
rt_driv

Média de avaliação: 2.8

null
Estratégia

Prós: Nenhum pró informado

Contras:

  • São poucas as opções de ação para se fazer durante a fase de pegar as peças no ferro-velho.” – Mauricio Iwama Takano
  • Não dá pra fazer muitas estratégias devido a falta de complexidade do jogo.“- Thiago Rossato Francisco
rt_est

Média de avaliação: 3.2

null
Inatividade

Prós:

  • O jogador fica muito pouco tempo sem jogar, pois os turnos são bem curtos..” – Mauricio Iwama Takano
  • Nesse quesito o jogo é bom, não muitos momentos de inatividade.” – Thiago Rossato Francisco

Contras: Nenhum contra informado

rt_inat

Média de avaliação: 4.2

null
Inovação

Prós:

  • É um pouco diferente dos outros.” – Thiago Rossato Francisco

Contras: Nenhum contra informado

rt_inov

Média de avaliação: 3.0

null
Interação

Prós:

  • Durante a fase de pegar peças no ferro-velho há bastante interação entre os jogadores, pois todos se movimentam em um único ferro-velho. ” – Mauricio Iwama Takano
  • É preciso estar de olho no que seus adversários estão fazendo.” – Thiago Rossato Francisco

Contras:

  • Durante a fase de Montar um robô e partir para o confronto não há nenhuma interação entre os jogadores.” – Mauricio Iwama Takano
rt_int

Média de avaliação: 3.5

null
Mecânica + Tema

Prós:

  • O tema está bastante presente no jogo.” – Mauricio Iwama Takano
rt_mec

Contras: Nenhum contra informado

Média de avaliação: 3.8

null
Regras

Prós:

  • As regras são claras.” – Thiago Rossato Francisco
  • Não houveram dúvidas quanto às regras durante o game play.” – Mauricio Iwama Takano

Contras: Nenhum contra informado.

rt_reg

Média de avaliação: 4.8

null
Rejogabilidade

Prós: Nenhum pró informado.

Contras:

  • Não há muita mudança entre uma partida e outra.”  – Mauricio Iwama Takano
  • A rejogabilidade é péssima, é quase sempre a mesma coisa. ” – Thiago Rossato Francisco
  • O jogo se torna repetitivo e com pouca variação de possibilidades e estratégias.” – Luiz Paulo de Souza Lopes
rt_rej

Média de avaliação: 2.5

null
Sorte

Prós:

  • Como não muitos elementos de aleatoriedade no jogo, ele depende pouco de sorte.” – Mauricio Iwama Takano
  • O fator sorte é inexistente no jogo.” – Thiago Rossato Francisco
rt_sort

Contras:
Nenhum contra informado.

Média de avaliação: 4.2

null
Tempo de Jogo

Prós:

  • Jogo bastante rápido.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • Rápido até demais, o que não é bom devido a rejogabilidade ruim.” – Thiago Rossato Francisco
rt_tem

Média de avaliação: 4.2

Notas Finais

rt_tab

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

rt_graf1.PNG
rt_graf2

Notas finais de cada avaliador:

 

Considerações finais dos jogadores

Considero que o jogo é mais interessante para se jogar com crianças, devido à sua simplicidade de regras e ao curto tempo de jogo. O jogo pode ser um pouco cansativo e repetitivo para se jogar com adultos apenas.” – Mauricio Iwama Takano

Jogo rápido, dinâmico, divertido.” – Vanessa Yukari hayashida

O jogo tem uma proposta legal, e temática também, porém acontece tudo muito rápido, falta um pouco de emoção na hora de pegar os pedaços do corpo do robô..” – Livian Pereira Estevam de Oliveira

O jogo é básico e simples, ideal para crianças. Mas não para jogadores mais velhos.” – Thiago Rossato Francisco

É um jogo bacana mas não prende muito o jogador quando se trata de jogar novamente” – Luiz Paulo de Souza Lopes

Robotroc cumpri a proposta de ser um jogo rápido e simples, sem muita pretensão em ser complexo. Esta simplicidade faz com que outras partidas sejam monótonas e com pouca ou nenhuma variação de estratégia ou de composição da partida.” – Jhonatan Canedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.