Apesar da temática bastante batida (medieval), o jogo traz uma mecânica inovadora e um clima de angústia. O lançamento nacional do jogo está prometido pela Conclave Editora, mas será que vale a pena? Confira um pouco sobre o jogo abaixo e tire suas próprias conclusões.
– – SOBRE O JOGO – –
Apesar de ter um tema muito utilizado em diversos outros jogos, em Magic Maze a proposta é um pouco diferente: Os jogadores controlam quatro heróis que foram roubados e, portanto, resolvem furtar os equipamentos necessários para sua próxima aventura de um shopping mágico nas redondezas. Como cada herói precisa de equipamentos de lojas diferentes, eles resolvem que cada um vai entrar na loja desejada e realizar o saque ao mesmo tempo, para chamar menos atenção da segurança. Após o roubo, todos devem correr para a saída mais próxima.
Magic Maze é um jogo cooperativo em tempo real, podendo ser jogado de 1 a 8 jogadores. Cada jogador pode realizar ações bem específicas com qualquer um dos 4 heróis, ações as quais os outros jogadores não podem realizar: andar para o norte, explorar, subir ou descer uma escada rolante, etc.
Essa mecânica por si só já requer um alto nível de cooperativismo entre os jogadores, adicione a isso então uma ampulheta que limita o tempo de jogo. A ampulheta exige que os jogadores realizem as ações o mais rápido possível, sem ter, muitas vezes, tempo para pensar direito nas suas ações.
O simples fato de ter uma ampulheta ao seu lado faz com que muitos jogadores se desesperem, agora imagine se não puderem falar nem fazer nenhum tipo de gesto. Isso obriga o grupo a pensar como uma unidade, as ideias de todos devem estar alinhadas para que tudo dê certo.
Tudo isso junto compõe o princípio básico de Magic Maze, um jogo rápido e de regras fáceis, que proporcionam altas gargalhadas. O jogo possui uma maneira interativa e gradual de inserir novas regras conforme você vai jogando ele mais vezes. O manual propõe 7 cenários básicos que vão adicionando gradativamente novas regras ao jogo, e depois mais 10 outros cenários com desafios diversos para aqueles que já se tornaram mestres no jogo básico. Na humilde opinião deste que lhes escreve, um dos melhores (se não o melhor) party games (festivos) já lançado.
– – REGRAS DO JOGO – –
Objetivo do jogo: Todos os jogadores ganham o jogo se todos os heróis saírem do shopping no limite de tempo estipulado para o jogo, cada um tendo roubado os equipamentos.
Setup do jogo:
- Escolha um cenário para jogar (cenários 1-7 para os iniciantes e cenários 8-17 para os mais experientes) e construa o deck de tiles de shopping conforme especificado;
- Coloque o tile inicial (tile 1) no meio da mesa conforme indicado no cenário escolhido (lado A ou B virado para cima);
- Posicione aleatoriamente os 4 heróis nos 4 espaços centrais do tile inicial;
- Deixe o tile central com o lado A virado para cima em um local que todos possam ver;
- Deixe os tokens de “Fora de Serviço” em um local onde todos possam alcançar;
- Deixe a ampulheta e o pino de “Faça Alguma Coisa” em um local onde todos possam alcançar;
- Pegue todas as cartas de ação correspondentes ao número de jogadores (número no canto inferior direito de cada tile) e dê aleatoriamente uma para cada jogador;
- Deixe a sua carta de ação na sua frente, visível para todos os outros jogadores e com a seta do norte apontando na mesma direção da seta do norte do tile Cuidado para que a seta do norte esteja apontando para a mesma direção da seta do norte do tile inicial durante todo o jogo;
- Vire a ampulheta e inicie o jogo!
– – GAMEPLAY – –
Durante o jogo os jogadores devem:
- Explorar o shopping total ou parcialmente;
- Mover os heróis para o espaço de loja da mesma cor dos heróis (que contem o mesmo símbolo dos heróis);
- Quando todos os 4 heróis estiverem simultaneamente nos seus respectivo espaços de loja, eles efetuam o furto, o alarme é disparado e os heróis devem fugir rapidamente para a saída sem serem pegos. Neste momento vire o tile central para o lado B;
- Quando um herói alcançar um espaço de saída que ele possa utilizar, remova aquele herói do tabuleiro. Quando todos os 4 heróis tiverem sido removidos do tabuleiro, vocês todos venceram o jogo! No entanto, se a ampulheta acabar a qualquer momento antes disso, vocês todos perderam o jogo!
