Mental Blocks: Review

Imagem de capa (Mental Blocks)

Dados do Jogo

Nome completo do jogo: Mental Blocks
Designer(s): Jonathan Gilmour, Micah Sawyer
Artista(s): Katie Khau
Ano de lançamento: 2019
Capacidade de jogadores: 2 a 9
Tempo previsto de partida: 20 min
Mecânicas: Cooperative Game / Elapsed Real Time Ending / Pattern Building / Real-Time / Roles with Asymmetric Information / Team-Based Game / Three Dimensional Movement / Traitor Game
Peso (conforme BoardGameGeek): 1,45 / 5

Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)

Mental Blocks é um jogo de quebra-cabeça intrigante, com os jogadores tentando completar um quebra-cabeça usando blocos de espuma de grandes dimensões, apesar de ver apenas uma perspectiva do design. Você tem que cooperar para completar o quebra-cabeça como um time, mas você tem um limite de tempo, então não fique sentado olhando para as peças. Além da pressão do tempo, os jogadores têm outros desafios, como não poder falar ou tocar em determinados blocos de cores.Mental Blocks possui sessenta quebra-cabeças: trinta quebra-cabeças “modo família” e trinta quebra-cabeças “modo de desafio” que aumentam a dificuldade. Para um jogo ainda mais selvagem, você pode adicionar um traidor à mesa para bloquear a onstrução de blocos…

Perfil dos Jogadores

Júlia Beiroco Oliveira Fantini: Jogadora há pouco tempo, ainda conhece pouco sobre esse mundo. Preferência por jogos de estratégia mas que possuam uma jogatina rápida. Para ela todos os jogos são competitivos (até mesmo os cooperativos), infelizmente muitas vezes fica cega pela vitória e acaba cavando sua própria cova..

Matheus Henrique Consoni Mazanti: Gosto de todos tipos de jogos, desde casuais até os bem competitivos, entretanto o tipo que eu mais busco para jogar são os casuais que dê cooperativos para se divertir junto. Muitas vezes eu perco, mas algumas vezes eu quase ganho. Mesmo eu me dizendo um cara azarado eu gosto bastante também dos jogos onde o fator sorte está bem presente, pois fica muito mais aleatório e divertido..

André Luiz da Silva Junior : Não sou um jogador competitivo, gosto de vários jogos de estratégia e bem ambientados..

Gabriel Sporck Trombini : Jogador sem nenhuma experiência, mas bastante competitivo gostando preferencialmente de jogos de estratégia, não importando muito com a duração do jogo ou do tipo apenas com um objetivo: A vitória!.

Thais Yukari Hirako: Jogadora de board games tradicionais, como os estratégicos europeus que envolvem pouca sorte e muito raciocínio, e os de tabuleiros modulares que abrem as estratégias de jogo de forma que cada partida é uma nova experiência! Mas, também, eclética o suficiente para curtir uma boa mesa de jogos cooperativos/familiares com a galera! Ganha pouco e se diverte muito..

Pedro Lemes Costa: Gosto por todos os tipos de jogos, dos mais engraçados aos mais complexos, buscando sempre a diversão e a interação com a mesa que está jogando para extrair tudo que o jogo pode proporcionar. Apesar de jogar pela diversão, um pouco de competividade está sempre presente, isso porque uma vitória é sempre bem-vinda..

Mauricio Iwama Takano: Jogador há vários anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados..

Eduardo Consalter Diniz : Inimigo da cooperatividade, mas gosto de jogos cooperativos. Preferência por jogos complexos que exigem criações e adaptações de estratégias. Temática medieval é minha favorita, mas sou aberto a quaisquer outras..

Critérios Avaliados

CritérioDescrição – Pontuação 1 e Pontuação 5
ArtePontuação 1: Arte poluída, excesso de informações no tabuleiro.
Pontuação 5: Coerente com o tema, informações fáceis de encontrar.
ComplexidadePontuação 1: Falta ou excesso de complexidade.
Pontuação 5: Na medida condizente com a proposta ou suficientemente complexo.
Componentes (virtual) / AdaptaçãoPontuação 1: Não foi bem adaptado.
Pontuação 5: Foi bem adaptado.
DiversãoPontuação 1: O jogador não se sentiu bem jogando, não se sentiu satisfeito ou não se divertiu.
Pontuação 5: O jogador se divertiu.
EstratégiaPontuação 1: Estratégia linear (poucas ou apenas uma estratégia para jogar bem), estratégia dominante (que supera as demais estratégias).
Pontuação 5: O jogo possui camadas de estratégia suficientes, vários tipos de estratégia podem levar à vitória, há competitividade justa entre os jogadores, há curva de aprendizagem.
InatividadePontuação 1: Jogador fica muito tempo sem jogar.
Pontuação 5: O jogador participa por mais tempo.
InovaçãoPontuação 1: O jogo apenas copiou mecânicas utilizadas em outros jogos de tabuleiro.
Pontuação 5: O jogo adicionou novas formas de utilização da(s) mecânica(s), introduziu uma nova mecânica.
InteraçãoPontuação 1: Jogadores fazem sua própria estratégia, isoladamente.
Pontuação 5: Interatividade muda suas estratégias, precisa entender o jogo dos adversários.
Mecânica + TemaPontuação 1: O jogo poderia ser de qualquer tema que não faria diferença na experiência do jogo.
Pontuação 5: Mecânica e tema são muito bem encaixados.
RegrasPontuação 1: Pouca descrição, precisa procurar FAQ para entender a regra, livro de regras não é suficiente para entender o funcionamento do jogo.
Pontuação 5: Bem descrita, suficiente para conduzir a partida.
RejogabilidadePontuação 1: O jogo proporcionará as mesmas sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
Pontuação 5: O jogo proporcionará diferentes sensações nas futuras (e anteriores, caso já tenha jogado) partidas.
SortePontuação 1: Excesso de sorte envolvida, sorte leva ao vencedor.
Pontuação 5: Sorte no jogo é suficiente ou satisfatória, a proporção de sorte adotada é essencial no jogo.
Tempo de jogoPontuação 1: O tempo da partida não foi proporcional à proposta do jogo.
Pontuação 5: O tempo da partida se encaixou perfeitamente à partida.
Tabela de critérios avaliados

