Oceanos: Review

Imagem de capa (Oceanos)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Oceanos
Designer(s): Antoine Bauza
Artista(s): Jérémie Fleury
Ano de lançamento: 2016
Capacidade de jogadores: 2 a 5
Tempo previsto de partida: 45 min
Mecânicas: Open Drafting / Set Collection / Simultaneous Action Selection
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,83 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Oceanos é um jogo de exploração submarina com um estilo de seleção de cartas original. Cada jogador conduz seu próprio submarino buscando encontrar o maior número de espécies submarinas além da barreira de coral mais longa, enviando mergulhadores atrás de tesouros perdidos, buscando cristais para melhorar o navio e escapar do amedrontador olhar do Kraken…

Perfil dos Jogadores

Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Gabriele Toloi Barbieri: Começando recentemente a participar de jogos, costumava ser apenas observadora, tem uma quedinha por jogos quer possuem peças ou personagens trabalhados ou “engraçadinhos”. Rindo na cara do perigo, deixo a sede de vitória (E VINGANÇAA) tomar conta! >:).

Gabriella Ribeiro de Melo e Costa: Esta jogadora é uma competidora nata, sempre de olho na vitória! Com habilidades afiadas para analisar estratégias e lidar com a sorte. Mas é nos jogos de dedução e blefe que ela realmente se sente em casa, como uma verdadeira mestre dos disfarces… Bem, pelo menos até se tornar o impostor, aí a coisa muda de figura e vira o desastre ambulante! Mas não se engane, sua paixão por desafios e interações com outros jogadores nunca diminui, mesmo que ela se sinta um pouco como um peixe fora d’água quando está do lado errado da suspeita!.

Gustavo Arai Matsubara: Gosto de jogar de tudo, ganhando ou perdendo o que importa é a diversão!.

Wilson de Oliveira santos: nóis é aquariano nato! do tipo que num fica muito tempo na mesma caixa(tdah). gosto de variar bastante e buscar formas diversas de resolver um objetivo – alem de soltar uns caô pra trazer um saborzinho na mesa, e manter meu interesse. então mecânicas cooperativas, deck building e take that! São meus fav e se forem temáticos(ameritrash) aí que eu amo muito tudo isso..

Bruna Heloísa Araújo da Silva: Amo os mais diversos jogos, porém tenho preferência por jogos que me desafiadores e que sejam investigativos, também amo jogos em que posso ser competitiva com meus amigos. Preferência por temáticas apocalípticas, vampíricas e medievais, mas que tenham algum grau de proximidade com o real. No final o que importa é dar boas risadas e ter um tempo de conexão com os amigos..

Yasmin Ignochevski Primão: Apaixonada por desafios intelectuais, jogos enigmáticos que estimulem a mente. Prefere jogos que valorizem a estratégia sobre a mentira, mas adora uma boa dose de rivalidade para alimentar o espírito competitivo..

Ana Luiza Jorge Campos: Como uma jogadora versátil, aprecio uma ampla variedade de gêneros de jogos, especialmente aqueles que envolvem cooperação, onde posso me destacar trabalhando em equipe para alcançar objetivos comuns. Prefiro jogos que ofereçam uma experiência descontraída e relaxante, que permitam desfrutar do momento sem sentir pressão excessiva. Embora competir não seja minha prioridade, ocasionalmente me envolvo em competições, apreciando o desafio proporcionado por jogos competitivos..