Para fazer tudo isso, as regras são:
- Não existem turnos no jogo: Você pode fazer suas ações a qualquer momento que você perceba que sua ação possa ser útil;
- Durante o jogo você pode realizar a(s) ação(ões) descritas na sua carta de ação a qualquer momento, e quantas vezes você quiser. No entanto você não pode fazer nenhuma ação que não esteja descrita na sua carta de ação;
- As ações possíveis são:
- Mover (Norte, Sul, Leste ou Oeste): A ação de mover permite que você mova um herói quantos espaços quiser na direção indicada pela seta. O movimento do herói deve se encerrar antes que ele acerte um obstáculo (parede, outro herói, etc.). Nunca pode haver dois heróis no mesmo espaço;
- Usar o Vórtice: O jogador que possuir a ação de “Usar o Vórtice” (e apenas ele) pode mover qualquer herói de onde ele estiver para qualquer espaço de vórtice da sua cor. Assim que o roubo acontece, essa ação não pode mais ser utilizada. Para se lembrar disso, vire a sua carta de ação para baixo (onde há o desenho de um vórtice com um X vermelho) e também vire o tile central para o lado B (onde também há o desenho de um vórtice com um X vermelho);
- Usar a Escada Rolante: O jogador que possuir a ação de “Usar a Escada Rolante” (e apenas ele) pode mover um herói de um lado da escada rolante para o outro, não importa a orientação da escada rolante. Um herói jamais pode parar no meio da escada rolante;
- Explorar: Quando um herói estiver em um espaço de exploração da sua cor, o jogador que possuir a ação de “Explorar” (e apenas ele) pode adicionar novos tiles de shopping ao tabuleiro. Para isso, ele deve revelar o tile de shopping que estiver no topo do deck de tiles de shopping e posicioná-lo de forma que a seta branca esteja continuando o espaço de exploração utilizado. Uma vez que um tile de shopping é posicionado, qualquer herói, independente da cor, pode passar por ele, em qualquer direção.
Lembre-se, o tempo é restrito. A qualquer momento do jogo, se o tempo na ampulheta acabar, todos os jogadores perdem o jogo!!! Mas cada vez que um herói é movido para um espaço de ampulheta disponível, você deve imediatamente virar a ampulheta, independente se isso será bom ou ruim para vocês. Em seguida um token de “Fora de Serviço” deve ser colocado no espaço de ampulheta utilizado, simbolizando que aquele espaço não está mais disponível.
Durante a maior parte do jogo não é permitido a comunicação entre os jogadores. Vocês não podem falar, apontar, fazer sinais nem sons de qualquer tipo. As únicas formas de comunicação permitidas são:
- Olhar fixamente para outro jogador;
- Pegar o pino de “Faça Alguma Coisa” e colocar na frente de outro jogador, indicando que ele deve, bem… fazer alguma coisa!
Além disso, cada vez que a ampulheta for virada os jogares podem conversar entre si pelo tempo que quiserem enquanto a ampulheta continua correndo. Nenhuma ação pode ser realizada durante a conversa. Assim que qualquer jogador fizer uma ação, toda comunicação deve ser cessada novamente!
– – CONSIDERAÇÕES FINAIS – –
O jogo possui uma maneira simples e bastante dinâmica de ensinar as regras, você aprende enquanto joga. Todas as regras apresentadas nessa resenha fazem parte do cenário 1, o cenário inicial. À medida que se avança nos cenários, novas regras vão sendo adicionadas, tornando o jogo mais desafiador, mas sem um excesso de regras que deixaria o jogo muito complexo. Novos tiles de shopping vão sendo adicionados, poderes variados de cada herói são apresentados, entre outras mecânicas diferenciadas.
Por causa da ampulheta e do número limitado de espaços de ampulheta no tabuleiro, o jogo não demora mais que meia hora, independente do número de jogadores. O setup também é rápido, não demora muito pois não há muito o que preparar. Por isso, esse é um jogo que pode ser jogado para matar um tempo, ou enquanto espera uma mesa que está para terminar, ou até mesmo casualmente, quando não se tem muito tempo para jogar.
Muitas vezes é comum os jogadores esquecerem que não podem falar ou gesticular qualquer coisa, e acabam apontando ou falando “NÃO” quando alguém faz algo que eles consideram que esteja errado. Mas depois de jogar algumas vezes você aprende a fazer “poker face” durante toda a partida, mesmo quando outros estão fazendo algo que você não concorda.
Todas as ações de todos os jogadores são sempre necessárias, e nenhum jogador pode se dar ao luxo de não prestar atenção 100% do tempo, pois, quando ele menos esperar, a ação da sua carta pode ser necessária. Isso faz com que não ocorra, ou que ocorra muito pouco, downtime, já que não existem turnos e todos os jogadores jogam o tempo todo.
O jogo ainda possui símbolos nos heróis, nos espaços de loja, nos vórtices e nos espaços de exploração, o que permite aos daltônicos jogarem o jogo. Porém, já é bastante difícil para alguém que não seja daltônico se encontrar no tabuleiro, em meio a tantas cores e desenhos, imagine para um daltônico, que deve procurar os símbolos no meio de tudo isso. E o pior, ele tem tempo para fazer isso. Por esse motivo acredito que o jogo não seja muito recomendado para quem sofre dessa condição.
Como já disse lá em cima, esse é, para mim, um dos melhores party games (jogos festivos) que já joguei, e está vindo para o Brasil, então corra pegar o seu!