Estruturação da Avaliação

Nesta resenha serão apresentados os seguintes itens:

  1. Os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
  2. As notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
  3. As médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
  4. As notas finais de cada avaliador para o jogo;
  5. As considerações finais dos avaliadores.

Arte

Prós:

  • “A arte condiz com o que o jogo propõe ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Extremamente simples ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Arte bastante minimalista e com todas as informações bem visíveis. ” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Não é um jogo muito bonito, possui poucos detalhes” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “São apenas figuras geométricas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Arte simples” – Eduardo Consalter Diniz
Gráfico sobre item 01_media_arte_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.4

Complexidade

Prós:

  • “O jogo desafia bem os jogadores, para que seja resolvido em grupo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Varios tipos de complexidade para quem preferir mais facil ou mais difícil ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “O jogo é bem simples e é possível torná-lo um pouco mais complexo com adição de novas cartas dependendo da familiaridade dos jogadores com o jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “É um jogo mais familiar ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 02_media_complexidade_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.6

Componentes

Prós:

  • “São macios e bem feito ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Muito facil de manusear” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Componentes parecem bem duráveis e são bem leves, ótimo para transporte.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Poderiam ser de cores mais chamativas” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 03_media_componente_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.5

Diversão

Prós:

  • “O jogo é divertido quando tem várias pessoas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Jogo bem divertido para jogar em grupo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “O jogo só libera um impostor com 9 jogadores ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Devido à sua simplicidade, pode ficar cansativo bem rápido, mesmo adicionando as cartas de restrição. Jogar com o traidor não foi muito divertido, parece muito impossível para ele vencer sozinho.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 04_media_diversao_MentalBlocks
Média de avaliação: 3.8

Estratégia

Prós:

  • “A estratégia está no trabalho em equipe ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Quem precisa atrapalhar pode utilizar de várias estratégias.” – Gabriel Sporck Trombini

Contras:

  • “Acredito que é muito difícil para os impostores se darem bem, principalmente jogando com muitos jogadores” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “Não são complexas ” – André Luiz da Silva Junior
  • “A única estratégia para jogar bem é saber se comunicar bem com as pessoas que estão jogando com você, se não tiver isso, não da pra vencer.” – Thais Yukari Hirako
  • “Não há muita estratégia no jogo, apenas montar o que se vê na carta.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 05_media_estrategia_MentalBlocks
Média de avaliação: 3.0

Inatividade

Prós:

  • “É importante ficar analisando as jogadas para ter certeza que condiz com a sua vista da construção” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini
  • “O jogador interage todo tempo, ele nunca sai do jogo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “O jogo não é separado por turnos, todos jogam ao mesmo tempo. Portanto ninguém fica parado por muito tempo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Com um maior número de jogadores, cada um pode se atropelar ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 06_media_inatividade_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.2

Inovação

Prós:

  • “Alguns jogos tem este tipo de interação em grupo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Como sou um jogador iniciante, foi minha primeira vez nessa temática ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Apesar das mecânicas simples, o jogo é bem diferente que muitos outros jogos que existem no mercado. Sendo o único que conheço que possui a ideia de cada jogador ver uma mesma peça em uma perspectiva diferente dos demais e precisar transmitir essa visão em uma peça física de forma cooperativa.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Não dá para jogar sozinho ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 07_media_inovacao_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.1

Interação

Prós:

  • “Depende do grupo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “O jogo é totalmente cooperativo, não tem como vencer sem interação total dos jogadores.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Não tem competitividade, somente quando tem 9 jogadores que surge um impostor ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Sem a interação coerente não há jogo.” – Thais Yukari Hirako
  • “Se estiverem jogando com um traidor, este normalmente é descoberto muito facilmente se tentar interagir muito. E se não tentar, acaba ficando muito tempo sem fazer nada.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 08_media_interacao_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.2