Julio Pacheco Boscolo: Jogador há poucos anos, prefiro jogos complexos e cooperativos. Jogos de estratégia e campanhas são os meus favoritos. Em jogos de ferrar os amiguinhos, tento ferrar imparcialmente e com igualdade..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “Arte muito bonita, encaixa muito com o tema” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “A arte é bem coerente ao tema e muito agradável aos olhos, é facil notar um capricho com o design dos personagens (com alguns bichinhos muito fofos!), do cenário e até mesmo no manual podemos ver a arte sendo bem aproveitada.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Muito bonito e intuitivo!” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “A arte é muito bem feita, combina muito bem com o tema do jogo.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Ultiliza bem o tema envolvido e suas referências, delimita os componentes impedindo sua confusão e deixa bem claro cada um deles não demorando para entender o que cada um faz e onde se encontra” – Wilson de Oliveira santos
  • “Um jogo leve, divertido e que podemos ficar algumas horas jogando” – Bruna Heloísa Araújo da Silva
  • “A arte do jogo é muito bonita, tanto os componentes e cartas como também a caixa e manual.” – Yasmin Ignochevski Primão
  • “Arte lindíssima.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “As cores poderiam ser mais vivas. As vezes era difícil identificar de qual cor era e a quem pertencia” – Eduardo Consalter Diniz
  • “Em relação a arte não vejo nada que possa ser considerado ruim, é definitivamente muito bonita.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Nada ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Regras um pouco confusas em relação a pontuação e os ícones no jogo” – Bruna Heloísa Araújo da Silva
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 01_media_arte_Oceanos
Média de avaliação: 4.9

Complexidade

Prós:

  • “Após alguns turnos acabamos acostumando com o mecanismo do jogo, seus turnos são bem fluídos.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “O jogo é complexo na medida certa, bem simples de se aprender.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Me permite jogar com pessoas mais novas” – Wilson de Oliveira santos
  • “Não é muito complexo, depois de jogar um pouco você pega o jeito.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Precisamos reler as instruções algumas vezes, é um pouquinho confuso no começo e os turnos são meio parados/repetitivos.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Demora um pouco para entender” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Fica chato bem rápido ” – Wilson de Oliveira santos
  • “São muitos detalhes, mas após um tempo fica tranquilo para se jogar.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_Oceanos
Média de avaliação: 3.6

Componentes

Prós:

  • “Todas as peças são bem feitas e combinam com o intuito do jogo, são fáceis de identificar e entender sua função.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “São bonitos, intuitivos e com material exepcional” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Tem cartas, fichas, tabelas de pontos e você tem seu próprio submarino! ” – Gustavo Arai Matsubara
  • “São bem construídos, bem delimitados, bem desenhados, e tem uma variedade bacana nas personas jogáveis ” – Wilson de Oliveira santos
  • “…” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Desperdício de uma boa arte ” – Wilson de Oliveira santos
  • “…” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 03_media_componente_Oceanos
Média de avaliação: 4.3

Diversão

Prós:

  • “Sua temática e propósito são interessantes, é tranquilo de jogar e evoluir durante as rodadas.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Muito divertido! Podemos encrencar os adversários :D” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Foi legal só na primeira vez que eu joguei.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Ninguém fica triste” – Wilson de Oliveira santos
  • “Bem divertido.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “É bem repetitivo, não há muito o que fazer além de evoluir seu submarino e tentar abrir baús, falta uma sensação de competitividade ou rivalidade, os oceanos acabam sendo formados mais na sorte, não tendo como interferir realmente na pontuação um do outro.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Podem nos encrencar :(” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Fica bem enjoativo e desinteressante ao longo da partida.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Ninguém fica feliz” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 04_media_diversao_Oceanos
Média de avaliação: 3.7

Estratégia

Prós:

  • “Durante o jogo você pode tentar deixar seu(s) rivais encurralados ao deixar cartas com poucos ou nenhum benefício, pode segurar cartas boas em seu oceano usando os combustíveis extra. Dependendo da melhoria que você possui pode somar mais pontos ao final.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Há inúmeras formas de montar nossa estratégia” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Tem um pouco de fator sorte para tentar trazer alguma emoção mas a estratégia é simples e de fácil descoberta na primeira jogatina mesmo para novatos.” – Wilson de Oliveira santos
  • “Muitas formas diferentes de levar o jogo.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Baseia-se muito na sorte, não há realmente como se planejar muito além de tentar descartar uma carta que lhe pareça ruim.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Influência do fator sorte” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Não permite muito espaço para criação de estratégias tendo apenas uma otimizada que o jogo mesmo te encaminha para ela de forma bem óbvia ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_Oceanos
Média de avaliação: 3.0