Mecânica + Tema

Prós:

  • “Uma construção com figuras geométricas em grupo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “O jogo não tem um tema específico, é bem abstrato. Mas os componentes remetendo a projetos encaixa bem com a mecânica do jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Poderia ter figuras mais complexas ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 09_media_mecanica_MentalBlocks
Média de avaliação: 3.9

Regras

Prós:

  • “Jogo dispõe as regras bem” – André Luiz da Silva Junior
  • “Como as regras são simples e poucas, não há muita dificuldade em entender o manual. No final há ainda um guia rápido que facilita ainda mais.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Poucas regras ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 10_media_regras_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.6

Rejogabilidade

Prós:

  • “Tem farias dificuldades e níveis diferentes” – André Luiz da Silva Junior
  • “Jogando varias vezes pode tornar um pouco repetitivo ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Por possuir diversas formas diferentes, a rejogabilidade é um fator relevante.” – Thais Yukari Hirako

Contras:

  • “Pose se enjoar facilmente com o tema do jogo ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Acredito que o jogo pode ficar cansativo muito rápido devido à sua simplicidade. Mesmo modificando o número do desafio, a estrutura básica do jogo se mantem a mesma.” – Mauricio Iwama Takano
Gráfico sobre item 11_media_rejogabilidade_MentalBlocks
Média de avaliação: 3.6

Sorte

Prós:

  • “O jogo não tem um fator sorte, deixando tudo no trabalho em equipe ” – André Luiz da Silva Junior
  • “Não tem sorte apenas as capacidade dos jogadores ” – Gabriel Sporck Trombini
  • “Não há praticamente nenhum elemento de sorte envolvido no jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Poderia ter uma aleatoriedade ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 12_media_sorte_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.2

Tempo de Jogo

Prós:

  • “O tempo depende do trabalho em equipe e do intendimento da figura ” – André Luiz da Silva Junior
  • “O jogo é simples e também bem rápido, acredito ser o ideal para esse tipo de jogo.” – Mauricio Iwama Takano

Contras:

  • “Pode variar ” – André Luiz da Silva Junior
Gráfico sobre item 13_media_tempo_MentalBlocks
Média de avaliação: 4.2

Notas Finais

Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):

Critério Média da Nota dos Avaliadores
Arte 4.4
Complexidade 4.6
Componentes (virtual) / Adaptação 4.5
Diversão 3.8
Estratégia 3.0
Inatividade 4.2
Inovação 4.1
Interação 4.2
Mecânica + Tema 3.9
Regras 4.6
Rejogabilidade 3.6
Sorte 4.2
Tempo 4.2
Total 4.1
Gráfico sobre item medias_itens_MentalBlocks

Notas finais de cada avaliador:

Gráfico sobre item medias_jogadores_MentalBlocks



Gráfico sobre item gardner_MentalBlocks

Considerações finais dos jogadores

“Jogo relativamente divertido, porém acredito que não tenha um desafio tão grande. Interessante para trabalhar noção visual/capacidade de imaginar algo abstrato de adolescentes ” – Júlia Beiroco Oliveira Fantini

“O jogo é quase totalmente cooperativo, cada um tem uma visão do projeto final e precisão cooperar para finalizar a estrutura, mas tendo um jogador como intruso o papel dele é dificultar a finalização, sendo ele o único e aleatório oponente. ” – Matheus Henrique Consoni Mazanti

“Jogo muito bom para ver como é o trabalho em equipe dos jogadores, porem deveria ter uma forma de colocar o impostor no jogo com menos jogadores ” – André Luiz da Silva Junior

“O jogo bem divertido envolvendo o trabalho em equipe, podendo haver várias desavenças. Em geral um ótimo jogo de entrada para uma noite com os amigos” – Gabriel Sporck Trombini

“Pessoalmente não gosto de jogos neste estilo, mas achei divertido jogando com bastante gente, e de forma casual. É um jogo mais familiar, por ser cooperativo e depender MUITO de uma comunicação eficaz, faz você passar uma leve raivinha, quando não consegue se comunicar propriamente, ou quando não entende a interação do outro. Deveria ter como adicionar um impostor com menos jogadores.” – Thais Yukari Hirako

“Mental blocks é um jogo que pessoalmente gostei bastante, me proporcionou uma diversão genuína por se tratar de um estilo de jogo cooperativo diferente de outros jogos que já tinha jogado.” – Pedro Lemes Costa

“O jogo é bem simples e rápido, muito bom para se jogar em galera. Só não gostei muito de jogar com um traidor, pois ficou muito sem graça para ele em todas as partidas que jogamos. O jogo também é ótimo para ser utilizado em aulas de desenho técnico, onde se aprende as vistas de desenho e se pratica essa visão bidimensional e tridimensional do objeto.” – Mauricio Iwama Takano

“Uma montanha russa de emoções as quais não gostaria de experimentar novamente.” – Eduardo Consalter Diniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.