Inatividade

Prós:

  • “Estamos sempre evoluindo ou coletando algo, durante ou ao final de cada partida.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “O jogo é bem dinâmico e difícil de ficar parado” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “O jogador fica ativo na maioria do tempo.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Facilita no apoio a novos jogadores” – Wilson de Oliveira santos
  • “É bem dinâmico.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Comprar cartas, escolher a melhor e colocá-la em seu oceano… acaba ficando um pouco automático ou cansativo.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Depois de várias partidas, o jogo fica bem no automático.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Chatíssimo pra todo mundo já que vc deixa de ser um novo jogador em duas rodadas” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_Oceanos
Média de avaliação: 3.7

Inovação

Prós:

  • “Eu pessoalmente gostei da questão das melhorias dos submarinos, cada uma pode beneficiar uma área diferente, podendo focar apenas nas que mais lhe serve.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “As mecânicas são muito interessantes por seguirem o contexto” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Ele não busca ser inovador e serve como porta de entrada por repetir o mecanismo clássico de construção ” – Wilson de Oliveira santos
  • “…” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “A formação dos oceanos poderia ser mais interessante, poderiamos talvez montar todos juntos ou de forma a interagirmos mais.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “A não-familiarização com todas as mecânicas pode tornar a aprendizagem um pouco lenta” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Se jogou um jogou todos” – Wilson de Oliveira santos
  • “…” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_Oceanos
Média de avaliação: 3.8

Interação

Prós:

  • “Acabamos prestando mais atenção à quem tem a maior quantidade de animais e/ou olhos de kraken para podermos planejar próximas jogadas.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “A interatividade muda a estratégia todo turno” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Você monta seu jogo sem precisar ficar se preocupando tanto com a jogada dos seus adversários.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “São ilhas então a confusão e setup não existem o que permite pessoas mais inexperientes terem acesso e não necessita de um espaço muito amplo” – Wilson de Oliveira santos
  • “Bem interativo.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Poderia facilmente ser jogado sozinho. Cada um possui seu próprio oceano e somos incapazes de diretamente colaborar ou atrapalhar.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “O capitão do turno é um pouco mais afetado” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Na maior parte do tempo, o jogo não parece ser multijogador. É um jogo que não faz tanta diferença se for jogado em grupo ou solo, já que não rola tanta interatividade entre os jogadores no geral.” – Gustavo Arai Matsubara
  • “Deixa muito tempo parado outros jogadores e não incentiva interações permitindo a falta de atenção ao jogo e interesse ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 08_media_interacao_Oceanos
Média de avaliação: 2.9

Mecânica + Tema

Prós:

  • “O submarino deixa a mecânica muito bacana e tematica” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “As mecânicas seguem bem a linha do jogo” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Ele é bem genérico no gênero de buildup e permitiria uma franquia de construção só alterando as skins” – Wilson de Oliveira santos
  • “Faz todo sentido dentro de um oceano.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Não é icônico sendo bem esquecível ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_Oceanos
Média de avaliação: 4.2

Regras

Prós:

  • “Simples e corda, de fácil compreensão e de ensino” – Wilson de Oliveira santos
  • “Bem descrito, depois de um tempo você pega o jeito.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Precisamos pesquisar para ter certeza de como funcionava a montagem dos oceanos durante os turnos.” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Algumas situações específicas não estão descritas no livro de regras” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Pela baixa complexidade ela deixa pouca ou nenhuma abertura para novas interpretações ou interações ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 10_media_regras_Oceanos
Média de avaliação: 4.3

Rejogabilidade

Prós:

  • “Há sempre estratégias diferentes para montar e várias formas de pontuar” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Nenhum” – Wilson de Oliveira santos
  • “É o tipo de jogo que você consegue jogar mais algumas vezes, mas após isso acredito que perca a graça.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Baixa complexidade então repetir o jogo acaba sendo só para visualizar uma arte diferente mas nada de novo acontece ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_Oceanos
Média de avaliação: 2.9

Sorte

Prós:

  • “A sorte é na medida certa” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “A estratégia é linear e a sorte pouco influencia ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Necessário sorte para pegar boas cartas.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “É necessário ter a sorte de tirar cartas com cristais exatamente antes da carta que lhe possibilita evoluir, sorte de ter cartas de corais seguidas ou que formem alguma conexão…” – Gabriele Toloi Barbieri
  • “Em alguns casos pode ser muito bom ou muito ruim” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “O fator surpresa não existe e acaba por frustrar por trazer um sentimento de indiferença na estratégia ou esforço ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 12_media_sorte_Oceanos
Média de avaliação: 3.5

Tempo de Jogo

Prós:

  • “É um tempo justo!” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa
  • “Rápido e permite rejogar no mesmo período ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Bem dinâmico, então o tempo passa rápido.” – Ana Luiza Jorge Campos

Contras:

  • “Jogo um pouquinho demorado, principalmente no começo ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Nada a declarar ” – Wilson de Oliveira santos
  • “Nenhum.” – Ana Luiza Jorge Campos
Gráfico sobre item 13_media_tempo_Oceanos
Média de avaliação: 4.6

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.9
Complexidade 3.6
Componentes (virtual) / Adaptação 4.3
Diversão 3.7
Estratégia 3.0
Inatividade 3.7
Inovação 3.8
Interação 2.9
Mecânica + Tema 4.2
Regras 4.3
Rejogabilidade 2.9
Sorte 3.5
Tempo 4.6
Total 3.8
Gráfico sobre item medias_itens_Oceanos

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_Oceanos



Gráfico sobre item gardner_Oceanos

Considerações finais dos jogadores

“Jogo muito gostosinho de jogar, divertido e para descontrair, bem para família. Achei o tema e a ideia de ir montando o submarino muito diferentes.” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

“Jogo bom. Recomendo” – Eduardo Consalter Diniz

“É um jogo muito bonito, mas não posso dizer que é um tipo de jogo que me atrai para jogar mais vezes.” – Gabriele Toloi Barbieri

“Adorei o Oceanos! A combinação da temática, mecânica e arte cria uma imersão incrível, realmente nos transportando para o fundo do mar. As estratégias são variadas e devem ser adaptáveis, já que os adversários podem interferir no nosso progresso. A competição é emocionante, tanto para vencer quanto para retaliar quem nos atrapalhou. Na próxima partida, não terei piedade! :D” – Gabriella Ribeiro de Melo e Costa

“Um dos boardgames já feitos.” – Gustavo Arai Matsubara

“Ele busca trazer novos jogadores principalmente entre família com crianças pequenas, remetendo a animações infantis que ensinavam inglês na tv, tem uma cadência bem marcada e um setup individual impedindo mistura e confusão o que facilita o aprendizado e o ensino do jogo. Porém ele peca nos modos alternativos, impedindo uma rejogabilidade ou novas formas de interagir com o jogo e com os outros jogadores deixando cada um no seu oceano o que por vezes ocasiona em perda de interesse e foco. Acaba por se tornar um jogo rápido tanto de tempo de partida quanto de atenção recebida.” – Wilson de Oliveira santos

“Um jogo muito leve e divertido para se jogar entre amigos ou família em um dia calmo, onde os jogadores buscam um jogo competitivo mas não tão estratégico e que precise pensar em regras complexas. Voltaria a jogar novamente e recomendo que todos tenham uma primeira experiência com ele. ” – Bruna Heloísa Araújo da Silva

“Achei o jogo muito bonito, fica muito fácil de jogar depois de entender as regras. Da mesma forma que depende da sorte das cartas que virão, também depende da estratégia de quais partes do submarino evoluir. Porém não foi um jogo que prendeu minha atenção, não sei se jogaria novamente.” – Yasmin Ignochevski Primão

“Adorei, jogaria outras vezes, e super recomendo para quem gosta de um jogo leve e dinâmico.” – Ana Luiza Jorge Campos

“Jogo simples, fácil de jogar e ensinar e bem divertido! ” – Julio Pacheco Boscolo

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